A Semana Astrológica – À Flor da Pele

luacrescente01
Desconheço o Autor – Reprodução

Semana de 24 a 30 de novembro 

Ciclo novo se iniciando, com as bênçãos e o otimismo de Sagitário! A semana começa no terceiro dia da Lua Nova, o período propício para os novos começos. Normalmente se diz que não é bom começar coisas nos dois primeiros dias da Lua nova porque a Lua ainda está muito escura, a energia ainda é muito instintiva e incipiente e não se tem clareza suficiente para divisar longe. Assim, o recomendável é que se aguarde o terceiro dia da fase nova, quando ela começa a aparecer como um anel fino no céu – aliás, reza uma lenda antiga que quando se enxerga a Lua Nova no céu pela primeira vez naquele ciclo, não importa o que você esteja fazendo, é a coisa certa para aquele período ou momento da sua vida.

E nesse início de ciclo temos movimentos e dinâmicas importantes, como sempre há, simbolizando a incessante atividade da vida na Terra. O Sol, que inaugurou sua aventura Sagitariana no sábado, defronta-se com desilusões e desapontamentos na figura de Netuno em Peixes, quadratura que fica exata na quinta, 27. Desorientação, confusão e insegurança podem nublar o horizonte dificultando a visualização das metas tão preciosas ao Arqueiro. Em seqüência, depois de Vênus e do sol entrarem em Sagitário, é a vez de Mercúrio, que ingressa no signo do Centauro na sexta-feira, 28, também já aspectando Netuno por uma quadratura, que só fica perfeita na segunda, 01/12. Antes disso, porém, Mercúrio, ainda em Escorpião, faz conjunção a Saturno, e juntos fazem semi-quadratura a Plutão em Capricórnio (aspecto de 45 graus, metade de uma quadratura, que é 90 graus) e sesqui-quadratura a Urano em Áries (aspecto de 135 graus, ou seja, 90+45), a exatidão dos aspectos feitos por Mercúrio ocorre antes daqueles feitos por Saturno, já que este é mais lento. Esses aspectos de Mercúrio indicam que muitas coisas se modificam no plano mental e na comunicação por estes dias.

lua_crescente12
Desconheço o Autor – Reprodução

Vênus, que fez quadratura a Netuno na semana passada, enfrenta agora os desafios, dores e decepções simbolizados por Quíron. Problemas de auto-estima e feridas antigas podem ser reabertas na área dos relacionamentos ou das finanças, talvez não sem propósito, talvez tenhamos então uma oportunidade de re-significá-las e encontrar algum alívio para essas mágoas. Até porque, em sua jornada Sagitariana, Vênus faz também um aspecto fluente com Urano em Áries, que lhe dá apoio e sugere que ela se desapegue de tais bagagens pesadas e se desimpeça desses trambolhos. Marte é outro que precisa decidir se engata a quinta marcha sugerida por Júpiter ou se vai devagar e sempre como orientado por Saturno. O aspecto Marte-Saturno fica exato somente na segunda, 1° de dezembro, mas já podemos senti-lo no fim de semana.

the art of animation
The Art of Animation – Reprodução

Os aspectos que Netuno recebe do Sol e de Mercúrio, mais a quadratura Vênus-Quíron, fazem dessa uma semana delicada. Parafraseando o Baleiro, estamos tão sensíveis, tão à flor da pele, que qualquer beijo de novela poderá nos fazer chorar. Semana que demanda atenção e cuidado nas decisões, especialmente envolvendo negócios e novas propostas, pois a neblina de Netuno tira a clareza e a lucidez. Quando possível, é melhor adiar decisões sobre investimentos e objetivos importantes e de longo prazo – Isso é especialmente verdadeiro para os próprios Sagitarianos, que têm a benesse de ter Vênus passeando por seu signo, mais o trígono de seu regente Júpiter em Leão, mas que também têm que lidar mais profundamente com os engodos de netuno, já que este planeta trafegando Peixes está em quadratura com os planetas natais de Sagitário.

A Lua na fase nova viaja pelos signos de Sagitário, Capricórnio e Aquário. Completa o Primeiro Quarto no sábado já em Peixes e fecha o fim de semana em Áries. Neste passeio ela faz aspectos com todos os demais corpos celestes, conversando com eles de forma amistosa ou belicosa, dependendo do aspecto, simbolizando os desafios e oportunidades que a sementinha que brota encontrará na sua grande aventura de se tornar planta forte e madura.

A SEGUNDA-FEIRA começa animada, com a Lua se afinando lindamente com seu regente, Júpiter, em Leão, nas primeiras horas da madrugada. Ela fica vazia logo depois e a segunda fica propícia para começar a engrenar a rotina de forma otimista, com alto astral. Às 14h32min a Lua entra em Capricórnio e o trabalho passa a render muito mais, se nosso foco não for desviado pelas agulhadas de incerteza criadas pelas alfinetadas trocadas por Marte e Júpiter. Podemos ficar cindidos entre o trabalho e dever e alguma atividade mais prazerosa e divertida que apareça de repente. Ou então, nosso entusiasmo vai e vem como a maré que ora está cheia, ora vazia. É preciso lembrar-se do que está em jogo para lidar com essa instabilidade na vontade e na motivação.

TERÇA-FEIRA é dia de se preparar para chumbo grosso porque a Lua se envolve na quadratura Urano-Plutão, como é praxe sempre que passa pelos signos cardinais. Há grande energia e necessidade de ação, portanto, o melhor é arranjar o que fazer com essa alta voltagem. Se não acharmos onde empregar isso de forma criativa, estaremos suscetíveis a nos defrontar com conflitos diversos, jogos de poder e até problemas com o chefe. Começar o dia gastando o excesso de energia na academia ou numa corrida no parque pode ser uma ótima idéia.

A Lua faz conjunção a Marte na QUARTA-FEIRA, sinalizando que as horas continuam super produtivas. Haja trabalho para tanta determinação e estamina! A Lua ainda se irrita com Júpiter em Leão, sugerindo alguma reprovação a outros que parecem viver só para curtir a vida enquanto ficamos aqui cuidando das obrigações. Antes de fazer cara feia, seria melhor ser honesto e admitir que estamos mesmo é com inveja da despreocupação e irresponsabilidade deles. Uma pausa para o lanche e lembrar dos prazeres que nos aguardam depois do dever podem ajudar a dissipar a rabugice, até porque o contato com Saturno nos lembra que a obrigação vem antes do prazer. Vênus faz trígono a Urano neste dia. É aconselhável achar uma brecha na agenda para fazer coisas diferentes e inusitadas no relacionamento. Nada de DR, por favor! É hora de reinventar histórias, de experimentar, de ventilar as coisas na vida de casal, ou então a tensão pode degringolar em rusgas dolorosas, com um se sentindo rejeitado e o outro se sentindo cobrado e sufocado – não esqueçamos que Vênus também está em quadratura com Quíron!

coração meu
Desconheço o Autor – Reprodução

A semi-quadratura entre Saturno e Plutão fica exata na QUINTA-FEIRA. Embora não tão forte nem perceptível quanto na quadratura, há tensão e fricção suficientes para causar desconforto e uma conseqüente necessidade de controle e estruturação das coisas e da vida ao nosso redor. O aspecto fica mais potente e talvez se manifeste de forma não tão negativa porque Saturno está hospedado atualmente na casa de Plutão, e Plutão na de Saturno, ou seja, eles têm alguma afinidade. Um aumento da ambição e do desejo de reformar certas coisas ou situações pode se mover dentro de nós, além do desejo de poder e controle. Se não percebemos a dinâmica que impomos no ambiente a partir dessa tensão interna, podemos evocar oposição ou questionamento de terceiros. É bom ter claras as motivações mais profundas. O Sol quadra Netuno, Vênus quadra Quíron e Mercúrio sesqui-quadra Urano também na quinta, indicando um dia de emoções flutuantes, em que nos sentimos incertos, ora nos afirmando de forma desmesurada, ora quase nos desculpando pela nossa existência. Em alguns momentos o impulso talvez seja mesmo de sumir, porque o mundo parece demasiado sórdido e injusto, e não temos a mínima noção de em quem podemos confiar, já que duvidamos até mesmo de nossas próprias impressões e julgamentos. As car~encias parecem mais agudas do que nunca, nossa fome de amor é infinita, mas temos dificuldade de suprir tais necessidades e carências. Se possível, seria bom não nos comprometermos com muita coisa hoje, talvez sair mais cedo do trabalho, ver o pôr do sol, ver um filme bonito e triste que nos dê a desculpa necessária para nosso choro incontido. Parceiros são aconselhados a pegarem leves um com o outro e novamente evitarem discussões, pois melindrosos como estamos, estamos suscetíveis a ferir e a ser feridos inadvertidamente.

Felizmente na SEXTA-FEIRA temos um mínimo de trégua, com a entrada de Mercúrio em Sagitário, obrigando-nos a pôr as coisas em perspectiva e a olhar tudo de ângulos diferentes e mais otimistas. Mercúrio não está muito confortável em Sagitário, pois sendo ele regente da mente racional e do aqui agora, ás vezes ele se perde ou dissipa sua energia com a vastidão de objetivos do Arqueiro, mas sem dúvida, o posicionamento adiciona diversão e leveza, o que é uma mudança e tanto depois da energia densa de Escorpião que permeou nossa mente por tantas semanas. Como se não bastasse, a Lua em Aquário faz oposição a Júpiter, e embora ela se anime um pouco, ali na frente há a quadratura a Saturno, formando uma T-Square. O perigo é a falta de equilíbrio e proporção nas coisas e nas interações, na forma de lidar com nossos próprios sentimentos e necessidades emocionais. Uma hora ficamos hiper expansivos e sociáveis para logo depois recuarmos a uma frieza glacial e desapegada, deixando a todos confusos e incertos quanto ao que esperar de nós, ou então, nós é que somos confundidos pela instabilidade alheia. Melhor não levar nada tão a sério, especialmente não SE levar a sério demais.

O fim de semana chega com a Lua em Peixes conjunta a Netuno no SÁBADO. A Lua ainda quadra Mercúrio, o Sol e Vênus em Sagitário e faz conjunção a Quíron no início da noite, enquanto o próprio Mercúrio quadra Netuno. Tudo isso faz do sábado outro dia choroso, de suscetibilidades difíceis de se conter. Estamos derramados e, feito esponjas psíquicas, entramos em contato com a dor do mundo todo.  Confusos, nostálgicos e saudosos de algo indefinível, nem nos surpreendemos se os céus também resolvem abrir suas compotas e jorrar suas torrentes Terra abaixo – nesse caso o clima só estará combinando com nosso humor instável e nostálgico. “Num dia frio, um bom lugar pra ler um livro” pode fazer milagres pela alma sensível, especialmente se vier acompanhado de um chá ou um cafuné. Os mais criativos, por outro lado, podem se beneficiar grandemente dessas influências, que permitem que ganhemos acesso a outras esferas e dimensões, bebendo de suas fontes e enriquecendo nossa imaginação e inspiração para criar e dar vazão à dor e a toda sensibilidade pelos canais da arte, da escrita, da música… A Influência também é perfeita para as jornadas espirituais, porém deve-se evitar alcóol e substâncias que alteram a consciência de forma geral. 

alan murray
Alan Murray – Reprodução

No DOMINGO a Lua, ainda em Peixes, faz quincunce a Júpiter, sextil a Marte e trígono a Saturno, propiciando um pouco de ancoragem e canal para todo o aguaceiro do sábado. Conseguimos ver as coisas sob uma ótica mais terrena e mais prática, talvez ainda tendo que lidar com alguma insatisfação indefinida, mas já tendo mais compostura para gerir as emoções e sentimentos oceânicos. Domingo à noite a Lua entra em Áries. Subitamente o clima muda e cansamos da pasmaceira, quem sabe até saindo para dançar! O certo é que nos espantamos com o afogamento que vivenciamos, torcemos roupas e centrifugamos a alma para nos liberar de toda a água e principalmente de todo o peso. Agora queremos sair e agitar! É hora de acordar do sono profundo e confuso do fim de semana e despertar para a vida!

Que as inflências Netunianas venham nos ajudar a entrar em contato com nossos sentimentos e vulnerabilidades e que possamos criar tempo e espaço para vivenciar e honrar toda essa sensibilidade.

Linda semana, de radiosa energia para você!

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!