Vênus na quadratura Urano-Plutão: Está pronto para negociar consigo mesmo?

Vênus em Capricórnio gradualmente se aproxima de Plutão, é pega no fogo cruzado entre Urano-Plutão, coroando uma semana permeada de lutas de poder. Nos próximos dois dias o antagonismo interior alcança níveis muito altos.

Vênus em Capricórnio tem afinidade com a tradição, quer sobriedade, sustentação material, mas principalmente busca um senso de autoridade nascida do árduo discipulado, de quem trilhou o caminho sem nunca pular etapas; seus valores são disciplina, solidez, dignidade, correção, segurança material, respeito e projeção social. Mas Plutão exige mais. Plutão exige que um comprometimento apaixonado e visceral seja adicionado à seriedade e estoicismo de Capricórnio e Vênus responde sim, indo atrás do que quer com estratégia, mas agora também com paixão, embora disfarçada sob o manto da reserva capricorniana. Plutão exige ainda entrega total e compromisso com a verdade.

Porém, Urano em Áries manda uma mensagem a essa Vênus que contradiz tudo isso e diz de que esse negócio de tradição é pura balela, de que seus valores estão ultrapassados e que o maior compromisso que se tem que ter é com a liberdade e a originalidade do ser; com a independência, seja ela financeira ou emocional; que é preciso ser desapegado e distanciado, pois é isso que garante a liberdade, e afinal, a razão é algo muito mais confiável do que esse negócio de paixão… Às favas com essa conversa de respeito, solidez, disciplina, projeção social! Bah! Quem precisa disso? Quem se importa com o julgamento social? Certamente não Urano!

Vênus (nós) é pega nesse embate. O resultado é que nos sentimos puxados em duas direções, como exemplificado acima. Plutão tende a ganhar os amores de Vênus com mais facilidade, já que ela se une e se identifica com ele, e numa conjunção dois freqüentemente são sentidos como um, pois é difícil separar quem é quem… Os valores de Vênus ficam inexoravelmente ligados a Plutão. contudo, a despeito da beligerância evidente, a verdade nua e crua é que ela quer os dois. Como diriam os ingleses, ela quer “comer o bolo e ao mesmo tempo guardá-lo para depois”. Obviamente o inimigo tende a ser visto em Urano, que se tona disruptivo e agitador. O conflito interno pode ser deslocado para fora se não temos suficiente consciência do que nos divide por dentro… E haja lutas de poder com o companheiro (a), com o chefe, colegas de trabalho, com amigos, no trânsito…

O que fazer? É preciso reconhecer a tensão e o conflito internos, sem necessariamente atuá-los lá fora… Perceber que o outro não é “seu inimigo”, mas é apenas outra pessoa, igual a você, tentando achar o melhor jeito de chegar a algum lugar, a algum objetivo, que em última instância, chama-se “ser feliz”… Diante disso, as coisas ganham outra perspectiva, e talvez já não queiramos “matar” o “infeliz” à nossa frente que parece ser “insensível e frio” e parece querer nos enlouquecer gratuitamente, só para “mostrar quem é que manda aqui”. Ou mais especificamente, nas nossas relações íntimas, talvez o parceiro já não seja tão distante como pensamos, mas queira apenas um pouco de espaço e tempo para si, ou ao contrário, talvez estejamos enviando mensagens dúbias que o deixam inseguro a respeito de nosso afeto, o que o levam a se tornar controlador e ciumento… 

Qualquer que seja o quadro, é preciso lembrar: a coisa que qualquer planeta mais quer de nós é que lhe seja permitido expressar-se, e os planetas são símbolos das diversas partes de nós, das nossas diversas facetas.  Quando não lhes damos essa expressão voluntariamente, eles se tornam muito zangados, pois os estamos negando, então eles se tornam “inoportunos” e causadores de confusão. Assim, Uma das maneiras de lidar com esse conflito é tornar-se ciente da tensão, tentar permanecer  “no meio” e contê-la – veja bem, conter é muito diferente de reprimir! Olhar para os dois lados da cana de braço e perceber que na verdade, em primeira e em última instância, estamos numa “cana de braço” conosco mesmos. Mais ainda, a função do Ego aqui é verificar se é possível honrar os dois lados igualmente, mesmo que em momentos diferentes. Então, poderíamos ter uma conversa interna mais ou menos assim: “Como expressão dos meus valores, preciso muito de segurança material, de ser aceito e respeitado socialmente, de ter uma carreira de sucesso, como também quero uma relação estável e tradicional… Mas posso também fazer tudo isso de forma original, ou de vez em quando fazer algo completamente inusitado e fora de ordem, mesmo que seja apenas um hobby, ou um fim de semana em que ‘solto os bichos’ numa aventura qualquer pelo meio do mato… Também posso me organizar para ter momentos só meus, que enriqueçam minha individualidade e quando não precise dar satisfações a ninguém”. Obviamente isso funciona melhor se o parceiro reconhece que precisa das mesmas doses alternadas de comprometimento e independência, e o fator decisivo aqui será o nível de auto-conhecimento das  pessoas envolvidas, pois com o mecanismo natural da projeção tendemos a atrair parceiros que trazem conflitos muito parecidos com os nossos.

Com Urano e Plutão não tem escapatória, ou os reconhecemos como parte de nós e tentamos achar um jeito de vivê-los honestamente ou estaremos fadado a encontrar a parte de que não gostamos no mundo ao nosso redor… Em se tratando de Vênus isso se dará especialmente nos relacionamentos íntimos, mas também na esfera dos valores e da geração de riquezas.

Então, está pronto para negociar consigo mesmo?

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

3 thoughts on “Vênus na quadratura Urano-Plutão: Está pronto para negociar consigo mesmo?

  • 18 de novembro de 2015 em 06:13
    Permalink

    Oi querida, encontrei seu site fazendo uma busca sobre Plutão. Gostei muito.
    beijos
    Nádia Oliveira

    Resposta
  • 18 de novembro de 2015 em 06:14
    Permalink

    Oi querida
    Encontrei seu site fazendo uma busca sobre Plutão. Gostei muito!
    bjs
    Nádia Oliveira

    Resposta
    • 18 de novembro de 2015 em 09:25
      Permalink

      Puxa, Nádia! Que honra! Fico mesmo muito honrada e muito feliz com sua visita! Muito obrigada! 😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!