"Vem Pra Rua" – Significadores Astrológicos do Despertar do Brasil

estadao
Imagem Estadão

Parte 1

Muitas pessoas têm me perguntado se há no céu algum significador astrológico que explique o atual momento do Brasil.

Sim, há. Muitos.

Elenquei os principais:

1. A atual Configuração Urano-Plutão – Muito importante porque representa um ciclo de mudanças coletivas em termos globais e também porque o Brasil tem essa configuração natalmente. (Plutão transita a casa 11, Urano a casa 2);

2. Netuno transitando o ASC Natal do Brasil;

3. Saturno em Escorpião em oposição a Saturno natal na casa 3 e Retorno de Saturno do Movimento Diretas Já (1984)

Como todos esses significadores são importantes, demandam análises separadas. Neste texto vou analisar o significador mais óbvio de todos, a quadratura Urano-Plutão que está nos céus desde 2010 e vai continuar até meados de 2017. Analisarei os outros significadores em textos que publicarei em seguida.

Para começar, entre 2008 e 2010 todos os planetas exteriores mudaram de signos. Urano saiu de Peixes e entrou em Áries, Netuno migrou para Peixes depois de passar 14 anos em Aquário e Plutão entrou em Capricórnio depois de transitar Sagitário por 13 anos. Esses planetas representam forças e transformações profundas no coletivo e quando mudam de signo, isso simboliza uma mudança no foco de atenção das sociedades, e daquilo que precisa ser modificado. Só isso já indicaria muitas mudanças. Mas tem muito mais, porque além disso, Urano em Áries faz uma quadratura, um aspecto muito tenso, com Plutão em Capricórnio. Áries representa o novo e o indivíduo e Capricórnio simboliza o velho e as instituições estabelecidas.

liberdade-revolucao-francesa
Liberté, egalité, fraternité – Delacroix – Museu do Louvre, Paris

Urano e Plutão em contato representam mudanças drásticas e irrevogáveis no coletivo. Tanto num mapa natal quanto em trânsitos, contatos entre esses “Cachorros Grandes” significam níveis de tensão altíssimos que vão se acumulando até explodir com resultados imprevisíveis. O estresse e a inquietude são exacerbados, pois eles representam situações extremas e incontroláveis. Simbolizam o Poder e as lutas de poder, a quebra de tabus, explosões de violência, conflitos severos, mudanças no status quo de indivíduos e nações, e trazem à tona tudo o que está escondido, encoberto, reprimido ou suprimido. Também são significadores de grandes avanços em tecnologia e ciência, ou de tudo que altera o comportamento e a vida em sociedade. Porém, as mudanças sociais e coletivas externas são apenas uma expressão  concreta de uma mudança radical na psique das massas e no inconsciente coletivo, já que os planetas exteriores regem as massas e o coletivo. Em suma, os contatos entre esses planetas representam transformações cíclicas necessárias à sobrevivência das sociedades.

E para entender melhor como os ciclos dos planetas exteriores funcionam, é necessário olhar a última vez em que estes planetas fizeram contato importante. No caso de Urano e Plutão, eles estiveram em conjunção por cerca de seis anos durante a década de 60, de 1963 a 1969, no signo de Virgem. Bom, a década de 60 dispensa apresentações. Foi um dos períodos mais férteis em termos de movimentos sociais, com lutas pelos direitos civis, especialmente das minorias, como negros e homossexuais. Sue Tompkins, astróloga Inglesa, aponta que grandes transformações (Plutão-Urano) ocorreram a partir de coisas pequenas (Virgem). O Feminismo, por exemplo, teve seu grande boom com o advento da pílula contraceptiva. A informática sofreu um avanço decisivo graças à criação do chip de silicone, que propiciou grandes conquistas tecnológicas.

flower powwer
Flower Power – Imagem do site last.fm

Ainda nos anos 60, os hippies, contrários à Guerra Fria e Guerra do Vietnam, criaram o Flower-power e deram início à Contracultura. Houve diversas revoluções na America Latina, além de golpes militares em vários países. O Rock’n’Roll ganhou o mundo com os Beatles e os Rolling Stones, e surgiram também outros artistas viscerais como Janis Joplin, Jimi Hendrix e Bob Dylan, entre muitos outros. Houve avanços profundos na tecnologia, na medicina e na ciência em geral. Até a Igreja Católica passou por uma grande revolução, com o Concílio Vaticano II.  No Brasil, foram os anos tenebrosos da ditadura militar e seus nefastos Atos Constitucionais.

Todas essas transformações profundas, especialmente na mentalidade e no pensamento coletivos, são expressões de Urano e Plutão. Agora, uma conjunção é o lançar de uma semente. Assim, nos anos 60 plantou-se uma semente que agora, de 2010 a 2018, depara-se com seus primeiros grandes desafios, expressados pela quadratura de Urano em Áries e Plutão em Capricórnio, a primeira quadratura depois da conjunção ocorrida durante aquela década tão revolucionária.

PunK
Punks – Imagem do blog riot-vicious.blogspot

As pessoas nascidas naquela época foram protagonistas do movimento Punk dos anos 80, e são elas que estão chegando ao poder agora sendo pressionadas a expressar e manifestar os potenciais de transformação indicados por Urano e Plutão. Assim também, os ideais lançados naqueles anos enfrentam agora grandes testes e questionamentos, sendo a democracia um dos principais desses ideais.

Entre as expressões da atual configuração entre Urano e Plutão estão os movimentos recentes como a Primavera Árabe iniciada em 2010, os conflitos na Europa, as manifestações em Wall Street e Londres e, mais recentemente, na Turquia. Todos esses conflitos têm em comum a insatisfação do povo com a economia e com seus regimes de governo, sejam eles totalitários ou democráticos. É um despertar coletivo para um estado de coisas impossível de sustentar.

E como essa configuração afeta o Brasil, especificamente?

No caso do Brasil, a atual configuração Urano-Plutão tem efeitos drásticos, já que temos essa mesma configuração no mapa natal de 7 de Setembro de 1822. Aquele período foi um período também de grandes revoluções, incluindo as várias que culminaram com a independência do Brasil em 1822. Então, essencialmente, esse é um país nascido da revolução e da insatisfação com o Poder. Intrinsecamente, o país tem o potencial para revoltar-se e para insurgir-se contra injustiças e desmandos, mas como tudo tem dois lados, também há o potencial para o surgimento de ditadores e de regimes totalitários, que também são representados por Urano-Plutão.

No mapa do Brasil Urano está no sério signo de Capricórnio, simbolizando visão conservadora e direitista, ou o seu oposto, reformas profundas nos governos e instituições de poder. Está na casa 11, a casa das instituições e das grandes esperanças do povo, explicando em parte, o anseio de Progresso expresso na bandeira nacional. Já Plutão está no grau 0 de Áries, e a última vez que trafegou este signo foi exatamente quando o Brasil proclamou sua independência (Plutão tem um ciclo de 248 anos), e independência, audácia e pioneirismo são dois grandes valores arianos. No mapa natal, Plutão está na casa 2, a casa da segurança, dos recursos e das riquezas, dos valores assim como da auto-estima do povo, representando, entre outras coisas, a grande riqueza mineral do solo brasileiro. Atualmente, Urano trafega o signo de Áries, e a casa 2, onde está o Plutão natal do Brasil, e Plutão trafega Capricórnio e a casa 11, onde está o Urano natal. Ou seja, isso adiciona uma ênfase extra a esse trânsito, pois ambos os planetas provocam-se mutuamente, ambos os planetas modificam e transformam aquilo que o outro representa natalmente, além de provocar alterações profundas nos assuntos das casas que trafegam. Assim, Urano em Áries vem nos acordar para a forma como estamos lidando com nossos recursos materiais, como produzimos e como gastamos nossas riquezas. O recado que o povo dá nas ruas neste momento é que não está nem um pouco satisfeito com a forma como nossos líderes tratam essas riquezas, especialmente nos últimos três anos, em que rios de dinheiro foram alocados para a construção e reforma de estádios e para obras direcionadas à Copa de 2014, enquanto serviços essenciais como Saúde, Educação, Transporte e Segurança Pública são deixados à míngua.  O resultado é a ira Urano-Ariana: calcinante, explosiva e imprevisível.

Vem pra Rua
Mapa natal do Brasil para 17/09/1822, às 16:58 em São Paulo.
Roda central mostra o mapa natal, a roda do meio mostra as Progressões e a roda externa mostra os Trânsitos.

Urano em trânsito na casa 2 do mapa natal também nos questiona sobre os valores mais profundos do povo, da nação. Não adianta cobrar lisura do poder público, dos políticos e governantes, se somos corruptos também em nível individual. Afinal, políticos e líderes saem do meio do povo e representam este povo de forma tanto literal quanto simbólica, em seus anseios, em suas aspirações, como também em suas práticas e valores. A nação do “jeitinho brasileiro” não pode se surpreender com o nível de corrupção que vê na esfera pública, quando o indivíduo acha que é uma grande vantagem surrupiar o material escolar do filho da empresa em que trabalha, ou subornar o guarda de trânsito, ou embolsar um troco a mais que recebeu errado, ou pedir favores a um amigo de uma repartição pública para favorecer seu caso, e etc, etc, etc. A lista de pequenos (e aparentemente inofensivos) delitos é imensa, mas o brasileiro comum acha que isso não é problema, não é roubo, não é desonesto. Só é desonesto quando é perpretado pelos outros, quando sou eu que cometo esses delizes, isso é considerado “normal”. A “cultura do jeitinho e do levar vantagem em tudo” já é discutida há muito tempo, mas até agora não houve mudança efetiva e expressiva no comportamento e nos valores do brasileiro. Urano em Áries é a grande esperança de que acordemos para o fato de que não há revolução e transformação coletiva se não houver primeiro uma mudança na esfera individual. Se eu quero um país mais honesto, não corrupto e mais justo, EU preciso ser mais honesto, não corrupto e mais justo em nível individual. EU preciso ter integridade na minha vida pessoal.

inteegridade
Montagem de Maria Eunice Sousa

Plutão, transitando Capricórnio e a casa 11 do mapa natal, vem desenterrar nossas primeiras e mais profundas aspirações como povo. Além disso, ele adiciona tensão aos questionamentos de nossos valores representados pela casa 2. Se nossos valores mais profundos são modificados, também são modificadas as aspirações e esperanças da nação. Bastante sintomático é o fato de o gatilho de todo esse movimento ter sido disparado pelo aumento de R$ 0,20 nas passagens do transporte público, assim, um pequeno valor monetário nos faz questionar nossos valores maiores e dizemos nas ruas “não é só 20 centavos, é contra a corrupção e a injustiça”. Um momento especialmente poderoso se dá quando Urano fizer conjunção com a Vênus progredida do Brasil, e também um trígono com Vênus natal em Leão (a partir de meados de 2014). Urano é o grande acordador, o grande despertador cósmico – não por acaso, um dos lemas das manifestações é “o Brasil acordou”, o “gigante acordou”. Ao transitar tanto Vênus natal quanto Vênus progredida, as questões sobre nossos valores e administração de riquezas tornam-se ainda mais contundentes. Somos lembrados daquilo que é mais caro para nós como povo, mas também de como esses valores evoluíram ao longo do tempo e o que eles significam hoje. Sendo Vênus um significador para a paz e as negociações, é possível que se chegue a um consenso para os conflitos atuais. Porém, considerando o oposto da polaridade, Vênus também pode representar conflitos – não esqueçamos que Afrodite, a deusa do amor, também adorava causar discórdia e confusão. Em se tratando de Urano, o mais imprevisível dos planetas, é difícil dizer qual das expressões tomará lugar, se o consenso ou o endurecimento do conflito. A julgar pelos movimentos fascistas que se vê, com grupos rasgando bandeiras partidárias e pedindo a volta da ditadura, isso torna-se ainda mais preocupante. Não podemos esquecer que a ditadura militar no Brasil ocorreu exatamente durante a conjunção de Urano e Plutão, e que Urano é o principal significador de ditadores e regimes totalitários. Se não tomarmos cuidado, o tiro pode sair pela culatra.

Esperemos que os ideais de honestidade e integridade, de liberdade e igualdade, de justiça e transformação social prevaleçam. E que uma Reforma Política aconteça como expressão concreta da reforma nos valores pessoais dos indivíduos que fazem esta nação.

OBS: Muitos astrólogos usam o mapa natal do Brasil desenhado para o horário de 16 horas do dia 7 de setembro de 1822, o que coloca Aquário no Ascendente. Porém há controvérsias quanto ao horário, dizendo-se que o Brado do Ipiranga teria ocorrido entre 16 e 17 horas (na verdade há controvérsias quanto a muitos aspectos deste evento). Para mim, o ascendente do Brasil em Aquário não tem nada a ver, e o ascendente em Peixes faz muito mais sentido. Assim, há alguns astrólogos que trabalham com o horário de 16:58, que coloca o Ascendente a 1°57’ de Peixes e a primeira astróloga que vi usar este mapa foi Vanessa Tuleski, de cujo artigo retirei os dados de data e hora para levantamento do mapa que é utilizado aqui. É com este mapa que eu trabalho.

Fontes pesquisadas:

Michael Baigent, Nicholas Campion and Charles Harvey – Mundane Astrology, 1984

Sue Tompkins – The Contemporary Astrologer’s Handbook, 2006

Karen Hamaker-Zondag – Aspects and Personality, 1990

Vanessa Tuleski – O Mapa Natal do Brasil

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “"Vem Pra Rua" – Significadores Astrológicos do Despertar do Brasil

  • 23 de junho de 2013 em 13:29
    Permalink

    gostei da sua análise e compartilho esses pensamentos, gostei de ter noticias suas, especialmente em um momento em pensava como vc estaria.

    Resposta
    • 23 de junho de 2013 em 14:58
      Permalink

      Olá Ilze,
      Obrigada pelo comentário.
      Tenho pensado em lhe escrever há algum tempo. Acho que não era a hora ainda. Vou escrever por email.
      Grata pela participação 🙂

      Resposta
  • 24 de junho de 2013 em 15:56
    Permalink

    Oi Li e achei interessante a análise, grata por disponibilizar o texto

    Resposta
    • 29 de junho de 2013 em 18:05
      Permalink

      Sandra, querida,
      Obrigada pelo comentário.
      Já publiquei a segunda análise. Dê uma olhada 😉

      Grande abraço,

      Resposta
  • Pingback: Campanha contra a Corrupção | Astrologia Psicológica

  • 12 de junho de 2014 em 00:45
    Permalink

    Legal seu blog, Eunice. Que surpresa: o ascendente do Brasil está em Peixes? Você conheceu a Dona Emmy? Abraço
    Wesley

    Resposta
    • 12 de junho de 2014 em 00:51
      Permalink

      Olá, Colltales, que visita agradável! Muito obrigada, volte mais vezes!

      Então, até onde sei os astrólogos brasileiros consideram três mapas diferentes para o Brasil. Dois são do dia 7 de setembro de 1822, mas com horários diferentes; um deles seria às 16h, o que coloca Aquário no AScendente e o outro às 16:58, o que coloca Peixes. Eu acho que Peixes faz muito mais sentido, sem dúvida! É só pesnar no futebol, na música, criatividade, escapismo, religiosidade, manancial aquático, etc… Mas já vi também outro mapa levantado para a Proclamação da República, nunca analisei este, então não tenho opinião formada.

      Grata mais uma vez pelos cumprimentos! Volte sempre 🙂

      Resposta
  • 5 de outubro de 2014 em 07:32
    Permalink

    Republicou isso em Astrologia Psicológicae comentado:

    Hoje é dia de votar e todo mundo se proclama contra a corrupção e contra os políticos corruptos. Acho oportuno reblogar este texto de junho de 2013, para que noss lembremos que para ter uma política mais decente e íntegra, precisamos, principalmente, ter lisura na vida pessoal: ” Não adianta cobrar lisura do poder público, dos políticos e governantes, se somos corruptos também em nível individual. Afinal, políticos e líderes saem do meio do povo e representam este povo de forma tanto literal quanto simbólica, em seus anseios, em suas aspirações, como também em suas práticas e valores. A nação do “jeitinho brasileiro” não pode se surpreender com o nível de corrupção que vê na esfera pública, quando o indivíduo acha que é uma grande vantagem surrupiar o material escolar do filho da empresa em que trabalha, ou subornar o guarda de trânsito, ou embolsar um troco a mais que recebeu errado, ou pedir favores a um amigo de uma repartição pública para favorecer seu caso, e etc, etc, etc. A lista de pequenos (e aparentemente inofensivos) delitos é imensa, mas o brasileiro comum acha que isso não é problema, não é roubo, não é desonesto. Só é desonesto quando é perpretado pelos outros, quando sou eu que cometo esses delizes, isso é considerado “normal”. A “cultura do jeitinho e do levar vantagem em tudo” já é discutida há muito tempo, mas até agora não houve mudança efetiva e expressiva no comportamento e nos valores do brasileiro. Urano em Áries é a grande esperança de que acordemos para o fato de que não há revolução e transformação coletiva se não houver primeiro uma mudança na esfera individual. Se eu quero um país mais honesto, não corrupto e mais justo, EU preciso ser mais honesto, não corrupto e mais justo em nível individual. EU preciso ter integridade na minha vida pessoal.”

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!