Lua Nova em Leão: O que te faz Especial?

leão e leoaA Lua Nova de Leão acontece neste sábado, 26 de julho, às 19h41min (Brasília) de forma grandiosa e espetacular, algo incomum para uma Lua Nova, que normalmente ocorre discretamente, escondida de olhos curiosos. Uma Lua Nova mítica. Isso porque, além de ser em Leão, a Lua Nova se dá em conjunção muito próxima a Júpiter, que entrou em Leão no dia 16.

Leão fala do poder do ato criativo, seja através das crianças que geramos, seja pela criação de uma obra de arte, de uma peça musical, de um artesanato delicado, de uma peça teatral ou do simples ato de saber se divertir de forma espontânea. Por isso Leão é também o signo da auto-expressão, porque todos estes veículos servem para expressar um pouco da nossa essência, e, além de comunicar algo interior ao mundo, também ajuda a nos perpetuar através destes “filhos”. Ao nos expressar e manifestar nossa criatividade no mundo também manifestamos nossa singularidade, porque colocamos na criação algo que é intrínseco a nós, que ninguém mais possui, e assim, nos sentimos e nos revelamos especiais e únicos.

Lua e Sol

Leão é o signo da autoconfiança. Leoninos costumam passar essa aura autoconfiante e magnânima, de quem sabe a importância e o poder que tem. O que muitos não sabem, porém, é que muitas vezes, por trás da fachada de segurança, e até de arrogância, o Leão é, na verdade, um inseguro. Um equívoco comum que ocorre entre o público leigo é achar que as qualidades do signo solar são natas e então, muitos não se reconhecem quando leem as características do signo do seu Sol. Acontece que as características natas que trazemos são na verdade do signo da Lua. Já as qualidades do signo solar são aquelas que viemos desenvolver e isso é tarefa que leva a vida toda. Assim, Leoninos vêm desenvolver, entre outras coisas, a qualidade da autoconfiança. É uma das suas tarefas, assim como reconhecer o potencial criativo nos outros e desenvolver sua própria criatividade. E é importante lembrar, criatividade não é algo relativo somente à arte ou à musica. Tem a ver com nos expressar de forma individual, seja através dos meios formais reconhecidos como “criativos”, seja fazendo coisas simples de um jeito só nosso, como um prato especial e diferente, arrumar seu quarto do seu jeito, a forma como trabalhamos, como falamos… Tudo pode ser um gesto criativo quando colocamos nossa alma e imprimimos nossa marca pessoal.

almagnus8

Em Leão também somos chamados a viver a vida de uma perspectiva mítica, a descobrir o mito vivo que somos nós; qual é o nosso mito pessoal; o que nos inspira, o que nos faz ser especiais, o que nos faz ser o que somos – este individuo único e irrepetível, cheio de potenciais singulares, potencial de se tornar uma estrela brilhante, como o próprio Sol, regente de Leão.

Qual é o seu mito? Que mito você acha que o ajuda a seguir em frente quando nada mais parece fazer sentido? Qual mito (ou conto de fadas, fábula, lenda, etc) fala diretamente ao seu coração e parece contar a sua própria história? Descobrir seu mito pessoal pode ajudar a entender muitas dinâmicas de vida, padrões de comportamento e relacionamento, assim como pode dar um senso de perspectiva.

Então, Leoninos ou não, nesta Lua Nova somos convidados a renovar não só nossa autoconfiança, mas também nossa confiança na vida e a trazer a perspectiva mítica para nossa vida individual. Favoráveis estão as configurações: Sol e Lua fazem uma conjunção muito próxima a Júpiter e Júpiter expande, faz prosperar e torna tudo, “maior que a vida”. Essa conjunção traz um otimismo e uma generosidade de espírito raros e sinaliza uma busca criativa, que, em última instancia, é uma busca essencialmente espiritual, uma busca pelo significado de si mesmo, do sentido de se estar vivo, do mito individual.

music

Mas é claro que também há desafios neste novo ciclo, simbolizados pelos aspectos “desarmônicos” da Lua Nova – aliás, Sol e Lua fazem apenas dois aspectos. O mais preocupante deles é uma quadratura a Marte, que ingressou ontem em Escorpião. Como Marte ficou quase oito meses debilitado (mais de dois meses retrógrados) em Libra, deve estar com pressa de recuperar sua nobreza e potência. Essa quadratura inspira cuidados, pois pode insuflar intolerância, impaciência e precipitação nas reações e na atividade efetiva. Podemos nos tornar agressivos quando achamos que só estamos sendo assertivos e tornamo-nos também inflexíveis, vendo somente nosso lado e nossos interesses. Com Júpiter na equação, podemos também virar os “donos da verdade”, e, ao invés de autoconfiantes, tornamo-nos vaidosos e arrogantes, talvez até fanáticos ou fundamentalistas em nossos propósitos e forma de sentir e reagir – É preciso lembrar que todos têm potenciais e propósitos criativos.conti

 

Sol e Lua também fazem uma sesqui-quadratura a Quíron, um aspecto menor, de 135 graus, considerado medianamente desarmônico. Este aspecto a Quíron sugerem possibilidade de frustração na auto-expressão e na manifestação dos propósitos deste novo ciclo – essa frustração pode ter a ver com a carência de pragmatismo associado a pouca Terra. Indica ainda uma tendência de colocar interesses alheios em primeiro lugar, mas neste caso, esta tendência na verdade pode equilibrar o egocentrismo de Sol-Lua-Marte.

Felino

Outra coisa bem interessante neste mapa da Lua Nova é que não há planetas em Ar e em Terra, temos somente Plutão. A ênfase de elementos é Fogo e Água, indicando grande potencial criativo, idealista e humanístico, mas também uma falta de objetividade e de visão racional das coisas. Há uma tendência a reações impulsivas ou ações sem a necessária reflexão. A pouca quantidade de Terra inspira cuidados na execução prática dos objetivos do ciclo, porque se temos muito fogo, temos muito potencial criativo, visão de futuro e de todas as possibilidades, mas sem Terra, carecemos dos meios e métodos para manifestar tais potenciais. Temos dificuldade em lidar com os desafios que a realidade impõe à visão romântica e idealista e podemos nos frustrar com os resultados alcançados, mesmo quando eles foram ótimos – no reino do ideal as possibilidades são infinitas, já na realidade manifesta tudo é limitado. E já sabemos, se temos somente autoconfiança e espírito criativo, mas não colocamos a mão na massa, não realizamos nada. Portanto, por mais otimistas e entusiasmados que Júpiter nos faça, um dos grandes desafios do ciclo é sermos objetivos, práticos e realistas quanto às nossas visões e aspirações. Ter a perspectiva mítica, mas também a visão pragmática.

revista pais e filhos

Plutão tem sido o único planeta em Terra em muitas datas e eventos importantes nos últimos meses. Ele também tem sido foco de uma Pipa Água-Terra já há bastante tempo. Como único planeta em Terra todo este tempo, o recado óbvio é que, quaisquer que sejam nossos objetivos, desejos e propósitos, só conseguiremos realizá-los se estivermos dispostos a uma entrega completa e absoluta; se colocarmos toda a nossa paixão e comprometimento; se cada gota de suor for transpirada com intenção e devoção; se estivermos dispostos a abrir mão de atitudes ultrapassadas, da persona ultrapassada; se estivermos dispostos a encarar uma possível destruição da vida conhecida em favor de mais autenticidade; se formos totalmente honestos e empenharmos toda a nossa energia e foco naquilo que almejamos.

Talvez seja hora de iniciar aquele projeto criativo que está na gaveta há muito tempo; de jogar-se numa nova e entusiasmada aventura; de renovar a relação com os filhos; sobretudo, de renovar o contrato consigo mesmo e olhar com mais autoconfiança para si mesmo e os próprios potenciais. Apostar em si, dar-se crédito!

alegria

Por ultimo, não podemos esquecer: com Leão as coisas têm que ser divertidas. Não é porque nos entregamos absoluta e irrevogavelmente que a coisa toda não pode ser alegre e espontânea. Para valer a pena é preciso ser gostoso, ser suculento, igual fruta madura tirada do pé; igual brincadeira de criança; igual banho de rio numa tarde de verão. E eu lembro uma citação de Joseph Campbell, em Mitos de Luz: “A vida joga ao nosso redor estas tentações, essas distrações (eu diria: dinheiro, poder, vaidade) e o problema é encontrar o centro imóvel interior. Então você pode sobreviver a qualquer coisa. O mito irá ajudá-lo a fazer isso. Isso não quer dizer que você não deva ir lá fora fazer greves e manifestações contra a pesquisa atômica. Vá em frente, mas faça-o de maneira brincalhona. O universo é a brincadeira de Deus” 

Portanto, nesta Lua Nova, renove a autoconfiança e vá lá fora manifestar aqueles potenciais criativos que você sabe que tem. De forma apaixonada, inteira e absoluta. Mas também espontânea e divertidamente. De brincadeira. E mítica, miticamente!

bambole

 

 

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova em Leão: O que te faz Especial?

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!