O que é Astrologia?

O que é Astrologia?

A Astrologia é uma arte e uma ciencia milenar baseada na observação, que busca entender a correlação entre macrocosmo (o céu) e o microcosmo (a vida na terra). Os planetas são símbolos de energias da psique humana e os movimentos planetários são um reflexo dos movimentos que acontecem dentro de nós, assim, mais do que perceber os planetas como “causadores” de eventos em nossas vidas, eles na verdade simbolizam algo que já está intrinsicamente em nós, como na lei de sincronicidade criado e desenvolvido por Carl Jung, segundo a qual os acontecimentos se relacionam não de forma causal, mas por seus significados. Como diz Clare Martin, em seu livro Mapeando a Psique, “A Astrologia é uma forma de imaginação que emerge da natureza e que tem relevância direta no dia-a-dia na terra. É uma poética aplicada, uma visão da vida na terra estimulada por movimentos nos céus, que pode nos levar a áreas de autorreflexão como nenhum outro sistema de símbolos e de imagens pode levar”.

Por si só a astrologia não é nem está vinculada a nenhuma religião nem pressupõe crença de nenhum tipo, e astrólogos costumam dizer inclusive que não “acreditam” em astrologia, porque da forma como percebemos esse é um conhecimento que vai além de crenças. Sabemos que “funciona” porque a observamos em nossas próprias vidas.

Porém, há algumas ramificações da astrologia que envolvem, sim, crenças, que é o caso da astrologia védica/hindu e a astrologia cármica.

Os primeiros registros históricos do estudo da astrologia remontam há pelo menos 1.700 AC, vindos de um conjunto de disciplinas baseadas sobre uma codificação padrão de presságios derivados de fenômenos planetários nos impérios mesopotâmicos da Babilônia e Assíria. Deuses eram adorados e reverenciados na vida diária. Sacerdotes/astrólogos interpretavam eventos. As constelações eram usadas para prover uma escala de referencia para medir de forma acurada os posicionamentos da lua. Todas as conexões entre eventos celestiais e eventos na terra eram cuidadosamente anotadas. Assim, Astrologia Mundana foi o primeiro tipo de astrologia usada.

O primeiro horóscopo individual data de 410AC e nessa época horóscopos individuais eram feitos apenas para reis e governantes, porque eles representavam os próprios deuses na terra ou a vontade de Deus manifestada para seus povos.

Na Grécia antiga astrologia era ligada à ciência e religião e os maiores filósofos eram astrólogos, entre eles, Pitágoras, Empédocles, Hipócrates, Platão, Aristóteles, Hiparcus e Ptolomeu. Na Idade Média começa o conflito entre a igreja e a astrologia. Mas, ao longo da história, muitos papas procuravam astrólogos, sendo muitos deles astrólogos também. A partir do século XVII ocorre a separação entre astrologia e astronomia.

A partir da Idade Média a Astrologia passa por um período obscuro bastante longo, sendo relegada e vista apenas como “leitura da sorte”. No fim do século XIX e inicio do século XX começa uma nova fase a partir dos estudos de Jung, Madame Blavatsky, Alan Leo, Dane Rudhyar, Michel Gauquelin etc, que gradualmente trouxeram um enfoque menos fatalista e mais psicológico para a arte astrológica.

A Astrologia é um corpo de conhecimento muito vasto e possui muitas ramificações, de modo que nunca se aprende tudo e sempre se descobre coisas novas. O astrólogo é um eterno estudante.

0,,15273930,00 (1)

Principais tipos de astrologia praticados atualmente:

Astrologia Moderna ou Contemporânea: Estuda o horóscopo individual, funcionando como ferramenta de autoconhecimento, analisa o temperamento da pessoa, seus potenciais, os possíveis problemas, etc. Tem um enfoque mais comportamental. As previsões provenientes da interpretação dos trânsitos astrológicos são muito enfatizadas.

Astrologia Psicológica: Muito menos focada em previsões e predições, a astrologia psicológica olha o mapa natal como uma maneira de descobrir quem realmente somos, um mapa de nossa jornada na vida, nossos complexos, a matéria de que somos feitos, aquilo que nos faz únicos. Iniciada com Dane Rudhyar e difundida principalmente por Liz Greene a partir dos anos 80, a astrologia psicológica busca ir alem da astrologia moderna, isto é, além da mera análise do comportamento do indivíduo, cruzando a astrologia com as psicologias junguiana, transpessoal e humanista.

Astrologia Mundana: Forma mais antiga de astrologia, estuda a evolução do mundo nos mais diversos níveis. É através da astrologia mundana que se analisam as tendências políticas, econômicas e sociais assim como eventos históricos. A astrologia mundana lida com a sociedade e o coletivo, usando para isso os mapas astrológicos de países, chefes de estados, cidades, eventos específicos como catástrofes e guerras, assim como as configurações contemporâneas do céu e o que elas representam para o coletivo.

Astrologia Empresarial e Astrologia Financeira: Aplicam o conhecimento astrológico de forma prática e concreta, analisando as tendências econômicas e dando suporte na tomada de decisões nas empresas, sendo muito útil para planejamentos de longo prazo.

Astrologia Medieval ou tradicional: Tem uma visão bem diferente do indivíduo e não se preocupa com o modo como o individuo se percebe ou se comporta, enfocando mais os acontecimentos. Tem uma visão mais fatalista e concreta. Não usa os planetas exteriores, Urano, Netuno e Plutão.

Astrologia Horária: Relacionada com a Astrologia Medieval ou Tradicional, tem um enfoque em previsões e busca responder perguntas especificas e objetivas a partir do mapa do momento, ou seja, das configurações que estejam ocorrendo no céu do momento sem necessariamente utilizar o mapa individual.

Astrologia Eletiva: Diretamente ligada à Astrologia horária e utilizando as mesmas técnicas e conceitos, a astrologia eletiva busca “eleger” o melhor horário/cnfigurações para determinados eventos como, por exemplo, casamentos, abertura de negócios/empresas, lançamento de produtos, etc.

Astrologia Sideral, Védica ou Indiana: Diferentemente da astrologia praticada no ocidente que usa o Zodíaco Tropical, a Astrologia Védica e Sideral usa as constelações como pano de fundo para o trânsito dos corpos celestes, que é chamado Zodíaco Sideral. A astrologia védica está diretamente relacionada com a religião hindu e com os conceitos de carma e reencarnação.

Astrologia Cármica: Pressupõe a crença em reencarnação e vidas passadas e busca desvendar o passado da pessoa e que lições ela veio aprender nesta vida ou que carmas veio resgatar.

Perguntas frequentes:

O que é necessário para fazer o mapa astral?
Data, hora e local de nascimento.

Por que hora e local são importantes?
Porque é a hora que determina a posição dos planetas nas casas, o posicionamento exato da lua por grau e aspectos e o signo e grau do ascendente. É possível fazer o mapa sem o horário, mas a interpretação fica muito vaga. O local é importante porque a latitude e longitude são essenciais para a construção do mapa. O mapa natal é, na verdade, uma foto de como estava o céu na hora em que você nasceu, olhando daquele local específico em que você nasceu.

Maria Eunice de Sousa
Astrologia Psicológica
psicologica.astrologia@gmail.com
65 8123-0880

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!