Mercúrio retrógrado e a desestabilização de nossas certezas

Tiepolo,_Giovanni_-_Deckenfresko_im_Treppenhaus_der_Würzburger_Residenz_-_Detail_Merkur_(photo)
Hermes-Mercúrio – Givanni Tiepolo – Domínio Público

AVISO: Este artigo foi escrito por Adam Elenbaas, astrólogo norte-americano, fundador da escola Nightlight Astrology. O artigo foi orginalmente publicado em sua página no Facebook, em 04/10/2014, dia em que Mercúrio ficou retrógrado em Escorpião. Supreendentemente para muitos, o Sr. Elenbaas casou-se no dia 11/10/2014, sob retrogradação de Mercúrio e discute este assunto no presente artigo. A tradução e postagem neste blog foi gentilmente autorizada pelo Sr. Elenbaas. As observações entre parêntesis são minhas. Caso queira ler o artigo original, em inglês, o leitor o encontrará aqui, na página do Sr. Adam Elenbaas, no Facebook

Abaixo segue o artigo de Adam Elenbaas:

Mercúrio fica retrógrado em Escorpião hoje. É um ótimo momento para discutir a mitologia de Hermes e eliminar algumas das campanhas negativas que circundam os períodos de retrogradação de Mercúrio.

Uma das primeiras coisas a notar a respeito de Hermes na mitologia grega é que, mais do que um viajante, ele é um “jornadeador”, um viandante. Enquanto um viajante tem um objetivo, uma missão, ou um ato heróico a executar, um “jornadeador” ou viandante é alguém para quem o movimento é uma constante, e objetivos, não importa quão nobres ou elevados, são freqüentemente rejeitados por causa de sua natureza limitadora. Mercúrio representa a mudança súbita de enredo que proporciona uma saída estranha de uma linha de história determinista, ou uma abrupta abundancia de oportunidades em contraste com um sentido demasiado restritivo de fado ou destino que esteja possuindo nossa consciência.

É tão fácil para nós planejar o futuro e viver o presente de acordo com idéias preexistentes! Muitas vezes nos sentimos obrigados a um certo destino ou curso de ação e esquecemos que há pastos verdes nos circundando por todos os lados, se apenas conseguirmos abrir nossos olhos.

Mercure
Mercure – Odilon Redon – Reprodução

Hermes, não coincidentemente, regia o sono, encantamento, sonhos e o súbito estalar de dedos que nos acorda.

Então, quando falamos, durante períodos de Mercúrio retrógrado, de planos de viagens cancelados ou atrasados, ou colapsos na comunicação ou no fluir de eventos e atividades planejados, nós estamos errando o alvo. De fato, estamos tentando permanecer adormecidos com estas explicações. Pois em todos estes eventos, o gesto de Mercúrio sempre aponta em direção à multiplicidade ilimitada e transbordante de opções das quais, por quaisquer razões, estamos nos esquecendo. Portanto, é importante que não lamentemos, reclamemos ou discursemos contra Mercúrio quando as coisas colapsam nesses períodos. Ao contrário, devemos voltar nossos olhos para o deus de pés alados e aprender a prestar atenção às alternativas interessantes e à imediata liberdade que ele traz.

mercury british museun
Mercúrio – Museu Britânico – Reprodução

Entretanto, isso não quer dizer que Hermes era sempre benéfico ou gentil com os gregos. Hermes era um deus que levava as pessoas para passeios, apreciava enganos, trapaças e mentiras, que tinham o propósito de serem lições; ele adorava pegar as pessoas com as calças arriadas, por assim dizer. O que nos parece um infortúnio, em outras palavras, pode parecer algo mais para Mercúrio. Por exemplo, quando Hermes se depara com uma tartaruga fora da caverna em que nasceu, ele conversa com a tartaruga e se encanta em saber que seu maior benefício está na sua morte (que é quando ele mata a tartaruga e inventa a lira).

IMG_0451 - Cópia
Maria Eunice Sousa

Durante a retrogradação de Mercúrio, às vezes há uma sensação de que alguém com um senso de humor doentio está tentando estragar tudo para nós. Mas se nós aprendermos a apreciar comédia de humor negro de Mercúrio, então a morte metafórica ou as avarias que vivenciamos tornam-se a elaboração simultânea de um instrumento mágico. Hermes está sempre nos dando presentes ao tirar de nós coisas que nos são caras ou que mantemos conosco por causa da mais teimosa e idiota ignorância. Ele é como a flatulência na aula de yoga que vem da pessoa mais metida à besta, que é totalmente fútil e que arruína tudo para todos. E se ele consegue lhe convencer, então você vai rir junto com ele na próxima vez que a pessoa for você!

1024px-Raffael,_Loggia_di_Psiche,_Villa_Farnesina,_Rome_05
Loggia di Psiche – Raffael – Reprodução

A estória de como Hermes foi criado também é importante porque Hermes nasceu de um romance entre Zeus e uma ninfa, escondida numa caverna secreta. Hermes é, portanto, um deus de segredos. De certa forma, ele é o deus mais simbolicamente gerado a partir da hipocrisia de Zeus.

A hipocrisia de Zeus representa a tirania do monoteísmo. O orgulhoso, singular, unificador, todo-importante, orientado por objetivos, heróico, alpinista e solar elitista espiritual. Assim, Hermes se torna um inoportuno tanto para seu pai Zeus, quanto para seu irmão solar, Apolo. De fato, em uma de suas estórias mais conhecidas, Hermes rouba o rebanho de gado de seu irmão Apolo. Apolo é o deus da clareza, da integridade, da boa pontaria, da racionalidade, da adivinhação, e da arqueria. Claro que é Apolo que é dono do gado… Num sentido em que o gado é, até certo ponto, os dóceis, os férteis e as massas de gente submissa. Aqueles que são facilmente conquistados pelas alegações finais de Apolo são representados pelo gado. O roubo do gado de Apolo por Hermes fala, portanto, da desestabilização das certezas e do pensamento absolutista em geral. O roubo do gado de Apolo executado por Hermes e levado para a caverna onde sua mãe ninfa ainda habita, relaciona-se com o herético, o agitador da ralé, a deusa versus o deus e o expor da hipocrisia da “elite racional”.

NAMA_Hermès_&_Myrrhinè
Hermes, o Psicompompo guia Myrrhine ao Hades – ca 430-420 AC – Museu Arqueológico Nacional de Athenas – Reprodução

Não é nenhuma surpresa que Hermes seja chamado de o mago, o malandro, o herege, aquele que se move contra as figuras sacerdotais ou régias pré-estabelecidas. Durante períodos retrógrados, muitas vezes encontramos falhas de vários tipos, porque o trabalho de Mercúrio é quase sempre expor nossa hipocrisia, trazer à tona a ambigüidade, e confundir-nos onde nossa certezas são mais duvidosas.

Como o guia das almas, o psicopompo, Hermes tem fácil acesso para entrar e sair do Hades. Como o Príncipe dos Ladrões, Hermes também se relaciona com as descobertas súbitas, os achados e os saques.

Raffael,_Loggia_di_Psiche,_Villa_Farnesina,_Rome_06
Loggia di Psiche – Raffael – Villa Farnesina, Roma – Reprodução

Muitas vezes, quando Mercúrio está retrógrado, coisas que haviam desaparecido reaparecem, de volta do submundo. Perdemos umas coisas e achamos outras, assim, do nada. Somos guiados por um período de escuridão e incerteza, e mesmo assim, nos sentimos misteriosamente confiantes porque podemos sentir a invisibilidade de pés alados do guia de nossa alma logo ali na esquina.

Uma vez que estarei me casando em uma semana, sob uma retrogradação de Mercúrio, recebi inúmeros emails me perguntado por que escolhemos esta data. Não seria melhor escolher uma data diferente?

Primeiro, não sou muito bom em escolher datas astrológicas perfeitas para as coisas. Mercúrio está sempre frustrando nossos planos, principalmente quando nos tornamos demasiado controladores e apolíneos sobre as coisas. Minha experiência até agora, tendo fortes assinaturas de Mercúrio no meu mapa natal, tem sido de que Mercúrio parece bagunçar as coisas em qualquer ponto ou momento em que você se ache muito confiante sobre estar “no direito” sobre alguma coisa.

Evelyn_de_Morgan_-_Mercury,_1870-1873
Mercúrio – Evelyn de Morgan – 1870-1873 – Reprodução

Segundo, e talvez mais importante, na mitologia grega Hermes tem um relacionamento bonito com juramentos do qual vale a pena falar. Vale a pena falar porque um dos conselhos clássicos é “cuidado com os contratos assinados, ou juramentos, ou promessas ou acordos feitos sob Mercúrio retrógrado”. Quando se trata de juramentos, promessas e votos sagrados, temos que nos perguntar, quem mais valoriza estas coisas? Na estória em que Hermes rouba o gado de Apolo, ele acaba sendo questionado por Zeus e Apolo, quando então jura e oferece juramentos de inocência – que são mentiras. Porém, por mais que estes juramentos pareçam mentiras, Hermes é esperto e humorista demais para ser um simples charlatão. Temos que nos perguntar: por que ele escolheria os juramentos e votos como enganos diante de Zeus e de Apolo? E, claro, a resposta é que juramentos e votos sagrados são exatamente o tipo de coisa altamente egóica e moralizadora que Zeus e Apolo amam. Um juramento foi também justamente o que Zeus quebrou quando ele teve seu caso amoroso com a mãe de Hermes na caverna. Então, quando Hermes usa um “voto” ou um “juramento” para tentar trapacear e enganar Apolo e Zeus, ele está essencialmente apontando sua hipocrisia, num tipo de evasão bem humorada de suas acusações.

Commerce_in_The_Apotheosis_of_Washington
Mercúrio, Deus do Comércio – Apotheosis of Washington – Domínio Público – Reprodução

O ponto é que, em muitos aspectos, juramentos são como os enredos pré-escritos pelos quais tentamos viver, que podem se tornar grandes alvos em nossas costas insuspeitas. Não é que Mercúrio retrógrado seja ruim para juramentos nem que juramentos sejam  ruins em si mesmos. É que juramentos feitos sob retrogradações de Mercúrio são mais naturalmente inclusivos das dúvidas e incertezas com os quais juramentos e votos têm relacionamento sagrado – assim como Mercúrio é o filho inevitável de Zeus… Nascido de um juramento quebrado de Zeus.

Quando Ashley e eu nos encontramos, durante nossos primeiros meses de planejamento e lançamento do Sky House Yoga (estúdio de Yoga de Ashley, então noiva de Elenbaas, que funciona à base de doações), Mercúrio estava retrógrado. Quando eu comecei Nightlight (escola de Astrologia fundada por Adam Elembaas), Mercúrio estava retrógrado. Quando assinamos o financiamento do nosso segundo estúdio, Mercúrio estava retrógrado. Em cada uma dessas circunstancias houve a sensação de um juramento ou compromisso que era completamente inclusivo do desconhecido, do potencial de colapso e da ambigüidade de um futuro sobre o qual estávamos ambos incertos na época. Ainda assim, descobrimos que essa estranha incerteza é um componente crítico de como essas coisas evoluíram, incluindo nosso próprio relacionamento romântico.

Em nosso mapa composto Ashley e eu temos também uma conjunção Sol/Vênus em Gêmeos (regido por Mercúrio). Nós nos casaremos sob uma conjunção Sol/Vênus em Libra, oposta a urano em Áries, enquanto Mercúrio está retrógrado. Nós elegemos o mapa com um astrólogo amigo meu, especializado em Eletiva (ramo da Astrologia que busca eleger o melhor momento para uma determinada atividade). O mais importante para nós era trazer à tona na data do nosso casamento, as mais duradouras tensões no coração do nosso relacionamento; o tema da ambição independente versus a unidade do casal, o profundo respeito e amor de um pelo outro e a presença dos votos, ao mesmo tempo honrando a ambigüidade do futuro e nossa suspeita inerente de votos em geral. O padre celebrante é um Episcopal, mas nosso altar é pagão. Nós amamos esse tipo de contradição!

swearing-an-oath
Autor Desconhecido – Reprodução

Tem sido nossa experiência e é meu conselho astrológico do dia (ou do período): abraçar compromissos, compras, juramentos e viagens durante retrogradações de Mercúrio, se assim se fizer necessário. Porque não são estas coisas em si mesmas que Mercúrio gosta de avariar ou estragar. Não. isso faz parte da nossa superstição e nossa fala preguiçosa. Mercúrio simplesmente quer que nós abracemos o desconhecido e as incertezas que podem entrar em qualquer “plano” ou “futuro imaginado”, em qualquer ponto do tempo. Mercúrio é o “sim, eu faria tudo de novo, do mesmo jeito”, mesmo quando algo quebra ou colapsa ou não acontece como você esperava que acontecesse. Mercúrio é a incerteza do início, que cria consciência intensificada, um tipo de abertura que conduz ao encontro de tesouros inesperados. Mercúrio é a simpatia e a ambigüidade que dizem “estou aqui para ser guiado e eu sei que só posso controlar até certo ponto”.

Oração: Faça-me parar de tentar interpretar cada pequena coisa, controlar cada pequena gota de certeza do meu futuro. Deixe-me abraçar a mais profunda ambigüidade dos meus mais sagrados votos e deixe-me rir junto com Mercúrio, se e quando ele consiguir “o melhor” de mim.

640px-Hermes_alquimico
Hermes alquímico – Ilustração do Symbolicarvm qvaestionvm de vniuerso genere, 1574, de Achille Bocchi, com a imagem de Hermes como o intérprete do conhecimento universal – Reprodução

Nota: Gostaria de agradecer profusamente ao Sr. Elenbaas por autorizar a tradução e reprodução deste artigo tão rico e tão necessário sobre Hermes-Mercúrio. Que possamos honrar sempre este deus das brincadeiras, das troças e também da comunicação, das viagens, das jornadas, do sono, das mentiras e dos engodos. Antes de reclamar e lastimar, demos as boas vindas e recebamos a este deus com o mesmo humor com que ele nos brinda vida afora. 

Visite o site, em inglês, do Sr. Elenbaas: http://www.nightlightastrology.com/

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

2 thoughts on “Mercúrio retrógrado e a desestabilização de nossas certezas

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!