2015 – Colocando a casa em ordem

20152014 acaba e deixa uma sensação de alívio e ao mesmo tempo de celebração por termos sobrevivido a um ano tão difícil, tenso  e complicado. Agora nos perguntamos, o que esperar de 2015? Há esperança de um ano melhor? O que o ano nos trará? Não seria melhor perguntar, o que traremos ao ano? O que faremos para que seja um ano diferente e melhor? Quais propostas de transformação e mudança fazemos a nós mesmos? O ano por si só não faz nada, assim como os planetas não fazem nada. Os movimentos planetários, a despeito dos jargões astrológicos, não “fazem” nada conosco aqui na terra. Eles apenas simbolizam ciclos, momentos propícios para certas atividades, desafios e testes ou  oportunidades, que podemos aproveitar ou não. Quanto mais conscientes estamos de nossos processos e necessidades de alma, mais aptos estamos a nos alinhar com estes favorecimentos cósmicos para tirar proveito deles ou para lidar melhor com seus desafios; quanto mais inconscientes e anestesiados, mais predispostos somos a vivenciá-los como um “destino” malévolo ou benéfico que “cai” sobre nossa cabeça do nada. Em qual grupo estamos nós?

Nergal
Nergal – Deus Sumério da Guerra

Um dos dados que marcam a diferença entre 2014 e 2015 é a transição de Saturno do signo de Escorpião pra Sagitário. Isso traz sim um pouco de leveza, embora Saturno implique ainda cobranças em outras áreas. Enquanto Escorpião é introspectivo e secretivo e Saturno ali implica medos na área da intimidade, Sagitário é um signo mais orientado para o social, mais gregário e extrovertido. As lições são outras e a pressão em nível individual talvez seja menor. Isso com certeza “alivia a nossa barra” até certo ponto. Sagitarianos de Sol, Lua ou Ascendente agora passam por um período longo de testes diversos, precisam entregar o dever de casa, e como sempre, se a tarefa foi feita, aplausos, se não foi, puxão de orelha, dos brabos! O trânsito de Saturno é particularmente importante para os nascidos entre dezembro de 1985 e janeiro de 1988, porque estas pessoas estarão vivenciando seu Retorno de Saturno, um ciclo importantíssimo na vida de todo mundo. Um ciclo que fala de maturidade, responsabilidade e estruturação da vida. Também é importante para os nascidos entre janeiro de 1956 e dezembro de 1958, porque estas pessoas vivenciarão o seu SEGUNDO Retorno de Saturno. Porém Saturno ainda tem trabalhos “incabados” e volta a Escorpião de junho a setembro. Mas que outros dados temos para olhar esse ano de perto?

Há várias maneiras de se analisar como será o ano e todas elas são válidas. Escolhi fazer minha análise a partir de alguns dados específicos:

Regência do ano – Marte; Mapa de Ingressão do Sol em Áries – 20 de março; Mapa de Ingressão do Sol em Capricórnio em 2014 para verificar como será o primeiro trimestre de 2015; Aspectos e configurações entre os planetas lentos (a partir de Júpiter); Eclipses; Retrogradações

2015 – Regido por Marte

Gilgamesh-1
Gilgamesh – Reprodução

2015 é regido por Marte, o deus da guerra, do impulso masculino, da ação. Para termos mais clareza das implicações disso, recorramos a alguns dos principais mitos ligados a este deus. Marte é associado ao semideus sumério Gilgamesh, protetor da cidade de Uruk, para a qual ele construiu uma grande e magnífica muralha. Era um grande líder, mas de personalidade tirânica, que impunha o serviço militar aos jovens e violava as virgens. Era profundamente arrogante e prepotente, sua contraparte era a deusa do Amor Ishtar, que se enfureceu com ele por não conseguir seduzi-lo, degringolando uma guerra temerária (1). Outra figura associada a Marte é Nergal, outro deus sumério, deus da guerra, da morte e da pestilência e posterior marido de Erishkigal, senhora dos Infernos e do Mundo Inferior. Também era prepotente, imaturo e arrogante e só foi domado ao ser seduzido por Erishkigal (2).

Guido_Reni_sao Miguel
São Miguel Arcanjo – Guido Reni – Reprodução

Marte é igualmente relacionado ao Arcanjo Miguel, o anjo justiceiro e vingador, que expulsa Lúcifer do Paraíso. De acordo com o Livro do Apocalipse, Miguel significa “o nome de Jesus Cristo em batalha” e outros textos apócrifos também se referem a ele como “Quem é como Deus”.

IMG_0492
O símbolo de Marte – Maria Eunice Sousa

Temos ainda o deus da guerra grego, Ares, destemperado, insolente, esquentando e tirânico, perdia a maior parte de suas batalhas por causa da precipitação e da impaciência, além da arrogância. Ficava cego de ódio e fúria e perdia completamente a cabeça e a razão, protagonizando verdadeiras carnificinas e sendo desprezado pelos gregos, além de ser objeto de riso e escárnio. Por fim (não, claro que não mencionei aqui todos os deuses associados a Marte – isso demanda um outro artigo que fale exclusivamente disso), temos o Marte romano, que era mais civilizado e que o Ares grego. Howard Sasportas diz: “O Marte Romano, além de deus da guerra, era também o deus da agricultura, da primavera e da vegetação (como o orixá Ogum, outra associação de Marte) e por vezes era representado muito contente com suas vacas no pasto” (3). Ao contrário do Ares Grego, Marte era amado e venerado pelo povo romano, seu culto sendo mais importante do que o do próprio Júpiter. A Marte também é atribuída a paternidade de Rômulo e Remo, os fundadores de Roma. Enquanto “Medo e Pavor eram os escudeiros do Ares Grego, o Marte romano tinha acompanhantes bem diferentes: Honos (honra) e Virtus (virtude), ou seja, em lugar de trazer medo e pavor ele levava honra e virtude onde ia. A mesma coisa se aplica a nós quando utilizamos nossos instinto da agressão: se utilizamos bem, temos virtude e honra, se o usamos mal… Daí se depreende que o pano de fundo do ano nos traz essa escolha de como utilizar nossa assertividade e instinto agressivo.

Ares_villa_Hadriana
Marte – Escultura em Tívoli – Reprodução

Regido por Marte, 2015 é, pois, um ano que favorece a guerras, conflitos em geral, arrogância e fúria cega. Sendo um planeta de Fogo e o planeta da virilidade, também favorece as paixões e o sexo, tanto para o melhor quanto para o pior – implicada está aqui a violência sexual. Atividades físicas e esportivas também ganham destaque e novos recordes nessas áreas podem ser quebrados.

fogo
Reprodução

Marte rege Áries, signo de Fogo quente e seco, o que aponta um ano particularmente quente, um ano de Calcinatio, de aprender a lidar com as frustrações, já que Marte é impaciente e esquentado. É ano de se aprender que não se pode ter tudo e de se amadurecer ao lidar com essas frustrações. Se vamos expressar a tirania e arrogância de Gilgamesh, a prepotência e imaturidade de Nergal, o ódio e violência cega do Ares Grego, a coragem sábia e assertiva do venerado Marte Romano, ou a justiça do Arcanjo Miguel, depende de nós. É preciso manter essa natureza selvagem sob vigilância. Pessoas que têm Marte “debilitado” no mapa natal (Marte retrógrado, Marte em Touro, Câncer, Peixes, Libra, em contato com Netuno ou na casa 12, etc) estão mais propensas a perder o controle e destemperar-se, por isso são convidadas a se engajar de forma criativa com esse princípio da agressão através de atividades físicas, artes marciais e até mesmo da dança – Marte era também o deus da dança! Arianos em geral também são convidados a burilar sua pouca paciência e alongar seus pavios tradicionalmente curtos.

The_Last_Samurai_by_xlxnicoxlx
Cena do filme o Último Samurai – Reprodução

O mapa da Ingressão do Sol em Áries.

Como o Sol é a autoridade máxima num mapa Astrológico, e como nosso sistema é Solar, analisamos sempre as ingressões do Sol para fazer prognósticos a respeito de um dado período. Como estamos falando do ano, olhamos a ingressão do Sol em Áries. Em 2015 o Sol entra em Áries no dia 20 de março, às 19h45min no horário de Brasília e às 22h45min para Lisboa, Portugal. Este mapa traz uma Lua que acabou de ser nova, na verdade é um mapa pós-eclipse, um eclipse total do Sol, que ocorre no grau 29° de Peixes, às 06h46min da manhã, um eclipse que será visível na Europa, sugerindo que seus temas serão particularmente pertinentes para aquele continente. A Lua aparece a 7° de Áries, conjunta ao Nodo Sul, o que pode implicar uma tendência a uma maior expressão das qualidades negativas da regência de Marte sobre o ano. O Nodo Sul é um ponto de desgaste e de passado. Em Áries infere comportamentos egoístas e individualistas, além de impaciência e precipitação como tônica da ação, especialmente porque os Nodos estão estacionários, sugerindo uma potencialização de seus significados – alerta vermelho! A Lua está já em orbe de conjunção a Urano e quadratura a Plutão, que por sua vez está em conjunção a Marte, regente do Sol e da Lua e super potente no próprio signo, mas também super esquentado por causa dessa conjunção a Urano e da quadratura a Plutão – Urano e Plutão, aliás, terão acabado de fazer sua última quadratura plena no dia 16 de março, ou seja, o aspecto também está ainda super potente na ingressão do Sol no dia 20, sinalizando que embora os planetas tendam a ir se afastando gradativamente da sua dança cósmica turbulenta, o efeito desta última quadratura ainda perdura por todo o ano de 2015, ou seja, muito do clima de tensão exaustiva de 2014 ainda continua – e você aí achando que o trabalho radical e profundamente transformador tinha acabado…

Sol em Aries 2015
Ingressão do Sol em Áries – Brasília, 20 de março, 19h45min

Esse stelium em Áries (Sol, Lua, Urano, Marte) salienta ainda mais a influência de Marte sobre o ano, o que o faz o Almuten, o Senhor absoluto do Mapa, indicando um ano de grande iniciativa, ação, impaciência, beligerância e calor, muito calor, seja calor de fato produzido pelo Sol, seja o calor emocional das grandes e sôfregas paixões e ambições – isso somado à quadratura Saturno-Netuno mencionada mais abaixo, indica possibilidade de secas em várias regiões do mundo. Tudo o que foi dito acima sobre a regência de Marte fica ainda mais destacado, com tendência às manifestações mais negativas porque Marte também está em conjunção ao asteróide Eris, a deusa da discórdia, dos escândalos e do caos – Alerta Vermelho II! Por estar na casa seis, teremos que lidar com tudo isso numa base cotidiana – todo dia uma Calcinatio!

Esse stelium na casa seis do mapa para Brasília diz que a Saúde estará em grande projeção por todo o ano. Da mesma forma, grande destaque é dado para o serviço público e servidores públicos em geral, que estarão possivelmente revoltados e propensos a greves, principalmente nas áreas de segurança, ou seja, a polícia e forças armadas (7). Isso fica ainda mais melindroso com esses gritos insanos pedindo a volta da ditadura no Brasil! Cuidado com o que você pede, porque você pode conseguir – e terá que viver para arcar com as conseqüências.

Venus_and_Mars
Vênus e Marte – Botticelli – Reprodução

O Ascendente deste mapa é Libra e felizmente seu regente, Vênus, está em Touro, na casa sete, duplamente dignificada – ou seja, apesar de todo destempero, há potencial de equilíbrio e de conseguirmos ter um mínimo de chão e deliberação para gerirmos tanto fogo, ação e calor. E se tem alguém que pode “segurar a onda” desse Marte atoleimado é a Deusa do Amor. Com o eixo Áries-Libra enfatizado, assim como há um destaque para a importância de Marte e de Vênus, este ano é novamente crucial para os relacionamentos e parcerias de todo tipo; já em termos coletivos, é um ano que demandará muita negociação e diplomacia para que guerras e conflitos bélicos não nos levem a uma potencial destruição nuclear – não esqueçamos, Marte está em contato com Urano-Plutão. A dificuldade é que Vênus está numa quadratura ampla com Júpiter em Leão e em quincunce exato a Saturno retrógrado em Sagitário, quer dizer, muita incerteza ronda nossas deliberações e talvez nem sempre consigamos negociar e contornar certas hostilidades e contendas. A auto-estima, o senso de valores e a gestão das finanças e patrimônio ficam também sujeitos a altos e baixos o ano todo, especialmente de 25 de julho a 06 de setembro, período em que Vênus ficará retrógrada entre os signos de Virgem e Leão – este talvez seja o período em que conflitos bélicos podem ficar mais sensíveis, pois a retrogradação de Vênus na antiguidade estava diretamente ligada a guerras, batalhas e revoltas em geral e Vênus pós-retrogradação surge como Eósforos ou Phosphorus, a Estrela Matutina, associada com sua expressão mais agressiva e belicosa (4).

Fim-do-bem-estar-social-na-Europa
Desconheço o autor – Reprodução

Júpiter: benefícios duvidosos

Outro planeta que chama bastante a atenção neste mapa e por todo o ano é Júpiter, que aparece retrógrado em Leão e numa posição bastante periclitante: forma um Grande Trígono em Fogo de orbe super ampla com Saturno em Sagitário e Lua em Áries, mas é foco de um Yod muito desconfortável ao receber um quincunce de Mercúrio em Peixes e fazer outro a Plutão em Capricórnio. Aliás, Júpiter faz contato com quase todo mundo nesta carta e como está na casa 10 para Brasília, será elemento chave para a manifestação de muitas das energias e promessas do ano. Como foco do Yod que tem base um sextil entre Mercúrio e Plutão, Júpiter é porta voz de boas e más notícias. Plutão está conjunto ao Fundo do Céu, indicando que em 2015 seu papel continua a ser fundamental, cavando e desenterrando muitos defuntos e podridão e com a ajuda de Mercúrio e de Júpiter, fazendo isso vir à tona de forma muito pública. O problema é que como Mercúrio está super confuso ensanduichado pelas companhias duvidosas de Netuno e Quíron em Peixes e Júpiter está retrógrado em Leão, não temos garantia nenhuma de que teremos acesso à verdade nua e crua. Saturno retrógrado em Sagitário corrobora que há grande potencial de manipulação midiática e de que a Verdade pode ter muitas facetas, ficando difícil decidir em quem ou no quê acreditar. Manipulação de fatos e verdades não é novidade nem no Brasil, nem no mundo, mas neste ano isso pode ser decisivo no desdobramento de processos diversos que envolvam leis, justiça, política, mídia e comunicação em geral. Esse Yod Plutão-Mercúrio-Júpiter também pode significar descobertas de novas riquezas minerais, subterrâneas ou subaquáticas, mas com exploração de benefícios duvidosos – e aqui o próprio pré-sal está implicado.

brookeshaden
Brooke Shaden Photography – Reprodução

Mercúrio: companhias duvidosas

Por falar em Mercúrio, ele está mesmo numa posição bem proeminente, mas não necessariamente confortável. É o ponto médio entre Netuno e Quíron em Peixes, ou seja, cabe a ele mediar nossas ilusões e sonhos e as limitações humanas intransponíveis. O pensamento racional está comprometido e embotado, sugerindo novamente possível manipulação midiática e espetaculosa, especialmente nos períodos de retrogradação, que vão de 21 de janeiro a 11 de fevereiro; de 19 de maio a 11 de junho e de 17 de setembro a nove de outubro, sem considerar os períodos de sombra de retrogradação.

banksy-arrocho
Banksy – Reprodução

Júpiter e Saturno – Crescimento Responsável ou escassez de recursos

Neste mapa Júpiter está em trígono a Saturno, que é seu tutelado em Sagitário. A dança destes dois demanda observação cuidadosa porque seu ciclo de aproximadamente 20 anos (a conjunção ocorrendo no mesmo elemento por cerca de um século) está diretamente ligado à expansão ou retração econômica, à idéia de expansão e crescimento responsável, com a abundância ou escassez de recursos e riquezas, com mudanças importantes nas leis e nas questões religiosas e de fé. O ciclo está associado ainda com a morte de políticos proeminentes (5). Mas esse trígono bonito entre eles no mapa de ingresso é meio enganação, porque quando Saturno entrar em retrogradação e voltar a Escorpião eles farão uma quadratura exata, que se dará em três de agosto, período em que Vênus já estará retrógrada, ou seja, grana curta e estagnação econômica à vista!  A quadratura que ocorre então é um fechamento do ciclo iniciado na ultima conjunção entre eles, no ano 2000, no signo de Touro (5). Podemos então esperar recessão e arrocho nas contas públicas, assim como revisão de leis e prestação de contas do gerenciamento das riquezas, isso em nível global, o que implica a gestão dos recursos naturais e os desmandos humanos na exploração do planeta. O cerco está se fechando nesta área!

berlin wall
A queda do muro de Berlin – Reprodução

Saturno e Netuno – A Dissolução da Forma

Repetindo a indicação de um ano de retração econômica e exigindo que apertemos os cintos e revisemos a gestão dos recursos (de novo!) tanto em nível individual quanto coletivo, Saturno está retrógrado em Sagitário na casa dois – com Saturno em Sagitário lê-se que um dos problemas está em se esperar demais da boa sorte ou em cultivar crenças errôneas e visões de mundo errôneas. Pior: Saturno está em quadratura a Netuno na casa cinco, uma quadratura minguante que nos remete à ultima conjunção destes dois planetas, que ficou operante do fim de 1988 até meados de 1990 (5). O que estava ocorrendo nessa época? A dissolução da União Soviética, a queda do Muro de Berlin, o arrefecimento da Guerra Fria, além de outras transformações coletivas e culturais mundo afora. No Brasil este período foi marcado pela Era Collor, a instauração definitiva da democracia e a abertura comercial. Com esta quadratura minguante atual estes temas voltam a ser importantes e não é à toa que há tanta beligerância atualmente entre Estados Unidos e Rússia. Indicação forte de inquietação coletiva. De modo geral a quadratura Saturno-Netuno nos fala que o princípio da construção e preservação da estrutura e da forma está em dissonância com a dissolução das mesmas. Nossos ideais podem ser intangíveis e excessivamente românticos, especialmente porque Saturno, o princípio da restrição, da forma e da realidade está em certa dificuldade, no signo da expansão e retrógrado. Portanto, Netuno tende a levar a melhor nessa briga, até porque hierarquicamente é mais poderoso.

o rei está nu
O rei está nu – Reprodução

Netuno dissolve e mina as formas e estruturas concretas, assim como o mar vai erodindo os rochedos na praia e mudando a paisagem gradativamente. Esse aspecto pode implicar na fragilidade de figuras de autoridade e poder, seja fragilidade física, manifestada em doenças ou vulnerabilidade moral e política. Corrupção e infâmia é outro tema, tanto a ocorrência quanto a divulgação de casos de corrupção e de degradação moral na esfera pública. Como está na casa cinco, demanda cuidado nas especulações, que podem levar a verdadeiras derrocadas financeiras. A figura do Pai fica sob grande escrutínio, e com os signos Sagitário e Peixes implicados, as instituições religiosas devem virar manchetes de jornais por escândalos diversos ou por mudanças de posturas importantes na forma de gerenciar seus valores e doutrinas. Como Netuno está na casa cinco, há possibilidade de mortes importantes no meio artístico, musical, teatral e cinematográfico. Tendências a escapismo e a fugir das responsabilidades são indicados, assim como uma grande carga de culpa por parte de instituições. Casos de envenenamento coletivo são passíveis de acontecer e de virar notícia, assim como a revisão das leis sobre drogas em geral, sejam lícitas ou ilícitas. Pessimismo é outra praga que precisará ser combatida. Saturno-Netuno assinala um ano determinante para o uso responsável dos recursos hídricos do planeta.  Realmente, o ano está pedregoso. Mas e o primeiro trimestre?

Sol em Capricórnio – o primeiro trimestre de 2015

Como o ano só começa quando o Sol ingressa em Áries, olhamos também a ingressão do Sol no signo cardinal anterior, no caso Capricórnio, signo de Terra para falar do primeiro trimestre do ano. Este mapa já indica alguns dos temas proeminentes na Ingressão Ariana. Saturno está no último grau de Escorpião, um grau crítico, um portal, indicando seu movimento de ir e vir entre Escorpião e Sagitário. A Lua vazia em Sagitário realça a importância que este signo terá ao longo do ano, com o trânsito de Saturno. Novamente a casa seis do mapa está super realçada, desta vez com um stelium em Capricórnio, outro signo de decisão e atitude. Júpiter está retrógrado indo pra a casa dois, em quadratura a Saturno na cinco, repetindo o tema da retração e demandando cuidados nas especulações em geral. Saturno na casa cinco reafirma um peso sobre o mundo das artes e espetáculos.

Ingressao Capricórnio
Ingressão do Sol em Capricórnio, 21 de dezembro de 2014, 21h03min, Brasília

Em 20 de janeiro o Nodo Sul da Lua faz conjunção a Urano em Áries, enquanto quadra Plutão em Capricórnio, um aspecto que demanda cuidado pois podemos manifestá-lo em rompantes desvairados por mudança a qualquer custo, destruindo no processo até mesmo aquilo que nos dava sustentação básica. Rebeldes sem causa podem ser extremamente destrutivos!

Eclipses

O eixo nodal se movimenta para trás e fica cerca de 18 meses num par de signos. Desde fevereiro de 2014 os nódulos lunares se deslocam através dos signos de Áries (Nodo Sul) e de Libra (Nodo norte), implicando que a orientação de vida no plano coletivo neste período é trabalhar as relações humanas, tanto em parcerias afetivas como de outros tipos, buscando nos mover do individualismo e egocentrismo de Áries para o equilíbrio e diplomacia de Libra. Em 12 de novembro de 2015 os Nodos deixam o eixo Áries-Libra e ingressam no eixo Virgem-Peixes, implicando que nosso foco agora é a esfera do serviço e da compaixão. O Nodo Norte estará então em Virgem e o Nodo Sul em Peixes, simbolizando que a orientação deve ser favorecer a ordem versus o caos, estar enraizado de forma prática no dia a dia, colocar-se a serviço de forma concreta ao invés de perder-se e isolar-se na contemplação espiritual no templo ou na meditação sem engajamento na vida real. Uma ênfase é colocada na vivência do voluntariado.

Voluntariado_I
Reprodução

As temporadas de eclipses de 2015 já sinalizam esta mudança de orientação. A primeira temporada se dá entre março e abril, com um eclipse Total do Sol ocorrendo no dia 20 de março a 29°27’ de Peixes e um eclipse Lunar, também Total, acontecendo em quatro de abril a 14°24” de Libra. O eclipse Solar traz um mapa parecido com o da Ingressão do Sol, mas sugere os temas Piscianos como transcendência, espiritualidade, altruísmo, compaixão, escapismo. Esse eclipse é particularmente importante para o Brasil, porque ocorre em conjunção com Plutão natal e com a cúspide da casa dois, a casa dos recursos e riquezas, sugerindo que os temas dos recursos hídricos e gerenciamento do patrimônio nacional estarão em grande destaque neste período, em que decisões importantes tendem a ser tomadas. Já o eclipse Lunar enfatiza relacionamentos, com Sol e Lua formando uma T-Square com Plutão de foco, o Sol conjunto a Urano em Áries e a Lua conjunta ao Nodo Norte em Libra. Esse eclipse vem reviver os temas relacionais mais uma vez e estimular, de novo, a quadratura Urano-Plutão! Arianos e Librianos são particularmente afetados.

brookeshadenn
Brooke Shaden Photography – Reprodução

A segunda temporada de eclipses traz um eclipse Parcial do Sol no dia 13 de setembro, a 20°10’ de Virgem, em conjunção com o Mercúrio natal do Brasil, demandando que recorramos ao máximo do nosso senso crítico e capacidade de análise. Há também um eclipse Total da Lua no dia 28 de setembro a 04°40’ de Áries, salientando novamente a questão dos relacionamentos. Virginianos e Piscianos sentem este eclipse mais intensamente do que os outros signos.

Para finalizar, Júpiter, de quem já falamos bastante, move-se de Leão para Virgem no dia 11 de agosto, ficando neste signo até nove de setembro de 2016. Júpiter em Virgem está meio mal das pernas, por assim dizer. Virgem é signo do seu detrimento, porque Júpiter é amplidão, imensidão, grandiloqüência e Virgem é o signo das coisas pequenas e discretas. Com Júpiter em Virgem, como dizia Flaubert, “Deus está nos detalhes”. Júpiter em Virgem vem implicar novamente um uso mais racional e econômico das riquezas e recursos. Este posicionamento é bom para o mundo do trabalho e sua ética e favorece a servidores públicos em geral. A expansão se dá através do micro, então há tendências ao aparecimento de avanços na saúde baseados em nanotecnologia. Na direção oposta, pode haver também epidemias por proliferação de microorganismos, especialmente porque Júpiter estará em oposição a Netuno e a Quíron em Peixes.

Resumindo…

Em suma, tanto o mapa da Ingressão Solar em Áries quanto os demais movimentos planetários mostram que a transformação coletiva continua e agora se dá de forma refinada em áreas específicas da experiência humana na Terra. Depois da mudança, é hora de colocar a casa em ordem.  Saturno em Sagitário e Júpiter em Virgem indicam  pouca expansão, que se dá mesmo de forma tímida. É hora, na verdade, de prestar contas dos períodos de expansão desenfreada e irresponsável que nos trouxe ao ponto em que hoje estamos. Teremos aprendido a lição? Com Saturno em Sagitário cabe a nós buscar a verdade das coisas. Uma revisão grandiosa nas nossas crenças e visão de vida é proposta e dela não podemos fugir.  2015 ainda é um ano bastante intenso e sossego e alívio mesmo, só a partir de 2016! Vai dizer que você não tinha intuído isto?

Que todos nós estejamos à altura destes desafios e que possamos renascer transformados, melhores cidadãos, melhores indivíduos, melhores seres humanos! Precisamos lembrar que nada está pronto e que a vida se constrói no passo a passo, no dia a dia, a cada escolha que fazemos, seja ela simples ou complexa. E ao invés de perguntar o que o ano nos trará, decidamos dar ao ano pessoas melhores a cada dia!

Quinz Buchholz
Photobox – Reprodução

Feliz 2015 pra você!

Um roteiro básico dos principais acontecimentos astrológicos por mes:

Janeiro até meados de junho: Saturno em Sagitário em quadratura a Netuno em Peixes;

Janeiro, 14: quadratura do Nodo Sul a Plutão e no dia 19 conjunção a Urano;

Março, 13: Saturno entra em retrogradação em Sagitário;

Março, 16: sétima e última quadratura plena entre Urano e Plutão;

Março, 20: Eclipse Total do Sol a 29° de Peixes, visível na Europa;

Março, 20: inicio do ano astrológico com a ingressão do Sol em Áries, Equinócio de Outono (Sul) e da Primavera (Norte);

Abril, 4: Eclipse Total da Lua a 14° de Libra;

Abril, 8 Júpiter volta ao movimento direto;

Junho, 15: Saturno retorna a Escorpião;

Junho, 21: Equinócio de Inverno (Sul) e Verão (Norte);

Julho, 24: Vênus entra em movimento retrógrado até 6 de setembro;

Agosto, 4: quadratura exata entre Júpiter e Saturno, que continua até meados de setembro;

Agosto, 11: Júpiter entra em Virgem;

Agosto até o fim de outubro: Júpiter em Virgem em oposição a Netuno em Peixes;

Setembro, 13: Eclipse Parcial do Sol a 20° de Virgem;

Setembro, 18: Saturno re-ingressa em Sagitário;

Setembro, 28: Eclipse Total da Lua a 04° de Áries;

Setembro 2015 e por todo o ano de 2016: Saturno quadratura com Netuno.

Fontes consultadas:

(1) KLUGER, Rivkah Scharf – O significado Arquetípico de Gilgamesh – Ed. Paulu

(2) COSTELLO, Darby – Seminário Vênus e Marte, ministrado no Centro de Astrologia Psicológica de Londres em 2010

(3) SASPORTAS, Howard – A Astrologia e a Psicologia da Agressão – em Greene, Liz e Sasportas, Howard – As Dinâmicas do Inconsciente – Pensamento

(4) SULLIVAN, Erin – Retrograde Planets – Weiser

(5) TOMPKINS, Sue – The AStrologer’s handbook – Flare Publications

(6) FALLON, Astrid – Planetary Cycles – Fallon Astro Graphics

(7) BAIGENT, Michael, CAMPION, Nicholas and HARVEY, Charles – Mundane Astrology

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

8 thoughts on “2015 – Colocando a casa em ordem

  • 19 de janeiro de 2015 em 18:16
    Permalink

    Excelente texto, minha amiga Maria Eunice Sousa! Obrigada por tão elaborado e detalhado trabalho de olhar o Céu por nós. Que Marte evidencie sua porção guerreira da paz e Júpiter estenda a morada no seu nobre coração! Feliz 2015, amada!!!

    Resposta
    • 19 de janeiro de 2015 em 19:32
      Permalink

      Lídia, minha amada, que saudades de você! Que Seu ano seja de muita luz e muito sucesso, solidifique-se no seu novo caminho e que os deuses estejam sempre com você! Paz e Luz! Ainda precisamos nos encontrar!

      Resposta
  • Pingback: Lua Nova e Eclipse solar em Peixes: nascendo para uma nova vida! | Astrologia Psicológica

  • 20 de março de 2015 em 22:17
    Permalink

    Republicou isso em Astrologia Psicológicae comentado:

    O Sol entrou em Áries inaugurando o Ano Novo Astrológico!
    Ao ingressar em Áries o Sol também marca o Equinócio do Outono (Primavera no Hemisfério Norte), uma potencialização extra das intenções colocadas na Lua Nova de hoje cedo e também no início deste novo ciclo anual.
    mas o que esperar deste novo ano astrológico? Quem rege? Quais as energias mais influentes e afluentes neste novo ano? neste artigo de dezembro último há análises não só do mapa de ingressão, como também da regência de Marte e as principais configurações ativas ao longo do ano!
    Grata pela sua atenção 🙂

    Resposta
  • 24 de maio de 2015 em 15:06
    Permalink

    Bárbaro seu texto Eunice!
    Sou uma informal e auto didata estudante de Astrologia.Desde 97 me interesso e me encanto muito pela Astrologia.Hoje,comparo- me a uma gr colcha de retalhos,com conhecimentos adquiridos em varias fontes,tentando arduamente,juntar e decifrar tudo que aprendi até aqui.
    Seu texto foi de grande valia para mim.
    Muito obrigada,
    Gr abraço
    Lucimar

    Resposta
    • 24 de maio de 2015 em 15:13
      Permalink

      Ah! Lucimar, que alegria ter seu feedback! Gratidão pela gentileza e retorno! Bem vinda ao clube, também sou meio que uma “colcha de retalhos” nos meus aprendizados. Minha história com a Astrologia não teve uma linha reta, coesa, lógica… Acho que aprendi o mais difícil primeiro e depois fui para o básico (Mercúrio Rx)… Enfim, acho que é da própia natureza do saber (e do mapa de cada pessoa) acontecer de forma original para cada um. Gratidão pela sua visita, volte mais vezes! 😀

      Resposta
  • 23 de setembro de 2015 em 20:13
    Permalink

    Muito interessante. Estamos com um pé em Outubro de 2015 e tudo o que você escreveu bate corretamente.

    Eu consigo ver várias dessas coisas nas coisas ao meu redor. Seja no comportamento dos mais jovens, nas ações das polícias pelo mundo, nas economia dos países, no aumento da temperatura pelo mundo, pelos destemperos e violência dos comentários sobre a política no Brasil, o ISIS, Síria, etc. Enfim, há centenas de exemplos por aí.

    Só gostaria de saber como se aproveita essa energia de Marte?

    Resposta
    • 25 de setembro de 2015 em 12:20
      Permalink

      Muito obrigada pela visita e pelo comentário, Aparecido!
      Nem eu lembrava que tinha falado do calor… Devia ter falado também das queimadas…

      Para se tirar proveito da energia Marciana é necessário estar muito consciente dos próprios objetivos pessoais e também do lado sombrio, o que nos deixa zangados, o que nos tira do sério, o que aciona nosso “pavio”, por assim dizer, e cuidar destes alertas. É uma ótima energia também para buscar ter mais autonomia e independência, para aprender a ser mais assertivo e firme nas próprias decisões. Quem tem dificuldade de dizer não e de lidar com a própria raiva, por exemplo, pode entrar em contato com este princípio através de artes marciais, que certa maneira trazem à tona o instinto agressivo para educá-lo e assim aprendemos a nos defender de forma correta, educamos nossa agressividade e nos tornamos mais maduros neste sentido. Espero ter respondido sua pergunta.
      Obrigada novamente pela visita, volte sempre!
      😀

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!