Lua Cheia em Câncer – Apaixone-se por seus objetivos!

Lua-Cheia
Reprodução de Google Imagens

A Lua Nova super terrosa em Capricórnio do dia 1° de Janeiro prometia um terreno firme e sólido para fazermos nossos planejamentos e plantarmos as sementes dos projetos que farão diferença em nossa vida em 2014. A Lua Cheia de amanhã (16 de janeiro, 2:53, Horário Brasileiro de Verão, Brasília), vem nos perguntar se de fato aproveitamos essa oportunidade e exigir uma conclusão. A esta altura, já deveríamos ter um delineamento bem claro da “viagem” que será 2014 e que caminhos iremos trilhar para chegar aos nossos objetivos. Que estratégias serão necessárias para termos um período de crescimento continuado em direção à nossa própria inteireza.

familia
Reprodução de Google Imagens

Na Lua Nova em Capricórnio dizíamos que era hora de estar plenamente no presente, observando nossas condições e circunstancias para podermos traçar com praticidade nosso planejamento estratégico para o futuro. Agora na Lua Cheia em Câncer, a Lua polariza-se com o Sol em Capricórnio, e vem checar a sobriedade desses planos, mas também exigir ou propiciar um burilamento nos detalhes, um refinamento, o acabamento final. A polaridade Câncer-Capricórnio pede que não esqueçamos de achar um perfeito equilíbrio entre a vida privada e a vida social, lembrando que não adianta focar unicamente no sucesso profissional e material, se a vida familiar e emocional for árida e estéril. É preciso deixar as águas de Câncer fertilizar a aridez de Capricórnio. Outro lembrete importante que as águas Cancerianas nos trazem é que qualquer planejamento pode ser inócuo se não levarmos em conta nossas origens, de onde estamos vindo. Como dizia o espanhol Jorge Santayana, “quem não recorda o passado está condenado a repeti-lo”(1). É preciso honrar e reconhecer a validade das experiências passadas (Câncer), se quisermos dar um salto de crescimento em direção aos objetivos futuros (Capricórnio), ou nos limitaremos a repetir padrões negativos de relacionamentos e permanecer na mesmice do que já foi excessivamente testado. A Lua Canceriana lembra ainda ao Sol Capricorniano que, por mais práticos e objetivos que queiramos ser, estaremos cometendo um grande equívoco se não colocarmos nossos sentimentos nesta equação, pois mais à frente podemos desistir de nossas metas simplesmente porque não nos sentimos de fato afetados por elas, não há afeto envolvido, elas não refletem de fato os desejos de nossa alma, não nos alimentam de forma significativa, mas antes, são apenas vontades do ego calculista, faminto por reconhecimento social  per se,  sem nenhum estofo ou substância internos que os legitimem. É preciso, pois, honrar nossos afetos, deixar-nos afetar pela vida e pela força poderosa dos sentimentos. É preciso honrar os sentimentos, sem cair na afetação vazia, nem na pieguice ou dependência doentios(Câncer), mas tendo-os como combustíveis que nos motivam a agir no mundo real de forma concreta (Capricórnio), verdadeira e apaixonada(Câncer).

Outro aspecto muito importante na configuração dessa Lua Cheia é que ela ocorre em oposição ampla a Vênus retrógrada, que além de estar em quadratura com Marte em Libra, é também o ponto médio de conjunção de Sol e Plutão. Embora Sol-Lua não façam aspectos a Plutão neste mapa, esse fator é muito importante porque a Lua Nova do dia 1° ocorreu em conjunção exata a Plutão, regida por Saturno em Escorpião. Ou seja, essa Lua cheia, apesar de reservada e tímida, é com certeza movida por paixões profundas, viscerais e intensas e nos lembra que toda vez que ativamos um querer, uma paixão, ativamos junto a possibilidade da frustração desse querer, dessa paixão. Como me lembrava uma colega acerca da posição de Plutão na Lua Nova, Plutão tende a negar os desejos, a frustrar a vontade, mesmo a mais férrea delas. Com Plutão a pessoa é desafiada sucessivamente no seu instinto de sobrevivência e na sua determinação.  Voltando a Vênus como ponto médio, a vontade e destino de transformação profunda como representados por Sol e Lua conjuntos a Plutão no mapa do dia 1° encontram agora uma “mediadora”, ou melhor, um canal de expressão e frutificação em Vênus. Segundo Ebertin (2), Vênus como ponto médio entre Sol e Plutão representa “Força e Poder Criativos, chateações emocionais, amor trágico”. Considerando o posicionamento de Vênus em Capricórnio, que já fica naturalmente tímida e reservada, e mais o fato de ela estar retrógrada, diríamos que a possibilidade de termos que lidar com “frustrações” em nossas metas criativas é mais que real e demandará muita paciência e sobriedade na forma de lidarmos com elas. Exigirá cautela e desapego para não nos deixarmos derrubar pelas “chateações emocionais”, para que nossas intenções “apaixonadas” não se tornem “trágicas”. Demandará ainda um senso perfeito de timing, de quando avançar e de quando recuar. Acho pertinente lembrar de novo de Raduan Nassar, em Lavoura Arcaica: “e quem souber com acerto a quantidade de vagar, ou a de espera, que se deve pôr nas coisas, não corre nunca o risco, ao buscar por elas, de defrontar-se com o que não é; pois só a justa medida do tempo dá a justa natureza das coisas”(3) (Mais sobre Vênus retrógrada em Capricórnio aqui)

Chasseriau_Theodore_Venus_Marine_Venus_Navy
Vênus Marinha – Theodore Chasseriau – Reprodução

A posição de Vênus torna-se importante também porque ela rege Marte em Libra, que vai ser um elemento crucial na Grande Cruz Cardinal que estará ativa nos próximos meses, e que adiciona peso à questão das frustrações com que nossa vontade certamente se deparará e que testará os limites de nossa determinação e paciência em várias frentes. Até julho, Marte estará a serviço de Vênus, Vênus desejando e aspirando e Marte executando – o problema é que quando ele estiver retrógrado, essa “execução” poderá encontrar obstáculos diversos, daí a frustração. Por fim, Vênus retrógada aqui aponta para a necessidade de equilibrar ação e inação, vontade e amor, busca de poder (Sol-Plutão) e ascensão social (Capricórnio), sem comprometer os ideais de justiça e equidade e sem deixar que a paixão atrapalhe, mas antes seja um motor por trás da ação (quadratura com Marte em Libra).

Saturno rege o Sol e Vênus e está em recepção mútua com Plutão (*), reforçando , no aspecto negativo a possibilidade de negação no campo do desejo, ou no mínimo uma contenção, e no aspecto mais positivo, enfatizando a necessidade de honestidade emocional e paciência, além da resistência e capacidade de reconstrução, qualidades muito necessárias para navegarmos 2014 com desenvoltura.

Concluindo, se fez seus planejamentos como sugerido pela Lua Nova de Capricórnio, burile-os agora, embeba-os em seus sentimentos, inclua seus afetos e adicione “planos B”, pois provavelmente você terá que fazer ajustes ao longo do caminho; se não fez ainda, você ainda tem chance, portanto não perca mais tempo! Foque nas metas objetivas e mundanas (Capricórnio), mas não esqueça, que como humano, tem necessidades de afeto e de estabelecer vínculos que dêem sentido ao tempo de existir e de realizar no mundo lá fora (Câncer). E se havia alguma questão inacabada, que não fechava, permita que as águas da Lua Cheia resolvam o dilema para você, abra-se às possibilidades que as marés oferecem e fique atento aos próprios sentimentos e às mensagens nutritivas da Grande Mãe.

E, sobretudo, apaixone-se por suas metas!

Lua cheia em Cancer 2014
Lua cheia em Cãncer, 16 de Janeiro de 2014, 1:53, Cuiabá

(*) Diz-se que dois planetas estão em recepção mútua quando um está no signo do outro, por exemplo, Saturno atualmente trafega Escorpião, que é regido por Plutão e Plutão está trafegando Capricórnio, que é regido por Saturno.

(1) Jorge Santayna – filósofo espanhol

(2) The Combination of Stellar Influences – Reinhold Ebertin

(3) Lavoura Arcaica – Raduan Nassar

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!