A Semana Astrológica: confrontando o otimismo com a realidade

lua cheia purple sky
Lua Cheia – Autor desconhecido – Reprodução

Semana de 8 a 14 de dezembro

A Lua foi cheia no sábado, simbolizando uma colheita que talvez não tenha sido a mais satisfatória, mas que certamente veio nos acordar para algo que tínhamos preferido ignorar até então. Acabou-se a inocência, bem vindo à visão das coisas como realmente são.

Mas com Júpiter ficando retrógrado na segunda-feira, ainda é preciso cautela. Sua ação benevolente, além de voltar-se para dentro, pode expressar-se de forma mais negativa, com tendências a exageros, falta de limites, otimismo ingênuo, excesso de credulidade, além de indolência e recusa de pegar no pesado. Os assuntos regidos por Júpiter, como expansão, crescimento, riquezas, lucro, mercados internacionais, elaboração de leis, fé, figuras de poder, etc, são diretamente afetados e precisam ser revistos. Portanto, não é hora de gastar recursos por conta, porque lá na frente podemos descobrir que os tais recursos não existem, ou há em menor quantidade do que havíamos previsto. Júpiter fica retrógrado até o dia 08 de abril de 2015.

Felizmente, temos outra influência que nos ajuda a pôr o pé no chão e contrabalançar essa influência inicial de Júpiter retrógrado. Vênus entra em Capricórnio (quarta-feira), sugerindo que, depois de inspirar-se, aventurar-se e acessar as grandes visões em Sagitário, agora é hora de ter uma abordagem mais prática e realista na forma como gerimos nossos valores, finanças, afetos, relacionamentos. Desejamos com realismo, sem exagero, mas ao mesmo tempo com muita ambição e foco.

O Grande Trígono em Fogo que se formou na semana passada entre Vênus-Sol-Mercúrio em Sagitário, Júpiter em Leão e Lua-Urano em Áries tem um re-avivamento quando a Lua passar por Leão na quinta-feira. Mercúrio está CAZIMI (conjunção exata com o Sol), de 19h22min do domingo, dia 7 até as 20:35 da segunda. O Sol, que está em recepção mútua com Júpiter – Júpiter está em Leão, regido pelo Sol e o Sol está em Sagitário, que é regido por Júpiter – faz trígono exato a ele, trazendo uma exuberância na expressão e na consciência. Nesta semana, o Sol também está ladeado por Mercúrio de um lado e por Vênus de outro, sugerindo uma facilidade de alinhar os desejos, valores e propósitos, que são comunicados de forma entusiasta. Há uma indicação também de movimento e de fluência. Marte, que entrou em Aquário e que está também em recepção mútua com Urano em Áries, ficou alguns dias fazendo um aspecto menor com este, mas agora fica bastante isolado, a não ser pelos contatos esporádicos da Lua. A ação pode ficar muito unilateral e extremista, a determinação ficando também sujeita a altos e baixos, hora estamos muito focados, hora desestimulados.

Fernando Tavares 2
Lua Cheia – Fernando Tavares – Reprodução

Enquanto isso, Urano, ainda retrógrado em Áries, vai se aproximando cada vez mais da sexta quadratura exata a Plutão em Capricórnio, em mais um clímax da dança, ou batalha intensa e vibrante que vem se desenrolando entre eles desde 2012. Temos então um clima de tensão crescente, que vai se acumulando e que tem uma liberação ou uma explosão na segunda, dia 15, quando a quadratura fica exata.

A Lua, nas fases cheia e depois disseminadora, está bem vagarosa e viaja lentamente pelos signos de Câncer, Leão e Virgem, fazendo aspectos diversos com todos os seus vizinhos do Sistema Solar, incluindo seu marido, Senhor Sol. A Lua entra na fase Minguante no domingo, dia 14, às 10h50min da manhã.

Na SEGUNDA-FEIRA somos acordados pelos rompantes dramáticos da Lua Canceriana se digladiando com Urano-Plutão numa Cruz T Cardinal. Queremos comer “pelas beiradas”, mas somos exigidos resposta direta e definida, o que nos desagrada e causa desconforto. Queremos permanecer nos domínios domésticos, mas há demandas da vida mundana que cobram ação e atitude, o que aumenta ainda mais a fricção. Numa só tacada temos que conciliar desejos individuais, questões familiares ou emocionais e atuação responsável, que precisa passar por cima do individual em nome do social e profissional. O desafio maior é conseguir lidar com tudo isso de forma original e pioneira, abrindo mão do drama e favorecendo a ação inventiva, desapegada e vigorosa. Começar o dia com atividades físicas pode ajudar a “queimar” a fricção e a clarear a mente ainda um tanto embotada dos efeitos aquosos do fim de semana. Ajuda também a acordar o entusiasmo e a ir para a vida com uma abordagem que não precisa recorrer a manipulação ou jogos de poder. Júpiter fica retrógrado e precisamos olhar para dentro e RE-ver questões de fé e se nosso otimismo anterior realmente tinha bases ou era ingênuo, se consegue se manter diantes dos próximos desafios. Júpiter retrógrado sugere uma REvisão nos planos e projetos, diantes de informações e desafios novos. Mercúrio está CAZIMI até a noite, indicando o inicio de um novo ciclo na relação com o Sol, quando o porta-voz do Sol capta de nítida e sem intermediários ou influências externas, quais são os propósitos da autoridade máxima para os próximos quatro meses, quando um novo ciclo se iniciará. Um dia bom para se ficar atento à idéias e insights que parecem “espocar” do nada. Essas idéias deve ser levadas a sério e anotadas, porque podem se revelar depois muito úteis, preciosas.

A Lua se indispõe com meio mundo na TERÇA-FEIRA: além de começar o dia ainda se afastando na Cruz T com Urano-Plutão, faz quincunces ao Sol e a Mercúrio em Sagitário, faz sesqui-quadraturas a Netuno e a Quíron em Peixes (antes faz trígono a Quíron, o que pode ter efeito duvidoso) e outro quincunce a Vênus no fim da noite, quando encontra um prumo no trígono a Saturno em Escorpião. Dia em que a tendência é ficarmos amuados, irritadiços, sem querer muito papo porque corremos o risco de dar “voadoras” sem querer, especialmente porque Marte está sem contato com ninguém. Ou podemos fazer chantagem emocional para conseguir nossos intentos, agindo, mais do que nunca, de forma indireta e talvez pouco honesta. Para evitar esses possíveis imbróglios é preciso ser honesto consigo mesmo e identificar o motivo dos dissabores e da azia emocional. Alguns momentos a sós podem ajudar a digerir os conteúdos azedos que causam tanta irritação e indisposição e podem ajudar a não vomitá-los sobre os outros. Podermos nos encontrar sendo o objeto da irritação ou voadoras alheias. Antes de reagir e pagar na mesma moeda, tornando a coisa toda um dramalhão sem sentido, verifiquemos se realmente não estamos devedores, mas mesmo assim, não é um bom momento para discussões, porque há muitas forças inconscientes operando e podem escapar antes de passar pelo filtro da consciência e da compaixão.Se  fica claro que a briga não é conosco, saiamos de perto e deixemos a pessoa à sós para lidar com os próprios demônios, possivelmente se desculpará depois.

soberania

Vênus ingressa em Capricórnio na QUARTA-FEIRA, e ao invés de aventura e diversão, desejamos coisas palpáveis, de preferência de qualidade e que resistam às agruras do tempo. Os desejos ficam, de fato, mais realistas e estamos mais preocupados com a gestão dos valores, em organizar a vida de forma prática, para não sermos pegos de surpresa por notícias desagradáveis. Nos relacionamentos também buscamos ser mais pragmáticos e menos românticos. Nossos valores tornam-se mais tradicionais e a expressão afetiva fica mais sóbria, contida e discreta, já que buscamos auto-sufici~encia. A Lua entra em Leão à 01h15min, ainda se recuperando das contusões e machucados dos aspectos irritantes feitos a partir de Câncer. Mas antes de sarar, ela já se mete em confusão de novo: faz oposição a Marte em Aquário, quincunce a Netuno em Peixes e sesqui-quadraturas a Mercúrio e ao Sol em Sagitário, entrando então na fase DISSEMINADORA, quando começa a divulgar e disseminar os aprendizados do ciclo. Ao longo do dia se afina com Urano em Áries, que diz para deixar “para lá” essas incompreensões percalços. O dia pede equilíbrio entre o sentimento e a ação. Talvez estejamos muito “esquentados” e damos repostas instintivas e impulsivas, indispondo-nos com opiniões contrárias. Queremos atenção e aplauso, mas encontramos a desaprovação daqueles que nos chamam de irresponsáveis, egocêntricos, vaidosos e talvez até fúteis. Clima de queda de braço, porque as posturas e reações são rígidas e muito impulsivas. É preciso achar maneiras de mediar necessidades pessoais com os desejos do grupo para que esse clima não seja empecilho para a diversão e a alegria.

lion king
Tirado da Fanpage Lion KIng

A QUINTA-FEIRA começa sob influências contraditórias, que vão se formando ainda na noite de quarta. A Lua faz um Grande Trígono Fogoso com Urano e Sol (configuração fluente e harmoniosa), ao mesmo tempo em que também vira foco de um Yod (configuração tensa), ao fazer quincunces a Plutão em Capricórnio e a Quíron em Peixes. Há impulsos de liberdade, queríamos ser livres para brincar sem nos preocupar com nada, mas somos pressionados por forças maiores do que nós e que talvez impliquem abrir mão de nossa vontade pessoal em favor de algo mais importante que o ego. Podemos, na verdade, sentir que não temos muita opção e precisamos escolher entre o ruim e o pior, porque não há como escapar ileso, caiu no colo, precisamos embalar! O que caiu no colo? Possivelmente mágoas que julgávamos esquecidas e que são desenterradas por alguma situação casual. Se ninguém vem em nosso socorro, nós mesmos teremos que prover o cuidado e o afago necessário. Durante o dia a Lua ainda se depara com a desaprovação da estóica Vênus Capricorniana, que lhe diz para “crescer e aparecer”, para parar de agir feito criança e carente e buscar auto-suficiência. A influência não é clara, e talvez se manifeste com uma certa sensação de culpa que não nos deixa relaxar e ser espontâneos e que nos dá a sensação de que é errado pedir pelo que precisamos.  À noite a Lua encontra suporte na conjunção a Júpiter, o Grande Pai Benevolente, que não está na sua melhor forma, mas que pode aliviar um pouco o peso do dia.

brookeshaden
Brooke Shaden Photography – Reprodução

Na SEXTA-FEIRA a Lua sai dos braços calorosos do Pai Júpiter para se deparar com o Pai autoritário repressor representado por Saturno em Escorpião. Às 13h19min entra em Virgem e, ainda em quadratura a Saturno, já se opõe a Netuno em Peixes. Também faz trígono à Vênus Capricorniana e quincunce a Marte, que está em semi-quadratura (aspecto de 45 graus –tenso) ao Sol. Mediar realidade bruta e uma fantasia que apela para nosso escapismo é um dos desafios do dia. As emoções se alternam entre frieza e contenção e uma sensibilidade chorosa e incerta, uma sensação vaga de se ter perdido alguma coisa, que não conseguimos especificar. Talvez isso gere preocupação excessiva e uma sensação enervante que pode nos deixar meio ranzinzas, como um mecanismo de defesa. Ou podemos ter ataques de hipocondria, imaginando desastres e catástrofes a partir de um simples arranhão. Vencer o vício da preocupação inútil é o outro desafio de hoje, pra isso é bom lembrar, “preocupar-se é o mau uso da imaginação”.

10620575_822687994416255_2255999852983381462_n
Reprodução

O SÁBADO encontra Dona Lua aplicando sua rabugice a Marte em Aquário, dizendo a ele que seus ideais não são nada práticos, que ele precisa ver os detalhes, medir, calcular, revisar, etc… Enquanto Marte não quer saber desses detalhes que considera mesquinhos. Em Plutão a Lua encontra um apoio de força e poder para ir adiante disseminando seu aprendizado. Mais à frente a Lua tenta cutucar e criticar Urano e leva alguns choques inesperados. Nem bem se recupera, já se defronta com Quíron e suas mazelas. Dia chatinho em preferimos nos isolar com nossa rabugice e ranzinzaria. Defensivos, podemos nos sentir atacados e criticados por quem talvez até tenta nos ajudar. Sentindo-nos invadidos, revidamos ferindo de forma implacável, talvez até justificando para nós mesmos “foi ele quem começou”. Melindres e sensibilidades à parte, podemos, novamente tentar investigar a razão da rabugice, que talvez seja a tentativa de evitar sentir a dor que tem nos perseguido por muitas horas, a dor que não queremos sentir e que preferimos analisar. Podemos sim escrever e tentar destrinchar os nós que se formaram no coração, mas também podemos ir em busca de quem precisa de ajuda, e quem sabe, ao nos colocar a serviço de forma desprendida, possamos entender e aceitar nossa própria dor.

A Lua se torna MINGUANTE no DOMINGO, ao fazer quadratura com o Sol às 10h51min. É hora de começar a invernar, a avaliar e a assimilar todo o aprendizado do ciclo. É hora também de guardar o que não foi usado e que talvez seja útil no futuro ou então descartar definitivamente – a Lua em Virgem é boa nisso, em separar o joio do trigo. A Lua também quadra Mercúrio e também faz sesqui-quadratura a Marte, que vai se aproximando de um sextil a Urano em Áries. À noite a Lua ainda se harmoniza com Saturno em Escorpião, colorindo o domingo de uma reclusão prática, em que aproveitamos pra organizar gavetas, eliminar papéis, organizar tarefas e a agenda da semana seguinte.

Que sua semana seja de luz e de alegria!

hecate (1)
Lua Minguante – Autor desconhecido – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!