Lua Nova em Capricórnio – Ensaio para 2014

lua-e-sol-no-polo-norte-by-inga-nielsen
Lua e Sol no Polo Norte by Inga Nielsen – Reprodução

A Lua Nova de hoje (01/01/2014, 9:14, Horário Brasileiro de Verão, Brasília) ocorreu no grau 10°57’ do signo de Capricórnio, conjunta a Plutão e Mercúrio, oposta a Júpiter e em quadratura com Marte em Libra e Urano em Áries, ou seja, no meio do fogo cruzado da Grande Cruz Cardinal que vai ficar terrivelmente ativa durante boa parte do ano, especialmente por todo o primeiro semestre. Uma Lua Nova tão poderosa como essa ocorrendo já no primeiro dia do ano parece estar nos preparando para o que nos aguarda nos próximos meses. E faz isso de maneira magistral, porque provê toda a ancoragem necessária para nos prepararmos para os desafios à nossa frente. Além de Sol e Lua, temos ainda Plutão, Mercúrio e Vênus (retrógrada) em Capricórnio, o mais terroso dos signos de Terra. Durante os próximos 15 dias, até a Lua Cheia, teremos terreno propício para sentir essas energias poderosas, centrarmo-nos e percebermos a melhor forma de lidar com elas, porque temos segurança, porque temos terra firme sob nossos pés.

É uma Lua Nova que se comunica com quase todos os pontos do mapa, direta ou indiretamente, colocando-nos em contato com praticamente todas as energias em ebulição no momento, fazendo-nos muito conscientes de todas as mudanças que ocorrem ou que estão por ocorrer – Podemos até fingir que não estamos vendo, mas se formos honestos, intuiremos que tudo está diferente. É como se os deuses estivessem nos presenteando com uma grande oportunidade de preparar o terreno da alma para as mudanças que precisam ser feitas. Como numa amostra do que será este ano, temos a oportunidade de ensaiar nossos papéis no grande  drama que se desenrolará em 2014. Já disse aqui, no ano passado, que não é à toa que a Lua Nova de Capricórnio ocorra no primeiro mês do ano, no calor das “resoluções de início de ano” (ver este post aqui). Capricórnio é o signo do planejamento estratégico por excelência, do planejamento de longo prazo. Então, esse é momento mais do que adequado para fazer isso, mas fazer isso de verdade. Planejar, tomar decisões e comprometer-se com elas. De Verdade. Não se trata de fazer as batidas “resoluções de fim/início de ano” só para satisfazer a sua auto-estima combalida e alimentar a compulsão pelas listas. Trata-se de olhar com seriedade para o estado de coisas em que se encontra sua trajetória, sua vida, e se não estiver satisfeito com o que vê, tomar atitudes precisas para mudar. Sem um monte de desculpas esfarrapadas, sem justificativas “meia-boca”. Sem auto-enganação. Somente honestidade consigo mesmo. Ponto.

Com Plutão conjunto a essa Lua Nova, ser honesto consigo mesmo não é uma opção, é a única alternativa. Hades-Plutão, o Senhor dos Infernos e do Mundo Inferior, puxa-nos para baixo, abduzindo-nos como fez com Perséfone, para nos obrigar a olhar para nossa verdadeira face, para nos levar a um auto-confronto necessário, se quisermos assumir a responsabilidade por nós mesmos e o nosso verdadeiro Poder, que vem de dentro, de quem trilhou o Caminho e não fugiu aos confrontos da Vida.  O Poder de quem se conhece realmente, de quem sabe do que é capaz, tanto no melhor, quanto no pior sentido. Plutão em Capricórnio exige que admitamos nossa vontade de poder, de dinheiro, de sucesso, de segurança, de prestígio social, o que quer que isso signifique pra nós. Que admitamos até onde estamos dispostos a ir, o que estamos dispostos a comprometer para atingir esses objetivos. Plutão em Capricórnio exige que nos preparemos com seriedade, que NOS olhemos com seriedade.

saturn
Saturno, Senhor do Tempo – artista desconhecido – Reprodução

Então, aproveite que Capricórnio é um signo mais que sério e econômico, e trace seus objetivos de forma séria, realista, concisa e econômica também… Nada de “viajar na maionese” e traçar planos mirabolantes só para daqui a dois meses perceber a total nulidade de tais projetos, caindo na armadilha da falta de auto-respeito. Usando a disciplina, a sabedoria e a capacidade estratégica de Capricórnio, trace metas realistas, objetivas, práticas e alcançáveis, e comprometa-se com elas, fazendo algo todo dia para torná-las mais palpáveis. Além de estratégia, é necessário Foco, então foque naquilo que é essencial.

O regente de toda essa “galera” que está em Capricórnio sugerindo esses planejamentos, Saturno, o Senhor do Tempo, encontra-se em Escorpião, quase inaspectado, dizendo-nos também que para realizar coisas novas é preciso finalizar as velhas, e é preciso cuidar do expurgo. Então, aproveite os dias de férias, recesso, folga, feriado, para fazer uma limpeza nas gavetas, nos armários, especialmente nos papéis, mas fundamentalmente na alma, e crie espaço para que a mudança possa ocorrer de forma menos traumática. Porque este ano não é uma questão de “se” teremos que lidar com mudanças, mas sim, “quando”, portanto, é melhor estar pronto para elas conscientizando-se desde já quais são as áreas que são fontes de insatisfação.

Por último, um exercício muito útil para viver de forma mais autêntica e genuína sugerido Plutão e por Saturno em Escorpião é perguntar-se todos os dias: “e se eu soubesse que hoje é o último dia da minha vida, como aproveitaria o dia de hoje?”. É óbvio que não estou falando de “chutar o pau da barraca” todos os dias esquivando-se de responsabilidades em nome de uma pseudo liberdade. Ao contrário, trata-se de viver cada dia com responsabilidade, fazendo o que realmente importa, e claro que dentro disso há obrigações e deveres – feliz ou infelizmente ainda vivemos numa dimensão em que precisamos comer, ter um teto, pagar contas, etc. Mas o pulo do gato é fazer isso com alegria, com prazer, percebendo a necessidade de sua execução. E se constatar que tais obrigações e deveres são completamente sem sentido, tomar as medidas necessárias para mudar isso também, seja mudando de emprego, de relacionamento, ou outras circunstâncias quaisquer que “entulham” sua vida. Simplificando a vida, olhando para o essencial. Para ilustrar isso, termino com uma frase preciosa do Jung que diz: “livre arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer”. Então, o que, na sua vida, deve ser feito e feito com alegria?

Lua Nova Capricornio 2014
Lua Nova em Capricórnio 01/01/2014, 8:14, Cuiabá-MT

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova em Capricórnio – Ensaio para 2014

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!