A Semana Astrológica – A calmaria do olho do furacão

Semana de 13 a 19 de outubro Esta semana oferece um pouco de calmaria aparente, ensanduichada entre dois eclipses super potentes, o do dia 08 de outubro e o do dia 23. É um pouquinho de descanso na intensidade pauleira que temos vivido, a calmaria do olho do furacão. O Minguante da Lua oferece, junto com Mercúrio retrógrado, a possibilidade de reflexão e interiorização dos processos e acontecimentos. Semana boa para análises diversas, estudos e introspecção.

Mercúrio continua retrógrado até o dia 24, quando fica estacionário, retornando ao movimento direto no dia 25, e nesta semana faz sua conjunção inferior com o Sol, ficando Cazimi (de 0 a 17 minutos da conjunção com o Sol), quando se diz que a verdadeira genialidade acontece. O Grande Trígono em Fogo formado por Marte em Sagitário, Júpiter em Leão e urano em Áries vai se desfazendo, depois de ter restaurado muito da nossa fé, entusiasmo e espírito de aventura, para continuar enfrentando as dificuldades que se apresentam diante de nós. Marte entra em Capricórnio no dia 26 de outubro.

A Lua começa a semana na fase da Disseminação, uma subdivisão da fase cheia. A Disseminação é marcada pela necessidade de se divulgar o que se aprendeu e conquistou durante todo o ciclo, aprendizado que culminou na Lua Cheia. Agora é hora de ir para o mundo levar os benefícios de tais aprendizados. Mas vale lembrar, a boca fala do que o coração está cheio, portanto, é preciso serenidade para que esta disseminação não repercuta contra nós. A Lua fica minguante na quarta-feira, 15 e nesta semana viaja pelos signos de Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem, fazendo aspectos diversos aos demais corpos celestes.

alma borboleta
Desconheço o autor – Reprodução

Segunda – A Lua entra a segunda-feira na fase da Disseminação, em Gêmeos, regida por Mercúrio retrógrado e em trígono com ele. Dia favorável para recapitular a verborragia e os excessos mentais do fim de semana, e para se propor um bem vindo voto de silencio que acalme a mente, a boca e o coração. Essa é a proposta da tarde de segunda: em vez de virar um boquirroto como efeito da ansiosa inquietude mental, fazer um voto de silencio de algumas horas pode ajudar a colocar tudo de volta ao caminho certo: pensamentos, decisões, agenda, compromissos, palavra e ação… Pode ainda nos dar a oportunidade de julgar o tamanho dos estragos verbais que andamos causando, inadvertidamente ou não.  Assim, não se engane, ao contrário de voejar por aí sem compromissos, a borboleta hoje ganha mais se pousar numa única flor e apreciar, meditativa e observadora, essa mente que flana e mente. É preciso ficar atento ao que vamos estar disseminando por aí afora. Para disseminar a paz, é preciso se estar em paz.

A terça-feira talvez seja o dia mais tenso da semana, com a Lua em Câncer formando uma Grande Cruz ao se opor a Plutão em Capricórnio e quadrar Urano em Áries e Vênus em Libra. Dia complicado especialmente para o feminino, com a Lua e Vênus sob tanta pressão. Na terça Vênus está ainda em sextil com Júpiter em Leão e faz conjunção ao Nodo Norte da Lua – conjunção que fica exata na madrugada de quarta. Apesar da pressão, e talvez exatamente por causa dela, é um dia em que somos lembrados de novo da necessidade de equilíbrio nos relacionamentos, exatamente porque atraímos crises e dificuldades nas nossas interações, que nos obrigam a sair do lugar comum e a refletir de forma mais profunda sobre o papel fundamental do outro em nossas vidas. É um dia em que podemos ainda ser beneficiados por encontros do acaso, que podem representar oportunidades de encontrarmos pessoas que sinalizam ou nos fazer re-significar algumas destas crises pelas quais passamos.

Além da exatidão da conjunção Vênus-Nodo Norte, na quarta-feira temos ainda a quadratura Lua-Sol, que oficializa o Quarto Minguante. A Lua faz ainda trígono a Saturno em Escorpião e quadratura a Mercúrio retrógrado, ficando vazia logo depois. Vênus em Libra faz uma sesqui-quadratura a Netuno em Peixes. Dia em que sentimentos não concordam com os pensamentos ou quando não conseguimos expressar o que sentimos, criando mal-entendidos, ao invés de harmonia e alianças. O idealismo inconsciente parece puxar nosso tapete deixando-nos com a sensação esquisita de peças que não se encaixam, mas que não conseguimos entender por que. Desacelerar o coração, além da mente são a pedida para o resto da semana.

Já na quinta-feira temos a Conjunção Inferior de Mercúrio com o Sol. Inferior porque Mercúrio está entre a Terra e o Sol, conjunção que ocorre quando Mercúrio está retrógrado. Quando Mercúrio (ou qualquer outro planeta) está a menos de 17 minutos de conjunção com o Sol, em qualquer dos lados, diz-se que está “no coração do Sol”. Tradicionalmente um planeta nesta situação é fortalecido, ao contrário da posição “combusta”, que é a conjunção que ocorre entre 17 minutos e oito graus e meio do Sol e que se afirma ser uma posição de debilidade, pois se acredita que o planeta em questão é “queimado” e seu poder diminuído. A posição CAZIMI confere genialidade nos assuntos relativos ao planeta envolvido nesta conjunção. No caso de Mercúrio, talvez seja este o momento em que alcançamos os insights mais poderosos propiciados pela fase da retrogradação em curso. A Lua, viajando por Leão na quinta-feira fica praticamente sem aspectos por muitas horas, simbolizando que a luz solar fica ainda mais enfatizada, e a consciência pode ter acesso a inúmeros insights e intuições preciosos.

Estes insights continuam favorecidos na sexta-feira, quando a Lua, ainda em leão, faz conjunção a Júpiter e trígono a Urano em Áries, entrando em órbita de quadratura a Saturno à noite. A Lua é ainda foco de um Yod, fazendo quincunces a Plutão em Capricórnio e a Quíron em peixes, que, por sua vez, estão em sextil. Um gosto agridoce domina o dia e no mesmo espaço de horas vivenciamos as experiências mais sublimes e felizes e também algumas dolorosas, sombrias e irritantes, tornando este um dia pungente que nos lembra que a vida tem na sua composição todos uma grande infinidade de sabores, o doce, o amargo, o azedo, o salgado… E que se estamos dispostos a ser verdadeiros com nossos próprios sentimentos, ela pode ser tudo, menos insossa e sem sabor.

No sábado a Lua quadra Saturno nas primeiras horas da madrugada, fazendo também sextil ao trio Libriano, Mercúrio, Vênus e Sol, além de trígono a Marte em Sagitário. À noite a Lua entra em Virgem, opondo-se a Netuno e a Quíron no domingo, levando-nos a outro fim de semana em que somos confrontados com anseios regressivos de amor incondicional e desejos escapistas que nos liberem das responsabilidades chatas ou dos desapontamentos diários. Assim, os fins de semana vão ficando favoráveis às buscas espirituais, à meditação, à oração e reflexão, influência que, neste fim de semana em específico, fica ainda mais marcante com a entrada da Lua na fase Balsâmica às 20h12min da noite de domingo. Nestes fins de semana de Lua Mutável (Gêmeos, Virgem, Sagitário, Peixes) que teremos até o fim de dezembro é recomendável que evitemos o consumo de álcool e outras drogas e substancias que alteram a consciência, pois nosso senso de limites e de controle está enfraquecido, o que obviamente pode causar muita confusão e dissabores, quando poderíamos descansar e relaxar para encarar os desafios da semana seguinte. Convém nos perguntarmos do que estamos tentando fugir, ou que amarguras e tristezas tentamos afogar na bebida ou em outras drogas de nossa preferência.

 Uma boa semana, tranqüila e serena para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!