Lua Nova em Capricórnio: construindo o sólido edifício interior

sol nascente
Reprodução

Hoje temos vários eventos de peso acontecendo a poucos minutos um do outro. Ao ingressar em Capricórnio, o último signo Cardinal do Zodíaco, o Sol marca também o Solstício de Verão no Hemisfério Sul e de Inverno no Hemisfério Norte. O Solstício traz a noite mais longa e o dia mais curto no Norte enquanto no Sul acontece o contrário. Os Solstícios também são dias mágicos e de energia poderosa, que marcam a passagem do tempo de forma clara, sinalizando o começo de uma nova estação. O Sol ingressa em Capricórnio às 21h00min (Brasília – 23h00min para Portugal) e logo depois, a Lua também entra neste signo, sendo Nova, às 23h35min, no horário de Brasília (00h35min pra Portugal). Dois eventos tão importantes ocorrendo juntos assim já implicam em algo: foco, foco, foco! Implicam também que a energia de novos começos fica especialmente realçada, pois temos dois ciclos se iniciando simultaneamente. Mas ainda tem Urano voltando ao movimento direto em Áries às 20h45min, o que sinaliza contradição e embate entre estas energias conservadoras de Capricórnio e as influências progressistas de Urano.

Kelly Surtees, astróloga americana, brinca que deve ser algum tipo de piada cósmica que a Lua Nova de Capricórnio, um signo totalmente orientado para o trabalho e os negócios, ocorra exatamente nesta época do ano, em que só se pensa em festas, férias, folia e em ficar de pernas para o ar. É, no mínimo, interessante! Será que podemos invocar Domenico de Masi e dizer que isso pode ser o ócio criativo, e que Capricórnio vê as férias apenas como um “mal” necessário para que se possa produzir mais depois?

capri
Capricórnio – Reprodução

O fato é que nesta Lua Nova, a exemplo das duas Luas Novas anteriores (Sagitário e Escorpião), temos a conjunção do Sol e da Lua acontecendo no grau zero, um grau crítico, que adiciona ênfase e potencializa as qualidades do signo em questão. É hora de voltar ao trabalho, se não de fato, para quem está de férias, pelo menos voltar a atenção para a elaboração dos objetivos e propósitos do ano que vai começar. Depois de fazer as devidas faxinas e desapegos na Lua Minguante; depois de, em Sagitário, nos inspirarmos e galgarmos grandes alturas para buscar uma visão de futuro que nos faça superar nossos limites atuais, chegamos agora a Capricórnio, signo que demanda que essa visão seja concretizada e manifestada no plano da realidade. Com o Fogo nós intuímos, com o Ar planejamos e com a Terra concretizamos. É momento, pois, de traçar as metas e objetivos do ano, de planejar as estratégias de trabalho para realizar tais objetivos, de planejar as ações, COMO faremos para sair do plano mental para o real. Para isso recorremos ao foco, estratégia, praticidade, objetividade, economia e resiliência da Cabra. Botamos o pé no chão, pisamos na terra buscando sustentação e alicerce para construir o edifício das nossas ambições mais caras e mais cuidadosamente planejadas. Temos voz de comando, liderança e autoridade, nascidas do trabalho árduo e do discipulado cumprido passo a passo.

Nessa Lua Nova todas essas qualidades de Capricórnio ficam ainda mais salientadas. Isso porque além de ocorrer no grau crítico zero, existem cinco planetas neste signo, a Lua, o Sol, Mercúrio, Vênus e Plutão; como se não bastasse, Sol e Lua estão relativamente isolados, formando um dueto, pois fazem apenas aspectos muito amplos: conjunção de mais de sete graus com Mercúrio; sextil de mais de cinco graus com Netuno; trígono de mais de sete graus e fora de signo com Júpiter em Leão… De maneira que Sol e Lua ficam muito centrados um no outro, com tendências a uma manifestação extrema da energia Capricorniana, a energia do trabalho e da ambição.

Doreen Foster - Solstice Hare
Doreen Foster – Solstice Hare Reprodução

Saturno, o regente de Capricórnio, também está bem “extremado” por estes dias: está no grau crítico 29 de Escorpião, outro grau em que as qualidades do signo se manifestam de forma exacerbada, e também um grau que marca o fim de um ciclo e o início de outro, assim como o grau zero. É só parar e pensar o quanto temos estado “travados” e tensos nos últimos dias. Dificuldade de nos soltarmos, de relaxar e desprender, especialmente nas situações mais íntimas.

found-in-nature-Rosenthal
Found in Nature – Rosenthal – Reprodução

Tudo isso sinaliza que temos a nosso favor um período excelente para pôr a casa em ordem, literal e figurativamente; para reestruturar nossa vida e realinhar nossas ambições profissionais, sociais, financeiras, assim como as metas de longo prazo. É uma fase propícia para olhar o futuro com seriedade e comprometimento consigo mesmo e com estes propósitos que forem identificados como prioridade; também para repensar nosso papel social, nosso lugar no mundo e o impacto que causamos neste mundo. E focar!

Lua Nova Carpicornio 2014
Lua Nova em Capricórnio – 21 de dezembro de 2014, 22:35, Brasília-DF

O risco que há com esse excesso de energia Capricorniana é o de nos tornamos rígidos, mais travados ainda, inflexíveis na hora fazer alguns ajustes que porventura se mostrem necessários, pois a mente, de tão focada, pode ficar estreita e obtusa. Podemos nos tornar muito frios e nos concentrarmos somente no trabalho, esquecendo família, relacionamentos, afetos e afins. E ainda é possível, dependendo da natureza de cada um, virar um rolo compressor que esmaga a todos pelo caminho, pois tudo o que importa é ganhar, vencer e realizar a tal ambição. Sim, a ambição pode cegar. Vale ficar de olho e se manter em cheque.

Com Urano voltando ao movimento direto justamente hoje, um aviso nos é dado: há que se buscar estabilidade, mas sem se tornar estagnado, sem esquecer que a única constante na vida é a impermanência. Lembrar que nossa tarefa é desenvolver solidez e buscar longevidade, mas cientes de que tudo pode mudar num átimo, como o cair de um raio.

quanah parker comanche chief, by steeelll
Quanah Parker – Chefe Comanche, by Steeelll Reprodução

O Símbolo Sabiano para o grau zero de Capricórnio diz assim: Um chefe indígena clama reconhecimento e poder da tribo reunida em assembléia. Lynda Hill (2) fala que este símbolo “mostra a necessidade ou a capacidade de ser forte, de permanecer de pé, de estar no comando e demandar respeito. Há questões de liderança que precisam ser abraçadas ou pontuadas. Às vezes precisamos nos elevar de acordo com a ocasião e assumir responsabilidades e isso talvez leve a lutas de poder; talvez você tenha que lembrar àqueles à sua volta que eles podem confiar em você para tomar decisões e liderar. Aqueles acima de você podem lembrá-lo de sua posição inferior na ordem das coisas – estarão com ciúmes ou inveja de suas realizações? Saber quando ceder ao direto dos outros. Assumir autoridade, achar seu lugar. Carisma. Respeito. Elevar-se na multidão. Benevolência. Riscos: lutas de poder, visão inflacionada de si mesmo; achar-se no direito; reações egoístas; tomar posse; chefes demais; domínio sobre os outros.” Como vemos, assuntos relacionados a liderança, autoridade, responsabilidade individual e social e poder entram em foco e demandam que os utilizemos em nossa vida de forma coerente. Estaremos nós à altura de tais desafios?

Eilean Donan Castle, Scotland. This was one of our favorite stops in our trip to Scotland this year.
Eilean Donan Castle, Scotland. Reprodução

Em Capricórnio somos chamados a construir algo sólido e longevo, algo de qualidade, que o tempo não destrói. Algo que leva em conta as circunstancias, e ao invés de reclamar delas, utiliza-as em seu favor. Do que estamos falando? De um castelo? De um prédio? De uma empresa? De uma carreira de sucesso? De uma obra pública? Pode ser. Mas isso é conseqüência, porque a maior construção de todas, o edifício mais importante e imponente, aquele de maior solidez e longevidade é o Si Mesmo. E é nisso que Capricórnio é mestre: o senso de autoridade interior, de auto-suficiência e auto-contenção, porque se conheceu e se expôs às mais duras provas e resistiu, passou em todos os testes com louvor. E isso, ninguém tira de nós.

Nesta Lua Nova, pois, elaboremos nossas listas de metas e prioridades mundanas, profissionais, financeiras, pragmáticas… Sem esquecer a prioridade principal: a construção de si mesmo!

Mary Carter - At The Gate
Mary Carter – At the Gate – Reprodução

Questões práticas – ou nem tanto:

Através de Kelly Surtees fiquei sabendo de um ritual intitulado “Desejos da Lua Nova”. Como sabemos, cada Lua Nova é uma oportunidade de começar algo novo, de se colocar e renovar intenções, de se iniciar novos projetos com a energia fresca de um novo ciclo – e neste, especialmente, há uma energia super potente à disposição, a energia do Solstício! Quem cunhou a expressão foi a astróloga Jan Spiller (2) e ela sugere fazer o ritual por volta de oito horas próximo da Lua Nova. Este ritual consiste em reservar um horário e ficar a sós. De acordo com seu desejo, você pode acender uma vela, ou um incenso, fazer uma oração… O importante é se conectar com a energia potente da Lua Nova e apresentar seus pedidos, aqueles pedidos com os quais se está disposto a se comprometer de forma séria e verdadeira. Para isso, pode-se reservar um caderno específico pra os desejos da Lua Nova. Se você sabe em que casa do mapa natal vai cair a Lua Nova, foque seus desejos naquela área de vida em especial, por exemplo, se for na casa sete, foque em relacionamentos de todos tipo, se for na 10, volte-se para questões profissionais, etc. então você pode fazer uma visualização e imaginar onde você gostaria de estar, o que gostaria de fazer, e assim por diante. Depois de escrevê-los, leia-os em voz alta. Finalize o ritual, agradeça e guarde o caderno. Ao final do ciclo, reveja o que se realizou ou não. É um bom aprendizado para se auto-conhecer e também para se observar os ciclos lunares, além, é claro, da oportunidade de focar ainda mais nos desejos e, por que não, realizá-los! Experimente! Depois me conte os resultados!

fubiz.net
Fubiz.net – Reprodução

(1) Lynda Hill – Sabyan Symbols Oracle

(2) Jan Spiller – New Moon Astrology – citada por Kelly Surtees em seu website.

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “Lua Nova em Capricórnio: construindo o sólido edifício interior

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!