A Semana Astrológica – Por que Você Está vivo?

grande cruzSemana atípica, começando com um feriado prolongado que vem se desenrolando desde a sexta-feira.

Semana de fato atípica com tanta coisa acontecendo, dentro e fora de nós. A Grande Cruz é a grande protagonista da semana, (e do ano) especialmente de segunda a quarta-feira. Um após o outro, os planetas se alinham dando exatidão à configuração chamada Grande Cruz Cardinal. Segunda, terça e quarta-feira vêm a exatidão dessa configuração acontecer numa seqüência quase cronometrada. Urano quadra Plutão retrógrado (segunda, 16h28min)*, em seguida, Marte movendo-se para trás, enfrenta primeiro Júpiter (terça, 16h04min), depois Urano (quarta, 03h55min) e Plutão (quarta, 10h18min). No fim, todos lutam a mesma batalha, mesmo que de pontos de vista diferentes. Todos estão emaranhados, atacando-se mutuamente e defendendo-se, numa dinâmica vibrante que exige decisão rápida e ação imediata. Todos forçando uma morte e um renascimento, dolorosos, porém necessários. Todos obrigando-nos a ir fundo dentro de nós mesmos, em busca de força interior e daquilo que é de fato importante, essencial. Todos perguntando-nos: “Por que estás vivo? Por que estás neste tempo-lugar em que te encontras? Qual é o objetivo? Qual a tua responsabilidade no atual estado de coisas?”

De fato, Briga de Cachorro Grande!

Sendo esta a semana em que a Grande Cruz Cardinal se faz exata, exatos talvez fiquem também nossos conflitos, e no olho do furacão, talvez consigamos finalmente colocar o dedo na ferida e identificar o que está errado, que ação precisa ser tomada e de que forma.

Quatro dias super intensos, que simbolizam a culminação de processos que vêm se desenrolando nos últimos meses, e por que não dizer, anos, no plano individual e coletivo, consciente e inconsciente.
Transformação à vista!

“Quando a determinação encontra o caminho – através da aceitação e da boa vontade – novas perspectivas aparecerão que levarão ao crescimento interior” (1), é o que parece nos dizer esta Grande Cruz. As coisas parecem se demorar, criando mais tensão do que podemos suportar, e, quando achamos que não podemos mais tolerar, a própria aceitação das coisas tal como são, mostra-nos uma saída. Esta é a semana do “transforma ou transforma”. Temos a oportunidade de reaver parte da nossa Sombra que projetamos no outro ou no coletivo e neste contexto, sempre é bom lembrar que só mudamos o que aceitamos, enquanto negamos, damos murro em ponta de faca e lutamos contra nós mesmos, ao invés de a nosso favor.

O drama da Grande Cruz Cardinal tem como pano de fundo nesta semana a Lua viajando primeiro por Capricórnio, depois por Aquário, quando se torna minguante (terça-feira). A Lua minguante simboliza a finalização de um ciclo importante e muito impactante. Esta semana oferece oportunidades de assentarmos, pelo menos em parte, tudo o que tem sido revirado nos últimos meses, e prepararmos o terreno para o ciclo novo que se inicia com o Eclipse Solar do dia 28. Sendo Aquariana, a Lua que míngua sugere que pelo menos tentemos manter um certo distanciamento e visão desapegada ao ponderarmos todas as questões, enquanto Mercúrio  entrando em Touro (quarta-feira, às 06h16min) nos ajuda a “ruminar” e ser mais realistas quanto a expectativas e resultados.

Na quinta-feira a Lua desinfla mais um pouco em Peixes, fundindo-se a Netuno, e junto com o Grande Trígono em Água, dá um clima de Participation Mystique à quinta e à sexta-feira. Vênus, ainda dilacerada pelo contato com Quíron no domingo, 20, faz trígono com Saturno e as feridas podem se reabrir, ou podemos achar uma reserva extra de resiliência no meio da aparente falta de sentido de certos aspectos ou situações em nossa vida.

Na sexta-feira Mercúrio funde-se ao Sol em Touro. Tendemos a ver tudo de forma afunilada, conforme nosso próprio ponto de vista, com dificuldades para sair da nossa subjetividade, que exige uma “palpabilidade” limitante. O fim de semana sugere mais interiorização e repouso com a Lua ficando vazia depois da conjunção com Vênus das 17h03min na sexta-feira, até as 07h01min do sábado, quando entra em Áries. Porém, mesmo ao entrar em Áries a Lua permanece incomunicável, sem aspectos, indicando que a introspecção continua por muitas horas, com o potencial ainda de nos sentirmos irritados e fora de sintonia com nossos próprios sentimentos.

johnny & kyrah de wit
Stepping out of my own Shadow – Johnny & Kyrah de Wit – Reprodução

Ainda no sábado Mercúrio harmoniza-se com Netuno em Peixes e a mente ávida por literalidade cede um pouco à imaginação luxuriante de Peixes.

No domingo a Grande Cruz recebe estímulo extra com a Lua Ariana conjunta a Urano em Áries. Mais um domingo em que o almoço de família pode trazer à tona esqueletos escondidos em armários que podem ser de repente escancarados pela audácia e brusquidão Arianas.

Aproveitemos estes ventos para ventilar e arejar a casa, os armários, as relações, a vida!

Reinventemo-nos! Transformemo-nos!

Ótima semana para você!

 

  • Horários de Brasília

(1) Johnny De Wit, artista plástico holandês.

 

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!