Lua Nova e Eclipse Solar em Touro – Em Obras

A Lua Nova em Touro e Eclipse solar Parcial de hoje (09 de maio, 21:28 hora de Brasília) nos propõe a contemplação de alguns paradoxos interessantes. Como se fala sempre, eclipses são períodos de encerramentos e finalizações, apropriados para nos livrarmos daquilo que não nos serve mais, daquilo que está com o prazo de validade vencido. Momento de limpar, depurar, liberar para que o novo possa ser implantado, pois quando um ciclo se finda logo outro se inicia, por isso luas novas e eclipses solares são também momentos propícios ao plantio de novas sementes e novos projetos.

images (4)

Com um eclipse e uma lunação ocorrendo em um signo nossa atenção se volta, consciente ou inconscientemente, para os assuntos relacionados a este signo. Neste ciclo de eclipses o eixo zodiacal enfatizado é TOURO-ESCORPIÃO. Construir ou destruir, guardar ou eliminar, os meus e os seus valores, etc. Nessa Lua Nova voltamo-nos para nossas necessidades de segurança, seja física e financeira (Touro) ou emocional (Escorpião). Não queremos saber de salvar donzelas em perigo ou de construir castelos no ar. As questões relativas às posses, valores e recursos tornam-se urgentes e somos chamados a ponderar sobre como temos gerido esses recursos. Temos sido relapsos e irresponsáveis com nossos recursos e posses? Como ganhamos, gastamos e investimos nosso dinheiro? Somos perdulários ou avarentos? Acumulamos em demasia? Apegamo-nos excessivamente ao mundo material esquecendo das riquezas outras tão importantes na vida? Precisamos ser mais controlados quanto ao uso da matéria ou precisamos jogar fora coisas inúteis que temos acumulado e que nos dão um falso senso de segurança? Estamos estagnados numa situação por medo de deixar o terreno já conhecido? Ou agimos irresponsavelmente quanto à dimensão material da vida esperando que a Providência Divina venha sempre nos salvar do caos em que nos colocamos? Temos o hábito de nos apossar de pessoas, amigos, companheiros, filhos, como se fossem nossas propriedades particulares? Qual é a nossa atitude para com os recursos individuais, familiares e coletivos?

A tensão acerca dessas questões é grande, seja coletiva ou individualmente e ganha momentum por ocasião do eclipse, chegando a um pico e a uma consequente liberação. Se estamos conscientes sobre as atitudes que precisam ser mudadas em nós meno male, mas se não estamos, as mudanças ocorrem à nossa revelia.

O perigo trazido por Touro é o de nos deixarmos enganar pelo mais palpável e mais visível e acharmos que os únicos valores que importam são os materiais e daí derivarmos nossa identidade daquilo que possuímos, seja dinheiro, propriedades, bens, jóias, e até mesmo beleza física. Ou de acharmos que o problema é apenas a má gestão dos bens materiais quando na verdade a gestão acurada dos bens imateriais e invisíveis é tão ou mais importantes que os valores da dimensão do tangível. Saturno em Escorpião nos obriga a encarar o perigo da má gestão desses recursos, pois Saturno não tolera desperdícios.

Esse é o momento então de botar os pés no chão e ser realistas quanto a esses valores. Esse é o momento de examinar onde está o nosso coração e nossa atenção e identificar o que de fato tem valor e é essencial para nós, aquilo que nos sustenta e alimenta nossa alma e que deve ser mantido e cultivado. Já aquilo que mantemos em nossa vida apenas por apego ou sentimento de posse, aquilo que percebemos que perdeu a utilidade, ou o significado e simbolismo e se tornou mero entulho, deve ir embora, doado, jogado fora. Inclui-se aí objetos, coisas, relacionamentos, sentimentos, atitudes, hábitos, etc.

Tendo limpado a área, o coração e a alma, estamos prontos então para refazer as sólidas fundações da construção mais importante de todas, aquilo que está em permanentemente “em obras”: nós mesmos.

O paradoxo de que eu falava no início aparece então aqui pois a Lua Nova que representa a reconstrução de uma nova vida sobre bases mais sólidas e verdadeiras, acontece junto ao Nodo Lunar Sul ou Cauda do Dragão, um ponto que simboliza o passado e aquilo que deve ser superado e deixado para trás. O desafio é então integrar essa polaridade origem (Nodo sul) e direção (Nodo Norte), ou seja, respeitar a tradição de onde viemos, valorizá-la, mas não ficar preso a ela nem permitir que se torne motivo de estagnação e de apego a estruturas e atitudes obsoletas. Utilizar o melhor do antigo Eu na construção do novo Eu, sem recorrer a esse antigo Eu como saída fácil para os desafios futuros que surgirão.
Maria Eunice SousaLua Nova e Eclipe em Touro 2013

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova e Eclipse Solar em Touro – Em Obras

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!