Lua Cheia em Gêmeos – Integrando lógica e intuição.

Jasmine Le Nozac'h _1970- pintor belga__Open ArtGroup
Jasmine Le Nozac’h,1970 – pintor belga – Reprodução de Open Art Group

A Lua Cheia de hoje (17 de dezembro, 07:28, horário Brasileiro de Verão, Brasília) ocorre no signo de Gêmeos, enquanto o Sol está em Sagitário. Gêmeos-Sagitário é um eixo extremamente mental, que tem a ver com conhecimento, comunicação, movimento, racionalidade, fé e intuição, entre muitas outras coisas. Como já sabemos, uma Lua Cheia é uma oposição, pois a Lua torna-se esplendorosa por receber e refletir “em cheio” a luz do Sol, a quem está completamente oposta e exposta. Numa oposição a tendência básica é constelarmos situações de “ou-ou”, ou isto ou aquilo, resultando numa sensação permanente de divisão interna, que, quando não é assimilada e reconhecida como tal, acaba por ser projetada no mundo exterior e a situação facilmente vira “ou-eu-ou-o-mundo”.

varo2
Remedios Varo, artista espanhola – Reprodução

Uma manifestação básica de cisão Gêmeos-Sagitário seria a divisão entre razão e intuição. Gêmeos é a mente lógica e racional, o lado esquerdo do cérebro que soma 2+2=4. Gêmeos é cínico e cético, sendo a ciência o seu deus. Sua abordagem da vida e das coisas é a partir dos fatos. Já Sagitário tem uma visão intuitiva da vida e das coisas. Ele “percebe” intuitivamente a verdade, ao invés de constatá-la através de “meros” fatos, além de ter uma fé inabalável na vida e no divino, que às vezes torna-se mesmo fanatismo. Com Sagitário, às vezes 2+2 pode ser igual a 5, ou a 8, dependendo do ângulo de onde se olha. Porque o Arqueiro não se prende a limites racionais.

Os signos vêm em polaridades, entre outras coisas, para que percebamos que a vida é polaridade e que ambos os extremos são essenciais e precisam ser reconhecidos como tal e integrados. Os distúrbios ocorrem exatamente quando favorecemos a um extremo e desqualificamos o outro, que conseqüentemente vai para a sombra.

varo lallamada2
Remedios Varo, artista espanhola – Reprodução

A Lua Cheia é um período de culminação, em que a promessa trazida pela Lua Nova se concretiza e se manifesta – se ela foi efetivamente trabalhada, obviamente. Na Lua Nova de Sagitário do dia dois de dezembro refletíamos sobre o extremo Sagitário da polaridade e fomos convidados a ter fé na vida e na natureza humana, exatamente por ela ser como é, cheia de idiossincrasias, e não apesar delas. Nessa Lua Nova também refletíamos sobre a dualidade de Sagitário, dualidade que se enfatiza ainda mais quando se agrega o outro extremo do eixo que é Gêmeos (mais sobre a Lua Nova em Sagitário aqui). Então, levando em consideração as promessas da Lua Nova de Sagitário, diríamos que a Lua Cheia em Gêmeos vem jogar luz novamente sobre o tema da dualidade, que aqui expande-se da necessidade de integrarmos corpo e espírito para a necessidade de integrarmos também razão e intuição. De ouvirmos a intuição, mas também de observarmos os fatos à nossa frente e considerá-los cuidadosamente, pois às vezes, ignorar as evidências e insistir na fé cega pode ser estupidez, e, em outras situações, apegar-se somente à lógica desconsiderando lampejos intuitivos e a fé pode tornar a vida estéril e amarga. É preciso ser lógico, mas é preciso também buscar significado nas coisas, muito além do mero coletar de fatos e dados estatísticos.

remedios-varo-1
Remedios Varo, artista espanhola – Reprodução

Na Lua Nova em Sagitário miramos alto em busca de novos objetivos e metas, de resignificação da vida. Agora, A Lua Cheia em Gêmeos vem nos lembrar que se não lidamos com o aqui e agora ecom os detalhes necessários para execução dessas metas, nós nunca a alcançaremos. Queremos chegar longe, percorrer mundos exóticos e distantes, ricos e diferentes de tudo o que já vimos (Sagitário), mas se não nos dispusermos a dar o pimeiro passo para fora da soleira da nossa própria porta (Gêmeos), jamais chegaremos a lugar algum, menos ainda a mundos distantes do nosso dia-a-dia trivial e banal. É preciso pois que o ego regulador funcione como fiel da balança e una esses dois extremos para que eles estejam a serviço da totalidade da pessoa e do si-mesmo.

varo1
Remedios Varo, artista espanhola – Reprodução

Para finalizar, sendo Gêmeos-Sagitário a polaridade do humor, da leveza e da alegria, essa Lua Cheia também é uma espécie de abertura oficial do período de festas de fim de ano, predispondo-nos ao otimismo quanto ao futuro (Sagitário), mas, ao mesmo tempo, já nos divertindo muito no agora (Gêmeos). Porém, como essa dupla odeia limites de qualquer tipo, é bom tomar cuidado e algumas medidas práticas quanto aos excessos de gastos, de consumo de álcool, de comida, ou até mesmo de “brincadeiras” inofensivas na festa da empresa, que podem resultar numa ressaca moral horrorosa para se lidar no dia seguinte ou no ano que vem.

Lua Cheia em Gemeos 2013
Lua Cheia em Gêmeos 2013

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!