A Semana Astrológica – Purgar para Crescer e Frutificar

espiral do tempo
Google Imagens – Reprodução

Semana de 3 a 9 de novembro – (veja nota no rodapé sobre a coluna da semana passada)

O tempo passa, nós piscamos e o ano acabou, já é novembro! Tantas coisas aconteceram ao longo deste ano, que parece que se passaram eras e não meses, temos a sensação de ter vivido épocas inteiras em apenas algumas semanas, ou mesmo dias. Sinal dos tempos extremos e intensos que experimentamos. E vamos para mais uma semana puxada, de alta voltagem, cuja energia  vai se acumulando para alcançar o pico na semana que vem. Isso porque Marte gradativamente vai subindo a montanha capricorniana e se aproximando da conjunção a Plutão e da quadratura a Urano. Por isso, muna-se de todo o seu manancial de paciência e tolerância porque a semana exigirá cabeça fria para lidar com as frustrações e os embates acalorados. Ou somos pacientes ou teremos que lidar com estragos difíceis de contornar!

Nesta semana temos a Lua Cheia em Touro, que por si só já traz uma culminação das energias da Lua Nova e Eclipse em Escorpião de duas semanas atrás. Mercúrio adentra as águas paradas e escuras de Escorpião de novo, mas antes disso fica ainda alguns dias em harmonia com Júpiter. Vênus aos poucos vai deixando o abraço do Sol e alçando vôo solo em seu novo ciclo e ambos ficam em quincunce a Urano e em trígono a Quíron nesta semana. A Lua, na fase Corcunda e Cheia, passeia pelos signos de Peixes, Áries, Touro e Gêmeos e faz aspectos diversos com todos os demais corpos celestes.

A semana se inicia ainda sob a ressaca da conjunção Lua-Quíron ocorrida no domingo e nos encontra pensativos e reflexivos na SEGUNDA-FEIRA, depois da visita ao cemitério no Dia de Finados. É um dia sujeito a alguns melindres e a lapsos na autoconfiança, que pode desembocar em atos falhos da língua. Vênus em Escorpião faz trígono exato a Quíron em Peixes e um quincunce a Urano em Áries. O Sol faz sextil a Plutão. A Lua Pisciana é foco de um Yod, fazendo quincunces a Júpiter em Leão e a Mercúrio em Libra, e embora o aspecto esteja exato nas primeiras horas da madrugada, os sonhos podem ser desconexos e perturbar o descanso, comprometendo a percepção da vida na vigília. A Lua ainda se harmoniza com Saturno em Escorpião, o que pode ajudar a dar um pouco de chão para o sentimento de desamparo e confusão que nos assola nas primeiras horas da manhã. Depois do aspecto a Saturno a Lua fica vazia e temos muitas horas de conjecturas pela frente: se nossos sonhos têm um mínimo de factibilidade; se conseguiremos conter os sentimentos profundos que nos assolam e nos fazem ansiar ser amparados e cuidados – quem cuidará de quem primeiro? O quincunce Vênus-Urano desafia nossos desejos de vinculação profunda e ficamos incertos do que realmente queremos, do que é mais importante, do que é vital para nosso senso de valor, que fica bastante suspeitoso com esse trígono de Quíron – Sim, diz-se que é um aspecto “harmonioso”, “fácil”, mas Quíron não é nem fácil nem simples de se harmonizar… Um dia para se ter delicadeza, consigo mesmo e com os outros. Com a entrada da Lua em Áries, o humor e o clima mudam de forma vertiginosa e partimos para a ação, que pode até ser dirigida contra o outro. Cuidado e atenção.

Na TERÇA-FEIRA, a Lua Ariana e super belicosa, fica ainda mais briguenta por causa do embate com seu regente, Marte e com Plutão, ambos em Capricórnio. A Lua faz conjunção a Urano e acaba por se engalfinhar na T-Square Cardinal dos últimos tempos. O Sol e Vênus fazendo quincunce a Urano e a essa Lua belicosa tornam o caldo ainda mais escaldante e viscoso, difícil de digerir. Dia de embates vigorosos e talvez explosivos. Ficamos na base do “bateu-levou” e ninguém quer levar desaforo para casa – o que é uma receita de confusão. Dia bom para lembrar que às vezes, é melhor estar em paz do que estar certo. É um dia para se escolher as batalhas certas para se lutar, porque há grande risco de sermos arrastados pelos acontecimentos e quando vemos nem sabemos de quem é a briga que compramos, e, pior, não sabemos como sair dela. É recomendável muito cuidado no trânsito e nas viagens em geral, porque estamos impacientes e esquentados e podemos nos expor a acidentes que não precisam acontecer.

Ainda em Áries, a Lua tem um confronto inevitável com Mercúrio em Libra na QUARTA-FEIRA, mas pede a ajuda e proteção de Júpiter em Leão, o que alivia seu desconforto e lhe dá nova injeção de energia. O Sol faz trígono exato a Quíron em Peixes. A Lua fica vazia das 11h28min até as 19h33min quando entra em Touro, na fase pré-cheia. Possibilidade de altercações acaloradas, e a mente fervilha, atropelada, fazendo-nos também atropelar os outros, seja na fala, seja no caminho que tomamos. Cuidado, especialmente no trânsito, continua a ser uma boa pedida. Há, porém, boa dose de compaixão, nascida da consciência de nossos defeitos  e falhas, que nos colocam em contato com o sofrimento alheio.

coração de terra
Desconheço o Autor – Reprodução

Na QUINTA-FEIRA temos a Lua Cheia em Touro, que vem desafiar nosso instinto de destruição com o apelo à permanência das coisas, para variar. Há que se terminar e finalizar os ciclos, mas há também que se solidificar e estabilizar outras coisas, dando-lhes substancia e permitindo que criem corpo e viço! É uma escolha nem sempre fácil, e outras vezes é límpida e simples. O Sol em Escorpiao sugere que eliminemos as ervas daninhas que roubam os nutrientes e o viço da plantação. É preciso eliminar aquilo que atrapalha, para que a planta possa crescer e frutificar!

SEXTA-FEIRA é dia de Vênus e ela recebe a oposição da Lua Cheia Taurina. Redonda e bela, dona Lua fica indecisa sobre como expressar seus afetos. A coisa fica mais complicada porque ela se defronta logo à frente com Saturno Soturno, o Mestre da Insegurança. Esse confronto duplo da Lua Taurina pode reverberar e acordar complexos de eras antigas e esquecidas, e acordar o infante faminto e teimoso dentro de nós. Risco de ficarmos emburrados e amuados, cheios de vontades não satisfeitas, frustradas, que podemos tentar compensar com comida ou indulgências outras, que podem pesar na balança e na consciência depois. Convém nos  perguntarmos que frustrações ou dissabores estamos tentando abafar naquela barra de chocolate ou naquele pote de sorvete…. A Lua fica vazia muitas horas, e seria bom arranjar o que fazer com tanto tempo nas mãos, do contrário, já sabemos, falta do que fazer é receita de confusão.

O SÁBADO começa com a Lua em Gêmeos já quadrando Netuno em Peixes e à noite quadrando Quíron. Faz ainda quincunce a Plutão em Capricórnio e sextil a Urano em Áries e na madrugada do domingo, sesqui-quadratura a Mercúrio, que acabou de entrar em Escorpião e está prestes a sair da zona de retrogradação. Já no DOMINGO ela dá as mãos, toda faceira, a Júpiter em Leão, com quem vai passear e explorar novas possibilidades. No domingo ela ainda faz quincunces ao Sol, Vênus e Saturno em Escorpião, dando uma atmosfera esquisita, vinda de uma tensão não identificada nem explicada. Temos mais um fim de semana MUTÁVEL, que vem revirar com nossas feridas antigas e mal resolvidas, deixando-nos sensível e melindrosos e propensos a revidar brincadeiras bobas com tiradas venenosas que sabemos, vai atingir o ponto fraco do outro, bem no estilo “a melhor defesa é o ataque”. Se nos dermos conta de que o outro talvez não tenha nada a ver com nossas feridas, talvez consigamos evitar rasgos e atritos nas relações e quem sabe até, ao invés de afastamento, consigamos ter compaixão um pelas mazelas do outro e nos tornar mais próximos e mais cúmplices! Tudo é questão de abrir mão das posturas super defendidas e permitir-se ser frágil, para variar, com aquele outro que é tão importante para nós.

gestao-do-tempo-artigo-2
Google Imagens – Reprodução

Linda semana para você!

Nota: Peço desculpas pela não publicação de A Semana Astrológica na semana passada. Tenho tido semanas caóticas, noites insones, bloqueios criativos do tipo em que você senta na frente do computador e não sai absolutamente NADA!  Os últimos eclipses afetaram em cheio o meu mapa natal – sim, os astrólogos também “sofrem” os efeitos dos movimentos simbolizados pelos planetas rsrsrs. O fato de sabermos o que se passa até ajuda, mas não nos torna imunes ao que a vida propõe que vivenciemos, seja dor ou alegria. Assim, queria apenas dizer que não é descuido, ou negligência. Agradeço a sua compreensão 🙂

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

6 thoughts on “A Semana Astrológica – Purgar para Crescer e Frutificar

  • 3 de novembro de 2014 em 10:25
    Permalink

    adoro seus textos, sua maneira de sentir e interpretar a Divinatória e maravilhosa Arte/Ciência da Astrologia, muito grata por haver te “encontrado”. Gostaria muito de conhecê-la pessoalmente, você vem para São Paulo às vezes, faz palestras, dá cursos?

    Um abraço,
    Corinna von Buettner

    Resposta
    • 3 de novembro de 2014 em 10:28
      Permalink

      Puxa, Corinna, fiquei emocionada! 🙂

      Eu raramente vou a São Paulo, aliás, estou devendo visitas a vários amigos que moram aí.
      Ainda não viajo dando cursos, quem sabe no futuro…
      Caso resolva ir a São Paulo aviso você!
      Gratidão pelas palavras gentis e delicadas!
      🙂
      Um grande abraço e tudo de bom!
      Volte mais vezes!
      Eunice

      Resposta
  • 3 de novembro de 2014 em 15:53
    Permalink

    Sou uma das suas fiéis leitoras aqui em Portugal. Gosto muito da forma como escreve: profunda e clara ao mesmo tempo. E as imagens que escolhe revelam um cuidao estético fora do habitual. Muito parabéns. Recupere dos eclipses, para… crescer e frutificar! 🙂
    Um abraço,
    Carla

    Resposta
    • 4 de novembro de 2014 em 17:28
      Permalink

      Carla, muito obrigada pela gentileza e delicadeza!
      É muito bom ter estes feedbacks, porque a gente nunca sabe como o público está recebendo o conteúdo.

      Os eclipses nos afetam a todos, não é mesmo? Uns mais outros menos, mas sempre os sentimos… Se Deus quiser, logo estaremos de volta ao eixo!
      Grande abraço e gratidão!
      🙂

      Resposta
  • 4 de novembro de 2014 em 17:15
    Permalink

    Extremamente esclarecedor as tuas interpretações do céu desta semana. Adoro astrologia e tudo que nela envolve. Obrigada e irei seguir tuas postagens. Valeu!!

    Resposta
    • 4 de novembro de 2014 em 17:25
      Permalink

      Muito obrigada pela visita e por seguir o blog, Silvia!
      É uma honra tê-la como seguidora do blog 🙂
      Gratidão

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!