Lua Cheia em Capricórnio – Uma Trégua de Sobriedade

Lua Cheia em CApricórnio 2013
Mapa para Cuiabá da Lua Cheia em Capricórnio 2013

Temos hoje uma Lua Cheia (23 de junho,  8:32, horário de Brasília) muito especial, que além de Cheia é uma Super Lua, pois está no Perigeu, o ponto em que a Lua está mais próxima da Terra. Mas essa Lua Cheia também é muito poderosa pois a Lua, no grau 2 de Capricórnio, em conjunção ampla com Plutão, é o ponto focal de uma configuração em forma de Pipa. A configuração da Pipa é uma extensão do Grande Trígono, só que mais dinâmica, por causa da oposição (ângulo de 180°) entre a base e o ponto focal.

Para entender isso melhor, vamos a um pouco de ”Astrologuês”. O Sol no grau 2 de Câncer, está em trígono (ângulo de 120°) com Saturno em Escorpião e com Netuno em Peixes e conseqüentemente, os três forma um Grande Trígono em Água. O Grande Trígono é uma configuração em que três planetas estão a 120° um do outro, formando um grande triângulo dentro do círculo de 360°. Grandes Trígonos são considerados configurações harmônicas, em que o nativo tem facilidade em receber os benefícios sugeridos pelos planetas envolvidos e pelo elemento em questão. Assim, um grande Trígono em Água envolvendo Sol-Saturno-Netuno sugere que o Ego, representado pelo Sol, tem facilidade de mediar o real (Saturno) e o ideal (Netuno) no que tange à criatividade e expressão/vivência dos sentimentos (Água) , de manifestar os dons espirituais (Netuno) no plano terreno (Saturno). Somos capazes de nos sintonizar com outras dimensões espirituais, sem tirar os pés do chão e sem perder a noção da realidade; de nos sintonizar com os nossos (e dos outros) sentimentos e anseios mais profundos sem nos afogar neles, pois temos contenção e limites suficientes para lidar com este universo de forma centrada e realista. Maravilhoso, não? O problema é que Grandes Trígonos também são famosos por favorecer uma certa “preguiça” e passividade. Tomamos por garantidas as qualidades sugeridas pela configuração e esperamos que tudo se resolva sem a nossa participação ativa. Então todo o talento e potencial pode ser desperdiçado, não expressado, não vivenciado.

pipa (1)
Obra de Arte de Sócrates Gonçalves

A diferença entre o Grande Trígono e a Pipa é que um quarto planeta opõe-se a um dos planetas envolvidos no Trígono, enquanto fica em sextil (ângulo de 60°) com os outros dois mais próximos, gerando um desenho muito similar à pipa (ou papagaio) que as crianças soltam nos céus no verão, daí o nome da configuração (veja no mapa astrológico o desenho formado pelas linhas azuis). Esse quarto planeta, pela oposição, vem adicionar tensão e atrito a uma configuração que era harmônica e passiva, tornando-se ela ativa e dinâmica. E por estar na “cabeça” da Pipa, torna-se o ponto focal, o ponto crucial de expressão das energias envolvidas na configuração.

Pois bem, A Lua Cheia de hoje é o ponto focal deste Grande Trígono em Água. O que coloca essa Lua sob grande pressão e demanda. Felizmente a Lua está em Capricórnio está acostumada com alta pressão.

É uma Lua sóbria, que tem os pés firmes no chão. A Lua é o significador dos sentimentos, das reações instintivas, da mãe, do feminino. A Lua em Capricórnio está em detrimento, pois Capricórnio é o signo oposto ao seu domicílio, Câncer. Fazer parte dessa configuração favorece essa Lua, pois é como se ela já não se sentisse tão sozinha e isolada no soturno Capricórnio. E ao ser ponto focal, ela recebe a responsabilidade (que Capricórnio adora) de manifestar todas as qualidades do Grande Trígono de forma tangível, concreta e sólida, como sugerida pela Terra de Capricórnio. Veja bem o Grande Trígono está em Água, mas a Lua está em Terra. Agora, imagine a Água, elemento úmido, fresco, absolutamente essencial à vida, regando a Terra, tornando-as úmida, mais fértil e apta a receber a semente da nova árvore.

001
Ilustração tirada da Revista Casa e Jardim

Toda essa Água vem umedecer a secura e aridez de Capricórnio. Vale lembrar que Água e Terra são elementos compatíveis, que normalmente se entendem muito bem. São ambos signos de polaridade feminina e negativa, receptivos.

Certo, em termos práticos, considerando tudo isso, essa Lua Cheia de hoje oferece a possibilidade de encontrarmos o canal concreto adequado para a expressão de toda a criatividade sugerida pelo elemento água. De encontramos a forma adequada de lidar com nossa vida emocional instintiva. E apesar da cisão sugerida pela oposição Sol-Lua, característica da Lua Cheia, O Sol, o Ego, estando no profundamente criativo signo de Câncer, demanda que façamos algo concreto com os dons que nos são dados. E como a Lua representa também nossas necessidades básicas, aquilo que precisamos para nos sentir seguros e confortáveis, eu diria que a essa Lua precisa materializar de forma consistente os potenciais sugeridos pela Água e por Sol, Saturno e Netuno. O risco que há é que a Lua está em conjunção ampla com Plutão, que também é ponto focal da Pipa. Plutão traz um elemento de compulsão, de intensidade, de não parar enquanto não se chega até a raiz de tudo. Nesse caso a Lua pode perder a noção de quanto parar, pode tornar-se compulsiva, e sendo vaso e canal para energias tão densas e poderosas, pode confundir-se com essas energias, achando que ao invés de ser apenas um canal, ela é a própria fonte da energia. E embora inflação dificilmente seja um problema de Capricórnio, a rigidez e autoritarismo são, e aí, a porca torce o rabo.

Lua Cheia Capr no mapa do Brasil
Ao centro o mapa natal do Brasil para 7/09/1822 às 16:58 São Paulo.
Na roda exterior o mapa para a Lua Cheia de 23/06/2013

Trazendo isso para o contexto das atuais manifestações, eu diria que chegamos ao momento em que as massas sentam para ponderar. A Lua representa as massas no mapa de um país e ao entrar em Capricórnio, ela faz o povo pôr o pé no chão, ela traz um pouco de ordem ao caos reinante. Estamos eufóricos e extasiados com as multidões na rua, com a descoberta do nosso poder, mas é hora de achar uma forma concreta para essa energia revolucionária recém descoberta. Ficar no oba-oba não vai levar a lugar nenhum. Precisamos ser práticos, sóbrios, objetivos e realistas. Precisamos ter clareza quanto às reivindicações. Precisamos ser criteriosos quanto à boataria espalhada sobre o vandalismo, sobre quem está por trás do quê, e qual o melhor posicionamento a se adotar para que a energia do movimento não se perca e não se disperse. Tudo o que o Brasil precisava neste momento era da sobriedade da Lua Cheia em Capricórnio, especialmente porque essa lunação cai em pontos sensíveis no mapa natal do Brasil. A Lua está em conjunção exata com Netuno Natal, que está associado à subversão aos sonhos e utopias do povo assim como e à imagem da “sociedade ideal”. Saturno por sua vez, está “sentado”  em cima do Marte natal em Escorpião, sinalizando uma contenção firme da violência – de forma negativa, isso poderia representar o recrudescimento da agressividade nas ruas.

nikias skapinakis_delacroix no 25 abril
Imagem a partir da pintura de Nikias Skapinakis: Delacroix no 25 de Abril em Atenas, 1975 – tirada do blog leduardolourenco.blogspot

Para resumir, a Lua Cheia em Capricórnio nos ajuda a cair na real e ver, sem euforia, o que de fato pode ser feito a partir desse despertar, podemos almejar dar forma concreta aos sonhos do povo que está na rua. Com ordem, sobriedade, e de forma realista. Se formos práticos e estivermos dispostos a arregaçar as mangas e a trabalhar duro, e se não formos contaminados pelo enrijecimento e autoritarismo, há uma possibilidade de o ideal tornar-se real.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!