Lua Cheia em Sagitário – Eleve-se!

alegria
Reprodução

A Lua Cheia em Sagitário vem nos convidar a recuperar a faculdade da intuição e da Alegria, que andam meio enferrujada nas últimas semanas por causa do pouco Fogo ativado atualmente. Vem ainda nos estimular a nos expandir além das fronteiras do eu conhecido. Uma Lua futurista que vem acordar nosso gosto por aventura e por explorar o novo e o inusitado. Vem estimular também nossa necessidade de independência e diversão. A Lua Cheia desta madrugada (sexta-feira 13 de junho, 01h11min, Brasília), acontece ainda na euforia da abertura dos jogos da Copa do Mundo no Brasil. Lua Cheia a 22°05’ de Sagitário, com o Sol a 22°05 de Gêmeos.

Mas precisamos ficar atentos porque essa eufórica Lua Sagitariana parece desconfortável com suas intuições, parece não confiar nelas inteiramente. Depois do Sol, o aspecto mais próximo que a Lua faz é um quincunce Júpiter em Câncer e apesar de estarem recepção mútua, (Júpiter rege Sagitário e Lua rege Câncer), parece haver uma tentativa de manipulação da intuição – sabe como quando você se questiona sobre isso ou aquilo, de forma tendenciosa, já querendo uma resposta específica? Talvez consideremos apenas as intuições que favoreçam os desejos do ego, o que implica uma auto-ilusão, um pecado terrível contra o dom de nos projetar no futuro que é a intuição. Mais ainda, Lua e Sol fazem uma Cruz T com Quíron em Peixes de ponto focal. É como se nossa mente, inferior e superior entrassem em choque direto e duvidássemos até mesmo de nossa sanidade em certas situações. Estamos vendo coisas? Como se houvesse uma grande dificuldade em conciliar nossa visão mais ampla com os detalhes necessários para implementá-la. Mas por mais contraditório que pareça, este é exatamente o caminho. Com a Lua Cheia envolvida nessa Cruz T Mutável, o convite é claro: colocar o melhor da mente inferior, nossas faculdades de uso diário (Gêmeos), e da mente mais elevada, aquela que usamos para transpor as barreiras do conhecido e dominado (Sagitário), para promover mudanças de pensamento, crenças e perspectivas de longo prazo, colocar nossas melhores faculdades, razão e intuição, a serviço da cura do mundo, da cura universal (Quíron em Peixes).

Lua Cheia em Sagitário 2014
Lua Cheia em Sagitário para Cuiabá-MT, 13 de junho de 2014, 00h11min.

Outra coisa importante a respeito dessa Lua Cheia é que no dia seguinte, dia 14 de junho, Marte em Libra faz a terceira quadratura exata a Plutão (a primeira foi em dezembro, direto e a segunda em abril, retrógrado) e no dia 25 a terceira oposição exata a Urano, simbolizando que ainda temos chances de fazer as alterações e mudanças que não conseguimos nos últimos meses, na área de relacionamentos, de decisões, no equilíbrio entre vontade pessoal e as forças coletivas. Essa oposição a Urano acontece apenas dois dias antes da Lua Nova em Câncer, indicando um belo fechamento para o ciclo iniciado na Lua Nova de Gêmeos. A partir daí Marte acelera e gradativamente desfaz a Cruz T Cardinal, restando somente a quadratura Urano-Plutão.

consc_expansao-1D
Reprodução

Também importante é o fato de Vênus estar em oposição exata a Saturno, sugerindo que por mais inspirados e eufóricos que nos tornemos, temos a nosso favor uma boa dose de sobriedade que não se deixa contaminar por excessos. Há um questionamento permanente a respeito dos valores e dos desejos, como se estivéssemos permanentemente nos colocando em cheque, o que traz contenção, responsabilidade, e uma saudável porção de realismo para a visão idealista da Lua Sagitariana. Vênus é foco de uma Pipa, e pode conter excessos e funcionar como canal de manifestação concreta para a empatia e a compaixão sugeridas pelo Grande Trígono em Água.

Por fim, o Símbolo Sabian para o grau da Lua Cheia traz a seguinte imagem: “Imigrantes entrando num novo país”. A imagem não poderia ser mais adequada, visto que Sagitário é o signo das viagens longas e de tudo o que estrangeiro. Quando alguém deixa seu país, traz consigo tudo o que ele representa, de bom e de ruim. Mas, qualquer que seja o motivo de mudança para o novo país, nada dará certo se não se estiver aberto ao novo, à nova cultura e aos novos costumes. É preciso olhar para frente, com olhos cheios de curiosidade, aberto a se deixar encantar e fascinar pelo diferente, pelo outro tipo humano, pela outra cultura, sem suposições de comparações, de melhor ou pior, apenas permitir-se ser envolto pela nova atmosfera, sem julgamentos. Se assim não for, viveremos o novo país pela metade, sem apreciar-lhe suas melhores qualidades e talvez acabemos nos concentrando apenas na falta e na comparação negativa com o lugar de onde viemos. É preciso, portanto, permitir que nossa mente, formas antigas de pensamento, visões ultrapassadas e estreitaas da vida sejam completamente transformadas para nos deixarmos fascinar pelo novo diante de nós.

Assim, nessa Lua Cheia, perguntemo-nos onde, em nossa vida, precisamos nos abrir e deixar fascinar pelo novo; onde precisamos ser mais intuitivos e inspirados; onde precisamos usar melhor nossa mente mais elevada; onde nos deixamos limitar por detalhes restritivos e pela inquietação que nada termina; em que esfera nossa vida precisa de expansão; onde precisamos ter fé e NOS elevar, indo além das crenças que repetimos cegamente na feitura dos nossos dias. Onde precisamos unir Conhecimento e Sabedoria. Então, conectemo-nos com nossa Intuição, e busquemos elevação, inspiração, abertura. Assim nos colocamos de forma mais inteira a serviço do todo, do universal.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!