As Casas de Água – A Trindade da Alma

GIOVanni allievi
Giovanni Allievi

A propósito do Grande Trígono em Água formado por Júpiter em Câncer, Saturno em Escorpião e Netuno em Peixes, queria lembrar uma contribuição preciosa de Stephen Arroyo falando sobre as Casas de Água no mapa natal e que tem tudo a ver com a presente configuração. As casas de Água correspondem a Câncer (casa 4), Escorpião (casa 8) e Peixes (casa 12).

Esse extrato foi retirado do livro Astrologia, Karma e Transformação:

“”As assim chamadas Casas de Água (4, 8 e 12) têm sido chamadas a ‘Trindade da Alma’ ou a ‘Trindade Psíquica’ e juntas elas constituem outro grande fator relacionado ao carma pessoal. Embora a casa 12 sozinha tenha sido chamada a casa das ‘obrigações cármicas’ , em Astrologia Medieval, todo carma é uma obrigação que nos liga ao plano material e a um nível limitado de consciência.

open art
Peter Kelley – Open Art

E todas as casas de água lidam com o passado, com respostas condicionadas que são agora instintuais e que operam através das emoções, e daí com Carma. Em um nível essas casas lidam com os mais profundos anseios da alma, anseios que por sua própria natureza são, pelo menos parcialmente, inconscientes. O ciclo das casas de água mostram o processo de ganho de consciência através da assimilação da essência do passado e do largar os resíduos que já não têm utilidade. O lixo emocional e os padrões emocionais exauridos devem ser purgados antes que a alma consiga se expressar claramente. Pessoas com ênfase nas casas de água tendem a viver dentro de si mesmas e são extremamente difíceis de se conhecer (especialmente se o Sol, o símbolo do Self individual está em uma dessas casas). Muito de sua energia vital opera num nível subliminar; muito de suas motivações é influenciado por nuances irracionais, inexplicáveis e freqüentemente desconcertantes. Sua sensibilidade é inexplicável, uma vez que nunca se sabe o que irá ativar uma memória antiga, o que irá reabrir uma ferida não cicatrizada, ou energizar um complexo problemático.   Todas essas casas, portanto, estão correlacionadas com a necessidade de atingir uma paz emocional e uma liberdade do passado, e qualquer um com uma ênfase numa dessas casas no mapa natal tem uma necessidade de trazer à superfície os medos e as assombrações gerados por experiências passadas e precisam deixar esses sentimentos serem iluminados em cheio pela consciência.

Fabiane Santana
Aquarela – Fabiane Santana

Richard Idemon afirma que as casas de água podem ser indicadoras de vários tipos de medo: medo de retornar ao estágio de impotência infantil (casa 4), medo de tabus sociais (casa 8) e  medo do caos (casa 12). De onde vêm esses medos? Obviamente,  do passado, seja de condicionamentos e formações específicos ou de tipos específicos de choques ou experiências traumáticas. Portanto, planetas que caem em casas de água representam motivações profundas em direção à expressão que são coloridas por padrões cármicos, preconceitos emocionais, ou motivações e medos inconscientes. Freqüentemente eles mostram os fantasmas do passado que ainda perseguem a pessoa, e o fato de essa pessoa estar inconsciente, pelo menos ate certo ponto, explica porque esses complexos energéticos tendem a minar a orientação consciente de vida tão freqüentemente. Essas forças, essas vontades e energias estão, figuradamente, esperando para nascerem novamente através de esforço consciente; e eles não nos deixarão em paz até que os encaremos honestamente e liberemos essa energia através de ações corajosas. ““

Stephen Arroyo, Astrologia, Carma & Transformação – Cap. 1 – As Casas de Água.

astrologia_karma_e_transformacao__2670032_2a39d457f053e9e7bcc6f3a78f98b303_97 images (18)

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “As Casas de Água – A Trindade da Alma

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!