A Semana Astrológica: Reavaliar para Renovar!

luaminguante_thumbSemana de 18 a 24 de Agosto

Adentramos mais uma semana bastante tensa e complicada. A Lua está minguante, dando à semana um tom mais introspectivo, de análise e de retração. Apesar disso, de modo geral há um clima de expectativa e ansiedade, em que sentimos a apreensão crescer e se acumular, mas o pico e liberação de tal tensão só ocorrem na segunda-feira da semana que vem, no dia da Lua Nova em Virgem. Estamos na fase minguante da Lua, reavaliando as realizações do ciclo para renovarmos objetivos e propósitos. Nesta fase a Lua viaja lentamente por Gêmeos, Câncer e Leão.

O Sol despede-se de seus domínios Leoninos e entra Virgem no sábado, 24. Mercúrio em Virgem se opõe a Netuno em Peixes, faz trígono a Plutão em Capricórnio e depois se opõe também a Quíron. Vênus em Leão inicia a semana conjunta a Júpiter e ainda em quincunce a Netuno; faz quincunce também a Plutão a se aproxima da quadratura a Marte e Saturno em Escorpião e do trígono a Urano em Áries, aspectos que ficam exatos somente na semana que vem, mas que já são sentidos desde agora. Outro que começa a se harmonizar com Urano através de um trígono é Júpiter. Mas a tensão da semana vem mesmo é da conjunção de Marte a Saturno em Escorpião, que gera retração em várias esferas, mesmo o aspecto ficando exato somente na segunda-feira, 25. Nesta semana Marte ainda faz quincunce a Urano no sábado. Outra fonte de tensão vem dos vários quincunces e dos dois Yods que ficam formados durante vários dias, entre Netuno e Plutão com Júpiter de foco e entre Quíron e Plutão com Vênus como ponto convergente da configuração. A Lua Minguante faz aspectos diversos e também forma configurações tensas e outras mais harmoniosas.

A segunda-feira começa festiva e animada com a conjunção de Vênus e Júpiter em Leão, sentimo-nos otimistas e poderosos, confiantes. Mesmo assim, é preciso um pouco de cautela, pois a Lua Minguante em Gêmeos, torna-se foco de uma Cruz T ao quadrar Mercúrio em Virgem e Netuno em Peixes, que estão em oposição. Dia sujeito a muitos imbróglios na comunicação, a equívocos, confusões, provavelmente causados por excesso de entusiasmo e exageros verbais. Possível dispersão de energia.

Na terça, a oposição entre Mercúrio e Netuno fica exata e as idéias ficam para lá de embaralhadas, tipo sopa de letrinhas inundando a mente. É preciso ficar atento com enganos e deslizes na comunicação. Para completar, a Lua quadra Quíron e harmoniza-se com Urano em Áries. Junto com Urano ela pressiona primeiro Marte, depois Saturno em Escorpião. Conflitos entre o senso de dever e responsabilidade e a vontade de chutar o pau da barraca, que fica pior porque não é algo claro e frontal, pelo contrário, são dúvidas que não se mostram em cheio, que irritam e que podem nos fazer entornar o caldo a qualquer momento. Melhor manter em cheque o leque de frustrações.

Quarta-feira é um dia super intenso, o dia em que Dona Lua faz seu último contato com o Sol neste ciclo, um sextil. Neste dia a Lua faz-se crucial na formação de várias configurações: faz um Grande Trígono em Água com Netuno e Marte, que vira depois uma configuração “Envelope” envolvendo Mercúrio, Netuno, Plutão e Marte, além de duas Pipas, uma com Mercúrio de foco, e a outra com Plutão na posição chave. A Lua também inicia, à noite, uma Cruz T Com Urano-Plutão. Estas configurações ficam ativas ainda por boa parte da quinta-feira, com a adição de Saturno e de Quíron no Grande Trígono de Água, e com a exatidão do trígono entre Mercúrio e Plutão, tornando este dia igualmente dinâmico e intenso, mas a mente tem mais clareza e objetividade. A Lua torna-se Balsâmica e apesar de a tensão continuar e ser hoje bem aguda, talvez encontremos pistas e saídas sobre como lidar com ela ou como descarregá-la de forma segura, sem machucar nem a nós nem a outros. Talvez possamos achar maneiras de comunicar  o que se passa sem culpar aos outros e sem fazer acusações injustas.

Dariusz Milinski - faceSexta-feira a oposição Mercúrio- Quíron já se faz sentir. Mercúrio alinha-se também com Marte e Saturno e forma um Yod contra Urano. Neste dia Vênus em quincunce a Plutão e Quíron vira foco de outro Yod, enquanto Júpiter recebe a pressão de Plutão e Netuno. O dia fica bastante errático, caótico e propenso a muitos imprevistos e desfechos improváveis em diversas áreas e assuntos. Possibilidade de compensarmos a tensão com gastos desnecessários. O senso de proporção fica comprometido e oscilamos entre o tudo e o nada. A comunicação também está causticante e a língua pode causar prejuízos ao dizermos coisas impensadas que causam situações sem volta. É preciso respirar fundo e predispor-se a fazer os ajustes necessários.

No sábado o Sol entra em Virgem e a Lua Balsâmica se anima um pouco ao encontrar com Vênus e Júpiter em Leão. Mas entre sábado e domingo ela também entra na dança dos Yods, além de quadrar Marte-Saturno. No fim de semana também ficam exatos os quincunces de Mercúrio-urano e Marte-Urano, tornando este um fim de semana particularmente tenso, difícil e sujeito a muitos arranhões e machucados. É preciso presença de espírito, cabeça fria e principalmente estar flexível e aberto a mudanças de planos e a imprevistos de todo o tipo. Pode fazer muita diferença também manter um senso de perspectiva quando a situação parecer estar a ponto de “ferver”. Sempre vale lembrar: não é o fim do mundo e se Deus quiser sobreviveremos a isto também, mais fortes e mais resilientes!

Boa semana para você!

caminho

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!