Tendências semanais para todos os signos

laramatana
“Janelas”, obra de arte de Lara Matana

Desculpem a demora, este normalmente sai na segunda-feira…

CLIMA DA SEMANA – Perspectiva é essencial.

A semana tem como ponto alto o conflito entre Vênus em Escorpião e Marte em Leão durante a semana toda, conflito esse que fica mais agudo na segunda-feira com a passagem da Lua por Touro. Com dois significadores de relacionamentos, mais a entrada do Sol em Libra (22/09, 17:44, Brasília), certamente nossa atenção recai sobre o tema relacionamentos, de todos os tipos, mas principalmente os íntimos e afetivos. Além disso, o Sol em Libra movendo-se a um grau por dia começa a formar uma nova Grande Cruz Cardinal com Urano-Plutão e Júpiter. Embora o pico desta configuração aconteça somente na semana que vem, já sentimos sua tensão de forma inequívoca. A terça-feira fica bem desconfortável, e mais uma vez é preciso paciência e cuidado no lidar com os outros, no trato das relações. É preciso ter em perspectiva que as discussões “pequenas” do dia-a-dia vêm nos mostrar as questões maiores que precisam ser trabalhadas e lapidadas em nosso coração. O Grande Trígono em Água formado por Júpiter em Câncer, Saturno e Vênus em Escorpião e Quíron em Peixes oferece certo alívio e conforto, pois nos dá profundidade e percebemos que as mudanças que ocorrem, embora dolorosas, são necessárias. Temos a possibilidade de olhar para todos esses conflitos e reviravoltas pelas quais temos passado nos últimos tempos com mais compreensão e mais aceitação. Aproveite a trégua proposta por Vênus em harmonia com Júpiter e boa semana!

OBS: O Sol é um dos elementos mais importantes do mapa natal, mas não é o único, por isso leia também o signo da Lua e do seu Ascendente!

aries ÁRIES (21/03 a 20/04)

A entrada do Sol em Libra convida-o para se conhecer um pouco mais através das relações a dois, Ariano. Por mais que você geralmente funcione melhor trabalhando sozinho, este é um período em que você aprenderá muito mais no trabalho de equipe, pois assim você tem oportunidade de perceber com mais clareza o impacto que tem sobre os outros, assim como o efeito que causam em você. Os relacionamentos mais íntimos precisam ser avaliados também e você precisa ponderar se esse casamento/namoro preenche suas necessidades de amor, companhia e intimidade. Mas não se trata apenas de cobrar do outro aquilo que você acha que não esta recebendo, pelo contrário, essa é uma via de mão dupla e você precisa ser honesto também e verificar se você investe na relação o mesmo que tira dela. Esse tema fica especialmente importante nesta semana quando seu regente Marte conflita com Vênus, a deusa do Amor. A intimidade fica mesmo propensa a erupções do tipo “entre tapas e beijos”. Mas não se engane, é essencial perceber que há muito mais em jogo do que meras discussões sobre questões mesquinhas do dia-a-dia. Procure olhar para além do óbvio, Ariano!

touroTOURO (21/04 a 20/05)

O tempo fecha mesmo nesta semana para você, Taurino. Seu regente Vênus trafegando Escorpião deixa-o arredio, sorumbático e desconfiado de tudo o que vê. Questões domésticas talvez funcionem como o gatilho para mais um round de brigas e desentendimentos com o parceiro. Mas parece que essa questão de “quem-faz-o-quê-aqui” é só a camada mais superficial de uma questão muito mais antiga e melindrosa do que parece à primeira vista. Talvez, ao invés de se engalfinharem por causa da divisão de tarefas, seria bom tentar descobrir qual é realmente a raiz do problema. Melhor ainda seria os dois unirem forças e utilizarem essa energia forte e dinâmica para consertar o que está errado dentro de casa, como por exemplo, a torneira pingando, a pia com vazamento, a cadeira quebrada, aquela cerâmica fora do lugar… Quem sabe os pequenos consertos dentro de casa não funcionem como uma metáfora para ver o que precisa ser consertado na relação, e no fim os ajudem a encontrar a melhor solução para os problemas a dois, e a melhor forma de chegar a um consenso?

gemeos

GÊMEOS (21/05 a 20/06)

Situações de rivalidade no trabalho podem trazer à tona complexos inconscientes antigos e mal resolvidos e levá-lo a se destemperar, fazendo-o ir longe demais ao usar sua mente e língua cortantes para ferir o outro, numa vingança que só não é evidente para você mesmo… Você vai dizer: “eu, vingativo?”. Sim Geminiano, até uma criatura leve e simpática como você pode se tornar vingativo sob certas condições. O problema é que nem sempre temos razão como gostamos de pensar. E o pior é que talvez você só perceba o ônus que criou para si mesmo quando já for tarde demais. Aproveite que o Sol está iluminando a área da criatividade e da auto-expressão e ao invés de espalhar-se por aí em eventos sociais desnecessários, retire-se para dentro de si mesmo e faça um exame honesto  das suas reais motivações, e perceba que nem sempre elas são tão nobres assim. Não, não é você, Geminiano! É a natureza humana! A questão maior é que, racional e civilizado como você é, tende a viver num mundo “ideal”, um tanto dissociado da realidade e dos próprios instintos e esquece que como humanos, todos somos capazes de baixezas e vilanias que fariam a madrasta da Branca de Neve corar de vergonha… Encare sua própria natureza, Geminiano! Todos somos feitos de sombra e de luz e quando reconhecemos isso, não precisamos atuar nossas pequenas maldades no mundo lá fora.

cancer3

CÂNCER (21/06 a 22/07)

Um período radiante ilumina a vida familiar e privada e por uns dias tudo é o próprio céu dentro de casa. Depois disso virá à tona aquele assunto antigo de como você divide sua energia e afetos entre carreira, parceiro e família. Você tenta conciliar da melhor forma, mas parece que a carreira vai demandar mais de você, pois está sujeita a mudanças bruscas e não anunciadas… É preciso ter muito jogo de cintura e especialmente ser inventivo e flexível nas soluções. Na vida afetiva, desentendimentos com o parceiro desembocam numa insegurança grande e na suspeita de que se ele/ela o conhecesse realmente, talvez ele não gostaria tanto de você, o que o leva a se fechar ainda mais, receoso da própria sombra e fragilidade, já que nesse momento você se acha pouco menos que um monstro. É preciso achar alguém de confiança para abrir o coração, ao invés de esconder-se de si mesmo, Canceriano. Você verá que o bicho nem é tão feio como parece, se você tiver coragem de olhá-lo no olho. As questões relativas a valores, visíveis e invisíveis, continuam a ser buriladas e Vênus em conflito com Marte torna essas questões urgentes. O que é de fato essencial para você, Canceriano? Felizmente, Vênus também traz um pouco de leveza e você até que consegue relaxar com a ajuda providencial de Júpiter em Câncer.

leo symbol LEÃO (23/07 a 22/08)

A semana começa fervente para você, Leonino, para quem o conflito Vênus-Marte traz o dilema simples: ou você cuida de casa/família ou cuida dos interesses pessoais de auto-afirmação no mundo. Pior: as questões familiares exigem de você, o trabalho cotidiano também tem demandas excessivas e você se ressente porque parece que não sobra nem tempo nem espaço para a leveza e o lado bom da vida… No fim, entre demandas da persona pública e da vida privada você parece optar por você mesmo e talvez seja o melhor a fazer, afinal quando a gente tenta agradar a muitos acaba não agradando a ninguém, e menos ainda a nós mesmos, enquanto que se achamos nosso verdadeiro centro conseguimos ter mais clareza sobre nossas prioridades e qual lado favorecer na hora das decisões. Só um cuidado: atenção para isso não descambar em auto-centrismo e inflexibilidade excessiva! Num outro tom, é preciso abrir a mente para as novidades e outras formas de fazer as coisas e de se expressar. Se conseguir fazer, isso o processo de transformação profunda pelo qual passa o cotidiano e o trabalho diário só terão a ganhar, realçando sua competência e poder!

virgo

VIRGEM (23/08 a 22/09)

Com o Sol movendo-se para Libra é hora de refletir sobre os próprios valores e sobre as coisas que são importantes para você, Virginiano. Questões materiais tornam-se prementes e entram também na agenda do dia. Como você lida com o dinheiro? O que é o dinheiro para você? Como você lida com seus recursos materiais e imateriais? Faz bom uso deles ou simplesmente desperdiça-os por insegurança e manias de perfeição? Aproveite essa semana para olhar com cuidado para essas questões pois na semana que vem será necessário tomar atitudes a respeito do uso desses recursos! Num tom diferente, fique atento aos excessos mentais. Sua mente está sobrecarregada e há vozes não muito elogiosas na sua cabeça, aumentando a sua já afiada autocrítica. Cuidado também com a mania de se auto-depreciar na frente dos outros! Por mais que isso pareça uma virtude, pode haver momentos em o outro irá acreditar em você, e isso funcionará em seu demérito, especialmente na área da carreira. Não é hora de se pôr para baixo, Virginiano! Pelo contrário, é hora de se valorizar!

libra LIBRA (23/09 a 22/10)

Com a entrada do sol em Libra, seu malfadado “inferno astral” finalmente acaba, Libriano! Viva! Cabeça erguida, olhe de frente para o novo ano que se desdobra à sua frente! Mas sem querer jogar água fria no seu entusiasmo, não se empolgue demais, porque o novo ano traz novas oportunidades, mas também desafios, além de você continuar lidando com as questões trazidas pelos ciclos maiores da vida, como todos os mortais. Óbvio! Mas às vezes a gente esquece… A segunda-feira traz possibilidades de rusgas em seu networking, algo a ver com uma divergência séria de valores que pode acabar em rupturas ou mágoas mútuas entre amigos queridos. Às vezes percebemos que não é possível continuar uma amizade com quem tem valores tão diametralmente opostos aos nossos… Mas, – sempre tem um “mas” não é?– antes de tomar decisões sem volta, lembre-se que seus valores passam por checagens e reavaliações sérias, então, ao invés de bater o pé, verifique se não é hora de abrir e expandir sua visão de mundo. Num tom mais positivo, seu regente Vênus em contato super harmônico com Júpiter pode favorecer a carreira e a entrada de dinheiro, o que suavizará as perdas possivelmente trazidas por Saturno.

escorp

ESCORPIÃO (23/10 a 22/11)

Você passa atualmente por um dos períodos mais significantes da sua vida, Escorpiano! Além do aumento de responsabilidades e da necessidade de eliminar tudo o que não é essencial – coisas de que já falamos aqui anteriormente – este é um período de grande introversão, mais ainda do que você está acostumado. Você é convidado para um encontro todo especial com você mesmo, então qualquer coisa que venha a atrapalhar ou interferir neste encontro será tirada de você; inclui-se aí, pessoas, amigos, trabalho, o que quer que desvie sua atenção daquilo que precisa ser olhado. É hora de entrar em contato com o seu inconsciente e como ele dirige sua vida e seu comportamento sem que você se dê conta. Perceba como suas atitudes às vezes sabotam suas intenções conscientes. Não é fácil, mas é preciso ser honesto. De forma mais específica, especialmente nesta semana há grande tensão entre as exigências do trabalho e sua necessidade de ficar quieto. A tensão gerada pode ser usada de forma construtiva se você aproveitar para reavaliar suas posturas mentais e suas atitudes em relação ao seu ambiente de convívio imediato. Um bom canal de expressão para tudo isso pode ser a escrita criativa.

sag SAGITÁRIO (22/11 a 21/12)

Suas crenças e filosofias de vida sofrem mais um cheque-mate nesta semana, Sagitariano. Desta vez, questões simples do cotidiano é que abrem a caixa de Pandora com todas as mazelas para as quais você vinha evitando olhar já há muito tempo. É bom resolver essas coisas de uma vez porque mais do que nunca você precisará trabalhar em equipe e equipes sempre funcionam melhor quando cada membro compreende os próprios processos e o momento pelo qual está passando, sem que isso seja projetado sobre outros de forma inconsciente. Aliás, é aconselhável mesmo estudar cuidadosamente as pessoas com quem você se associa, pois elas são um reflexo de você mesmo. O que é verdadeiro para elas, na maioria das vezes, também é verdadeiro para você, embora somente agora você se dê conta disso! Depois de toda essa análise, aproveite para rever seus objetivos e projetos de longo prazo, tantos os individuais quanto aqueles a equipe da qual falávamos e veja que medidas são necessárias para eles sejam efetivamente manifestados no plano material.

cap

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/01)

A segunda começa já estressada na intimidade pois parece haver sérias discordâncias a respeito do gerenciamento dos recursos e enquanto um quer conservar o outro quer gastar… É preciso haver consenso e formas abertas de lidar com esses desajustes ou sua saúde pode levar a pior, Capricorniano… Por outro lado, o Sol vem jogar luz extra sobre suas ambições profissionais, trazendo um período frutífero e próspero no trabalho e aumentando sua ascensão pública. Mais para o fim da semana você se vê às voltas de novo com os desequilíbrios que precisam ser reparados entre a carreira e a vida familiar. O Sol em Libra pede equilíbrio, Urano em Áries pede abertura e flexibilidade, já Plutão em Capricórnio exige de você coragem para ser aquilo que tem que ser. E se você sente que foi “desmontado” recentemente ou está sendo exatamente agora, saiba que esse é um processo que permitirá descobrir facetas de si mesmo que nunca imaginou que existiam, e assim você se descobrirá mais forte, tenaz, resiliente. Vênus em contato com Júpiter possibilita o reencontro com amigos e diminui a sensação de isolamento que você vem sentindo ultimamente.

aqua AQUÁRIO (21/01 a 19/02)

As parcerias de negócios e afetivas são desafiadas, especialmente projetos iniciados cerca de seis meses atrás são agora desafiados na sua substancia e relevância. Será que agüentam o escrutínio da avaliação? No meio da semana você recebe a ajuda pela qual tanto esperava, uma trégua bem vinda na loucura que tem sido as últimas semanas. Portanto, não desperdice o recurso e ao invés de tomar isso por garantido, valorize e faça o que precisa ser feito enquanto está à disposição. Nada dura para sempre! O Sol trafegando Libra oferece a oportunidade de expansão dos horizontes de várias formas possíveis. Então exponha-se a novas idéias e visões de mundo, seja através do estudo, de viagens, do contato com pessoas novas, ou até mesmo de um simples livro com uma proposta diferente do que você está acostumado a ler. Vale até mesmo mudar um pouco de rotina, Aquariano. É tempo de aprender, é tempo de se expandir!

pisces

PEIXES (20/02 a 20/03)

A comunicação lhe dá um pouco de trabalho na segunda-feira, quando parece que nada do que diz soa inteligível o bastante aos outros, ou então é você que não consegue ver sentido naquilo que escuta. Se você não se apegar demais às próprias opiniões, talvez isso não seja um grave problema, porém, se achar que seu jeito de fazer as coisas é o único válido, então temos terreno fértil para muita confusão, Pisciano. Atenção para isso! O Sol em Libra insta-lhe a voltar o foco para questões psicológicas mais profundas, para entrar em contato mais estreito com facetas de si mesma com as quais não costuma lidar. Uma manifestação disso é a observação de compulsões que levam a comportamentos difíceis de compreender até para você mesmo, imagine então para o parceiro ou outros que convivem com você. Ao invés de simplesmente negá-las e reprimi-las, é melhor tentar descobrir de onde e por que elas surgem, do contrário elas podem causar distúrbios. Peça ajuda a seus sentimentos para guiá-lo nessa jornada, porque a abordagem puramente intelectual não é a mais adequada neste momento.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!