A Semana Astrológica: disciplina é liberdade!

Semana de 10 a 16 de novembro

Começamos mais uma semana tensa e de muitas novidades. Período importante para os relacionamentos, já que Vênus e Marte estão ambos envolvidos com pesos-pesados, impactando diretamente nas interações românticas. Semana que pede para equilibrar o otimismo com a realidade; para mesclarmos paixão e ação disciplinada na resolução de problemas e na busca dos objetivos; para checarmos nosso senso de autovalor, sem nos deixarmos levar pela visão excessivamente negativa de nós mesmos; para termos compaixão com os erros cometidos tentando aprender as lições; e ainda, para divulgarmos aquilo que aprendemos para outros que precisam de tais mensagens.

Mercúrio entrou em Escorpião no sábado e na segunda sai da zona de retrogradação ao ultrapassar o grau 2°18’, grau em que ficou retrógrado dia 04 de outubro. A partir daqui começamos a acordar para possíveis “loucuras” que tenhamos feito nestas de semanas de “cegueira irracional”. Talvez fiquemos surpresos com muitas coisas, atitudes nossas e de terceiros. Especialmente porque Netuno volta ao movimento direto no dia 16, domingo – aliás, Mercúrio passa a semana em trígono a Netuno e a Quíron em Peixes. Muitos véus se rasgam ou se desfazem e para nossa estupefação, percebemos que os vultos e as sombras avistadas através de tais véus, não correspondem, em nada, à realidade percebida agora. Nessa hora é bom lembrar: todos erramos e todos fazemos asneiras, então, não é o caso de se lastimar e esconder-se, mas antes, de reconhecer e “voltar atrás” nos equívocos cometidos, tentando consertá-los. O que não tem conserto deixe-se para lá, deixe que a água lave e leve, retendo-se apenas as lições aprendidas. Compaixão é essencial, principalmente consigo mesmo. Mas atenção para o antigo provérbio: errar é humano, permanecer no erro é estupidez!

Marte se envolve na contenda de Urano-Plutão. Faz conjunção exata a Plutão em Capricórnio na segunda-feira e quadratura a Urano na quarta. Os dois regentes de Escorpião juntinhos em Capricórnio, em mútua correspondência com Saturno, o regente de Capricórnio, que está em Escorpião. Semana intensa, em que a pedreira é reduzida a pó, sob marretadas violentas, algumas decididas e certeiras, outras erráticas e precipitadas. Qual é a sua pedreira que precisa ser trabalhada com afinco, dedicação, disciplina e paixão? Marte, envolvido nessa contenda a partir de Capricórnio vem nos lembrar que disciplina é liberdade. Marte ainda faz sextil a Quíron nesta semana.

O Sol faz quadratura a seu tutelado Júpiter em Leão e conjunção a Saturno, dando mais energia e ênfase à quadratura que vem ocorrendo entre estes dois planetas já há muitas semanas (a conjunção exata Sol-Saturno fica exata na segunda, 17). Como Vênus também está conjunta a Saturno, nossa auto-estima fica bem combalida nesta semana e os relacionamentos entram em fase de teste novamente.

Porém, no domingo, 16, Vênus esquece da dureza Saturnina, tira seus espartilhos e ferrão escorpiônicos para tornar-se arqueira e aventureira ao entrar em Sagitário. A intensidade e reclusão dão lugar ao riso e a uma abordagem mais leve e otimista das relações e dos afetos. Nossos valores tornam-se mais abrangentes e a busca espiritual é um deles. A liberdade é outro, assim como a aventura e o olhar encantado para o diferente e o exótico. Bem vinda, Vênus!

A Lua começa a semana na fase Disseminadora, fazendo sesqui-quadratura ao Sol (aspecto de 135 graus) e torna-se minguante na sexta-feira ao fazer, de Leão, quadratura com o Astro Rei  em Escorpião. Nesta semana ela viaja pelos signos de Gêmeos, Câncer, Leão e Virgem.

berlin wallA SEGUNDA-FEIRA, o pontapé inicial da semana, traz a Lua vazia em Gêmeos na madrugada, favorecendo o descanso e os sonhos. Entra em Câncer às 06h38min, já fazendo um Grande Trígono Aquático com Mercúrio em Escorpião e Netuno em Peixes. Mercúrio sai da zona de retrogradação e Netuno já desacelera para mudar de direção. Marte atravessa o ultimo portal do Mundo Inferior e abraço Plutão em Capricórnio. Dia de alimentar a estamina e ressuscitar a determinação e disciplina que nos farão subir a montanha pedregosa dos nossos objetivos e desejos mais caros e preciosos ou derrubar muros que nos impedem de alcançá-los. O Grande Trígono em Água nos alerta para não nos esquecermos dos laços afetivos e trazê-los juntos, para nos dar mais impulso e motivação. Dia de ação precisa e planejada, impulso disciplinado e paixão mesclada com realismo.

Na TERÇA-FEIRA os ânimos ficam bem alterados. A Lua Canceriana se opõe a Marte e Plutão em Capricórnio, além de quadrar Urano. É aquela novela mexicana, já nossa conhecida: muito drama, muitas lágrimas, muito bate-boca esquentado… Tudo para nos obrigar a ver e a lidar com problemas e dificuldades nossas, que precisam ser trabalhados e lapidados. Conflitos diversos entre desejos e obrigações, entre vida privada e profissional, entre trabalho e família. A Lua faz outro Grande Trígono Aquático, desta vez com o Sol Escorpiônico e Quíron Pisciano.  O potencial para o drama aumenta e o dia fica cheio de melindres, super emotivo. Paciência e tolerância são essenciais.

Vênus e Saturno estão em conjunção exata em Escorpião na QUARTA-FEIRA, que fica um dia super movimentado com aspectos vários tornando-se exatos. A Lua, ainda em Câncer, se harmoniza com eles, ficando vazia o dia todo, depois do trígono com Saturno. Entra em Leão às 16h45min, já em quadratura a Mercúrio em Escorpião. Por falar nele, Mercúrio faz um trígono perfeito a Netuno hoje. Marte tem a quadratura a Urano também perfeita neste dia, fazendo ainda sextil a Quíron em peixes. Depois dos dramas da terça, o dia hoje continua denso e tenso. Vênus-Saturno simbolizam um retraimento completo na expressão dos afetos, e uma auto-estima que sofre porque nosso senso de valor é austero e quase inexistente. Os relacionamentos recebem em cheio o impacto dessa conjunção e os parceiros, com a auto-estima combalida por si mesma, receiam a rejeição um do outro, acabando por provocar situações melindrosas de mágoas mútuas. Por outro lado, é uma influência que testa a solidez dos sentimentos e das relações. Mercúrio-Netuno sinalizam uma mente extremamente fértil e imaginativa, que pode ser usada para elevar e curar, ou para enganar e confundir, inclusive a nós mesmos. Por outro lado, a quadratura Marte-Urano que fica exata hoje vem sinalizar conflitos entre o indivíduo e o sistema, entre o velho e o novo, entre o impulso individual por diferenciação e liberdade e o desejo de aceitação e prestígio da sociedade estabelecida. O que é mais importante para você? Há possibilidades de conciliar estes vários impulsos internos?

QUINTA-FEIRA, dia de Júpiter e ele está em grande destaque. Recebe a quadratura do Sol em Escorpião, que fica exata neste dia. A Lua, também em Leão, harmoniza-se lindamente com Urano em Áries, mas embrulha-se de forma horrorosa num Yod fazendo quincunces a Marte-Plutão e a Quíron em Peixes. Vênus começa uma sesqui-quadratura (135 graus) a Urano, aspecto que fica ativo até domingo. Dia complicado, cheio altos e baixos e de imprevistos e desacertos, possivelmente de jogos manipulativos. Nosso otimismo e expressão são  exagerados e o senso de proporção e propriedade ficam distorcidos, causando talvez constrangimentos e talvez decisões erradas, baseadas em otimismo infundado e falta de ponderação. Há um impulso pela alegria fácil e pela descomplicação, impulso que pode ser sabotado pela insegurança e a sensação de menos-valia, de uma sombra ameaçadora, que não se mostra, mas que mina aquela alegria que passar a ser vazia e talvez até sentida como inadequada. É preciso lembrar que a sombra não está lá fora e que se conseguirmos, mesmo com toda a inconstância, vislumbrar algum dos seus motivos, teremos avançado um pouco mais no reconhecimento de aspectos que talvez se mostrem difíceis por serem desautorizados e permanecerem alienados da consciência.

A Lua vem oferecer e receber solidariedade de Júpiter na SEXTA-FEIRA, ficando conjunta a ele por todo o dia, somando forças no confronto ao Trio Escorpiônico: Sol, Saturno e Vênus. A Lua fica minguante neste dia. A criança animada e feliz recebe a reprovação de pais excessivamente severos e repressores. Há descompasso entre sentir e ser e é difícil se sentir confortável e tranqüilo no dia de hoje, porque se resolvemos autorizar nossa alegria esfuziante e pueril, recebemos a mensagem de que somos infantis e imaturos, irresponsáveis e ingênuos. Porém, se decidimos nos conter e nos armar contra o mundo, alimentando a paranóia de que é preciso se precaver contra tudo e contra todos, nosso coração definha e obscurece de solidão. O conflito é interno, mas pode aparecer manifestado nas relações em que um quer uma coisa e o outro desaprova ou nega a satisfação de tal desejo. Talvez seja aconselhável ir cada um para seu lado resolver suas lealdades internas para só depois dirimir os conflitos exteriores.

O FIM DE SEMANA traz os imbróglios Netunianos e Quironianos. A Lua, já minguante e em Virgem, faz oposição a Netuno no SÁBADO. Ela também se harmoniza com Mercúrio em Escorpião, que está em sextil a Plutão. Vênus tem a sesqui-quadratura a Urano em grau exato hoje, aspecto que Urano começa a receber também de Saturno. Dia que acorda de novo nossas ânsias escondidas e saudosistas. Temos dificuldade em enxergar as coisas como elas são. O senso crítico de Virgem está comprometido pelas ilusões e pela neblina enganadora de Netuno, portanto, não é um bom dia para levar o carro à oficina ou para fazer aqueles reparos habituais do sábado. A possibilidade de sermos enganados, de forma proposital e deliberada ou mesmo sem nenhuma má fé é grande e convém checar todos os detalhes pequenos várias e várias vezes. A influência é boa para o artesanato e as artes em geral porque a imaginação é rica e borbulhante.dor de coração

No DOMINGO a Lua enfrenta os espinhos doloridos de Quíron. Lua e Mercúrio fazem quincunces a Urano, tornando-o foco de um Yod. A Lua minguante ainda se harmoniza com Plutão e Marte em Capricórnio. Netuno volta ao movimento direto e Vênus entra em Sagitário no fim do dia. Angústia, sensação de desamparo, de abandono e uma tristeza colossal deixam o domingo triste por muitas horas. Nostalgia e desejos regressivos recomendam que não recorramos a álcool e a drogas quaisquer para anestesiar o sofrimento. Melhor mesmo é lavar a alma com lágrimas, deixando-as jorrar copiosas. Por outro lado, há ajuda à nossa disposição, se estivermos dispostos a cavar o poço escuro das nossas feridas para prover compreensão e compaixão por outros, que percebemos, talvez sofram tanto ou mais que nós. Dor dividida ajuda a fortalecer laços e nos põe de volta ao nosso lugar ao nos dar conta que o mundo não gira em torno do nosso umbigo. Uma boa pedida é expressar essa angústia pela escrita, pela arte, ou até pela jardinagem. Uma forma ainda mais criativa de lidar com essas energias é ser solidário e ir visitar os doentes nos hospitais ou mesmo idosos nos asilos. Permitir-se ser tocado pela dor alheia pode ser também muito curativo e ter efeito redentor.

Com a entrada de Vênus em Sagitário no fim da tarde o dia adquire um tom mais animado e venturoso e o desejo é fazer as malas e pôr o pé na estrada. Se não ppodemos fazer isso de fato, podemos pelo menos correr mundo através da nossa imaginação!

Linda semana para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!