A Semana Astrológica – Cuidado! Nem tudo o que reluz é ouro!

glitter1
Reprodução

Semana de 8 a 14 de setembro

Semana especial, que começa com a Lua Cheia em Peixes, uma Lua Cheia dolorosa e hiper-sensível, pois está conjunta a Quíron. A Lua, na fase cheia, transita os signos de Peixes, Áries, Touro e Gêmeos. Mercúrio viajando por Libra, signo aéreo e que nos ajuda a ter um pouco de objetividade, forma uma Cruz T com Urano em Áries e Plutão em Capricórnio, tornando as comunicações conflituosas e uma sensação de exaustão mental que permeia toda a semana. Somado a isso temos a oposição de Vênus em Virgem e Netuno em Peixes, aumentando a influência da Lua Cheia no sentido da sensibilidade, confusão, dificuldade de ver claramente a nós mesmos e aos outros. Há oportunidades de ajuda, se soubermos utilizá-las: Mercúrio faz sextil a Júpiter em Leão, solicitando que ampliemos nossa visão e estudemos melhor os assuntos com os quais temos que lidar, até para nos calçarmos e nos prepararmos melhor para os embates com Urano e Plutão. O Sol também faz sextil com Saturno, propiciando uma dose necessária de contenção e austeridade num período que está infiltrado de desejos regressivos, ilusórios e fantasiosos. No fim de semana Marte entra em Sagitário simbolizando a necessidade de insuflarmos nossas ações com ideais maiores, com visões mais amplas e de acreditarmos nestes ideais. De modo geral, é uma semana que requer cautela nas interações porque nossa ferramenta de valoração das coisas está comprometida e nos movemos num mar de areia movediça que pode ser muito traiçoeiro, cujos efeitos desastrosos só serão percebidos com acuidade daqui a algum tempo.

lua cheia Fernando
Lua Cheia – Prai de Tambaba – João Pessoa/PB Fernando Tavares

A segunda-feira abre a semana com a Lua Cheia em Peixes. A Lua, antes de ser cheia, se derrete completamente nos braços de Netuno, faz sextil a Plutão e ainda se opõe a Vênus em Virgem, fazendo o primeiro dia da semana nebuloso e complicado, onde temos dificuldade de separar o real do imaginário, e tudo parece querer sair do nosso controle. Se possível, evitar tomar grandes decisões neste dia porque não objetividade nem clareza e até mesmo nossa intuição pode nos pregar peças, ou nós, em nossos desejos fantasiosos forjamos tais intuições para legitimá-los.

Na terça-feira, a Lua, ainda em Peixes, faz trígono com Saturno e Marte em Escorpião e talvez tenhamos uma ajuda, achando uma pequena ilha no mar revoltoso em que nos encontramos. De qualquer maneira, se não usarmos isso de forma efetiva, podemos continuar vagando à deriva, sem chegar a lugar nenhum. Mercúrio quadra Plutão neste dia, e podemos ser acometidos de pensamentos obsessivos e torturantes e manias de perseguição. A comunicação pode ficar pesada porque todos querem fazer valer seu ponto de vista, forçando-o sobre os outros. É importante manter a cabeça aberta e lembrar-se que nossa própria opinião é apenas uma das muitas possíveis e válidas. Do lado positivo, este trânsito pode trazer à luz insights poderosos a respeito de nossos padrões mentais e dos nossos vícios na comunicação, além de um novo conhecimento a respeito de como funcionam nossos processos mentais.

Vênus se opõe a Netuno na quarta-feira, tornando este um dia especialmente complicado no que tange aos relacionamentos e ao nosso senso de valor. Somos inundados por ideais nada realistas e tendemos a ver o mundo sob lentes cor de rosa. Não temos acuidade nenhuma quando olhamos para nós mesmos, percebendo-nos como amáveis, altruístas e desinteressados, quando na verdade escondemos de nós próprios e dos outros nossos interesses escusos, e nosso egoísmo e desejo de manipulação. Por outro lado, talvez sejamos nós os manipulados em jogos e esquemas fraudulentos, seja nos negócios ou nas relações pessoais. Cuidado com o canto enganador das sereias, pois podemos receber propostas maravilhosas, inclusive de investimentos, que devem ser analisadas com cautela, se possível deixando para decidir sobre elas depois. Nossa capacidade de julgar e valorar oportunidades está comprometida e se parecer bom demais para ser verdade, melhor desconfiar. A Lua em Áries se opondo a Mercúrio em Libra e adicionando mais peso à Cruz T Cardinal piora um pouco as coisas.

engañoso
Reprodução

Um pouco da contenção e austeridade de Saturno é colocada à nossa disposição, se soubermos tirar proveito dela na quinta-feira. O Sol em sextil com Saturno e aliado ao fato de a Lua ficar vazia e sem aspectos em Áries o dia todo, torna esse um dia para avançar nas atividades rotineiras das quais tenhamos nos dispersado por causa das influências anteriores. Não é dia para aventuras, mas para focar no trabalho e na ação imediata. Mas urge cuidar da impaciência e da tendência a se sentir preso e excessivamente cobrado, o que pode causar rompantes de fúria e altercações nada educadas, especialmente na vida doméstica, pois logo cedo a Lua vira foco de um Yod, fazendo quincunces ao Sol e a Saturno. Há mais dois Yods sendo formados neste dia: Júpiter vira foco de um, fazendo quincunces a Quíron e Plutão – este Yod fica ativo até o dia 20 de setembro – e Quíron é foco de outro, recebendo quincunces de Mercúrio em Libra e Júpiter em Leão – este Yod fica ativo até o dia 14. Energias erráticas, inconscientes e de efeitos imprevisíveis.

inflexi
Reprodução

A sexta-feira é um dia especialmente tenso, dado a situações que evocam o lado mais inflexível das pessoas. A Lua em Touro faz uma Cruz T Fixa com Júpiter em Leão e Saturno em Escorpião. Batemos o pé naquilo que acreditamos e não queremos nem ouvir outras opiniões. Dia propensão ainda a altos e baixos no humor e nas emoções. A Lua faz ainda um Grande Trígono em Terra com Plutão em Capricórnio e Vênus em Virgem, o que pode nos dar a chance de uma bem vinda ancoragem para nossas emoções e sentimentos tumultuados, além da oportunidade de nos olharmos com uma honestidade gentil, que reconhece nossas limitações humanas, sem nos deixar abater por elas.

O sábado começa ainda com a influencia da Cruz T Fixa e neste dia a Lua faz oposição a Saturno, ficando vazia depois de um trígono com o Sol em Virgem às 10:33. Além disso, Mercúrio em Libra faz oposição exata a Urano em Áries. Um dia em que parece que o mundo está contra nós, em que a energia da oposição é a grande catalisadora de insights e descobertas, que a princípio são bastante inquietantes e ansiosas. Dia que exige grande cautela para não nos expormos a acidentes, especialmente no trânsito, porque estamos instáveis, impacientes, irrequietos. À noite, Marte entra em Sagitário, tornando sua ação mais aberta e expansiva, depois da concentração fabulosa de energia que empreendeu durante seu trânsito por Escorpião.

oposição1
Reprodução

No domingo, este mesmo Marte expansivo, que já está em quadratura a Netuno em Peixes, recebe a oposição da Lua Geminiana e os três formam uma Cruz T Mutável, indicando um dia em que as conversas ficam acaloradas, há discussões, talvez acusações levianas, exageradas. Somado à oposição, ainda ativa de Mercúrio a Urano, há a tendência a utilizar conceitos racionais e intelectuais para corroborar o fanatismo e o fundamentalismo. A mente fica assoberbada de idéias, mas tem dificuldade de processá-las de forma eficiente, tornando-se errática – como resultado, nossa ação é inquieta, incerta, dispersa e sem foco e tendemos a desejar muito e a fazer pouco. O domingo fica festivo e animado, até de forma excessiva e sujeito a gangorras emocionais – por isso convém fazer uma boa meditação ou exercícios de aterramento antes de ir para o mundo. Com Marte em quadratura a Netuno convém evitar álcool e outras drogas pelas próximas semanas.

Uma linda semana para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!