Lua Cheia e Eclipse Lunar em Áries – Sinta o Medo e Faça Mesmo Assim!

A Lua cheia de hoje é também um eclipse lunar penumbral  (18/10/2013, 20:37, Brasília), porque ocorre na penumbra da terra.

Segundo Bernadette Brady, esse eclipse, da Série Saros 16N, pertence a uma “família gentil de eclipses, que traz um senso de inspiração ou a iluminação de idéias”. Ela menciona ainda a liberação de material inconsciente, trazendo muitos insights, e insta-nos a agir sobre tais insights. Nada mal para diminuir um pouco a tensão causada pela simples palavra “eclipse”.  Augúrios bem vindos também, considerando a tensão em que temos estado constantemente imersos nos últimos tempos. Considerando todas as configurações presentes no céu atual, ninguém precisaria de um eclipse “desagradável” para complicar ainda mais as coisas.

 

E já que ocorrem em séries, é sempre bom verificar o que estava acontecendo na sua vida na ultima vez em que um eclipse desta série ocorreu. Quando foi isso? Em 15 de abril de 1995. Volte lá e veja se algo importante prendia a sua atenção e se você lembra de algo interessante… Com certeza você sentiu os efeitos se você tem planetas entre os graus 22 e 28 ou mesmo no último decanato dos signos cardinais: Áries, Cancer, Libra e Capricórnio.

Um eclipse potencializa os temas e efeitos de uma lunação. Esta Lua cheia e este eclipse ocorrem no eixo Áries-Libra, essencialmente um eixo associado a relacionamentos. Considerando que aspecta Júpiter de forma ampla, isso tem implicância também social, ou seja, nossas atitudes nos relacionamentos afetam o meio em que vivemos de forma inequívoca.

carro
Sétima Carta do Tarô, o Carro

Pensando na Lua cheia em Áries, veio-me à mente a imagem do carro. Em Psicanálise, o carro simboliza o ego nos sonhos. Porque o carro nos dá um senso extraordinário de diretriz e de liberdade, de estarmos mesmo no banco do motorista da nossa vida, pois escolhemos onde vamos, quando vamos, por onde vamos, e se queremos levar alguém conosco. Claro que às vezes nos deparamos com estradas obstruídas, em que nossa vontade é impedida e temos que nos submeter e esperar. Outras vezes é o próprio carro que nos deixa na mão, a precisar de reparos e manutenção. Não por acaso a carta do Carro no Tarot é associada com Marte e o signo de Áries. Áries é um signo preocupado consigo mesmo, o signo do Eu, do “Ego”, no sentido mais amplo da palavra. Pois bem, a Lua está em Áries, simbolizando nossa vontade, dirigindo esse carro conforme queiramos. Mas numa Lua Cheia o Sol sempre está no extremo oposto, simbolizando uma gangorra em que pessoas de peso semelhantes sentam-se em cada extremidade, dando-lhe equilíbrio. Libra é o signo do outro, do não-eu, ou onde o “eu” encontra o outro, e onde esse “eu” e esse “outro” juntam-se para formar uma unidade: o “nós”. Libra é também o signo da justiça, do equilíbrio, da harmonia. O Sol em Libra demanda que busquemos e vivamos o equilíbrio, que busquemos alinhar e balancear as diversas áreas de vida, assim como a relação eu-outro. Voltando à metáfora do carro, eu diria que com o eclipse de hoje chegamos a um momento em que o carro precisa de “alinhamento e balanceamento”, do contrário não terá como continuar rodando estrada afora. Por mais que nossa vontade seja forte e definida, há momentos em que precisamos abrir passagem para outros, há momentos em que precisamos parar para uma “revisão” e se não o fazemos voluntariamente, a vida o faz à nossa revelia – daí o carro quebra no meio da estrada causando muito mais prejuízos e transtornos do que se você tivesse feito a tal revisão no devido tempo.

Essa parada e reflexão torna-se ainda mais necessária quando consideramos as outras configurações presentes no céu: Marte, regente de Áries está em Virgem, em oposição exata a Netuno, simbolizando que a nossa vontade ariana não está assim tão clara e que não é por caminhos diretos que chegaremos onde queremos  – com Netuno envolvido a visão dos olhos é enganadora, é melhor olhar com a visão interior – como diz Exupéry: “O essencial é invisível aos olhos”. Já Vênus, regente de Libra, está em Sagitário, em trígono com Urano, dizendo-nos que é preciso manter a mente aberta e estarmos preparados para imprevistos, além de nos mantermos dispostos a ser flexíveis e a mudar o curso de ação se assim for necessário, sem nos apegarmos a crenças e valores que talvez já nem funcionem mais.

Conversando mais cedo com minha amiga Sheba Remy, Shaman e astróloga, ela me dizia que a principal mensagem deste eclipse é que “nós precisamos abrir o coração para reajustar o relógio interno, para limpar as teias de aranha mentais e as programações e condicionamentos passados, e tudo isso precisa acontecer através do coração”. Isso é uma interpretação perfeita poética e linda! Além disso, considerando o tema do eclipse, de liberação de material inconsciente e novos insights, eu diria que precisamos mesmo rever nossos conceitos acerca de relacionamentos, limpar as “teias de aranha mentais”, como disse Remy, para assim nos preparar e nos permitir viver relações mais verdadeiras e honestas, como é requerido por Saturno em Escorpião. Com Marte em oposição a Netuno nada pode ser feito de forma direta e masculina. Netuno, mesmo sendo um deus masculino na mitologia, opera com uma energia essencialmente feminina, yin, indireta e receptiva, a antítese da ação marciana. Marte-Netuno nos dizem então que precisamos agir imaginativamente e abrir o coração, como diz Remy. Vênus em Sagitário, o signo das crenças, em contato com Urano exige que façamos uma faxina nas crenças que temos a respeito de relacionamentos em geral. Em suma, esse eclipse exige que: meditemos sobre quais crença temos a respeito do papel de homem e mulher na relação (Marte, símbolo masculino está num signo feminino e em contato com netuno, de energia feminina e Vênus, símbolo do feminino encontra-se em signo masculino e em contato com Urano, extremamente masculino também); que admitamos quais preconceitos ainda temos e abramos mão deles; que verifiquemos quais decisões a respeito de relacionamentos tomamos lá atrás que continuam impactando no nosso presente sem nem nos darmos conta e revisitemos essas decisões; que permitamos que os ventos fortes do Sul quebrem as vidraças já escuras e trincadas do nosso olhar sobre o mundo, para que possam ser substituídas por vidros inteiros, límpidos e transparentes; que reflitamos sobre a necessidade de justiça e equilíbrio nas nossas relações, inclusive conosco mesmos.

Então, a Lua Cheia Ariana encontra-se numa estrada com o carro precisando de alinhamento e balanceamento urgentes, além disso, a estrada está inundada e é preciso muito cuidado e suavidade para dirigir assim. Mais ainda, ela precisa levar um carona: o Sol em Libra ou a necessidade de acomodar o outro em nossa vida, sem perder nossa identidade no processo.  Com tantas dificuldades e incertezas, é claro que essa lua fica amedrontada. Aliás, diz-se sempre da coragem do Ariano que normalmente ele tem mais medo do que todo mundo, mas entra em ação para confrontar ou mascarar esse medo. Assim, para finalizar, recorro a outra frase de Remy: “sinta o medo e mesmo assim faça o que tem que fazer”.

Nota: O eclipse afeta especialmente a você se você tem planetas no terceiro decanato dos signos Cardinais: Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, ou seja, entre os graus 20 e 30 desses signos.

Para verificar os efeitos é preciso saber quais planetas são aspectados e em quais casas cai o eixo do eclipse, olhando para o mapa natal.

Lua Cheia e eclipse em Aries
Lua cheia e Eclipse Lunar em Áries
18/10/2013, 20:37, hora de Brasília

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Cheia e Eclipse Lunar em Áries – Sinta o Medo e Faça Mesmo Assim!

  • 20 de outubro de 2013 em 01:02
    Permalink

    Adorei a matéria. Me ajudou muito a compreender o momento que estou passando. Te acompanho no facebook desde quando vi uma postagem de uma amiga astróloga, há mais ou menos dois meses. Grata!

    Resposta
    • 21 de outubro de 2013 em 13:50
      Permalink

      Gratidão, Eliane 🙂
      É bom saber que o que escrevemos é útil para as pessoas, e reverbera com aquilo que vivem e sentem.

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!