A Semana Astrológica: Hora da Revisão!

Semana de 29 de Setembro a 5 de outubro 

Semana importante começando devido às eleições que ocorrem no domingo, 5. Astrologicamente também há eventos muito importantes acontecendo no céu. Vênus deixa a clausura e a discrição de Virgem e ingressa em Libra, signo regido por ela, que se torna mais poderosa e elegante e prepara-se para a Conjunção Superior com o Sol, no dia 25 de outubro. De Libra Vênus faz quincunce a Netuno em Peixes. O Sol, também trafegando Libra, faz sextil a Marte em Sagitário, quadra Plutão e forma uma Cruz T Cardinal, pois ainda se opõe a Urano, embora esta oposição só fique exata na semana que vem. É bem oportuno que o Sol se envolva nessa Cruz T exatamente na semana das eleições, para que nos lembremos dos temas mais cruciais que temos vivido e da necessidade de transformação social que tem nos pressionado tanto. Seria interessante decidirmos nosso voto até a sexta-feira, porque no fim de semana tendemos a nos confundir e perder a clareza, com a Lua em Peixes ficando conjunta a Netuno exatamente no domingo, anunciando a possibilidade de nos deixarmos apanhar por promessas messiânicas e demagogas, que se revelarão depois engodos bem arquitetados.

Recebemos ajuda extra nesse processo decisório dos trígonos Marte-Júpiter e Marte-Urano, que vêm elevar nossas esperanças, otimismo e autoconfiança, qualidades das quais Marte estava muito necessitado, pois andaram escassas nos últimos tempos. Estes trígonos vêm ainda enfatizar nosso desejo por ações e decisões inovadoras e transformadoras. Porém, é preciso ficar atento ao fanatismo e à tendência à catequização, à identificação excessiva com as crenças e a achar que somos os donos da verdade, que “sabemos tudo”. Isso porque Marte começa a empreender um vôo solo ficando Fora de Limites nas declinações ao Sul. Marte Fora de Limites não atende a ninguém, nem às orientações do seu Rei Sol, tornando sua ação perigosa e temerária.

Mercúrio em Escorpião estaciona no sábado e entra em retrogradação no domingo – apesar de aparentemente não muito alvissareira, essa situação de Mercúrio pode favorecer a ponderação e a revisão do que precisa ser transformado.

A Lua está Crescente e viaja nesta semana pelos signos de Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes, fazendo aspectos diversos com os demais planetas. Ao quadrar o Sol na quarta-feira, a Lua fecha o Primeiro Quarto do ciclo e inicia o Segundo.

Dia a dia

A semana se abre com a Lua Crescente em Sagitário na segunda-feira, fazendo quadratura a Netuno em Peixes, sextil ao Sol em Libra, conjunção a Marte e quadratura a Quíron já à noite. Entusiasmo que vem e vai dá o tom do dia. A manhã tende a ser mais confusa e é preciso cuidar porque há tendência a fofocas e maledicências, além de aproveitadores da excessiva e ingênua generosidade alheia. À tarde a conjunção com Marte e o posterior Grande Trígono Fogoso com Júpiter e Urano ampliam nossa autoconfiança e vigor. Ainda temos que lidar com influências fragilizadoras e somos lembrados por Quíron que mesmo a mais otimista das criaturas têm que lidar com revezes e com aquilo que não funciona nem tem solução. De modo geral um dia para equilibrar entusiasmo e fé com a percepção das impossibilidades geradas pelas fraquezas humanas. Vênus entra em Libra às 17h53min, signo de sua regência. Com Vênus em Libra, focamos na beleza, na igualdade nas relações, nos ideais mais civilizados da justiça e do equilíbrio. Vênus em libra certamente favorece os Librianos e os Taurinos, já que está numa situação mais confortável do que em Virgem, simbolizando um período de mais harmonia e beleza na vida – pelo menos até que Vênus entre em confronto com Urano-Plutão, mas isso é outra estóriaVênus fica em Libra até o dia 23 de outubro, quando entra em Escorpião.

venus
Detalhe principal da obra “O nascimento de Vênus” de Boticelli – Reprodução

A terça-feira é marcada pelo trânsito Fora de Curso da Lua, que fica vazia da 00h30min do dia 30 (depois do trígono com Júpiter), até a 01h41min do dia primeiro de outubro, ou seja, mais de 24 horas. Durante este período teremos favorecida a reflexão do que nos move realmente, de a quantas andam a nossa fé e motivação interior; o que nos incendeia? De que filosofias e crenças temos nos alimentado? Serão elas realmente nutritivas? Fazem sentido para nós, ou apenas pegamos emprestado de outros, repetindo-as feito papagaio? Professamo-las e vivemo-las com o coração ou são fórmulas hipócritas de “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”?

elegancia
Desconheço o autor – Reprodução

Já em Capricórnio, a Lua fecha o Primeiro quarto e inicia o Segundo na quarta-feira. Desaparece no abraço intenso e infernal de Plutão e de lá desafia os ideais civilizados do Sol Libriano, além das propostas revolucionárias de Urano em Áries. A Lua faz ainda sextil a Mercúrio em Escorpião e a Netuno em Peixes. Dia especialmente tenso que promete ser decisivo na corrida eleitoral, com denúncias de ultima hora pipocando na mídia, no afã desembestado de candidatos que recorrem a todos os recursos para ganhar uma eleição ou simplesmente denegrir a imagem do oponente – e aqui vale tudo, inclusive o mote mesquinho do “eu posso não ganhar, mas farei o impossível para que você também não chegue lá”. Não basta tentar ganhar, tem que destruir o outro no processo. Limpeza e decência passam longe. Por outro lado, conjunta a Plutão, a Lua vai ao submundo dos processos sociais e do poder estabelecido, trazendo a podridão e esfregando-a na nossa cara, numa lavação de roupa suja gigantesca, obrigando-nos a rever nossas idéias a respeito da democracia e do “homem civilizado” (Sol Libra).

A Lua abre a quinta-feira quadrando Urano em Áries. Também faz sextil a Quíron em Peixes e quincunce a Júpiter em Leão, tornando-o foco de um Yod. Fica vazia às 13h19min depois do sextil a Saturno em Escorpião (entra em Aquário somente na sexta, às 05h00min da manhã). Vênus vai se aproximando do quincunce a Netuno e o Sol do sextil a Marte. Ao contrário da terça-feira, hoje a Lua se esvazia depois de se harmonizar com Saturno. Somos levados a perscrutar nosso comprometimento e nossa responsabilidade pela realidade que vivemos, pela nossa posição social e situação no mundo e o que podemos fazer a partir disso se estamos insatisfeitos. Não é dia para aventuras, pelo contrário, é para trabalhar duro, com foco e cronograma!

Na sexta-feira a Lua, os sonhos da madrugada refletem as responsabilidades e nossos receios sociais, além de ansiedades ligadas ao trabalho. Às cinco da manhã a Lua entra em Aquário e logo quadra Mercúrio emperrado a 2° de Escorpião. Felizmente a Lua também tem encontros bacanas com Vênus e com o Sol em Libra. Vênus faz quincunce a Netuno em Peixes. Dia complicadinho a princípio: a Lua quer racionalizar e analisar o que sente, enquanto Mercúrio quer sentir o que pensa e concluir a partir disso… Conflitos à vista! Cabeça e coração ficam confusos tendemos a embaralhar as estações. O trígono com Vênus e com o Sol mais tarde diminui a tensão, desfazendo mal entendidos que porventura tenham sido criados pela manhã. De qualquer modo, continuamos muito cerebrais e distanciados, recorrendo mais a abordagens conceituais do que práticas ou vivenciais. Analisamos mais, sentimos menos porque sentimentos são coisas complicadas nas quais não se pode confiar. O quincunce Vênus-Netuno desafia nossos anseios por relacionamentos perfeitos, sinalizando que tendemos a ver o outro com um olhar pouco realista, o que nos deixa predispostos a desapontamentos, e o pior é que não nos damos conta disso, ficando incertos com uma sensação de “pulga atrás da orelha”. Melhor prestar atenção a essa pulga!

gan
Reprodução

No sábado a Lua se envolve numa Cruz T Fixa com Júpiter em Leão e Saturno em Escorpião. O Sol quadra Plutão e começa a se tornar foco de uma Pipa ao fazer sextil a Marte e a Júpiter, que estão ambos em trígono com Urano em Áries, que recebe a oposição do Sol. Marte quadra Quíron em Peixes e Mercúrio estaciona a 2° de Escorpião. O sábado fica explosivo e propenso a revelações várias, atmosfera mais do que interessante para uma véspera de eleição. Estamos super instáveis e sujeitos a gangorras emocionais, ora sendo muito otimistas e racionais, ora reagindo de forma primitiva, errática e pessimista. Nossa vontade positivista é desafiada pelas idiossincrasias humanas, inclusive as nossas próprias. Nesse contexto, acabamos por chegar à conclusão que é hora de mais uma revisão dos nossos processos mentais. Com Mercúrio estacionando e engatando marcha à ré, agendamos um vasculhar do teto, limpando as teias de aranha da mente, das idéias, das formas de comunicação e de tudo o que aprendemos recentemente. O prefixo RE entra em pauta: Revisar, Rever, Revisitar, Reaver, Replanejar…

O domingo chega com a Lua vazia em Aquário, que entra em Peixes às 06h25min, já fazendo trígono a Mercúrio estacionário em Escorpião e conjunção a Netuno, o que promete perturbar nossas sensações ao longo do dia. Tendência a ficarmos sonhadores, confusos, idealistas, compassivos e ultra-sensíveis, estados de alma não muito recomendáveis para quem precisa ir votar e votar com lucidez e clareza. Mercúrio estacionário também faz trígono a Netuno, outra influencia que pode nos confundir ainda mais. Possibilidade de candidatos messiânicos saírem às ruas com “soluções redentoras” que engabelam os mais incautos – compra de votos fica favorecida! Marte, Fora de Limites em Sagitário, faz trígono a Urano, o que pode se manifestar em atitudes e ações extremistas dos fundamentalistas e “donos da verdade” política. Por tudo isso, é bom ponderar bem e muito antes de sair para votar!

Boa semana e muita clareza para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!