A Semana Astrológica – Do social para o universal

venus sag
Armstreet – Reprodução

Semana de 17 a 23 de novembro 

Vênus entrou em Sagitário e Netuno voltou ao movimento direto no fim de semana, sinalizando uma nova fase nas visões e valores espirituais. E agora começamos uma nova Semana com a Lua no Quarto Minguante, sendo Balsâmica na terça-feira e Nova no sábado. Período bom para rever os objetivos do ciclo e avaliar o que conseguimos ou não realizar, deixando de lado e eliminando aquilo que não mais nos interessa, enquanto preparamos o terreno para a próxima plantação. Dias de introspecção são típicos desta fase e neste caso a introspecção é acentuada porque o ciclo termina com Sol e Lua em Escorpião, com o Sol ingressando em Sagitário poucas horas antes da Lua e da fase Nova no sábado. Dias favoráveis para se refletir profundamente sobre os assuntos dos signos e casas pelos quais a Lua transita no mapa natal. Um feriado em tal cenário vem bem a calhar (Dia da Consciência Negra na quinta-feira 20, não é nacinal, mas boa parte dos estados e municípios brasileiros o considera), porque favorece a desaceleração da rotina e a conseqüente priorização da vida privada e talvez da alma.

Planetas e Luminares seguem em sua dança cósmica fazendo vários aspectos entre si durante esta semana, com destaque para a conjunção Sol-Saturno em Escorpião e para Mercúrio e Vênus que estão particularmente ativos. Mercúrio em Escorpião faz quincunce a Urano, trígono a Quíron, sextil a Marte e quadratura a Júpiter. Vênus em Sagitário faz quadratura a Netuno em Peixes e semi-quadratura a Marte em Capricórnio. Marte faz quadratura ao Nodo Norte da Lua na quarta-feira e quincunce a Júpiter pelo fim da semana, aspecto que só fica exato na próxima segunda-feira. O Sol faz sesqui-quadratura a Urano em Áries. Seguindo o rastro de Netuno, Quíron fica estacionário e volta ao movimento direto no domingo, simbolizando que é findo o tempo de análise calada sobre nossas feridas espirituais e agora é hora de nos mover e adotar novas atitudes sobre elas, atitudes que nos coloquem no caminho de um alívio possível para tais feridas.

A Lua na fase Minguante e Balsâmica viaja pelos signos de Virgem, Libra e Escorpião. Será Nova em Sagitário no sábado, onde permanece por todo o fim de semana.

A SEGUNDA-FEIRA começa sob a seriedade e contenção da Lua Minguante em Virgem em harmonia com o Sol e com Saturno em Escorpião, que já estão amalgamados. Fica vazia às 09h12min após o sextil com Saturno e entra em Libra somente às 17h30min, deixando-nos com um dia inteiro para cuidar de nossas agendas, organizando compromissos, descartando situações e tomando pé da vida e das necessidades que se fazem avistar no horizonte. Vazia e Minguante em Virgem, a Lua favorece que terminemos coisas inacabadas e aproveitemos o silêncio e a calmaria do dia para começar a semana com alta produtividade e arregaçando as mangas, com a vantagem da pouca interrupção, da boa concentração e da boa diligencia.

o-velho-homem-triste van gogh
O velho homem triste – Vincent Van Gogh – Reprodução

Sol e Saturno em Escorpião estão enlaçados de forma perfeita na TERÇA-FEIRA, sinalizando austeridade e possivelmente tensão nas relações com o Masculino, especialmente com figuras de autoridade, como o Pai ou o Chefe. Saturno emite os últimos memorandos para nos lembrar daquilo com o que ainda não lidamos, deveres e obrigações concernentes à casa em que temos Escorpião no mapa natal. O Sol vem iluminar e dar novo propósito ao trabalho árduo que Saturno empreende nos obrigando a olhar com mais seriedade para nosso comprometimento com a vida emocional e com pessoas, para nossa intimidade e parcerias íntimas, para sentimentos possivelmente estagnados, para nossa sexualidade e a decorrente satisfação ou frustração, para a finitude dos ciclos e a idéia geral da morte… Todos assuntos densos e carregados. Saturno, por sua vez, vem exigir do Sol que seus propósitos e objetivos sejam buscados com responsabilidade, com afinco e com inexorável comprometimento. Saturno diz que só paixão não é suficiente, é preciso também rigor e responsabilidade duradoura com o objeto de tal paixão. Esses temas densos são realçados pelos movimentos da Lua, que hoje se torna Balsâmica, ao fazer semi-quadratura a essa conjunção pesada de Sol-Saturno, ao mesmo tempo em que forma uma T-Square quadrando Plutão em Capricórnio e se opondo a Urano em Áries, além de fazer quincunce a Quíron em Peixes. A Lua vem nos alertar que muito do que precisa ser refletido nesta fase tem a ver com relacionamentos (Libra) em geral, e como os temos vivenciado, com que entrega, inteireza e responsabilidade (Sol-Saturno-Plutão), mas também questionando até que ponto estamos nos anulando e comprometendo nossa independência em nome de tais relações (Urano). Outra semi-quadratura, entre Vênus e Marte, vem reforçar a necessidade dos questionamentos relacionais a partir da dicotomia liberdade x compromisso. Um dia de mais Calcinatio e queima de materiais tóxicos ou inúteis que porventura nos prendem a conceitos e ideais errôneos de como devemos experimentar a vida.

Na QUARTA-FEIRA a Lua Balsâmica amanhece conjunta ao Nodo Norte, ambos engalfinhados com Marte em Capricórnio pelo aspecto de quadratura, indicando mais um dia escaldante, de ventos quentes e violentos. Nossa vontade e desejo de ação parecem se deparar com obstáculos saídos não se sabe de onde, como se o próprio “Senhor Destino” estivesse contra nós. Em decorrência de tais entraves, há grande irritação, impaciência e destempero no sentir e no agir. A Lua fica vazia às 12h25min, após sextil a Júpiter, mas depois disso ainda faz sesqui-quadratura a Quíron. É como se tivéssemos que ponderar por muitas horas sobre nossas esperanças mais caras, sentindo agulhadas indefiníveis de dúvidas a respeito das mesmas, como se lá do fundo da alma viesse aquela sensação desagradável de derrota e não realização de tais esperanças. Embora nada seja tão grave ou definitivo, a sensação desconfortável nubla o dia, deixando-nos ainda mais indóceis. Pegar leve e tentar serenar o coração com boa música ou boa companhia podem ajudar.

A Lua entra em Escorpião às 03h32min da manhã de QUINTA-FEIRA, percorrendo os últimos graus de sua solitude. Faz trígono a Netuno em Peixes, que também recebe a quadratura exata de Vênus em Sagitário por volta do meio dia. Exata fica também a quadratura Marte-Nodo Norte e a sesqui-quadratura Sol-Urano. Um dia nebuloso e cheio de influências capciosas, portanto, é bom ficar atento às pessoas e situações que atraímos hoje. O coração e a alma estão saudosistas e nostálgicos, de maneira que podemos confundir lembranças, sem saber se nossas memórias são verdadeiras ou inventadas pelo desejo de colorir uma realidade que não foi tão bonita e favorável. Estamos excessivamente crédulos, até ingênuos, podendo cair no canto da sereia, em armadilhas daqueles que abusam da boa fé dos outros – indivíduos que podem mesmo se revelar depois como obstáculos reais à realização de nossos objetivos. Pessoas que cruzam nosso caminho por estes dias são vistas sob uma luz irreal e exageradamente positiva e idealista, por isso, seria bom evitar comprometimentos e compras de grande porte por alguns dias, porque nossos critérios estão frouxos e nossa capacidade de julgamento das situações e das pessoas está bastante comprometida,na base do “me engana, que eu gosto”. Até mesmo gurus e conselheiros podem, mesmo sem querer e agindo de boa fé, nos aconselhar de forma enganosa ou duvidosa. O principal aqui é olhar para si mesmo e questionar porque preferimos uma mentira dourada à verdade em preto e branco. O Sol em desarranjo com Urano aponta ainda para possíveis auto-enganos ou auto-sabotagem inconsciente, nascida do ressentimento quanto ao que uma faceta escondida de nós entende ser um excesso de obrigações e de intimidade.

As primeiras horas da madrugada de SEXTA-FEIRA vêem a Lua Negra, densa como breu em Escorpião tornar-se Medusa e se harmonizar com Plutão em Capricórnio e Quíron em Peixes, além de se indispor com Urano em Áries pelas vias de um quincunce. Lá pelo fim do dia a Lua se une a Mercúrio e os dois trocam olhares amistosos com Marte em Capricórnio, em combinações furtivas e econômicas. Um dia pós feriado, que fica perfeito para finalizar a semana útil de forma cirúrgica, enforquemos ou não a sexta-feira. Quer trabalhemos ou feriemos, o dia fica intenso e as interações profundas e contundentes. A morte toma lugar dentro de nós, e nos conscientizamos de coisas se acabando e deixando de existir, para dar lugar a novas perspectivas, a novo foco para nosso olhar, pensamento sentimento e ação. A densidade dos últimos ciclos se faz sentir e quem puder se beneficiará bastante de algumas horas tiradas para si, seja para pôr em dia a análise de sonhos, a terapia, as anotações no diário, ou mesmo a conversa com algum confidente íntimo. A noite pede reuniões intimistas ou mesmo solidão absoluta, daquelas que nos ajudam a nos refazer e restaurar. Lua Balsâmica em Escorpião é uma típica Lua de Feiticeiras, extremamente poderosa e magnética  e sugere rituais mágicos fechados com vistas à regeneração da alma e do próprio poder pessoal.

Na escuridão na madrugada de SÁBADO a Lua se entrega ao abraço de chumbo de Saturno em Escorpião, um abraço asfixiante cujo efeito dura algumas horas, já que a Lua fica vazia logo depois. O Sol ingressa em Sagitário às 07h39min (09h39min para Portugal) e já aguarda a Lua, que entra neste signo logo depois às 10h20min, somente alguns minutos antes do enlace sagrado entre eles, que marca o início do novo ciclo, a Lua Nova, que ocorre a 00°07’ de Sagitário, em ampla conjunção a Vênus e em quadratura a Netuno. A Lua Nova de Sagitário fecha de vez a fase em que nossa atenção estava voltada para as relações pessoais e sociais em seus diversos níveis, e inaugura o período em que nos voltamos para as causas maiores, coletivas e universais, como simbolizado pela passagem do Sol pelos últimos signos do zodíaco: Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes. A partir daqui somos convidamos a pensar grande, a sair um pouco das questões particulares que envolvem nosso próprio umbigo ou os vínculos relacionais e sociais imediatos, para elevar nosso olhar e atenção para o divino, para nosso papel social e humanitário e para a transcendência. Por ser mais impessoal, a energia tende a se tornar um pouco mais leve por um lado, pois há implicações pessoais menos diretas; porém, sob outro ponto de vista, há uma carga maior já que somos convidados a assumir nossa parcela de responsabilidade no desenvolvimento e evolução do nosso grupo social, racial e até da espécie, assim, como o atentar-nos para impacto de nossas atitudes no tempo-espaço e no universo. Por tudo isso, o sábado ganha cores e ares filosóficos, além de otimistas e grandiosos. A Lua faz conjunção a Vênus à noite, o que sugere um ar festivo, mas também exagerado e propenso a excessos, porque as duas quadram Netuno, portanto, convém ter cuidado para não sair da medida e amanhecer com uma ressaca igualmente excessiva e duplamente dolorosa no domingo.

Por falar nele, o DOMINGO chega ainda com as esperanças grandiosas da Lua Nova Sagitariana, ou com aquela baita ressaca, física ou moral, dependendo de como conduzimos a noitada de sábado. As esperanças são confrontadas ou a ressaca é piorada pelo desalento e exasperação de Quíron, que volta ao movimento direto em Peixes e que recebe a quadratura da Lua Sagitariana, dando ênfase especial ao seu significado. Como nada vem sozinho, hoje Mercúrio tem sua quadratura a Júpiter tornada perfeita. Sagitário, Júpiter, Quíron apontam para um dia em que a dicotomia corpo-espírito ou limites da realidade x fé infinita são mais que enfatizados. A alma se eleva e alça grandes alturas celestiais, para ser confrontada em seguida pelos limites exasperantes do corpo falho e imperfeito. Ou a imaginação alça vôos pela eternidade sendo confrontada por uma realidade que cerceia e circunscreve os sonhos e as visões magníficas. Um dia que pode ser de cura e inspiração ou de desapontamento e dor. Depende de nós e de nossa disposição em ver oportunidade ou crise à nossa frente.

Que sua semana seja serena e propícia para efetivar as reflexões e finalizações que precisam ocorrer em sua vida e que o novo ciclo seja cheio de venturas e aventuras!

Namastê!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!