Lua Nova em Virgem: Que do Caos Nasçam Estrelas!

lua nova eldenUm novo ciclo se iniciou com a Lua Nova em Virgem de hoje, (25 de agosto de 2014, 11h12min, hora de Brasília), um ciclo que divide o ano astrológico ao meio e exatamente por isso, é um momento propício a uma parada reflexiva para avaliações e ajustes quanto a ciclos maiores em andamento, como o ano, por exemplo. Renovação de ciclos pede renovação de idéias, de propósitos, de objetivos. Às vezes é o caso de reiterar objetivos que já estão em desenvolvimento, mas ainda assim, é preciso parar e analisar o que está funcionando e o que precisa ser mudado.

Situado na metade do zodíaco, não é à toa que Virgem seja um signo tão analítico e ponderativo. Virgem é o signo da discriminação, da seleção, mensura e classificação após longa análise dos dados em questão. Virgem é ainda o signo do método, da habilidade levada à perfeição, do artesão que burila sua obra com riqueza de detalhes. Escrupuloso e meticuloso, Virgem cuida para que tudo esteja sempre funcionando bem, a exemplo de Vesta e suas sacerdotisas vestais, responsáveis pelo fogo sagrado, que não devia nunca se apagar. Humildade, modéstia e serviço figuram também como características deste signo.Lua Nova Virgem 2014

Contudo, embora seja necessária, a faculdade analítica não está especialmente favorecida neste ciclo. Isso porque o período se inicia com a ausência completa do elemento Ar, o elemento relacionado ao pensamento e ao raciocínio lógico. Mais ainda, Mercúrio, o planeta associado à mente e aos processos mentais – e regente de Virgem, por conseguinte da Lua Nova – está “enroscado” com as dores de Quíron em Peixes, através de uma oposição, o que a princípio compromete sua atuação. Mas vamos ver isso com mais cuidado.

O mapa da Lua Nova mostra, de fato, que não há nenhum planeta em Ar. Há falta de objetividade, de lógica. Os planetas em Virgem poderiam compensar, até certo ponto, tal falta de Ar se não estivessem, eles mesmos, com certas dificuldades. Mas vamos deixar os planetas em Virgem para o final, porque há outros aspectos no mapa da Lua Nova sinalizando um ciclo intenso pela frente: hoje fica exata a conjunção de Marte e Saturno em Escorpião (16h10min). Marte conjunto a Saturno fala de dificuldade em expressar a energia da ação e da vontade no mundo. Diz-se deste aspecto que é semelhante a “dirigir o carro com o freio de mão puxado”; toda vez que o ímpeto da vontade tenta se expressar, há uma insegurança quanto à sua legitimidade, e quanto à nossa capacidade de executá-la, porque a liberação da energia fica como que “emperrada”, tornando isso um problema a ser vivenciado vida afora, o que gerará muitos “falsos começos” e muita frustração até que o indivíduo aprenda a lidar com isso e usar o aspecto a seu favor, tirando dele as qualidades da disciplina, perseverança, tenacidade e paciência. A conjunção Marte-Saturno adiciona, pois, a este ciclo, um gosto de frustração e de energia represada, mas se soubermos utilizá-la, com paciência, pode revelar-se uma bela arma na hora que precisarmos de perseverança, estratégia, força, coragem e estamina para o trabalho duro que temos pela frente.CABE_A_NA_PAREDE

Outro aspecto que se fez exato hoje foi o trígono de Vênus em Leão – ainda separando-se da conjunção com Júpiter – a Urano em Áries (06h37min), sugerindo um período para se valorizar a intuição, a liberdade e a independência, além da inventividade e do desapego e de que demos também a outros a liberdade de serem eles mesmos. Vênus também quadra a conjunção Marte-Saturno, simbolizando falta de paciência, irritabilidade e dificuldades nos relacionamentos, especialmente os afetivos. A auto-estima sofre neste período e temos dúvidas sobre nosso valor e sobre o afeto dos outros.

Urano é foco de um Yod, recebendo quincunces de Mercúrio em Virgem e de Marte-Saturno em Escorpião. Isso complica um pouco mais a situação de Marte, porque a liberação de energia fica ainda mais complexa e irregular: Saturno retranca e Urano exige soltura, mas sendo um quincunce, isso se dá de forma errática, potencializando a qualidade de imprevisibilidade de Urano. Pondo tudo junto, é preciso cuidado com acidentes em geral, especialmente os de trabalho, causados por fadiga ou frustração, ou ainda pressa e sobrecarga de trabalho. Acidentes envolvendo energia elétrica ou materiais tóxicos ou nucleares também são possíveis. Com Urano como foco desse Yod é preciso atentar para, na busca por liberdade e originalidade, não nos tornarmos excessivamente radicais e excêntricos – por mais libertários que sejamos, ainda precisamos conviver em sociedade, e esse é um dos conflitos que precisamos mediar dentro de nós.

Por fim, voltemos a Virgem. Lua e Sol estão conjuntos em Virgem, como é característico da Lua Nova e estão em oposição a Netuno em Peixes, simbolizando que além da capacidade analítica e cerebral, outras qualidades Virginianas como eficiência, diligência e precisão também ficam comprometidas, porque Netuno confunde tudo com sua névoa enganadora e se não tomamos cuidados, somos levados pela enxurrada em direção ao caos. Mercúrio está em Virgem, signo de sua regência, mas não está na sua melhor forma porque se opõe a Quíron. A mente pode se perder em elucubrações ilusórias, pode se prender a dores e situações passadas que confundem e paralisam, a não ser que resolvamos utilizar tais experiências e dores antigas para ajudar e nos colocar a serviço (Virgem) de outros que também sofrem (Quíron Peixes) – até porque Mercúrio-Quíron indica grande poder de cura pelas mãos.jonathan-andrew-blue-fog-and-jetty

Assim, com esta ênfase em Virgem, mais Marte abraçado a Saturno, Vênus de conversa com Urano, e Lua-Sol em oposição a Netuno, iniciamos um ciclo em que precisamos ser mais independentes, donos de nós mesmos, buscando cada vez mais integridade interior e honestidade em nossos negócios mundanos, além de respeito às liberdades e limites alheios, como também aos nossos. Precisamos também nos armar de paciência e disciplina para lidar com as frustrações e imprevistos com os quais iremos nos deparar, permanecendo abertos à intuição que talvez nos traga soluções improváveis e não cogitadas para aquele problema que nos tira o sono.

NetunoPrecisamos cuidar também da propensão ao auto-engano, a nos iludirmos, a nos deixarmos ludibriar por mentiras, brancas ou obscuras, situações nebulosas e cheias de vieses manipulativos. Romantismo, nostalgia ou enganos e desejos escapistas (atenção com álcool e drogas!) também se fazem presentes neste período. No meio de tudo isso,
prepararmo-nos para a possibilidade de as coisas saírem do controle e, ao invés de nos desesperarmos por causa disso, usar a situação para ser criativos. Com a falta de Ar e com Netuno tão ativo neste ciclo, é melhor esquecer a idéia de controle rígido, de que tudo tem que estar super organizado e meticuloso, porque a mente está tudo, menos clara e objetiva. Nosso lado Virginiano precisará aprender neste ciclo a fazer as pazes com o caos, a perceber seu valor e riqueza e a tirar proveito dele, sendo criativos, imaginativos, solidários, compassivos, artísticos e até mesmo, em algumas situações, deixar-nos levar pela correnteza, que tem sua própria sabedoria e ritmo. Netuno engana, ilude, escamoteia, põe véus, tira véus, afoga, embebeda, seduz, apaixona, mistifica, dissolve, redime, subverte a realidade, propõe outras mais sãs ou ainda mais absurdas… Com Netuno nunca sabemos onde de fato estamos e quanto mais tentamos nos apegar e controlar, mais enredados e afogados ficamos em suas águas. Assim, é melhor relaxar e flutuar, e tentar finalmente perceber, que mensagens nos escaparam enquanto tentávamos, tão loucamente, sobreviver e controlar a existência diária.

sao_miguelO Símbolo Sabiano para o grau da Lua Nova vem trazer bons augúrios: “Dois anjos trazendo proteção”. Grau auspicioso que indica que nem tudo está perdido e que talvez tenhamos a proteção necessária, proteção até de nós mesmos no meio do caos!

Então, neste ciclo Virginiano, analisemos, critiquemos e ponderemos em que ponto estamos com nossos propósitos. Separemos o que funciona do que não serve mais e toquemos em frente, mas por mais Virginianos que tentemos ser, estejamos cientes de que mesmo que queiramos, não podemos controlar tudo. Cortejemos o caos, no nosso dia-a-dia, trazendo magia para nossa rotina que esteja meio sem graça; achando tempo na vígilia, para dar atenção aos sonhos noturnos e suas mensagens oníricas; parando um minuto que seja para admirar a beleza de tirar o fôlego de um pôr do sol; ou para se permitir sentir aquela nostalgia doída da saudade de coisas que não voltam… Cortejemos o caos, antes que ele nos pegue de surpresa. Como diz o Osho, “criemos o caos, porque é no caos que nascem as estrelas”. Permitamos que Netuno se expresse de forma ativa e engajemo-nos com ele pela arte, pelo cinema, pela espiritualidade, pela compaixão, pelo serviço e pela espiritualidade. E confiemos  na proteção dos anjos e na sabedoria das águas da vida, que suave ou intempestivamente, nos levam aonde devemos chegar. E que deste caos, possam nascer muitas e muitas novas estrelas!

<

p style=”text-align:center;”>Ótimo ciclo para você!

hs-2009-25-q-1280x800_wallpaper

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova em Virgem: Que do Caos Nasçam Estrelas!

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!