Lua Cheia e Eclipse Lunar em Áries: Separamos ou Juntamos de vez?

Birth chart paiting lunar eclipse
Lunar Eclipse by Birth Chart Painting – Reprodução

Tivemos hoje uma das lunações mais potentes do ano, a Lua Cheia de Áries, que também é um eclipse total da Lua (08 de outubro, Lua Cheia às 07h50min, eclipse total da Lua às 07h56min, Brasília/DF – ou 11h52min para Portugal), o segundo do ano. Comumente temos duas estações de eclipses por ano e eles geralmente vêm em pares, sendo um solar e um lunar, podendo haver, porém, mais de dois eclipses por temporada. Os eclipses, como já falei várias vezes em outros posts, não são eventos isolados, ao contrário, pertencem a “famílias” que têm início, meio e fim e que são chamadas Séries Saros. O mapa do início de uma Série Saros é fundamental para entendermos sua dinâmica, seus temas e seus efeitos.

Lunações

Eclipses são lunações super potentes e este é duplamente super poderoso, por realçar os temas colocados em ebulição pela quadratura Urano-Plutão e pela Grande Cruz Cardinal. Este eclipse também faz parte de outro ciclo menor, que enfatiza o eixo dos relacionamentos Áries-Libra, onde o Eu primitivo encontra o Outro e é obrigado a considerá-lo e a “civilizar-se”. O primeiro eclipse deste ciclo Áries-Libra aconteceu em 18/10/2013 a 25° de Áries; o segundo ocorreu a 25° de Libra em 15/04/2014; o terceiro é o eclipse de hoje; o quarto acontece a 14° de Libra em 4/04/2015; o quinto se dá a 4° de Áries em 28/09/2015; e o sexto e último ocorre a 3° de Libra em 23/03/2016. Vale notar que todos são eclipses lunares, com os eclipses solares que os acompanham ocorrendo nos eixos vizinhos, ou de Touro-Escorpião ou de Virgem-Peixes. Interessante notar também que tais eclipses ocorrem no período mais “quente” da quadratura Urano-Plutão.

 

Áries-Libra

O eixo Áries-Libra fala essencialmente de relacionamentos, algo que destaca ainda mais o tema da lunação, que em si mesma trata do relacionamento entre o Sol e a Lua, entre os princípios Masculino e Feminino, entre Consciente e Inconsciente. Com uma Lua Cheia neste eixo temos então um ápice, uma culminação das questões relacionais, sejam estes relacionamentos íntimos, afetivos, familiares, de amizades ou de parcerias de trabalho. Tudo o que envolve um “eu” e um “tu”, em qualquer instância. E com todos estes eclipses LUNARES ocorrendo neste eixo, uma hora a Lua sendo eclipsada em Áries, outra hora em Libra, é como se nos fosse dada a oportunidade de experimentar a situação de ângulos diferentes, do meu ângulo individual, assim como do ponto de vista do outro; ou, do ponto focal da minha necessidade de independência num momento, e da minha necessidade de relacionamentos em outro . Sendo a Lua o nosso lado instintivo, essa mudança de posições traz à superfície e à luz da consciência solar as nossas reações mais básicas e primitivas, aquilo de que necessitamos para nos sentir seguros e alimentados, mas que nem sempre é claro para nós. Nestes últimos dois anos temos sido, pois, questionados e solicitados a conciliar nossas necessidades emocionais com nossos propósitos conscientes dentro deste eixo relacional.

Mudanças e Transformações

Este eclipse nos lembra também da necessidade de mudança que tem permeado nossa vida, sejam estas necessidades claras e visíveis ou obscuras e ainda não límpidas. E vem trazer o lembrete de que toda a nossa vida é baseada e depende de interações, quer queiramos, quer não – por isso a Grande Cruz Cardinal é tão importante, porque envolve o indivíduo (Áries), sua família (Câncer), o Outro (Libra) e a Sociedade (Capricórnio). Além disso, ele vem nos desafiar a olhar para nossas decisões, resoluções e escolhas nessa área dos afetos, reiterando-as ou mudando-as radicalmente.

Lua Cheia e Eclipse em Áries 2014
Lua Cheia e Eclipse Lunar em Áries – 08 de outubro de 2014, 7h50min, Brasilia-DF

O Mapa da Lua Cheia

Falando de forma mais específica, esta Lua Cheia e Eclipse ocorre a 15°05’ de Áries, com a Lua conjunta a Urano e ao Nodo Sul e o Sol a 15°05’ de Libra, conjunto a Vênus e ao Nodo Norte. É um mapa que enfatiza a idéia de um racha, de uma cisão básica na psique. O Sol em Libra e seu regente Vênus, também em Libra buscam parcerias e agregar valor à vida ao associar-se ao outro. Têm uma visão desapegada, conceitual e civilizada das coisas e trabalham no sentido de equilibrar e equalizar. Já a Lua em Áries alimenta-se e precisa de independência e de ação, coisas que busca de forma extremada, já que está numa conjunção muito próxima a Urano, que também realça a necessidade de autonomia e liberdade. O regente da Lua, Marte, está em Sagitário, formando um Grande Trígono em Fogo com Júpiter e Urano, triplicando essa urgência por independência da Lua Ariana. Estes dois pares de opostos (Sol/Vênus versus Lua/Urano) ainda quadram Plutão em Capricórnio, tornando tudo uma grande crise de alta intensidade e extremamente volátil. Plutão, como foco desta T Square sugere que estas relações todas precisam morrer, porque já carecem de vida e de autenticidade. Se forem baseadas em algo sólido, elas poderão renascer, completamente transformadas e purificadas pelo fogo vulcânico de Plutão. Do contrário, devem apenas ser devidamente enterradas para que não fiquem nos assombrando vida afora.

Individuar para poder Conciliar

Esta é, pois, uma Lua Cheia que vem acordar nosso lado mais passional e nossa visão mais individualista das coisas; que vem nos pedir que sejamos leais conosco mesmos e enfatizar a importância e a necessidade de nos diferenciar antes de trazermos o outro para nossa vida e virarmos “um par”. Vem acordar o fogo do desejo e da paixão não só pelo outro, mas principalmente por nossos objetivos pessoais e por nós mesmos. E tendo tanto fogo assim, somado ao envolvimento de Plutão, esse eclipse vem fazer outra Calcinatio Alquímica, que propõe depurar nossos desejos pessoais válidos e legítimos dos desejos pueris e forjados por mero egoísmo. É preciso submeter o desejo e os relacionamentos a esta forja e deixá-los queimar para ver o que sobra. O que sobrar depois da queima é o que vale a pena buscar ou dar continuidade.

Saros New North 17
Início da Série Saros 17 New North, 28 de Julho de 1870, 11:18 GMT, Pólo Norte

Série Saros 17 New North

Analisando o mapa inicial desta Série Saros, que de acordo com a Dra. Bernadette Brady (1), do Reino Unido, trata-se da Série Saros 17 New North, percebe-se que o tema do desejo e da paixão é intrínseco a esta família de eclipses.  O mapa inicial desta série, que se inicia em 28 de julho de 1870, às 11h18min (GMT) mostra “Vênus conjunta a Marte enquanto o Nodo ocupa o Ponto Médio entre a Lua Nova e Vênus e entre a Lua Nova e Marte, assim como o Ponto Médio entre Mercúrio e Vênus”, diz Brady. Sua interpretação é a seguinte: “Esta série traz uma energia impulsiva aos eventos. As socializações se tornam agitadas emergem questões que motivam o indivíduo. Esta motivação pode ser relacionada a projetos financeiros ou a questões de relacionamentos. Qualquer que seja a motivação, ela é impulsiva, passional e excitante” (1). Havendo uma conjunção Vênus-Marte no inicio desta série, temos repetido, de novo, o assunto “relacionamentos” – eu sei, é tão repetitivo que fica chato – mas isso é para não termos dúvidas e nem chances de fugir da questão. Paixão, desejo, triângulos amorosos, alianças, casamentos, relações duradouras, escolhas, decisões, equilíbrio… Tudo cozinhando na grande caldeira ariana e perguntado qual é a nossa necessidade e nosso desejo mais pessoal e mais urgente. Do que nossa alma realmente precisa? Qual é nossa motivação primordial?

Conciliação Necessária

Entretanto, não podemos esquecer: a Lua Cheia fala sempre da necessidade de se achar um meio termo entre a vontade consciente e as necessidades emocionais. Neste caso, além de ser super impulsiva, calcinante e passional, esta Lua oferece ainda o risco de regressão a um egoísmo primitivo que nos puxam a comportamentos viciantes do passado, visto que está conjunta ao Nodo Sul, que representa o passado e o caminho de menor resistência. Assim, o caminho da evolução e do futuro está em Libra. Após ter me diferenciado como individuo, preciso respeitar as parcerias e a presença do outro na vida. Achar um caminho do meio entre o meu desejo e o desejo do outro; entre minha necessidade, legítima, de independência e meu desejo, também legítimo, de ter relacionamentos na vida. Buscar o equilíbrio.

Afinados com a Intuição

Como sempre, gosto de deixar o Símbolo Sabiano para ser a cereja do bolo. E este símbolo de hoje, do grau 15°05 (ou seja, grau 16) de Áries, traz a seguinte imagem: “Espíritos da natureza são vistos em ação à luz do pôr do Sol”. Este símbolo pertence ao Primeiro Hemiciclo, e ao Ato da Diferenciação, no grau que separa o Ato do Desejo do Ato de Potência. É um símbolo que fala de situações em que é necessário alinhar nosso lado primitivo e os ritmos orgânicos da vida com a intuição, a visão e os propósitos mais elevados representados pela luz do Sol. Novamente a idéia de se diferenciar como individuo para poder buscar a conciliação. Então percebemos que por mais chato que pareça, esse tema dos relacionamentos e da conciliação fica se repetindo e em Astrologia, quando algo se repete assim, é porque é, de fato, de suma importância. Tanto é que sentimos isso na nossa própria pele, na nossa vida diária e na polarização atual que percebemos para todo lado que olhamos.

Concluindo…

Essa é uma Lua em que temos os deuses de novo batendo à nossa porta, como a nos perguntar o que fizemos ou temos feito com toda a energia e tensão a que temos sido submetidos ao longo deste ano. Aproveitamo-las para mudar e transformar nossas vidas? Ou continuamos na lamúria e na reclamação chorosa e vazia? Tomamos atitudes? Efetivamos nossas decisões? Fizemos algo de concreto? Se ainda não tomamos as medidas cabais, este eclipse vem prover a motivação necessária para tanto.

É hora de aproveitar a energia e a chance de revisar o papel do outro e dos relacionamentos em nossas vidas, revisão que é proposta também por Mercúrio retrógrado retornando a Libra na sexta-feira. De forma prática, podemos nos ver enredados em conflitos familiares, com o marido/esposa, com o chefe, com amigos… E se por um lado precisamos sim, ouvir o outro e tentar buscar a harmonia, por outro lado precisamos identificar quando é mais inteligente dizer adeus ao outro e optar por nós mesmos. Então, ao invés de desfolhar a pobre margarida perguntando “bem-me-quer, mal-me-quer”, perguntemo-nos antes: “O que EU quero?”. Definido isso, delimitamos nossos parâmetros de negociação e podemos então buscar o entendimento ou a ruptura de uma relação que talvez já não corresponda aos desejos de nossa alma. Tudo isso de forma honesta, direta e clara, mas também civilizada. As relações que sobreviverem a este período tendem, certamente, a se tornar cada vez mais sólidas, pois terão sobrevivido à queima das ilusões, dos egoísmos e dos desejos pueris, ficando no fim, a relação entre individuos mais maduros e mais conscientes.

Nota 1: Pessoas com planetas ou ângulos entre os graus 10 e 20 dos signos Áries, Câncer, Libra e Capricórnio sentem de forma mais intensa e contundente este eclipse.

Nota 2: Este eclipse está relacionado com outros eclipses que ocorreram em 27 de setembro e 12 de outubro de 1996. Vale a pena tentar lembrar o que se passava na sua vida na época, pois os temas e as possíveis crises estão relacionados e atingem a mesma esfera de vida. Vale a pena também verificar se algo especial aconteceu por volta das datas que mencionei acima, no segundo parágrafo, que fala dos eclipses recentes no eixo Áries-Libra.

 

Nota 3: Para lidar melhor com a tensão gerada por eclipses ou configurações muito carregadas, podemos recorrer à meditação e a exercícios de enraizamento (enraizamentos são especialmente indicados no caso deste eclipse em específico, porque há somente um planeta em Terra); se possível, podemos ainda buscar ajuda profissional em momentos mais críticos, que nos ajudem a ter maior clareza da situação que vivenciamos. A Lua em Áries também pede movimento e ação, assim, atividades físicas vigorosas, mas supervisionadas, também são recomendadas.

(1) Bernadette Brady – The Eagle and The Lark – predictive Astrology

eagle and lark

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Cheia e Eclipse Lunar em Áries: Separamos ou Juntamos de vez?

  • 8 de outubro de 2014 em 23:34
    Permalink

    Olá Marcio,
    Obrigada pela visita e pelo comentário.
    Pelo jeito, vocês dois passam por grandes transformações, originadas por fatores diferentes. Libra é um signo muito voltado para o relacionamento, mas também profundamente idealista, especialmente considerando-se a casa 11. Talvez você tenha intuído que a relação já tinha de fato se esgotado, e mesmo quando identificamos que é hora de ir embora, de mudar de rumo, ainda assim é difícil porque temos muitas lembranças e afinal a relação deu certo por um tempo.
    Com Urano em oposição a estes planetas Librianos, certamente você escutou um chamado estrondosos e foi obrigado a despertar, especialmente porque Urano está transitando sua casa 5, que também é de relacionamentos. Não posso dizer se você tomou a decisão certa ou não, mas Urano sinaliza que com certeza estava na hora de questionar essa rotina e essa “paz libriana”, de acordar para o que você realmente quer e busca num relacionamento. Se é ou não esta relação que atravessa uma crise, só você pode dizer. Boa sorte, fique bem!
    Abraços,
    Eunice

    Resposta
    • 9 de outubro de 2014 em 00:27
      Permalink

      Olá Eunice, grato pela resposta…é isso mesmo, Urano explodiu o que vinha se desgastando e apenas mantido pela tranquilidade do que é conhecido, habitual…ainda estou em dúvidas,o corpo lutando com a mente, mas nossa diferença de conduta é muito grande, ele é Capricórnio, lua em Touro e Asc em Gemeos e eu Libra, lua em Gemeos e asc Sagitário…grato
      Marcio

      Resposta
  • 9 de outubro de 2014 em 12:37
    Permalink

    Realmente, Marcio, toda essa energia Libriana na casa 11 não suporta rotina, o excesso de intimidade diária e a mesmice das coisas. Já Capricórnio com Lua em Touro se regozija e precisa exatamente disso! Equação complicada! Mas tudo é aprendizado! Boa sorte e tudo de bom! 🙂

    Resposta
  • 9 de outubro de 2014 em 23:29
    Permalink

    Obgada!Mto esclarecedor!!!Ariana com ascendente em Capricórnio e Lua em Libra num momento crucial!!!
    Que aconteça o melhor!!!

    Resposta
    • 10 de outubro de 2014 em 13:11
      Permalink

      Realmente, Maria Fernanda, você passa por um momento crucial, um divisor de águas na sua vida. Daqui a um tempo você vai olhar para trás e definir sua vida entre antes e depois deste período. Causa ansiedade, medo, incerteza, mas também é excitante, renovador, um grande desafio colocado pela vida para forjar o caráter e a coragem! Força, não desanime! Sua vida e seu eu mais autênticos a esperam!
      Boa sorte e tudo de bom!
      🙂

      Resposta
  • 16 de março de 2015 em 12:26
    Permalink

    Boa tarde!
    Sou aries anscedente em virgem e lua em cancer, 28/03/1977 nascida as 17:00 hrs em São Martinho – RS. Este eclipse vai mexer muito com os arianos?????

    Resposta
    • 16 de março de 2015 em 12:34
      Permalink

      Olá Patrícia, obrigada pela visita ao blog! Este eclipse do post é de outubro de 2014. Ainda não escrevi sobre os eclipses deste ano. Devo escrever sobre o eclipse do Sol ainda nesta semana e dpois sobre o eclipse da Lua daqui a umas duas semanas. Sim, os dois eclipse, do dia 20/03 e do dia 04 de abril vão mexer muito com Arianos, Piscianos, virginianos e Librianos. Depende de que planetaas você tem nestes signos. continue acompanhando o blog, devo postar sobre isso ainda nesta semana. Abraços! 🙂

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!