Vênus e Saturno em Escorpião – A Síndrome do Porco-espinho

Vênus em Escorpião faz conjunção exata com Saturno hoje. E falando em Vênus-Saturno em Escorpião me vem à mente a imagem do porco-espinho. Mas antes de chegar ao porco-espinho vamos olhar individualmente para Venus e Saturno em Escorpião. Vamos por partes!

Essa é uma Vênus cheia de contradições, do começo ao fim. Para começar Vênus está em seu detrimento em Escorpião porque a natureza de Vênus é buscar equilíbrio, harmonia, paz e concordância e todas essas coisas são necessariamente antagônicas para Escorpião, um signo de extremos, intransigente e que ao invés de buscar a paz, às vezes provoca crises de propósito, só pelo gosto de se sentir vivo. Então Vênus em Escorpião, em sua melhor expressão seria profundamente passional , leal, possessiva, competitiva e intensa. Todas as questões relacionadas à intimidade e a sexo são levadas muito a sério. Negativamente, é ciumenta, agressiva, e paranóica. Não há meio termos aqui, é tudo ou nada e tudo é feito com paixão e fervor. É uma Vênus misteriosa, complexa, dramática e que costuma provocar crises quando a relação está ficando morna demais, só para ter um senso de drama e excitação. De sexualidade forte e profunda, essa Vênus também adora quebrar tabus e explorar os próprios limites, como também os do parceiro. Uma imagem apropriada para Vênus em Escorpião seria a mulher voluptuosa num corpete de couro preto, olhar penetrante e enigmático, e, embora muito reservada e cheia de segredos, não tem medo dos próprios desejos e impulsos. Tudo muito bem. O problema é que Vênus não está sozinha nessa. A presença de Saturno torna tudo mais complicado.

Saturno é o planeta dos limites, restrições, regras e regulamentações. é o planeta da solidão. É defensivo, receoso, repressor, controlador e um tanto pessimista. Saturno é o princípio da realidade, do aqui e agora. Saturno tem algumas afinidades com Escorpião, como a reserva e a necessidade de controle, a qualidade de não deixar ninguém saber o que se passa na mente. Então Saturno em Escorpião torna a pessoa completamente inescrutável, alguém muito difícil de se deixar conhecer profundamente porque privacidade é algo de suma importância e ele teme se expor e ficar vulnerável, ficar sob controle de alguém. Na melhor das hipóteses Saturno em Escorpião tem o potencial de se tornar autoridade em questões emocionais em geral, em estudos ocultos, e mesmo em medicina. Aqui se emprega bem a expressão “as águas paradas são as mais profundas”.

Então, agora imagine a cena: uma mulher muito sensual foi convidada para uma festa à fantasia bem caliente e resolve ir de vamp ou de diabinha, literalmente num corpete super sexy, de rabinho e tudo. A festa é num hotel e ao chegar lá, por algum motivo a direcionam para o salão errado e ao invés de entrar numa festa à fantasia ela entra na reunião da Associação de proteção dos Valores da Família Cristã, que está homenageando nada menos que… O Bispo local! Ui!!! Como você se sentiria nesta situação? Pois é, ao encontrar Saturno, Vênus em Escorpião fica imediatamente inibida, desconfortável, insegura e sente que há algo errado com ela e com seus desejos, que podem inclusive ser sentidos e percebidos como “sujos” ou “pecaminosos”.

Brincadeiras à parte, Vênus-Saturno tem dificuldade de se soltar, de sentir prazer, de permitir-se sentir prazer. O grande problema de Vênus-Saturno é que a pessoa lida com um complexo profundo de inferioridade, de sentir-se não amada, não apreciada, não merecedora do amor do outro. Geralmente a pessoa deparou-se cedo com a rejeição ou frieza de um dos pais e a mensagem entronizada é a de que ela não é boa o bastante, de que há algo intrinsecamente errado com ela, de que, em última instância, se ela foi rejeitada, foi por sua própria culpa… “Se pelo menos eu não fosse tão… Magra, gorda, alta, baixa, escura, clara… Talvez as coisas seriam diferentes”.

Não importa qual é o “defeito” que a pessoa acha que tem, não importa que o outro jure que não percebe o tal defeito… Vênus-Saturno sempre vai ter que lidar com a sensação de inadequação e com complexos de baixa auto-estima. Claro que com o tempo isso pode ser trabalhado e a pessoa pode mesmo se tornar especialista nisso, mas leva muito, muito tempo até ela perceber que na tentativa de se proteger e de esconder a própria vulnerabilidade, de medo da rejeição, ela acaba afastando os outros ou tornando-se insondável, impenetrável e o outro acaba por desistir. É o que eu chamaria de a síndrome do porco-espinho. Como naquela piada antiga: “como é que o porco-espinho faz amor? – com muito cuidado!” Macho e fêmea do porco-espinho, como o nome já diz, têm o corpo completamente coberto por espinhos, que são sua auto-defesa contra predadores e perigos do mundo. Quando vão se acasalar, primeiro a fêmea baixa a guarda, ou seja, seus espinhos – se não tomarem cuidado, o macho pode até morrer durante o ato. Só então o macho se aproxima e a cópula é completada. Sim, parece óbvio, mas nem sempre o é. “Com muito cuidado” vale especialmente para as relações de quem tem Vênus e Saturno em aspecto. Vênus-Saturno em Escorpião é como o porco-espinho, que anda sempre armado, sempre na defensiva, porque não confia em ninguém  e qualquer um pode ser um “predador” em potencial. Se andamos sempre na defensiva ficamos excessivamente fechados para o mundo e para o contato com os outros – e aqui leia-se todos os tipos de relações.

Usando o porco-espinho como metáfora, eu diria que é preciso baixar a guarda de vez em quando, “recolher os espinhos” para permitir a aproximação do outro. É preciso ficar vulnerável e dar-se a conhecer ou não teremos nunca relações satisfatórias. Claro, é preciso tempo e cuidado, mas sobretudo coragem de se expor. Como sempre, não há garantias de que não iremos sofrer, de que não iremos nos machucar. Mas se não nos expusermos, levaremos uma vidinha mais ou menos, sem riscos, sem dores, sem sofrimentos… Porém seca, vazia, estéril.

Na sua expressão mais positiva, Vênus-Saturno é a pessoa muito realista a respeito do amor e que não espera que o outro seja perfeito. A pessoa leva os relacionamento e compromissos muito a sério e normalmente sente-se responsável por aqueles que ama e nunca os deixa na mão – Em Escorpião, Vênus pode literalmente “morrer” pelo outro – Com o tempo essas pessoas tornam-se autoridade em assuntos de amor e relacionamentos, podendo mesmo tornar-se conselheiros e terapeutas. Mas antes, é preciso abaixar os espinhos, para que o outro se aproxime. Porque Escorpião tem grande necessidade de controle e seja defensivo por natureza, precisará usar sua incrível perspicácia e sagacidade para saber discernir a hora adequada de armar a guarda e hora necessária de baixá-la.

Saturno-Venus
No canto direito, no alto, a conjunção de Vênus e Saturno em Escorpião

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

3 thoughts on “Vênus e Saturno em Escorpião – A Síndrome do Porco-espinho

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!