Sol em Quadratura com Netuno – Que miragens o impedem de alinhar-se com os verdadeiros desejos de sua alma?

O Sol em Sagitário faz hoje quadratura exata com Netuno em Peixes. Há uma sensação enorme de frustração no ar. Por que?

Porque primeiro vimos as miragens mais formidáveis dançando à nossa frente. Mundos perfeitos pareceram possíveis, como imaginados pelo Sol Sagitariano. Por um momento tudo pareceu sublime, magistral e os sonhos mais preciosos, as possibilidades mais venturosas pareciam materializar-se diante dos nossos olhos, fazendo-nos sentir transportados para um cenário em que todas as coisas se concatenam como teia perfeita, interligando os mais díspares elos da corrente da vida, e tudo de repente parece fazer sentido, finalmente.

Perfeito.

Até a miragem se desfazer como neblina, bem diante dos nossos olhos!

Este é o efeito elusivo, enganoso, ilusório de Netuno, o mestre dos sonhos, o mestre dos engodos e fantasias. Primeiro ele nos seduz, nos incita a sonhar desvairadamente e a seguir a miragem, para logo depois dissipá-la com uma risada irônica e sardônica.

Ironia, a sensação é de estupefação diante da ironia.

Como lidar com tal influência enganadora? Com cuidado, com respeito. Sobretudo com criatividade. No dia de hoje, fique atento a tudo que parecer perfeito demais, sedutor demais… Provavelmente é uma miragem.

Mas será isso pura maldade de Netuno? Não.

Ele nos seduz pra nos alertar para as ilusões que criamos para nós mesmos. Porque no fim, não é ele quem cria as ilusões, ele apenas as traz diante de nossos olhos, para que confrontemos nosso auto-engano. Ele vem nos lembrar de que  nossos desejos talvez não sejam suficientemente robustos para materializar-se no real, ou de que o ego está mesmo muito desalinhado e desincronizado com a alma e a psique, de modo que achamos que queremos muito alguma coisa, só para vê-la ser tirada de nossas mãos. Se temos perspicácia, concluímos mais à frente de que aquilo não seria de fato adequado à nossa alma e ao nosso desenvolvimento e a miragem é vista como de fato é: uma falsa imagem que escondia a imagem real de nós mesmos. Mas se nos fechamos no nosso desapontamento, culpando e bradando aos céus por nosso aparente infortúnio, recusamo-nos a crescer e apegamos-nos a desejos pueris e infantis, desejos narcisistas e regressistas, que só aumentam o afastamento entre nós mesmos e a nossa essência, e pior, afasta-nos da totalidade que podemos vir a alcançar.

Netuno vem nos questionar quais miragens nos impedem de ver-nos como realmente somos, e o que de fato queremos. Não os quereres do ego, esse bebê faminto cheio de desejos imediatistas, mas os desejos da alma.

Esse Netuno que parece nos iludir e brincar com nossos sonhos, exatamente por estimular tanto nossas fantasias, também coloca-nos em contato com um universo etéreo, longínquo, inexistente, não palpável, riquíssimo de imagens, cores e sons difíceis de traduzir para as limitadas linguagens humanas. Aqueles que tentaram materializar e manifestar tal visão elusiva tornaram-se artistas que parecem ter chegado muito perto de Deus, tal a beleza e perfeição de suas obras. Outros, que não conseguiram canalizar pelos canais criativos, tornaram-se presas das visões e idílios enganadores através do álcool, drogas e outras substâncias, buscados como meios de se chegar mais perto da visão ou de refutá-la e fugir dela completamente… Outros ainda embrenharam-se tão profundamente nos seus labirintos, os labirintos do inconsciente, e  por lá se perderam, e por lá ficaram, sem jamais saber se alguma Ariadne, algum dia, aparecerá para lançar-lhes o fio salvador que os conduzirá para fora do labirinto, de volta ao mundo “real”. São os ditos “loucos varridos”, que populam as instituições dos insanos. Muitos talvez nem queiram voltar. Sabem eles que o mundo dito “real” às vezes pode ser mais enganoso e ilusório que o labirinto em que se encontram.

William_Turner_The Grand Canal Venice
William Turner – The Grand Canal Venice – Reprodução

Então, num dia como hoje, dê vazão às suas fantasias, seu desapontamento, sua decepção, sua raiva e frustração, seu desespero, sua dor, suas lágrimas…

Seduzido por Netuno de forma tão definitiva, seduza-o de volta. É o único jeito de lidar com ele. Seduza-o de volta!

Como?

Crie espaço e contenção para que suas miragens se manifestem e observe-as sem julgá-las. Não lute com ele, você não tem a menor chance! Ao contrário, renda-se!

Crie. Pinte, escreva, dance, toque um instrumento. Faça música. Faça poesia. Crie. Manifeste suas miragens pelo veículo da arte.

Reze, ore, medite, silencie, contemple. Fique a sós consigo mesmo e com seu Deus.

Chore. Permita que o universo inteiro verta suas lágrimas de decepção diante do caos humano através de você. Permita-se ficar nostálgico, melancólico e, se possível, ache também um meio seguro para expressar a melancolia.

Só não caia na indulgência do álcool e das substâncias escapistas – essa seria a forma mais mesquinha e mais óbvia de dar vazão à energia. Para não mencionar os riscos que isso traz. Quando Netuno está tão ativo, as substâncias nos sobem à cabeça mais rápido e mais poderosamente, seus riscos são potencializados sobremaneira. Além disso, o Sol em Sagitário ligado a Netuno desta maneira, aponta para uma grande falta de limites, para o exagero e o querer mais e mais. Por isso, cuidado com a “cervejinha” de hoje. A ressaca amanhã pode ser mais amarga que o normal!

Há formas mais ricas, mais belas, mais criativas de lidarmos com as frustrações de hoje… Encontre a sua!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

One thought on “Sol em Quadratura com Netuno – Que miragens o impedem de alinhar-se com os verdadeiros desejos de sua alma?

  • 27 de novembro de 2014 em 10:53
    Permalink

    Republicou isso em Astrologia Psicológicae comentado:

    O Sol em Sagitário está novamente em quadratura com Netuno, como vai estar sempre que passar pelos signos mutáveis até 2025.
    Como Netuno ainda trafega o primeiro decanato de Peixes, aproveito para reblogar esta publicação do mesmo período do ano passado, porque os temas conitnuam iguais. Destacando, aliás, que tivemos a Lua Nova de Sagitário em quadratura a Netuno, e as sementes que selecionamos e plantamos então começam a encontrar seus desafios.
    Ponto de atenção: O comércio brasileiro, tentando copiar uma tradição americana, traz mais uma edição da Black Friday – com mídia igual, mas descontos nem tanto. Considerando que Sol está em quadratura com Netuno e Vênus com Quíron, é bom tomar muito cuidado com as “ofertas” fantásticas da Black Friday. elas podem esconder muito engodo e manipulação. fique atento!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!