Lua Cheia e Eclipse Lunar em Sagitário: Deixe ir

 

Temos na madrugada deste sábado (25 de Maio, 01:24, hora de Brasília) o terceiro eclipse desta estação, da Série Saros 15 S, a 4 de Sagitário. Porém, ao contrário dos dois eclipses anteriores que ocorreram em 25 de abril e 9 de maio no eixo Touro-Escorpião, o de hoje, um Eclipse Penumbral Lunar, acontece na polaridade Gêmeos-Sagitário.

E, para entendermos esse eclipse em particular, volto aos princípios básicos do significado de eclipses na Astrologia. Eclipses ocorrem nas lunações, ou seja, ou na Lua Nova (eclipse solar) ou na Lua Cheia (eclipse lunar). As lunações são nada mais nada menos que os pontos altos no relacionamento da Lua com o Sol, e são momentos em que a energia está concentrada, por isso são sempre potentes e costumam precipitar ou resolver crises que já estavam em andamento. Luas Novas são usadas para plantar, iniciar coisas enquanto que na Lua Cheia você colhe os frutos daquilo plantado na Lua Nova. Um eclipse é então uma lunação elevada à máxima potência, que geralmente traz no seu encalço profundas transformações, tanto individuais (dependendo dos aspectos que faz no mapa natal) quanto coletivas.

Muita gente tem pavor de eclipses, tanto por causa das superstições antigas que associavam eclipses a desgraças e pestes, quanto porque instintivamente as pessoas sabem que os eclipses em geral precipitam crises, algumas delas realmente difíceis e dolorosas. E você se obrigada a lidar com o problema de um jeito ou de outro. Mas eclipses não são necessariamente ruins e muitos na verdade têm efeitos muito positivos. Por isso não é preciso temê-los, mas antes, verificar qual área da sua vida está carecendo de mudanças para que você não seja pego de surpresa, e ao contrário, favoreça estas modificações pedidas pela vida.

Os eclipses vêm nos obrigar a mudar aquilo que estivemos adiando. E como nós seres humanos, somos criaturas de hábitos, nós nos apegamos às circunstâncias e normalmente ficamos apavorados ante a mera idéia de mudar, mesmo quando estamos cientes de que a mudança é para melhor.

Outro ponto muito importante a se considerar é que lunações e eclipses tratam especificamente do tema relacionamentos, especialmente os eclipses lunares, já que as lunações contam a estória da relação entre o Sol (Masculino) e a Lua (Feminino). Porém isso não se dá somente no âmbito das relações afetivas, ou relações homem-mulher, mas em todo tipo de relacionamento humano em que há um EU e um TU. Dependendo de onde o eclipse cai no seu mapa, você vai sentir sua influência por exemplo no eixo vida privada x vida profissional; ou na área dos meus valores x os valores dos outros; ou sua expressão individual  x a inserção nos grupos; e pode mesmo cair no eixo específico dos relacionamentos, a primeira e sétima casas.

Como eu tinha dito no post da Lua Nova e Eclipe solar em Touro, que houve em 09 de maio, a astróloga inglesa Bernadette Brady diz que esses três eclipses desta temporada têm a ver com “a liberação de tensão. Situações que vinham se arrastando finalmente se resolvem mas na resolução temos um sentimento de perda e dor, não exatamente pessoal, mas antes uma dor coletiva”. Ora, tensão é o que mais tenho sentido nas últimas semanas. E sinto que ela tem se acumulado, que vem num crescendo, mas além do que o que eu tenho sentido pessoalmente, eu tenho ouvido o mesmo de clientes, amigos e conhecidos, que relatam precisamente esse estado permanente de tensão, de quando se está pronto para a guerra, mesmo que não se saiba exatamente de que guerra se trata. Muitos falam da dor, da sensação de despedida, da necessidade de purgação e depuração, da urgência de abandonar o velho, de livrar-se do que não serve mais. As pessoas sentem e sabem intuitivamente quando é chegada a hora de fazer as alterações necessárias. Nem por isso essas alterações são menos dolorosas em muitos casos. Porém, quando se entende a necessidade, a dor adquire um novo sentido, um novo significado e somos capazes de aceitar ela faz parte do nosso crescimento.

 

O último eclipse dessa Série Saros aconteceu em abril de 1995. Então, se você está sentindo os eclipses desta temporada de forma particularmente intensa, seria bom viajar no tempo e tentar lembrar o que acontecia na sua vida naquele período. Muito provavelmente os temas são os mesmos, talvez refinados, mas relacionados às mesmas questões. Essa é mais uma oportunidade para trabalhar esses assuntos dentro de você.

Porém, além de fazer parte da Série Saros 15S, que começou em 1472, esse eclipse também é o último da série que acontece no eixo Gêmeos-Sagitário e que começou em 21 de dezembro de 2010, com o eclipse lunar no grau 29 de Gêmeos. Nesses dois anos e meio houve seis eclipses lunares e dois solares em Gêmeos-Sagitário (houve também outros eclipses da série anterior em Câncer-Capricórnio e da série seguinte, em Touro-Escorpião).

Agora precisamos analisar o significado dessa polaridade Gêmeos – Sagitário. Esse eixo está relacionado com a mente inferior, com o conhecimento, educação fundamental, conexões, conectividade, mobilidade, idéias, como nos relacionamos com o mundo imediatamente à nossa volta, com o nosso ambiente (Gêmeos) e também se associa à consciência superior, aos ideais, às crenças, religião, moral, à expansão da consciência e dos horizontes, ao sentido esignificado das coisas, à intuição e à busca do divino.

gemini sag

Então, nos últimos dois anos, essas áreas todas da nossa vida foram chacoalhadas para que repensássemos nossos conceitos a respeito de tudo isso. Com certeza muita poeira foi espanada, e se você olhar com cuidado verá que houve mudança significativa na sua vida no que tange a todas essas questões. Como já disse acima, quando se sabe em que eixo de casas você tem esses signos no seu mapa natal, fica mais fácil identificar onde o impacto foi maior, onde você teve e está tendo que reavaliar suas crenças e conceitos. É importante lembrar também que os efeitos de um eclipse podem durar muitos meses, e mudanças iniciadas no começo de uma série como essa em Gêmeos-Sagitário só são concluídas realmente quando o último eclipse acontece.

Por último, não podemos deixar de lembrar que os últimos quatro anos trouxeram transformações radicais em termos coletivos e individuais, desde que Plutão migrou para Capricórnio, Urano entrou em Áries e Netuno em Peixes. Esses três planetas significam as mudanças maiores que acontecem no mundo exterior e que traçam o pano de fundo coletivo e histórico no qual estamos inseridos. Vivemos, simultaneamente, vários ciclos, desdobrando-se infinitamente nessa odisséia chamada Vida e que nos desafia a sermos cada dia melhores, a mostrarmos a que viemos, a deixar nossa marca única e pessoal naquele período de tempo específico em que ficamos nessa terra, naquela comunidade em particular em que atuamos. Quando colocamos tudo isso em perspectiva, é possível ver que por mais que o momento atual, o dia de hoje, seja doloroso, ele faz parte de um plano maior, de um propósito que vai além de nós como indivíduos isolados. E você,em que ponto você se acha nessa estória?Imagem

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!