Lua Nova em Peixes – Os Mais Corajosos São os Mais Gentis

Pisces
Signo de Peixes, by Birth Chart Painting

Temos hoje uma Lua Nova em Peixes convidando-nos a beber das águas universais e a percebermos e aceitarmos que somos todos um. Peixes é o último signo do zodíaco e encerra o ano astrológico, simbolizando o caldeirão místico da totalidade das experiências, emoções e sentimentos humanos, a fonte de onde todos saímos e para onde todos voltamos. Porém Peixes vai além da percepção de inclusão meramente humana. Este signo engloba a unicidade e a totalidade da vida, e quando se coloca o truísmo “somos todos um”, evoca-se toda a forma de energia e de seres vivos, até aqueles aparentemente inanimados: animal, vegetal, mineral, e em última instância, todas as coisas que habitam o universo. Peixes é a Grande Mãe, a fonte universal da vida e por isso mesmo instila em nós aquela saudade do Inefável, aquele anseio pelo divino e por voltar à Unidade. Uma das formas de expressarmos tais anseios é usando a imaginação e a criatividade, através dos veículos da arte, do cinema e da música, expressões que até têm outras influências planetárias, mas que são essencialmente netunianas, porque encompassam (neologismo) a busca do belo e do numinoso,  e a busca de ver além dos véus da ilusória realidade conhecida.

birth chart painting
Imagem cedida com autorização da fanpage Birth Chart Painting

Mas além de toda a ênfase em Peixes, a Lua Nova de hoje cedo (1° de março, 04h59min da manhã, horário de Brasília) traz configurações potentes que invocam muitos outros temas. A Lua ocorre a 10 graus e 39 minutos de Peixes, trazendo na retaguarda o próprio Deus dos Oceanos, Netuno, e logo à frente Quíron, o Curador Ferido. Tendo o Sol e a Lua já visitado Netuno nesta jornada, eles já assumiram e incorporaram seus significados, já submergiram e trazem intrínsecos os seus valores. O próximo encontro é com Quíron, o Curador Ferido, o centauro que espetou-se numa das flechas embebidas no veneno letal da Hidra de Lerna, tornando-se condenado a viver com uma ferida horrenda que nunca sarava e que doía de forma excruciante – ele não podia simplesmente morrer e ter seu sofrimento aliviado, pois era imortal.

Sono Reparador e Curador – Por que resistimos tanto?

Com Quíron tão ativo nos próximos dias precisamos prestar atenção aos seus temas.  Quíron aponta para uma ironia e para um paradoxo: ele deveria morrer ao ser infectado com um veneno letal, mas não morre porque é imortal. Em Peixes, Quíron vem simbolizar, entre outras coisas, um paradoxo da vida moderna: o aumento de informações a respeito da necessidade de se respeitar o sono e de quanto ele é curativo e nossa incapacidade de observar isso em nossa vida diária. Numa sociedade altamente guiada e orientada pela tecnologia, as horas que passamos dormindo parecem perda de tempo, e gradualmente dormimos menos, tornando-nos mais neuróticos e inquietos, resistindo cada vez mais a cair nos braços de Netuno. Além de Netuno super potente em seu próprio signo, Quíron aponta para a necessidade de nos rendermos à necessidade do corpo por sono, e sono reparador, de qualidade, ou seja, sono natural e não aquele induzido por substâncias. Além disso, durante o sono, não só o corpo e o sistema nervoso se refazem, mas principalmente a psique, que usa a linguagem e a imagética rica dos sonhos para trazer à tona processos inconscientes, ajudando na sanidade psíquica. Escrevi um post há um tempo atrás sobre a insônia e uma das possíveis causas.

Em defesa do Ego 

O tema mais contundente dessa Lua Nova, porém, é o paradoxo que Peixes apresenta para a identidade e o ego.  Ouço com muita freqüência discursos inflamados contra o “ego”, esse vilão da evolução espiritual, essa coisa “nefasta” que nos separa dos nossos irmãos humanos, e que nos puxa para baixo, com suas mesquinharias e paixões, quando deveríamos almejar apenas subir para as alturas espirituais. Confesso que fico um tanto desconfortável com tais discursos porque não acredito que seja “derrotando” o ego que chegaremos a algum lugar. Pelo contrário. Todas as correntes psicológicas concordam em que um Ego forte e saudável é essencial para que o indivíduo possa funcionar no mundo e mediar as diversas forças operantes na psique. É o ego que dá o senso de que tem alguém, senão no comando, pelo menos “encarregado” de executar e traduzir a vontade do Self, o centro regulador da psique. É o ego que mostra se “há alguém em casa”. Sem um ego suficientemente forte, seríamos inundados pelos conteúdos primitivos e caóticos do inconsciente, e o resultado disso é a loucura, a insanidade, de fato e literal. As pessoas que não tem um ego substancial lotam os manicômios e hospícios, incapazes de diferenciar entre as alucinações internas e a realidade exterior. Outras que têm um ego fragilizado, vão pela vida afora, dependentes da relação simbiótica com a mãe, presas das agruras do mundo e das armadilhas que criam para si mesmas pela falta de auto-diferenciação e de um senso sólido de quem elas são. Mesmo para se evoluir e iluminar espiritualmente é preciso ter um ego robusto que concorde em render-se ao Si-Mesmo e ao Divino, tornando-se seu servo voluntário, sem se perder nem ser aniquilado por ele. Nos mitos, os deuses sempre aparecem aos mortais disfarçados em figuras diversas, de animais, de árvores, de nuvens, de chuvas… Porque se eles aparecessem em toda a sua glória, como de fato eram, a visão e a incipiente consciência humanas não suportariam tal aparição. Foi o que ocorreu com Sêmele, uma das namoradas de Zeus e mãe de Dionísio. Zeus havia prometido que lhe concederia qualquer coisa que ela pedisse.  Ela, incautamente, pediu então que Zeus se mostrasse em toda a sua glória e esplendor. Ele teve que atendê-la porque havia prometido conceder-lhe qualquer desejo. Sêmele foi instantaneamente fulminada pela visão fulgurante do deus. Assim somos nós em nossa relação com o divino e com o Si-Mesmo e o Inconsciente. O risco de destruição sumária é real e grande, não pode ser ignorado, e se não houver um ego firme o bastante esse risco aumenta consideravelmente. O mito de Sêmele é particularmente relevante porque a Lua Nova faz um trígono exato com Zeus-Júpiter em Câncer, e sendo um aspecto harmonioso aponta para a necessidade de percebermos o deus em seus disfarces diversos, sem invocar-lhe a visão fatal.

Gustave_Moreau_Zeus e Sêmele
Zeus e Sêmele
Gustave Moreau, artista simbolista francês do século XIX

Percebo que o que muita gente associa com “excesso” de ego é, na verdade, falta de. Pessoas sem um ego suficientemente estruturado, forte e saudável, são extremamente narcisistas, carecendo da validação constante do outro, de modo compulsivo e inconsciente. Por causa da insegurança, elas se sentem equivocadamente “atacadas” e têm dificuldade em defender seus pontos de vista com lucidez, sendo incapazes de manter uma conversa razoável, descambando imediatamente para o egoísmo extremo e a agressão. Isso é falta da segurança e auto-confiança propiciada por um bom ego. Nesse contexto, é muito comum conflitos de poder, do tipo “quem manda mais aqui” e tendemos a levar tudo para o pessoal, como se nossa sobrevivência estivesse ameaçada e dependesse de ganhar a disputa em questão. Aliás, até mesmo a crítica feroz contra o ego indica uma necessidade de se sentir acima dos demais, uma necessidade nascida da insegurança.

Pois bem, com tanto Peixes ativado, com Sol e Lua cercados por Netuno e Quíron, podemos cair na tentação fácil dessa pseudo-espiritualidade de achincalhar o ego. É preciso sim, honrar a necessidade Pisciana de tudo incluir, do amor incondicional, do render-se ao divino. Mas o mapa da Lua Nova aponta outros pontos importantes no dia de hoje, que enfatizam a necessidade de clareza, lucidez e integridade, coisas advindas de um ego sólido e maduro.

Lucidez, Integridade e Fé!

O mapa da Lua Nova mostra dois planetas estacionários, Mercúrio e Marte. Quando um planeta está estacionário, sua força e atuação ficam super enfatizadas. Richard Idemon costumava usar a analogia da vela acesa (1). Se você passar sua mão sobre uma vela acesa rapidamente, sentirá um breve calor, mas não necessariamente se queimará, porque não houve suficiente exposição. Assim é o movimento direto dos planetas. Por outro lado, se você demorar a mão sobre a vela acesa (se não tiver ego suficiente para lhe dizer que vai se machucar), certamente sentirá o calor da chama de forma inequívoca e o resultado é que se queimará. Assim é a ação de um planeta estacionário. É como a mão parada sobre o fogo. O planeta se faz sentir de um jeito ou de outro, demandando consciência e ação a respeitos de seus assuntos – e quando não há consciência, isso pode se manifestar como “destino”, como projeção sobre outras pessoas que parecem “esfregar” aquilo na nossa cara. Mercúrio está estacionário direto em Aquário, sinalizando que a lucidez e objetividade de uma mente clara e límpida serão fundamentais neste ciclo. Marte, por outro lado, está estacionário retrógrado em Libra, sinalizando que essas questões relativas ao ego e da oposição eu x o outro estarão na linha de frente das manchetes, e que irá mexer muito com o senso pessoal de quem somos e com a nossa vontade individual. Seremos testados e nos confrontaremos seguidamente com conflitos de ego e somente um ego forte será capaz de perceber quando não sofre uma ameaça pessoal e avaliar o contexto da situação de forma lúcida e desapegada, tendo a capacidade de escolher não revidar agressão com agressão. Lembre-se: somente os fortes são capazes de ser gentis e generosos. Saturno, o grande executor e regulador da realidade, ainda não estacionou, mas está quase parando, ficando estacionário exatamente às 13:19 do dia de hoje. Temos acentuada a necessidade dos limites e fronteiras entre ego e totalidade, entre o eu e o outro. Enfatizada está também, a necessidade de ter um ego estruturado e robusto, mesmo que seja para perceber a hora de ceder, e ceder voluntariamente. Por último nesta mudança de direção de movimento, temos Júpiter estacionando no dia cinco de março e voltando ao movimento direto no dia seis. Júpiter emergindo do sono Canceriano vem nos lembrar que não importa o que aconteça, é preciso ter perspectiva, é preciso confiar na sabedoria e fluxo da vida. É preciso ter fé!

“Só os gentis são verdadeiramente fortes”

Marte e Saturno ficando estacionário-retrógrados no dia da Lua Nova Pisciana, evocativa de  dissolução, vêm nos lembrar que precisaremos ter a medida exata entre a noção de quem somos, ego e senso de identidade separada (Marte e Saturno), e o seu oposto, a noção redentora de que somos todos um só, viemos da mesma unidade (Sol e Lua em Peixes), para conseguirmos lidar com toda a frustração e situações-limite dos próximos meses. Será preciso compaixão e amorosidade profunda por si mesmo e pelo outro, não como sentimentalismo ingênuo e piegas, mas antes, como pano de fundo sobre o qual tudo o mais será visto e decidido. Como já dizia Bayard Taylor (Marte em Áries, conjunto a Quíron e em trígono com Netuno) em tradução livre, “os mais corajosos são os mais gentis, e os mais amorosos são os mais ousados”, ou dito de outra forma por James Dean, “só os gentis são verdadeiramente fortes”.

Nessa Lua Nova Pisciana que tudo envolve, seja forte, seja gentil!

OBS: Pessoas que têm o Sol, a Lua ou ângulos entre os graus 5 e 15 de Peixes ou dos outros signos mutáveis (Gêmeos, Virgem e Sagitário) sentem as energias Lua Nova mais intensamente. Especialmente nascidos de 25 de fevereiro a 4 de março.

1 – Richard Idemon – The Magic Thread

Veja post da Lua Nova em Peixes de 2013

Lua Nova em Peixes 2014
Lua Nova em Peixes, 1° de março de 2014, 3:59, cuiabá-MT, Brasil

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova em Peixes – Os Mais Corajosos São os Mais Gentis

  • 2 de março de 2014 em 21:22
    Permalink

    Vc é demais…. explica de uma forma amorosa e arrebatadora…. Parabéns!!!!!

    Resposta
    • 4 de março de 2014 em 00:29
      Permalink

      Muito Obrigada Raquel! 🙂
      Que bom que consegui me explicar e que bom que você gostou 🙂
      Um grande abraço, querida!

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!