Saturno, o Grande Cobrador – "Vem pra Rua" Parte 3

20-jun-2013
Imagem do site brasilacorda.com

Nos dois posts anteriores desta série “Vem pra Rua” – Significadores Astrológicos, analisamos o impacto da quadratura Urano-Plutão sobre o mapa natal do Brasil, assim como a influência de Netuno sobre o Ascendente e a Lua e Júpiter natais.

Porém, além de analisarmos como esses “Cachorros Grandes” Urano, Netuno e Plutão vêm simbolizar transformações necessárias maiores, vale a pena olhar também para os ciclos “menores” que estão acontecendo em nossa carta natal.

Um movimento muito importante é Saturno transitando Escorpião na casa 9 e fazendo oposição a Saturno natal na casa 3. Ora, o que é a Casa 3 em Astrologia Mundial? A casa 3 rege as Comunicações (telefonia, correios, mídia, computadores, literatura), liberdade de expressão, rodovias e meios de transporte em geral e também as escolas e a educação fundamental. Liz Greene diz que Saturno “é a membrana que separa o inconsciente pessoal do inconsciente coletivo”. Nicholas Campion diz que, no estado, ele “representa as instituições que distinguem ordem do caos (…) o próprio Estado e suas instituições”. Já de forma mais concreta, Saturno no mapa natal simboliza as áreas em que temos dificuldades, onde enfrentamos todo o tipo de limitações e problemas e onde conseguimos ter sucesso somente depois muito trabalho árduo no longo, longo prazo. Precisa dizer mais? Saturno na casa 3 no mapa natal representa a secular falta de infra-estrutura no que tange a transportes, telecomunicações e educação no Brasil, áreas em que somos, de fato, muito deficitários. Nossas estradas são horrorosas para se dizer pouco, a malha ferroviária quase inexistente considerando o tamanho do Brasil.  As telecomunicações também sempre foram deficitárias, e mesmo depois da privatização, temos um serviço ruim, e um dos mais caros do mundo, e sabe-se que na verdade as grandes multinacionais recuperam aqui aquilo que “perdem” na Europa e Estados Unidos. Já a educação, nem preciso elencar nada, a realidade fala por si só.

A boa notícia é que com Saturno não estamos fadados ao fracasso permanente, ao contrário, depois de todo o esforço e trabalho árduo, tornamo-nos mestres naquele campo de atuação, SE estivermos dispostos a arregaçar as mangas de forma séria e comprometida. Mas, novamente, isso só se dá depois de muita luta, depois de muito tempo, e como Saturno está em Touro, esse tempo é mais demorado ainda.

Brasil mapa com ilustrações1
Mapa natal do Brasil ao centro. Nos círculos azuis, Saturno e Marte natais, respectivamente nas casas 3 e 9; nos círculos verdes exteriores, os planetas em trânsito atualmente; a linha vermelha ao centro do círculo representa a oposição de Marte a Saturno natal e de Saturno em trânsito oposto a Saturno natal.

Bom, Saturno no momento trafega Escorpião, na casa 9, em oposição a Saturno Natal. A casa 9 em Astrologia Mundial também rege a educação, neste caso, a educação superior e a academia; rege a religião, os sistemas de crenças, a filosofia do povo, os tabus e os valores e a moral considerada aceitável na sociedade em questão; rege ainda a Lei e os sistemas legais, assim como relações internacionais e todo tipo de comunicação e viagens de longa distância. Então quando colocamos tudo isso em perspectiva, percebemos de imediato porque a crise atual começa por causa de transportes e da insatisfação do povo com a eterna infra-estrutura deficiente na área dos serviços básicos. Saturno, com a ajuda de Plutão começa a desenterrar todo o tipo de lei esdrúxula na forma das PEC’s as mais variadas, que talvez passariam despercebidas não fossem as redes sociais. E o que são redes sociais? Comunicação global, de longo alcance!

Durante os últimos dois anos a insatisfação do povo só aumentou, em função das obras nas ruas e estradas do país –  por causa da Copa de 2014 – da falta de investimentos na Educação e nos outros serviços básicos e do escoadouro de dinheiro que se tornou a tal Copa do Mundo, um evento associado aos assuntos da casa 9, pois lida com outras nações estrangeiras. Somado a tudo isso, começaram a pipocar todas essas PEC’s que representariam retrocessos enormes nas leis, além de favorecerem o aumento da impunidade dos políticos brasileiros. Chegamos ao ponto em que a paciência do brasileiro finalmente se esgotou.

Protesto-Brasilia
Imagem de protesto em Brasília – do site fcnoticias.com.br

Saturno é o Grande Cobrador, o Grande Mestre. Quando fazemos o dever de casa, não temos nada a temer de Saturno, pelo contrário, ele na verdade nos premia e favorece. Mas, se tivermos sido relapsos, se tivermos fugido das nossas responsabilidades, aí o castigo é violento, e neste caso, público – E por falar em dever de casa, não se surpreenda se daqui a pouco começarem a pipocar greves na educação, Brasil afora –  Saturno não perdoa desmandos e desta vez a conta para os políticos brasileiros veio salgada. É hora do acerto de contas. Finalmente.

Como Júpiter, o planeta que rege a casa 9 e tudo o que ela representa também está muito desafiado neste momento por Netuno, temos então uma ênfase dupla em todos esses assuntos.  Outro ponto importante é que Saturno natal na casa 3  faz oposição a Marte na casa 9, e neste momento Saturno em trânsito ativa de forma intensa esta oposição. Marte representa a assertividade, a agressão, as forças militares e de defesa, a violência. Contatos entre Saturno e Marte são famosos pela violência, crueldade e rigidez. Portanto, era de se esperar, ao olharmos para esses aspectos, que a brutalidade de fato explodisse nas ruas. O povo tenta se expressar e bradar sua indignação e a polícia reprime de forma agressiva – ou, o contrário, “vândalos”, “comprados” ou não, infiltram-se nos movimentos para incitarem à violência.

Com Saturno trafegando a casa 9, da Lei e dos sistemas legais, e com Júpiter também sendo pressionado por Netuno, esse seria o momento adequado de reestruturar a política no Brasil com uma Reforma Política, que mais do que necessáriaa, tornou-se essencial para que a democracia possa plenamente exercida neste país. Plutão, o segundo regente de Escorpião, o signo que está na casa 9 do mapa natal, trafega no momento o signo de Capricórnio e poderá ser de grande ajuda caso essa reforma seja levada a contento. Pois Plutão está justamente “reformando” o velho, as estruturas tradicionais mas rançosas  representadas por Capricórnio. Plutão está sacudindo o poder estabelecido, o status quo, o conservadorismo, a rigidez das velhas formas de se administrar o mundo. É preciso bater forte na tecla da Reforma Política, pois este momento que vivemos é poderoso, é perfeito. Temos a juda dos principais reformadores e transformardores de plantão: Saturno, o (re)estruturador, Urano, o Acordador, Netuno, o Sonhador Subversivo e Plutão, o Grande Transformador. Não podemos desperdiçar este momento e tal energia transformadora

diretas-ja
Diretas Já – 1984
Imagem tirada de blogdomarcelofernandes.blogspot

Para finalizar, Astrologia é essencialmente um estudo de ciclos, assim precisamos nos reportar à última vez em que Saturno trafegou este ponto no mapa natal do Brasil. Saturno tem um ciclo de 29,5 anos, que por sua vez divide-se em ciclos de aproximadamente 7 anos. Assim, se fazemos esta conta, o que acontecia no Brasil há 29 anos atrás, quando Saturno transitava o mesmo ponto (Escorpião) que transita hoje? Era 1984. Lembrou? Sim, o Movimento das Diretas Já, que foi iniciado em 1983, mas que teve seu pico em 16 de abril de 1984 quando, depois de mais de um ano de manifestações sucessivas em várias capitais brasileiras, uma passeata na Praça da Sé em São Paulo aglomerou mais de um milhão e quinhentas mil pessoas, a maior manifestação pública vista no Brasil até então. 29 anos depois, em 2013, estamos vivendo o Retorno de Saturno do Movimento Diretas Já, que simbolizou a luta e o início da Democracia no Brasil. O retorno de Saturno simboliza o momento da maturidade, em que nos percebemos adultos e responsáveis por nós mesmos. Assim, este é o primeiro momento em que a Democracia no Brasil se percebe amadurecendo.

images (10)
Imagem do site fcnoticias.com

Considerando-se então o pano de fundo da quadratura Urano-Plutão analisada anteriormente, a influência subversiva e caótica de Netuno sobre o Ascendente, a Lua e Júpiter natais e ainda Saturno apresentando suas cobranças mais que legítimas, chegamos mesmo ao momento do “ou vai ou racha”. O trânsito de Saturno é mais rápido, deve durar até o fim do ano. Mas os “Cachorros Grandes”, Urano, Netuno e Plutão, têm muito que desenterrar, em terra e mar, pelos próximos 10 anos ou mais. As mudanças e as transformações estão apenas começando.  Veremos se o Brasil vai ou se racha de vez. Eu estou apostando que “vai”!

Mas em tempo, continuo dizendo que é preciso haver uma transformação de dentro pra fora no que tange ao caráter e à integridade do brasileiro, pois um povo é feito, em primeira instância de indivíduos.

OBS: Muitos astrólogos usam o mapa natal do Brasil desenhado para o horário de 16 horas do dia 7 de setembro de 1822, o que coloca Aquário no Ascendente. Porém há controvérsias quanto ao horário, dizendo-se que o Brado do Ipiranga teria ocorrido entre 16 e 17 horas (na verdade há controvérsias quanto a muitos aspectos deste evento). Para mim, o ascendente do Brasil em Aquário não tem nada a ver, e o ascendente em Peixes faz muito mais sentido. Assim, há alguns astrólogos que trabalham com o horário de 16:58, que coloca o Ascendente a 1°57’ de Peixes e o primeiro astrólogo que vi usar este mapa foi Vanessa Tuleski, de cujo artigo retirei os dados para levantamento do mapa que é utilizado aqui. É com este mapa que eu trabalho.

Fontes pesquisadas:

Michael Baigent, Nicholas Campion and Charles Harvey – Mundane Astrology, 1984

Robert Hand – Planets in Transit

Vanessa Tuleski – O Mapa Natal do Brasil

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!