Marte Retrógrado – Quando o Pai é o Inimigo

gaiola
Reprodução

Marte está retrógrado em Libra desde o dia 1° de março e fica nesse movimento ainda até o dia 19 de maio, sendo peça fundamental na Grande Cruz Cardinal que movimenta todo o mês de abril. Mas para além dessa Grande Cruz, qual o significado de Marte retrógrado? Que temas ele representa quando aparece no mapa natal? O que tem a nos ensinar? Com a oposição Sol-Marte acontecendo hoje (oito de abril, 17h54m, hora de Brasília), vamos refletir um pouco sobre o simbolismo de Marte retrógrado.

Princípios Básicos

Antes de falarmos do ciclo de Marte, alguns princípios básicos precisam ser levados em conta quando se fala de planetas retrógrados:

a)      Sol e Lua nunca ficam retrógrados;

b)      o movimento de retrogradação é uma ilusão de ótica que nos faz perceber o planeta deslocando-se para trás e isso acontece devido ao relacionamento do planeta em questão com o Sol, e devido às diferentes velocidades de rotação da Terra e dos demais planetas, assim, para os planetas interiores, Mercúrio e Vênus, a retrogradação ocorre em períodos próximos à conjunção inferior com o Sol, enquanto que no caso dos planetas exteriores (posicionados depois da Terra no sistema solar), a partir de Marte, o ciclo retrógrado está diretamente relacionado à oposição com o Sol;

c)       os planetas exteriores Urano, Netuno e Plutão, devido à lentidão de seu movimento e à distância do Sol, passam boa parte do tempo em movimento retrógrado e seu impacto no mapa natal é menos perceptível, a não ser que estejam próximos do ponto estacionário, quando adquirem ênfase especial, pois além de ter sua ação e significado realçados, provavelmente mudarão de direção nas progressões secundárias. Com Júpiter e Saturno não é muito diferente – aliás, de Júpiter em diante a retrogradação tem impacto mais definido em Astrologia Mundial e em Astrologia Horária e Eletiva;

d)      assim, os planetas cujo ciclo de retrogradação é mais perceptível em Astrologia Natal são Marte, Vênus e Mercúrio e considerando que Mercúrio fica 20% do tempo retrógrado (três vezes ao ano, em períodos de aproximadamente três semanas), isso não chega a ser tão traumático, com exceção de situações específicas em áreas regidas pelo planeta – o impacto também é menor porque certamente Mercúrio mudará de direção nas Progressões Secundárias. De forma que em Astrologia Natal os planetas cuja ação é alterada de forma significativa quando retrógrados são Vênus e Marte, dois planetas relacionados ao simbolismo do masculino e feminino. Vênus fica retrógrado cerca de 40 a 45 dias a cada 18 meses e Marte parece mover-se para trás de 60 a 80 dias, a cada 2,13 anos (Leia sobre Vênus retrógrado) (3)

IMG_0492 - Cópia
Maria Eunice Sousa

Retrogradação, um malefício?

A literatura sobre planetas retrógrados no mapa natal ou em tempo real varia de forma extrema, desde um autor dizendo que “Eu pessoalmente não acho o movimento retrógrado muito importante na maioria dos casos” (1), ao ensinamento tradicional em que “atribuíam-se aos planetas retrógrados características tais como debilitação, fraqueza, infortúnio e outros significados terríveis”. (2) No meio, alguns conceitos vagos e outros acurados. A Astrologia Tradicional vê a retrogradação como debilidade acidental, mudando a força do planeta; é certamente considerada em mapas de Astrologia Horária e Eletiva. Já a Astrologia Védica, contrariamente, atribui grande força e potência a planetas retrógrados. Na Astrologia Psicológica, diz-se, entre outras coisas, que as qualidades representadas pelo planeta são introvertidas, voltam-se para dentro e são mais difíceis de ser acessadas, exigindo trabalho interior especial na esfera regida pelo planeta ao longo da vida.

É muito difícil dizer algo realmente novo em Astrologia, um corpo de conhecimento milenar, que desenvolveu-se concomitantemente à evolução e progresso humanos, particularmente nos últimos 200 anos, com o desenvolvimento da consciência individual – lembre-se, num passado não muito distante somente nobres (muito nobres) podiam ser indivíduos, e certamente não da forma como pensamos o indivíduo hoje, todo o resto era uma massa disforme chamada plebe e nesse contexto horóscopos eram erigidos apenas para reis, papas e figuras muito influentes – portanto, não tenho a pretensão neste artigo, de acrescentar nada de novo a respeito de Marte Retrógrado que já não tenha sido dito pelos Grandes que escrevem e ensinam sobre o assunto. Baseio este artigo particularmente em quatro autores: Howard Sasportas, Liz Greene, Melanie Reinhart e Erin sullivan, cujo livro Retrograde Planets, permanece como o melhor e mais completo estudo sobre planetas retrógrados já editado, livro que definitivamente recomendo caso o leitor queira entender mais sobre o assunto (veja referências bibliográficas completas ao final do artigo).

mars1
Marte – Reprodução

Marte, o Embaixador da Identidade

O primeiro dos planetas exteriores, Marte é considerado o embaixador da Tríade da identidade: Sol, Mercúrio e Vênus. Marte é a força da vida, o puro instinto de sobrevivência, aquilo que nos faz levantar da cama de manhã e atuar no mundo. É primitivo, é instintivo e intrinsecamente ligado ao corpo e sentido nele. O relacionamento entre Sol e Marte é um dos mais importantes no horóscopo porque a energia e ação de Marte são instrumentais para que o Sol possa se expressar. Sol e Marte são as duas figuras masculinas por excelência na astrologia e, de formas diferentes, apontam para o arquétipo do pai como figura masculina primeira na psique do menino ou menina. Marte, especialmente, como representante da figura do herói que toda criança pequena enxerga no pai, mas Sol e Marte também simbolizam o herói em cada um de nós, lutando batalhas particulares, simbolizadas pelo signo e casa em que caem no horóscopo, assim como pelos aspectos que fazem entre si e com outros planetas.

A Batalha entre o Rei e seu Embaixador

O ciclo de retrogradação seria então uma batalha entre o embaixador, Marte, e seu Rei, o Sol. “Essa batalha como vista através da função da retrogradação no mapa natal freqüentemente se manifesta nas pessoas como uma sensação de que sua energia e etos heróico foram roubados ou suprimidos. Elas têm que cavar mais fundo para achar seu senso de superioridade individual e freqüentemente se vêem perdidas no desempenho desta tarefa” diz Erin Sullivan(4).

O som ao redor 5
Irandhir Santos e W. J. Solha no filme “O Som ao Redor” Reprodução

O Pai como Inimigo

Geralmente o pai é visto como o ladrão que roubou essa energia e, de fato, verifica-se um distanciamento entre a pessoa e o pai biológico, de quem se busca compulsivamente atenção e aprovação. Obviamente o pai biológico não necessariamente é um carrasco, ou frio e distante de propósito, menos ainda um pai roubaria “conscientemente” a força de vida do filho ou filha. O que acontece com freqüência é que o próprio pai tem problemas com seu Marte e com sua força de vontade e senso de potência. “Sua própria vontade pode ter sido subordinada ou minada por circunstancias que a criança constela como um tipo de fado e que deve reivindicar de alguma forma”, aponta Sullivan (4). Com o tempo, a batalha com o Pai torna-se uma batalha com o mundo e como é comum em configurações de oposição, a psique utiliza-se do fenômeno da projeção e o Pai que nos impede e se interpõe em nosso caminho é vivenciado de novo através de figuras de autoridade ou de relacionamento próximo: o chefe, um policial, um professor, o marido, a esposa, e assim por em diante.

oposição
Reprodução

Howard Sasportas, falando sobre a oposição Sol-Marte no mapa natal diz o seguinte:

Com a oposição de Sol e Marte surge a tendência de projetar Marte sobre os outros. Sente-se um forte desejo de auto-expressão, mas a força de vontade de outra pessoa parece afrontar esse desejo (a oposição de Marte). Você pode ter a sensação de que alguém está tentando impedi-lo de ser autêntico. A impressão é de que seu desejo de ser você mesmo está em oposição com o desejo da outra pessoas de ser ela mesma. (…) O individuo acha que os outros o estão desafiando ou então provocam brigas a fim de justificar a manifestação da própria vontade e força. O conflito pode se dar com um dos pais, muitas vezes com o pai.  (5)

Outros São heróicos – Eu Sou Heróico

Como disse acima, oposições são um prato cheio para projeções. No plano simbólico como no real há uma batalha de vontades. Sullivan lembra que o pai, ausente ou presente, é essa imagem projetada do herói-lá-fora e ele é uma figura dominante no período em que o ego está mais vulnerável no seu desenvolvimento, dos três aos sete anos. Gradativamente, se tudo corre bem, a criança, depois adolescente, vai aprendendo a internalizar a figura do herói e aprende a vê-la como parte de si mesma. O problema com Marte Rx é que há dificuldades maiores nesse processo de internalização da imagem do herói e o individuo continua a projetá-la em figuras exteriores. Mas a autora estressa que a transmutação de outros-são-heróicos em eu-sou-heróico pode ser feita, mesmo por indivíduos com Marte retrógrado no mapa natal. Em algum momento essa figura super poderosa precisa parar de ser a força controladora na vida da pessoa e ela finalmente se dá conta de que a batalha lá fora, é na verdade, uma batalha interna.

481671_2601460652925_1097029976_n
Herê Fonseca, artista de Mato Grosso Reprodução

Melanie Reinhart afirma algo na mesma linha:

Se alguém nasce com o Sol em oposição a Marte retrógrado, aplicando para uma futura conjunção, um dos grandes temas na vida será a conclusão de algo, talvez uma tarefa ou luta interna, então, com freqüência há uma qualidade de energia removida a respeito daquela pessoa. Ou talvez às vezes ela exploda violentamente. A energia vital de Marte está atada a conflitos de família ou talvez esteja lutando uma batalha de dificuldades e privações ou dificuldades físicas ou ainda psíquicas. Elas podem ainda estar emaranhadas lutando a batalha de outras pessoas ou então sentem a agressividade do ambiente imposta sobre elas (6)

Uso e Abuso de Poder

Reinhart afirma que com Marte Rx outro grande tema é o uso e abuso de poder, já que o inicio da vida é geralmente marcado pela sensação de impotência e a conexão com a vontade e a iniciativa tem que ser construída com o tempo, experiência e introspecção. Quando se tem essa sensação de impotência – e um dos sinais mais óbvios é a dificuldade de dizer “não” – e se começa a trabalhar a questão, normalmente vai-se para o extremo oposto, e de uma “ovelhinha dócil” que não incomoda ninguém, a pessoa pode passar a comprar brigas desnecessárias e ver oposição onde não existe, talvez como forma de exercitar a incipiente assertividade – se a pessoa não se observa com cuidado, ela pode sim, passar a abusar do poder recém adquirido, seja em relacionamentos íntimos ou em esferas mais públicas. É sabido já há tempos que pessoas vítimas de abuso muitas vezes tornam-se abusadores depois. É uma espécie de super compensação.

Angry Man And Woman
Reprodução

Agressividade Passiva

Isso nos leva a outra manifestação possível com Marte retrógrado, a agressividade passiva. Não, não é exclusividade de Marte Rx; pode ser simbolizada também por Marte em Peixes, Marte em Capricórnio, Marte-Saturno, Lua-Marte-Plutão, etc. Agressão passiva, diz Sullivan,  “é um jeito muito especial de ser ofensivo e defensivo ao mesmo tempo – alguns até podem achar que é econômico – não apenas você pode ficar zangado, como pode evitar que o outro retalie abertamente! É um beco sem saída, não apenas interno, mas externo também (…) um sentimento de raiva exalado, mais do que explicitado, a retrogradação provê um método para controlar os outros pela manipulação sutil e não pelo comando direto”(4).

escondido em palavras blogspot
Reprodução a partir do Blog Escondido em Palavras

Competição, Ressentimento e Inveja

A competição aberta, traço inequívoco de um Marte bem disposto fica disfarçada de falta de interesse, ou pior ainda, de ciúme, inveja, ressentimento e rivalidade – dinâmica iniciada lá, com o pai. Claro, todos nós sentimos esses sentimentos sombrios de vez em quando, e são naturais, inerentes à natureza humana, “são expressões do ímpeto natural de ser o Número Um” (4). Mas um Marte potente é capaz de reconhecer seus limites; sabe reconhecer quando vale a pena ir atrás de um objetivo ou ceder quando percebe que é uma causa perdida. E sabe fazer isso graciosamente. Com Marte Rx, é comum a pessoa se sentir corroída por estes sentimentos de inveja e ressentimento, culpando o outro por ter ou tirar algo que ela julga seu por direito; ela tende a sentir-se pior ainda por ter tais sentimentos e a coisa toda pode virar um ciclo vicioso muito doloroso. “O que ela precisa perceber é que é ela que não está externalizando e expressando aquilo que ela sabe ser seu próprio poder, único e individual.” (4)

Casos de Abuso

E ainda que não seja regra, e que Marte Rx não signifique necessariamente abuso sexual, a questão não deixa de entrar como possibilidade neste quadro. Uma vez que o individuo não se sente capaz de se defender aberta e saudavelmente, ele/ela pode se achar vitimado por um namorado que não respeita o seu “não”, por um familiar abusador que se aproveita da relação de poder, ou mesmo por assédio vindo de estranhos, como exemplificado por um caso de estudo citado em Retrograde Planets, em que a pessoa em questão passou por duas destas situações de abuso. As repercussões, sobre as quais não vou me estender aqui, obviamente, são nefastas e difíceis de se lidar e exigirão da pessoa um trabalho longo, árduo e provavelmente penoso no processo de recuperação do senso de poder pessoal.

A Oposição Sol-Marte nas Progressões Secundárias

Com Marte Rx no mapa natal, Melanie Reinhart sugere que se observe em que estágio do ciclo de retrogradação a pessoa nasceu, se a oposição Sol-Marte já ocorreu ou ainda vai ocorrer e se Marte mudará de direção nas Progressões Secundárias. Quanto mais próximo da oposição exata, mais agudamente se vivencia estes temas. O período pré-oposição é mais marcado por uma tensão permanente, uma necessidade de estar sempre em guarda; e o período após o aspecto exato tenderia a ser um pouco mais facilitado, pois o indivíduo talvez intua mais rapidamente que o problema é na verdade interno, já que o aspecto é separativo. Já nas progressões, se Marte muda de direção, isso significa um grande ponto de mutação na vida. Os três anos em que Marte estaciona e depois fica direto são marcados por uma descarga extrema de energia reprimida e os conflitos tornam-se mais intensos que nunca. Reinhart diz que pode ser um período, a princípio, muito destrutivo, já que a pessoa não está acostumada a lidar com a energia, e de repente, ela pode entrar em contato com uma raiva antiga e visceral, pode ter recordações de fatos esquecidos e se meter em muita confusão no mundo exterior, pois é muito difícil determinar quem de fato é o inimigo. No fim, isso acaba levando a uma fase de renovada energia, novos projetos e a pessoa sente-se empoderada, dona de si, sem precisar pisar nos calos dos outros para se fazer notada.

Sabe Aquele Belo Trígono Sol-Marte?

Mas não é só Marte retrógrado que pode causar problemas. No caso de Sol-Marte, trígonos também podem se revelar enganosos. Todos os outros planetas superiores estão em trígono quando retrógrados, e embora o mesmo não ocorra com Marte, é importante notar que, no caso de um trígono aplicativo, muito provavelmente Marte ficará retrógrado por Progressão Secundária. Sullivan afirma que o trígono Sol-Marte é extremamente enganador, porque quando em trígono com o Sol, Marte está no seu movimento mais lento, ou ficará retrógrado em cerca de 15 ou 20 dias ou terá retornado ao movimento direto 15 ou 20 dias antes do nascimento e estará ainda se recuperando da batalha. “Este trígono produz uma teimosia que não é normalmente associada com trígonos, que são geralmente considerados harmoniosos e confluentes (…) as qualidades do trígono podem até se manifestar, mas o impasse que um Marte lento pode gerar no desejo de se expressar produz frustração intensa na pessoa. De fato, a energia pode fluir entre Sol e Marte com graça e facilidade mas quão fácil é para a pessoa expressar assertividade e agressão? Há geralmente um curto-circuito entre o conhecimento interior da própria superioridade  e a manifestação concreta disso. O aspecto pode se manifestar como fantasias irreais de grandes realizações, um tipo de megalomania.” (4) Por progressão Marte ficará retrógrado entre os 14 e os 20 anos e este ano será muito importante. A oposição que ocorrerá entre Sol e Marte desafiará a “facilidade” do trígono natal, obrigando a pessoa a buscar força interior e a se auto-afirmar. Quando oposição em si ocorre, as coisas ficam realmente “quentes” internamente e o ano é marcado por uma rebelião à vida ou caminho anteriormente escolhidos.

Pessoalmente Falando…

Na minha experiência com clientes tenho visto casos de Marte Rx no mapa natal ou progredido que exemplificam o que todos estes autores dizem, com algumas diferenças em detalhes. E em períodos em que o planeta está retrógrado, como agora, o número de clientes que o têm natalmente buscando consulta aumenta. É particularmente digno de nota a luta com o pai, que normalmente não é mais apenas um pai, mas O Pai, porque no pai humano, biológico, vê-se na verdade o Pai Arquetípico, geralmente travestido com as cores do Pai Terrível ou Tirânico. Um pai super poderoso ou abusador que, consciente ou inconscientemente, suprime a expressão da individualidade do filho ou filha. Em outros casos, o pai é impotente de alguma forma: fracassou na profissão, faliu completamente deixando a família em dificuldades, ou teve sua vontade suplantada por forças maiores que ele, o que causa uma frustração e senso de fracasso enormes, sentimentos aos quais o filho ou filha é agudamente sensível. Às vezes, a sensação de impotência vem de antes do pai, em gerações anteriores na linhagem masculina, com sucessões de homens que se sentiram emasculados de alguma forma. A luta do pai, do avô e talvez de várias outras gerações, torna-se então a luta do filho, uma busca por reaver o poder pessoal perdido, especialmente quanto Marte Rx cai na casa 12 ou em Peixes. Então a luta adquire nuances de Redenção do Pai e de redenção do masculino na família. Não necessariamente da forma como ocorre com Sol-Netuno ou Sol em Peixes, mas algo relacionado especificamente com a potência e a vontade masculinas e com o uso adequado do poder pessoal.

Escolhendo Batalhas Apropriadas Para  se Travar

Que a pessoa com Marte retrógrado no mapa natal vai enfrentar muitas batalhas ao longo da vida, isso é fato, é inegável. É uma necessidade básica para seu desenvolvimento como indivíduo. Talvez ela demore a perceber que a batalha é primeiramente interna, consigo mesma; e que o pai provavelmente não quis de fato “roubá-la” de sua força e potência. Mas em algum momento ela terá que perceber que a luta é essencial para seu senso de identidade, de “eu”; que ela floresce e frutifica em tempos de guerra e é no campo de batalha, qualquer que seja ele, que ela dá o seu melhor. Ao invés de reclamar e se lamentar que o pai, o chefe, o prefeito, o governo, o professor, o marido, a esposa estão sempre lhe impedindo de ser quem é, ou de fazer o que quer, essa pessoa “deveria aceitar que sua visão de mundo é predisposta a batalhas e que ela deve achar batalhas apropriadas para lutar. Uma vez que o oponente é na verdade interno, o oponente deveria ser a própria pessoa – em termos atléticos, por exemplo, lutar para alcançar o seu melhor desempenho pessoal é a forma mais efetiva de satisfazer sua própria agressão” (4).

liberdade-revolucao-francesa
A Liberdade Guiando o Povo – Delacroix (1798-1863) – Reprodução

Concluindo…

Então é isso: escolher cuidadosamente batalhas e guerras que valham a pena lutar, de forma consciente, aberta e limpa, como por exemplo nos esportes, na política, no Direito, na Segurança Pública, nas questões ambientais, etc. Não que seja algo fácil e simplista, mas dessa maneira, a energia da oposição e da luta, será aplicada de forma criativa e poderá produzir resultados formidáveis, estupendos e não só na vida pessoal. Em maior escala, as vitórias poderão representar ganhos e melhorias para todo o coletivo onde se esteja inserido.

Certamente Marte Retrógrado é uma excelente arma de guerra – só se leva mais tempo para aprender a usá-la de forma inteligente e efetiva. Mas é possível!

OBS: Para saber se você tem Marte retrógrado no mapa natal, veja aqui. A retrogradação é representada no mapa por um R em vermelho, com a perna cortada junto ao símbolo do planeta.

MARTE-SOL
Oposição Sol-Marte Rx – 8 de abril de 2014, 16:54, Cuiabá-MT

Vale a pena lembrar que por estar em oposição ao Sol, Marte está visível a olho nu no período de retrogradação. É uma estrela de brilho vermelho, que pisca incessantemente e que aparece não muito distante de Saturno, também muito brilhante, só que de brilho azulado. 

BIBLIOGRAFIA

(1)    ARROYO, Stephen – Relacionamentos e Ciclos de Vida, Ed. Pensamento, São Paulo

(2)    MARCH, Marion De & McEVANS, Joan – Curso Básico de Astrologia Vol II., Ed. Pensamento, São Paulo

(3)    FALLON, Astrid – Planetary Cycles at a Glance, Fallon Astrographics, London, UK

(4)    SULLIVAN, Erin – Retrograde Planets – Traversing the Inner LandscapeSamuel Weiser,Inc, York Beach, Maine, United States

(5)    SASPORTAS, Howard – A Astrologia e a Psicologia da Agressão, em A Dinâmica do Inconsciente- Ed. Pensamento, São Paulo, SP

(6)    REINHART, Melanie – The Best and the worst of Mars, in The Mars Quartet – Four Seminars on the Astrology of the Red Planet – CPA Press, London, UK

(7)    GREENE, Liz – Thugs and Warriors, in The Mars Quartet – Four Seminars on the Astrology of the Red Planet – CPA Press, London, UK

Quar

A DINÂMICA DO INCONSCIENTE - LIZ GREENE E HOWARD SASPORTASerin

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

29 thoughts on “Marte Retrógrado – Quando o Pai é o Inimigo

  • Pingback: Vênus Retrógrado – Síndrome do Patinho Feio | Astrologia Psicológica

  • Pingback: Lua Cheia e Eclipse Lunar em Libra – A Transformação da Alma Coletiva | Astrologia Psicológica

  • 2 de julho de 2014 em 17:36
    Permalink

    Olá, boa noite. Quando este marte retrógrado está em áries (já que possuem um vínculo e força pela regência) estas características tendem ao aumentar a proporção? No caso, meu o único posicionamento do mapa em elemento de fogo seria exatamente este (Além de uma lua em câncer, e um netuno retrógrado na 12/caprícórnio). Haveria alguma orientação prática/dica para equilibrar um pouco este defcit (esse embrólio, na verdade rs)?

    Resposta
    • 24 de setembro de 2014 em 21:21
      Permalink

      Olá Lennon,
      Desculpe a demora em responder seu comentário.
      Sim, Marte retrógrado já está em grande destaque no mapa, se, além disso for o único planeta por elemento, ou qualidade ou hemisfério, sua ação se torna ainda mais extremada, ele se torna ainda mais importante no mapa e na vida da pessoa.
      É difícil “dar uma orientação prática” como você fala, sem olhar o mapa como um todo. Mas sugiro que você se engaje de forma honesta com o tema da oposição na sua vida, escolhendo lutas que falem à sua alma e ao seu coração, para conseguir trabalhar com o arquétipo de forma criativa e construtiva. Artes marciais (cujo nome se origina de Marte) também são ótimas ferramentas para se trabalhar com o princípio de Marte e com a agressividade. Espero ter ajudado.
      Gratidão pela visita.
      Volte mais vezes ao blog.
      Abraços, Eunice

      Resposta
  • 13 de junho de 2015 em 20:43
    Permalink

    Uau, que catarse linda o seu texto proporciona. Meu abraço com gratidão, é lindo encontrar um conteúdo produzido com tanto esmero. Vou refletir aqui sobre o meu propósito e quais batalhas dialogam com o mesmo, de maneira construtiva. Abraços, André

    Resposta
  • 29 de julho de 2015 em 13:01
    Permalink

    Olá, Maria Eunice! Boa tarde.
    Passei quase uma hora lendo o seu texto, esmiuçando-o dentro do possível e refletindo profundamente a cada parágrafo.
    Dizer o que estou sentindo seria impossível. Dentre todos os pensamentos e emoções presentes, gostaria de compartilhar a felicidade e a ternura com que captei a essência da sua intenção, ou melhor, com que acredito ter captado, rs.
    Sua intenção amorosa é luz que clareia, e muito. Sinto-me muito grata por ter conhecido o seu site. Obrigada, por mim e por todos.

    Paz e amor! Beijos.

    Resposta
    • 14 de agosto de 2015 em 15:46
      Permalink

      Olá Olívia!

      Fico feliz que meu texto tenha reverberado em você e em suas questões mais profundas.
      Agradeço sua visita e o feedback positivo. Volte mais vezes! Estarei por aqui 🙂
      Gratidão! Paz, amor e luz para você também!

      Resposta
  • Pingback: Vênus Retrógrado – Síndrome do Patinho Feio | Astrologia Psicológica

  • 28 de maio de 2016 em 14:59
    Permalink

    Olá, curti bastante seu texto, tenho marte r em libra,você acha que por estar no signo de queda desse planeta esse sentido de luta fica ainda mais difícil de fluir? Ele ainda está na casa 6, que entre outras coisas rege o trabalho e está tbm em oposição a saturno, que se encontra em áries na casa 12. É muito ruim? kkkkk eu acredito que esse eixo pega muito forte a questão de dentro pra fora, complicadíssimo.

    Resposta
    • 31 de maio de 2016 em 15:52
      Permalink

      Oi Yolanda! obrigada pelo feedback… Marte em Libra precisa aprender a negociar, ao invés de atacar direto. A oposição a Saturno o obriga a ser mais ponderado e pode sim, representar frustrações… é um grande aprendizado, lidar com a raiva e ser assertiva sem implodir no processo. A casa 6 é uma casa boa para Marte, mas se não for bem administrada, a agressividade mal canalizada pode descambar em problemas de saúde. Colocar a vontade a serviço de algo maior. 🙂

      Resposta
  • 10 de junho de 2016 em 15:16
    Permalink

    Olá, eu tenho Marte RX a 0º de áries. Leio e não me identifico com Marte em Áries de jeito algum. Será que esse grau me inclina a agir como Marte em Peixes?

    Resposta
    • 10 de junho de 2016 em 15:22
      Permalink

      Amanda, neste caso, acho que pode ter mais a ver com a retrogradação do que com a posição do signo. Porque o grau zero é o signo puro, não tem “contaminação” do signo anterior… Mas seria necessário olhar o mapa todo… Os aspectos que Marte faz e a casa também são importantes. Se este Marte estiver em contato com Netuno ou numa casa de Água, isso pode fazer muita diferença…
      Seja muito bem vinda ao blogue e volte sempre! 😀

      Resposta
      • 10 de junho de 2016 em 15:45
        Permalink

        Hummm, entendi… Ele faz quadratura com Netuno, e com Saturno, e está na casa 5. Deve ser por isso que sinto mais reprimido… Muito obrigada, estou sempre por aqui! 😀

      • 10 de junho de 2016 em 15:50
        Permalink

        Realmente, um Marte em Áries, retrógrado, em quadratura a Saturno e Netuno, não é um Marte em Áries “normal”… Dá mais trabalho ser assertivo e encontrar seu próprio caminho… A sensação é que a vida é mais difícil para você e cheia de sacrifícios. Mas esse posicionamento também tem coisas positivas, como grande imaginação, sensibilidade, resiliência… Estamos por aqui! obrigada por seguir o blogue! Tudo de bom! 🙂

      • 10 de junho de 2016 em 17:19
        Permalink

        Ahhh, me desculpe estar tagarelando, já agradeço pela paciencia… rs Eu tenho Marte em áries casa 5, mas a cúspide da minha casa 5 é Peixes. Foi isso que vc quis dizer com “casa de Água”?

  • 8 de setembro de 2016 em 17:51
    Permalink

    Olá, tenho marte na casa quatro em virgem e retrogrado. Ele tem apenas uma oposição distante com o meio do céu e inconjunção com jupiter. Me sinto oprimida a maior parte do tempo. E o pior é que tenho consciência que é algo interno. Tenho uma necessidade muito grande de avançar na vida, principalmente profissionalmente, mas parece que sempre há alguma coisa em oposição, em conspiração… É perturbador.

    Resposta
    • 13 de outubro de 2016 em 16:09
      Permalink

      Joanna, para lidar com Marte podemos ir para o corpo: atividade física, artes marciais, dança… São metáforas das lutas da vida e nos ajudam a canalizar a energia de forma mais construtiva e criativa. Experimente se engajar numa arte marcial, pode ajudar bastante a lidar com esse sentimento de opressão. Artesanatos e artes criativas também podem ser muito positivos. 🙂

      Resposta
  • 15 de janeiro de 2017 em 14:41
    Permalink

    Eu gostaria muito de saber por que meu marte não modifica o meu eu escorpiano ? Eu sou muito decidida e sexualmente sou intensa e muito.Meu marte é em libra CSA 11,tenho sol e lua em escorpião e venus e ascendente em sagitário. Essa é a única coisa que não bate no meu mapa astral,por favor me responda estou muito curiosa .Obrigada

    Resposta
    • 31 de janeiro de 2017 em 15:29
      Permalink

      Olá Moniqui, não sou um astrólogo profissional, mas o que você quer dizer com “modificar seu ‘eu’ escorpiano’?
      O texto fala de marte retrógrado/em oposição, que não é o seu caso.

      Resposta
      • 25 de fevereiro de 2017 em 19:33
        Permalink

        Gustavo, ela provavelmente perguntou isso porque Marte é regente de Escorpião e creio que ela imagina que ja que ele está em Libra, isso deveria “suavizar” a natureza apaixonada de Escorpião, mas pelo jeito ela não entende porque isso não acontece…

    • 25 de fevereiro de 2017 em 19:32
      Permalink

      Moniqui, Para poder dar uma resposta adequada, só olhando o mapa como um todo… Depende muito de todos os detalhes de Marte, signo, casa, aspectos assim como as demais configurações do seu mapa… Também é necessário olhar o regente moderno de Escorpião, Plutão. Boa sorete e tudo de bom! 🙂

      Resposta
  • 31 de janeiro de 2017 em 15:23
    Permalink

    É isso aí. Texto completo. Sem palavras. Estava meio largado no sofá hoje, pensando em qual era a minha motivação na vida. Fiz uma busca no google e achei o seu texto. Já havia lido antes, mas acredito que hoje foi o momento certo pra absorver a mensagem. Descreveu muitos sentimentos meu. Então é isso né, encontrar as batalhas certas, aquelas pelas quais vale à pena lutar (como encontrar uma pista disso no meu mapa?).

    Gratidão por ter dedicado seu tempo em escrever esse texto.

    Resposta
    • 25 de fevereiro de 2017 em 19:28
      Permalink

      Gustavo, obrigada pelo feedback precioso! De modo geral, o mapa todo é uma grande pista sobre as batalhas certas para você, mas você pode olhar os posicionamentos de Marte e do Sol (casa, signo, aspectos) para ter mais detalhes. Boa sorte na sua busca 🙂

      Resposta
  • 27 de agosto de 2018 em 13:29
    Permalink

    Excelente artigo, abriu perspectivas novas para meu desenvolvimento e me deu pistas das batalhas que enfrento a cada 2 anos, tenho Marte retrógrado em gêmeos, casa 10 e em sequisquare com o sol.

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 17:49
    Permalink

    Parabéns! Você foi a única página que eu encontrei o caminho para solucionar o problema.
    Todas as outras só apontaram o problema!

    Resposta
  • 27 de maio de 2020 em 18:02
    Permalink

    Tenho Marte retrógrado a 0° graus em Áries na casa 02.
    Além disso, é o planeta principal no meu mapa, fazendo quadratura com Saturno (Sagitário) na casa 11 e também, sextil com Júpiter (retrógrado) em Gêmios na casa 04.
    Tenho Sol em Libra com ASc em Aquário.
    Muito perdido em relação ao que fazer para melhorar como pessoa.

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!