LUA NOVA EM CAPRICÓRNIO – Replanejar a Vida

Sol e Lua1Publicado em 11 janeiro 2013

O Casamento Sagrado representado pela conjunção da Lua com o Sol acontece hoje no severo e trabalhador signo de Capricórnio (15:43), na casa 8 (horário e mapa para Cuiabá). Desde a última lunação, quando juntou-se ao Sol pela ultima vez no signo de Sagitário, a Lua percorreu todos os 360 graus da eclíptica zodiacal, encontrando em momentos diversos todos os demais corpos celestes em seu caminho. Às vezes esses encontros foram ásperos e cheios de atritos, outras vezes foram harmoniosos e afáveis, em outros, o contato foi animado e festivo e em outros ainda abrasadores ou tristes e depressivos. O importante é que de todos esses encontros a Lua angariou e vivenciou muitas experiências, como quando se empreende uma longa viagem, em que se visita vários lugares e se encontra gente de todo tipo. Ao final da viagem volta-se para casa cansado e exausto, mas satisfeito e cheio de estórias para contar aos que ficaram. Esse é o momento da Lua Nova, quando a Lua volta de sua longa viagem, e vem contar ao Sol todas as novidades que encontrou pelo caminho, e, como está cansada, aproveita para recolher-se e aquietar-se, digerindo todas essas experiências, separando-as, filtrando-as e entregando-as todas ao Sol, seu Companheiro Místico. Ao fazer isso elas desfaz-se de sua pesada e volumosa bagagem e prepara-se para a próxima aventura. Esse é uma parafraseamento meu de uma das muitas estórias que Liz Greene costumava contar sobre o relacionamento do Sol e da Lua em seus seminários, da forma como ela o via. É uma visão poética e que adiciona novo significado às lunações.

Então, a Lua Nova é também uma Lua Escura porque está recolhida, descansando, digerindo, em estado de dormência e regeneração. Estando na casa 8, essas características são realçadas e aponta-se ainda um momento de crise. É hora de talvez fazermos o mesmo, recolhermo-nos. Como assim? Parar tudo e hibernar? Não exatamente. Na sociedade moderna em que vivemos isso não é possível. Há muito perdemos o hábito de observar esses períodos sabáticos saudáveis. Mas podemos sim desacelerar um pouco, reavaliar as metas, replanejar a vida. E não por acaso o signo de Capricórnio cai exatamente em Janeiro, o primeiro mês do ano, quando estamos exatamente fazendo nossos planejamentos de longo prazo; quando reavaliamos nossas ações passadas e traçamos metas e objetivos para o ano ou anos vindouros.

Então cabe fazer-se essa pergunta: em que ponto estou da minha vida? Era isso mesmo que eu tinha em mente? Se não, ainda dá tempo de fazer as alterações necessárias? O que faço, para onde vou a partir daqui? Às vezes a gente descobre que o balanço é bem positivo! Parabéns para nós. É o caso de continuar a subida da Grande Montanha. Mas e se identificamos que algumas coisa ou tudo está errado? Saturno, o Senhor do Tempo e regente de Capricórnio, nos diz que mesmo diante dos prognósticos mais negativos, às vezes é possível tornar limões em limonada se pelo menos conseguirmos ser honestos e encarar o bicho papão da auto-decepção de frente e se estivermos dispostos a fazer o dever de casa. Integridade e força interior são essenciais para retomar o controle do barco que está à deriva. É o caso de avaliar se é só uma questao de ajustes ou se precisamos mudar tudo de forma radical. Feito isso precisamos recorrer às proverbiais qualidades de Capricórnio: auto-suficiência, resiliência, paciência, persistência, pragmatismo, eficiência, organização, planejamento, disciplina, controle, e sobretudo, trabalho árduo, entre muitas outras. E já que estamos reavaliando ou delineando objetivos de sucesso e conquistas mundanos, também é uma boa idéia verificar como está o equilíbrio entre esse lado mundano e social da vida e a satisfação pessoal e espiritual, porque esse é um dos pecados da Cabra, o de focar todas as suas energias nas conquistas de valor material e de status, percebendo só muito depois que sua alma também tem fome, e que a tão ambicionada chegada ao topo ou as conquistas materiais serão melhor saboreadas se se tiver com quem compartilhá-las e se se souber reconhecer, com humildade, que a despeito de toda a auto-suficiência, se teve sim, alguma ajuda pelo caminho, inclusive dos poderes espirituais que o Capricórnio tanto hesita em reconhecer.

Então, Bem vindo à sua vida! É aqui mesmo que você queria estar?

Lua Nova em Capricornio

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!