As 12 Noites Sagradas – ÁRIES

ariesss
Reprodução

Hoje dedicamos o dia e a noite a ÁRIES

(Aproveito, já que estamos falando do signo da impaciência, para alertar aos leitores do blog, acostumados a uma ou duas publicações semanais, que as publicações diárias seguirão somente até o dia 06/01, período em que acaba a jornada das 12 Noites Sagradas. Agradeço a compreensão. Amanhã publico A Semana).

“Por que o Ariano atravessou a rua? Para bater boca com alguém lá do outro lado” – Acho que todo mundo já ouviu essa piada, não? Mas será que é justa à personalidade de Áries? Digam vocês, Arianos!

Brincadeiras à parte, hoje é o dia de ÁRIES e eu já comecei com uma provocação. O dia foi corrido, cheio de atividades, também favorecido pelo trânsito atual da Lua por Áries e ativando a quadratura Urano-Plutão. E no seu dia, algo especial aconteceu?

carneiro1
Carneiro montanhês – Reprodução

Para Áries, Rudolf Steiner visualiza: “Este é o portal por onde o filho de Deus, o Eu cósmico adentrou da esfera macrocósmica, da esfera do Brama, Javé, de Alá, da esfera do divino para a nossa existência. Através deste portal ressoa no nosso cosmos vindo das regiões macrocósmicas além do zodíaco a voz do Pai”

“Este é o meu filho muito amado, hoje eu o engendrei.”

Áries é o arquétipo da iniciação, porque representa o arquétipo do parto, uma luta de vida e morte. O bebê está em êxtase na simbiose perfeita com a mãe no útero (PEIXES) e lá ele seria feliz para sempre, mas o tempo acabou e é hora de nascer, se não nascer morre. E ainda mata a mãe. É hora de deixar o paraíso e encarnar na experiência terrena da vida. Áries é esse bebê e a hora do parto. Da mesma forma, regido por Marte, o mais masculino dos planetas, ele é o poder fálico e inseminador por excelência, estejamos nós falando de homem ou mulher.

IMG_0492
Marte, regente de Áries – Maria Eunice Sousa

Áries é o FOGO CARDINAL, ATIVO, POSITIVO e MASCULINO, o fogo mais primitivo e mais puro. Tem energia de impulso, de ação, de ir para a frente. Vai “com a cabeça”, assim como o bebê tem que forçar a cabeça pelo canal do parto para nascer. O CARNEIRO é seu animal e símbolo, um animal que dá “cabeçadas” competindo com outros machos pela fêmea na época do acasalamento. Obviamente Áries rege a cabeça. O símbolo do signo lembra exatamente os chifres do carneiro, ou ainda as sombrancelhas carregadas do Ariano.

butting heads
Carneiros em época de acasalamento – Reprodução

Para irmos direto ao ponto, já que ninguém aqui tem paciência para muita conversa nem para perder tempo, relaciono algumas palavras chaves que traduzem a alma do carneiro: Enérgico, direto, honesto, imediato, rápido, ágil, impulsivo, instintivo, imaturo, ativo, decidido, heróico, corajoso, impaciente, precipitado, imprudente, brusco, rude, agressivo… A lista é enorme e muitas vezes almas mais delicadas saem com sérios arranhões das interações com este moço ou moça esquentados. “Parece que ele patrola os sentimentos alheios sem nem mesmo notar, mas não há nada de desonesto ou malicioso neste signo, que é primal e espontâneo demais para isso”, diz Clare Martin (2). Tanto que se lhe contarem que machucou alguém ele ficará mortificado, sem nem saber quando se deu isso, e explode zangado muitas vezes, mas é mesmo o “arroto” de um dragão, explode e logo passa, sem ficar nem mágoa nem rancor. O que sobra de honestidade e franqueza, falta em sutileza, mas seu coração é bom, inocente e altaneiro. Ocorre que Áries, como impulso primitivo de vida, nasce para ser o primeiro, para buscar o que quer sem se desculpar por isso.

aries-constellation
Constelação de Áries – Reprodução

Aliás, ele tem o coração dos grandes heróis e heróica é sua jornada. Áries tem necessidade de defender e lutar por uma causa, se for uma donzela em perigo que precisa ser salva de um dragão mau, melhor ainda. Há a necessidade, como todos os signos de fogo, de se sentir vivendo um mito, uma estória épica e grandiosa, porque o fogo é dramático.

Os mitos e heróis relacionados a Áries são muitos, podemos citar, só para começar, Aquiles, o herói grego, Joana D’Arc, Robin Hood ou qualquer outro herói intrépido que se coloca em defesa dos oprimidos. Áries também está associado ao Deus javé da Bíblia, o Deus criador de todas as coisas, um Deus enérgico e por vezes cruel quando desobedecido. Podemos relacioná-lo ainda a Hércules, Heracles para os Gregos, outro herói grego, embora Hercules tenha desempenhado 12 tarefas, cada uma delas associada a um signo. A tarefa relacionada a Áries foi capturar os cavalos de Diomedes, animais que se alimentavam de carne humana e que semeavam o terror na região. O próprio Diomedes, rei da raça guerreira chamada Bistones, os alimentava assim. Hércules foi encarregado de capturar os quatro cavalos e levá-los para Micenas. E mais uma vez Hércules provou sua força, coragem e valentia.

Tosão de ouro121
O Velo de Ouro carregando Prixus e Helle – Reprodução

Mas o mito mais conhecido é o de Jasão e o Velocino de Ouro. Havia um carneiro sobrenatural que foi enviado por Zeus para salvar Prixus e Helle de sua madrasta malvada e que os carregou nas costas até Colchis. Helle caiu e se afogou no mar, mas Phrixus chegou são e salvo e tornou-se protegido do Rei Aetes, um mago que era filho do Deus. Helio Phrixus sacrificou o carneiro e pendurou sua pele numa caverna sagrada guardada por um dragão, onde virou ouro. Foi a mesma pele, chamada de velocino, que Jasão foi atrás sob grandes perigos. Jasão era o herdeiro do trono de Iolkos, na Tessália, mas seu tio Pelias usurpou o poder colocando a criança em risco. Ele foi enviado então para ser criado e educado por Quíron, o Centauro sábio. Quando Jasão cresceu e chegou à idade de lutar, ele voltou à terra natal disposto a retomar seu lugar de direito. Na viagem ele perdeu uma sandália enquanto ajudava uma velha senhora (Hera disfarçada). Seu tio malvado havia sido avisado para tomar cuidado com um estranho que aparecesse calçado com uma única sandália. Quando confrontado pelo sobrinho, Pelias se fez de desentendido e reconheceu o sobrinho como herdeiro legítimo, mas o enviou numa missão para recuperar o velocino de ouro, para que o espírito de Phrixus pudesse descansar em paz. Claro que ele sabia dos perigos e enviava o sobrinho de propósito. Jasão arregimentou famosa tripulação de Argonautas e seguiu viagem, ajudados por Atena, Poseidon e Hera ruma para a corte do Rei Aetes. Lá, ajudado por sua filha Medeia, uma sacerdotisa e feiticeira,  ele matou o dragão, roubou o velocino e voltou para casa, livrou-se de seu tio Pelias e finalmente tornou-se rei.

Girolamo_Macchietti_002
Jasão e Medeia – Girolamo Macchietti – Reprodução

A estória de Jasão é emblemática do herói, pois há todos os elementos: a criança em perigo que é criada em segredo e se torna um guerreiro e luta para reaver seu trono e poder, no processo superando a si mesmo e suas limitações; e o tio maldoso, que encarna o arquétipo do Pai Terrível. O tio o envia na jornada perigosa certo de que o herói não volta. Esse tio/pai terrível representa o velho sistema que precisa morrer para que o novo surja, o novo sendo representado por Jasão. Liz Greene fala desse mito: “O impulso de se lançar contra perigos terríveis para provar a própria potência e coragem é outro tema de Áries, tanto do homem quanto da mulher. O velocino é um emblema desse conjunto interior de valores espirituais, que em ultima instancia é o deus ‘escondido’ em si mesmo”. E parece “destino” de Áries lutar contra esse Pai Terrível vida afora, seja na figura do pai biológico, tios, de professores, de chefes ou outras figuras de autoridade – no caso das mulheres, também contra o marido. Esse padrão de desenvolvimento implica a luta, a competição, e não é necessariamente patológico, é apenas o padrão de Áries.

dalizodiac_aries
Áries – Salvador Dali – Reprodução

Tudo acabaria bem, não fosse Jasão ter sido ingrato com Medeia, que foi instrumental na sua conquista, utilizando seus poderes de feiticeira pra ajudá-lo. Ele tinha se casado com ela e tiveram dois filhos. Mas quando voltou pra Iolkos, anos depois, ele tinha se entediado com ela, o casamento tinha perdido a graça e ele cortejou a filha do Rei de Corinto, Glaucia. E ele desiste de Medeia, que personificava, na verdade a relação com sua anima, com o feminino interior – que aliás o ajuda a estória inteira, na forma de muitas mulheres. Agora, além de uma boa mulher, ele queria poder e fama. Problema básico de Áries, que quer sempre MAIS, a hubris, o desejo de poder. Assim, Medeia ficou muito zangada e ela não era uma mulher qualquer. Para se vingar, Medeia matou Glaucia e os próprios filhos que tinha tido com Jasão, fugindo numa carruagem puxada por dragões alados e amaldiçoando Jasão. Jasão desceu ladeira abaixo depois disso, envelheceu e ficou impotente e morreu com uma paulada na cabeça causada por um pedaço de seu navio podre. No fim, Jasão se tornou, ele mesmo, uma versão do Pai Terrível – e é assim que normalmente se dá, depois que chega ao poder, o herói não quer mais abrir mão dele, nem mesmo quando é evidente que seu tempo já passou e que ele deveria ceder lugar ao novo.

aries
Vitrais da Catedral de Chartes – Reprodução

Outro mito concernente a Áries é o mito de Édipo. Não vamos contá-lo aqui, Áries não teria paciência para isso – até porque é um dos mitos gregos mais conhecidos. O tema básico fala da polaridade Áries – Libra e dos triângulos amorosos que em que Áries parece viver embrulhado. Mas se para Libra o triângulo tem uma motivação, para Áries é basicamente uma questão de competição, de se provar melhor ou mais potente que o outro lado.

Para finalizar, Áries precisa dessa perspectiva de ter uma donzela em perigo para ser salva, uma causa para defender. Pois ele tem um grande senso de justiça e sempre se coloca ao lados do mais fraco.

Figuras e temas arquetípicos de Áries:

O Pioneiro, O Guerreiro, O Caçador, O Empreendedor, O bebê, O Parto, A Iniciação, Novos Começos,

vamos_dancar
Reprodução

Meditação para Áries:

Áries não tem muita paciência para ficar meditando da forma tradicional. precisa de ação e dinamismo. Então pensei em uma meditação diferente, ativa. Marte, regente de Áries era o deus da dança. “Dançar é lutar com seu anjo”, alguém já disse. Então sugiro que você coloque uma música de sua preferência, se for dinâmica, melhor. Afaste as cadeiras da sala, feche os olhos e comece a se balançar, sem sair do lugar. Sinta que alguém entrou na sala, sinta a presença forte. Visualize uma figura alta e forte, decidida e vigorosa. Este é o seu anjo. Olhe direto nos olhos dele, perceba, sinta o que eles transmitem. Ele lhe convida para dançar. Aceite, sem desviar o olhos dos olhos dele. Engaje-se nessa dança e esqueça o mundo ao redor. Concentre-se na vivência e dance apaixonadamente, vigorosamente. Escute se ele lhe diz alguma coisa enquanto vocês dançam. Que rítmo é a música? Que sentimentos ela lhe passa? Dance, dance, dance. Seu anjo tem uma lição a lhe ensinar através destes movimentos. Qual é a lição? Aos poucos sinta a música ir diminuindo o ritmo e o volume. Olhe nos olhos do seu anjo. Perceba se ele quer lhe dizer algo, agradeça e deixe-o ir. Abra os olhos e escreva sobre sua experiência.

Johfra-Bosschart-Aries40q3x4.7@150
Johfra Bosschart – Áries – Reprodução

MÚSICA PARA ÁRIES

Amanhã é o dia de Touro, energia completamente diferente. Observe como seu dia se desenrola.

26/12 – Capricórnio

27/12 – Aquário

28/12 – Peixes

29/12 – Áries

30/12 – Touro

31/12 – Gêmeos

01/01 – Câncer

02/01 – Leão

03/01 – Virgem

04/01 – Libra

05/01 – Escorpião

06/01 – Sagitário

images (9)
Reprodução

Fontes:

(1) http://www.festascristas.com.br/12-noites-santas/12-noites-santas-textos-diversos/483-as-doze-noites-santas-edna-andrade

(2) Clare Martin – Mapping the Psyche

(3) Liz Greene – A AStrologia do DEstino

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

4 thoughts on “As 12 Noites Sagradas – ÁRIES

  • 31 de dezembro de 2014 em 19:46
    Permalink

    Mto. fiche Áries ou carneiro, é exatamente como eu sou:-) Deignação correta 🙂 Obrigada 🙂 Bom Ano 2015 🙂 Bjs.

    Resposta
    • 31 de dezembro de 2014 em 20:01
      Permalink

      Obrigada a você pelo feedback, Maria henriques!
      Gratidão!
      Um ano maravilhoso para você também
      😀

      Resposta
  • 28 de junho de 2016 em 08:17
    Permalink

    Nossa amei as histórias…sou ariana com descendente em libra…o que você acha Maria Eunice…sou mais diplomática..rs…Abraço !!

    Resposta
    • 30 de junho de 2016 em 17:06
      Permalink

      Ha ha! Áries-Libra: o eixo do relacionamento, como equilibrar sua vontade e a do outro…
      😉

      Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!