Grande Trígono Júpiter, Saturno e Netuno em Água: Por quem você Chora?

“Muito desse Grande Trígono em Água é amoroso, sentimental e sincero. O outro lado da moeda é uma confrontação emocional profunda consigo mesmo. Um puxão em direção à honestidade emocional, lágrimas e lágrimas. Luto e dor por esta vida, mas também pelas muitas que vieram antes de nós. Tal como a água, eu acho que a tarefa  é apenas deixar fluir…”

Grande Trígono com ilu
Júpiter, Saturno e Netuno estão destacados nos círculos vermelhos. O Grande Trígono está enfatizado pelo triângulo em azul ao centro do círculo.

A citação acima, de minha amiga Sheba Remy Kharbanda é a melhor tradução até agora de como tenho “sentido” o Grande Trígono em Água formado por Júpiter em Câncer, Saturno em Escorpião e Netuno em Peixes. Desde que Júpiter entrou em Câncer e começou a formar essa configuração com Saturno e Netuno os sentimentos andam exacerbados e tais sentimentos, poderosos, profundos e ancestrais, dão origem a excessos emocionais difíceis de controlar.

wilk wieslaw
Obra de arte de Wilk Wieslaw
Open Art Group

A Água é o elemento da função do sentimento, da intimidade, da segurança emocional e do pertencimento. A Água está relacionada à dependência, à carência e às necessidades emocionais. É instintiva, sem forma em si mesma, ao contrário, adquire a forma, a cor e as características do container em que é colocada, assim como fica impregnada das qualidades daquilo que toca ou daquilo com que é misturada, por isso é associada à memória. A Água é o elemento da sensibilidade e da Compaixão e os indivíduos com esse elemento proeminente no mapa natal têm uma natureza sensível e compassiva, o que não quer dizer que necessariamente consigam compreender ou expressar a profundeza de seus sentimentos. E mais importante, como diz Sue Tompkins, “a água sempre desce ao ponto mais baixo/profundo de tudo”.

Percebo que as últimas semanas foram difíceis para muitas pessoas com quem convivo e de cujas intimidades tenho o privilégio de partilhar. E foram difíceis para mim também. Os sentimentos são de fato profundos, antigos, ancestrais, mas muito difíceis de nomear ou classificar – isso é função do elemento AR, que no momento está totalmente ausente no céu, a não ser quando a Lua trafega por cerca de 2 ½ dias um dos signos desse elemento. Os sentimentos são torrenciais e confusos, e podemos nos sentir como que afogando-nos, sem ar, num mar profundo e denso, num caldeirão em que estão imersos sentimentos e perdas de toda uma humanidade que ama, que sofre, que fere, que é ferida, de uma humanidade que dói e que goza e que tem medo. Esses sentimentos tão arcaicos misturam-se às nossas próprias impressões e a humanidade inteira chora através de nós. Choram através de nós, especialmente aqueles que vieram antes e que, por um motivo ou por outro, não tiveram canal de expressão para sua sensibilidade.

Ora Tamir - Surrealistic painting and photografies
Ora Tamir, artista surrealista
Surrealistic Paintings and Photografies

Com a Água não estamos lidando apenas com problemas pessoais pontuais, pelo contrário, lidamos com questões herdadas de toda uma linhagem, seja familiar, de gênero, racial, ou coletiva. Por isso, no âmbito individual há uma sensação de peso, de uma densidade com a qual é difícil de lidar, porque não é só a nossa densidade individual. E uma das confrontações que percebo que ocorre é entre as aspirações espirituais, perspectivas e promessas de futuro que tínhamos (Júpiter), nossos sonhos e ideais mais preciosos (Netuno) e o que de fato conseguimos realizar na vida (Saturno), ou pior, o que desperdiçamos por comodismo (Netuno) ou medo (Saturno) da nossa própria luz e grandeza(Júpiter) –  Em tempo, Grandes Trígonos são famosos por potenciais que nem sempre se realizam porque se carece do vigor e da disposição necessários para sua concretização.

photobox
Imagem tirada da página Photobox, do Facebook

Esse Grande Trígono em Água vem em hora bem oportuna, numa época em que virou anomalia e aberração chorar as perdas, enlutar-se pela morte de entes queridos, ou simplesmente sentir nossa tristeza. Talvez por vivermos em uma sociedade que reprime e suprime a expressão desses sentimentos, estejamos sentindo Júpiter, Saturno e Netuno como impiedosos, e, de fato, damos vazão a algo que estava represado há muito tempo porque agora a represa arrebentou. Como diz Sheba Remy, há “luto e dor por esta vida, mas também pelas muitas que vieram antes de nós. Tal como a água, eu acho que a tarefa é apenas fluir…”. Antes de conseguirmos emergir e manifestar isso de forma concreta e positiva no mundo, é preciso permitir que nossa sensibilidade aflore, é preciso dar vazão e deixar a água fluir, simplesmente. É preciso permitir que a SOLUTIO Alquímica de fato aconteça, um estágio que simboliza uma morte por afogamento, mas que é necessário para se chegar à próxima fase do desenvolvimento. É preciso permitir que as muralhas emocionais (Saturno em Escorpião) sejam derrubadas e dissolvidas (Netuno em Peixes), para que haja expansão dos sentimentos e do cuidado, com o outro e consigo mesmo (Júpiter em Câncer).

walter girotto open
Walter Girotto – Open Art Group

O recado principal deste Grande Trígono é que devemos honrar nossos sentimentos, sejam eles bons ou ruins. Deixar fluir o amor, a compaixão, a sensibilidade, o afeto. E claro, a dor, a tristeza, a perda. Se nos permitirmos de fato “sentir”, poderemos a partir disso, como diz Maria Cristina Bonetti, “sonhar e concretizar com amor”, poderemos manifestar concretamente (Saturno) os potenciais criativos e espirituais (Júpiter e Netuno) prometidos por esse trígono. Porque o “sentir” nos humaniza e nos põe em contato com nossa porção mais humana e mais instintiva.

E, em termos pessoais, chegamos ao maior e mais profundo de todos os confrontos: o de nossas carências, das necessidades emocionais, das dependências, da manipulação, das perdas, das ilusões perdidas e também dos nossos medos, inclusive o medo da morte, pois a morte simboliza o maior de todos os desapegos, já que desta vida não levamos nada a não ser o que vivenciamos, o que sentimos. Para um tal confronto, é preciso honestidade emocional crua conosco mesmos. É preciso encarar nossas dependências debilitantes, nossas carências infantis, nossas ilusões de que o mundo proverá o cuidado de que necessitamos sem que precisemos fazer nossa parte por nós mesmos. Um dos perigos de trígonos em água é que tendemos a tomar por garantido o atendimento das nossas necessidades emocionais básicas, achando que o outro sempre estará ali, ou que, porque estamos em sintonia com nossos sentimentos, ele também “sabe” como nos sentimos, por isso não precisamos expressar nosso amor, nossa compaixão, nosso cuidado, nossa empatia. Então, tenho uma provocação para você: o que, ou quem na sua vida você toma por garantido e inconscientemente age como se não precisasse cuidar, nutrir, manter alimentado? Sua família? Seu parceiro ou parceira? Seus filhos ou filhas? Seus amigos? Seu corpo? Deus?

285287_10200658440809206_1702259910_n
Bengt Ekerot, como a Morte, no filme O Sétimo Selo, de Ingmar Bergman

Para finalizar, tendo Júpiter, Saturno e Netuno envolvidos numa configuração tão poderosa, não podemos deixar de mencionar a questão da espiritualidade, pois Saturno traz imagem do Deus Javé do antigo Testamento; Júpiter é o Deus benéfico que impregna a vida de potencial criativo e de fé e Netuno é o Deus compassivo que dá seu Filho para redimir o mal no mundo. Qual dessas imagens de Deus faz mais sentido para você? Não importa. O que importa é você aprofunde o relacionamento com esse Deus, qualquer que seja a imagem e o rosto que Ele tenha para você. Netuno em Peixes vem nos convidar a uma espiritualidade profunda, que tenha efeitos concretos (Saturno) não só em nossa vida pessoal e diária, mas que venha contar para a expansão e o crescimento espiritual (Júpiter) do ser humano como espécie, como na Teoria do centésimo macaco. Deixemo-nos tocar e purificar por essa água viva que renova. Deixemos aflorar o amor, a compaixão, a nossa sensibilidade. Mergulhemos no caldeirão de sentimentos ancestrais que pedem para ser vivenciados e expressados e então, quem sabe achemos a pérola preciosa de nos conhecer um pouco mais, a nós e à humanidade da qual fazemos parte. Deixemos fluir!

Minha Correnteza chamada Vida
Imagem do blog profundopensar.blogspot

Conselhos práticos para lidar com os excessos emocionais do Grande Trígno:

Dance – na academia, em grupo, ou sozinho em casa; dance a sua dor;

Ouça música – Crie uma trilha sonora adequada para os seus sentimentos

Pinte, desenhe, esculpa –  mesmo que você não seja um artista e ache que não tem talento – ache uma expressão para o que sente;

Escreva – pode ser um diário, um artigo, um livro, um poema;

Chore se sentir vontade;

Retire-se e isole-se de vez em quando se sentir necessidade;

Medite, ore –  encontre uma prática espiritual que lhe ajude a navegar nessas águas turbulentas;

Confronte-se – Seja honesto consigo mesmo, mas também seja compassivo – ninguém está pedindo que você se auto-flagele e seja condenado e executado, apenas que seja honesto consigo mesmo e com os outros com quem convive.

Peça ajuda – se estiver difícil de encarar a turbulência sozinhoa/o, procure ajuda;

Confie, deixe fluir.

The dance of eternity
The Dance of Eternity – Amol.A

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Grande Trígono Júpiter, Saturno e Netuno em Água: Por quem você Chora?

  • 21 de julho de 2013 em 23:51
    Permalink

    Agora entendo a turbulência dos derradeiros dias…

    Resposta
  • 22 de julho de 2013 em 00:13
    Permalink

    Muito obrigada pelo seu comentário Thaís, 🙂

    É, está bem turbulento e difícil de digerir.
    É preciso dar tempo e criar condições para processar essa turbulência toda
    para que possamos expressá-la de forma construtiva.

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!