Lua Cheia em Aquário – Unindo o Velho e o Novo!

superluaO ciclo iniciado com a belíssima Lua Nova de Leão do dia 26 de julho tem seu ápice hoje, 10 de agosto, às 15h09min, com a Lua Cheia em Aquário, que, por estar a Lua em seu perigeu, o ponto mais próximo da Terra, é também uma Super Lua.

Se na Lua Nova tínhamos enfatizada a quadratura Marte-Júpiter, nesta Lua cheia o destaque é a relação Saturno-Urano, que estão em quincunce há vários dias e estão ambos em aspectos próximos ao Sol e à Lua.

Na verdade, essa Lua Cheia é a culminação não somente do ciclo, mas também dos temas relativos à quadratura Sol-Saturno que se desenhou durante toda a semana. O Sol em Leão está em quadratura a Saturno em Escorpião e em quincunce a Quíron em Peixes, simbolizando conflitos com figuras de autoridade, e particularmente, tensões com o pai, manifestadas através de batalhas de vontades ou mesmo uma lesão grave na auto-estima, no senso de valor próprio. Conflito também entre o velho e o novo, tradição e inovação, já que o Sol também está em aspecto próximo a Urano em Áries.

saco de luxo

Com a Lua Nova de Leão as qualidades da liderança, da singularidade individual, do senso de ser especial e único foram especialmente realçadas. Agora, em Aquário, a Lua Cheia vem nos lembrar que “eu” não estou sozinho e que há uma comunidade ao meu redor que precisa ser vista, reconhecida e respeitada, pois estou inserido nela e dela dependo de alguma maneira. A Lua, além de estar oposta ao Sol – que é o que caracteriza a Lua Cheia – também quadra Saturno e faz sextil a Urano. Mais, a Lua é a grande vedete não só por estar cheia, mas porque é o único ponto em Ar, peso ainda maior quando lembramos que na Lua Nova não havia nenhum planeta em Ar. Agora temos acesso a um pouco de objetividade e senso crítico a respeito dos potenciais do ciclo. Saturno é o ponto focal de uma Cruz Fixa com Sol e Lua e vem cobrar a realização das promessas da Lua Nova. Acreditamos? Fizemos? Realizamos? Confiamos? Levamos a sério a grande brincadeira de viver plenamente?

Saturno vem funcionar como o eixo convergente, como o mediador das energias Leoninas e Aquarianas do ciclo, como a nos lembrar que o melhor caminho ainda é o do meio, ou seja, o equilíbrio, a medida certa das coisas. Neste caso, o equilíbrio entre o indivíduo e a comunidade; entre perceber-se singular e especial, sem negar o mesmo ao outro.  A Lua Aquariana nos lembra ainda que a criatividade tem mais sentido quando é colocada a serviço do coletivo; que além de minhas ambições de reconhecimento pessoal, é preciso perceber o mundo ao redor e seus anseios de liberdade e igualdade; que, além de mim, outros também têm potenciais criativos a desenvolver e, por estar ligada a Saturno, o exercício dessa criatividade e da liberdade precisa ser levado a sério e desenvolvido com maestria.

A Lua Cheia em Aquário é regida aqui tanto por Saturno quanto por Urano, o que a torna crucial para a conciliação entre estes dois princípios opostos e o aspecto atual do ciclo particular entre eles dois, a relação desconfortável do quincunce.  Não é à toa que Aquário é um signo tão complexo, sendo regido por dois planetas tão díspares e inimigos eternos. Aquário, ao mesmo tempo em que corre em direção ao progresso e tece odes à liberdade, revela-se muitas vezes, de um convencionalismo e conservadorismo embaraçosos; pode mostrar-se de vanguarda e ser catalisador de mudanças na vida de outros, enquanto teme mudanças na própria vida terrivelmente. Um signo bastante contraditório, e isso tudo se deve à influência de Saturno e Urano.leo

Então, Lua e Sol estão em quadratura próxima a Saturno, mas também em harmonia a Urano, quer dizer, temos uma bela oportunidade de integrar os princípios simbolizados por estes dois planetas, tanto em nível individual (Leão), quanto na esfera coletiva (Aquário). Mas é preciso ter cuidado e fazer um esforço consciente nesta direção, pois uma quadratura sempre se fará sentir de forma mais evidente do que trígonos e sexteis, com os quais nos acomodamos esperando passivamente que se manifestem a nosso favor. Se não ficamos atentos, todo este potencial pode aparecer apenas como o dedo na cara reacionário de Saturno e podemos simplesmente nos acabrunhar feito boi debaixo do jugo pesado de seu “destino” de obrigações. Novamente, conforme fomos pressionados durante toda a semana que passou, é preciso um esforço consciente para conjugar nossas obrigações, nossa necessidade de estrutura e estabilidade, com os ideais e aspirações por liberdade, fraternidade e justiça. Unir o melhor da tradição, com as oportunidades de ir além dos limites, ousando a reinvenção e a quebra das barreiras e das convenções. Saturno-Urano também vêm nos lembrar que, sem esforço, os melhores potenciais de criatividade e liberdade não passarão disso: potenciais – diga-se de passagem, potenciais não realizados. Liberdade não vai nos cair no colo de graça, antes, é algo que precisamos conquistar ou construir, de forma deliberada.

Lua Cheia em Aquário 2014

Para finalizar, embora eu não tenha ainda estudado a fundo os Símbolos Sabianos, ouso trazer mais uma vez o símbolo desta Lua Cheia, que ocorre no grau 19, ou seja, 18°02’ de Aquário. O símbolo traz a seguinte imagem: “um fogo florestal extinto”. Considerando que na Lua Nova Marte e Júpiter estavam numa disputa acirrada, pondo fogo nos conflitos bélicos em Gaza e na Ucrânia, gostaria de pensar que a imagem deste grau da Lua cheia signifique o arrefecimento de tais guerras. Essa é a minha esperança!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!