A Semana Astrológica: cresça e apareça!

Semana de 29 de dezembro a 04 de janeiro 

Adeus ano velho, feliz ano novo! Chegamos ao fim de mais um capítulo da novela das nossas vidas… Quais serão as cenas dos próximos capítulos? O que faremos para viver melhor? Ser mais felizes? Já preparou sua lista de resoluções? Precisamos lembrar que mais importante do que fazer a lista, é executá-la, vivenciá-la com comprometimento. E às vezes, é melhor mesmo nem ter lista nenhuma, e deixar a vida nos surpreender!

Nesta semana, as movimentações principais são protagonizadas por Vênus e Mercúrio, que ingressam em Aquário no fim de semana e pelo Sol, que faz conjunção a Plutão e quadra Urano, também no fim de semana. A primeira semana do ano, e especialmente o primeiro fim de semana prometem ser quentes, bombásticos.

Com Vênus e Mercúrio em Aquário somos mais sociáveis e libertários, porém menos intimistas e apegados. Mercúrio, a exemplo de Vênus, se indispõe com Júpiter por um quincunce e continua Fora dos Limites do Sol.

encurralado2
Reprodução de Google Imagens

Marte é outro que traz um clima revolucionário contra o imperialismo: opõe-se a Júpiter na quinta-feira, dia primeiro – na verdade, Marte está isolado em Aquário e só faz esse aspecto com Júpiter. Júpiter, por outro lado, é o porta-voz de muita gente, já que todos os demais planetas ocupam cerca de um terço do zodíaco, enquanto ele fica sozinho, meio encurralado, meio puxando todo mundo. Apesar disso, os aspectos que faz são menores na sua maioria, tirando um trígono muito amplo, de nove graus de orbe, a Urano como aspecto maior. E claro, recebe os aspectos feitos pela Lua de vez em quando. Um dueto é quando dois planetas estão isolados do resto do mapa e só conversam um com outro, seja por que aspecto for. Isso torna a ação desses planetas concatenada, necessariamente eles só se expressam juntos e podem, às vezes, se expressar de forma extrema e na contracorrente do resto do mapa. Juntando com a influência do Sol envolvido com Urano-Plutão, podemos esperar uma semana puxada e que vai demandar muita paciência e cabeça fria. Só para variar!

raiva
Reprodução

A Lua viaja na fase Crescente, está rápida e segue nesta semana pelos signos de Áries, Touro, Gêmeos e Câncer. Será Cheia na madrugada do dia cinco de janeiro, segunda-feira. A Lua faz aspectos com todos os demais planetas, além do próprio Sol.

A semana se inicia com uma SEGUNDA-FEIRA acalorada, que começa sob as influências da Lua Crescente em Áries conjunta a Urano e em quadratura a Plutão. A Lua ainda briga com Mercúrio e Vênus à noite, que por sua vez estão irritados e amuados com Júpiter, que também recebe reclamações do Sol. A Lua se harmoniza com Júpiter no fim do dia para compensar, mas Júpiter enfrenta Marte por toda a semana. Diazinho complicadinho, que demanda muita paciência para não perdermos as estribeiras. Parece que ninguém se entende e todo mundo resolve brigar com todo mundo. A Lua Crescente quer avançar, resolver, adiantar… Mas tem que lidar com vontades contrárias diversas e poderosas. E assim estamos nós, precisando fazer ajustes quando gostaríamos de passar por cima do indivíduo à nossa frente de uma vez. Patrolar os outros não é a melhor política mesmo, porque talvez sejam mais fortes do que nós. Em vez de briga, procuremos o que fazer, porque a energia é ativa, dinâmica e pode nos catapultar para muito longe em direção aos nossos objetivos.

A TERÇA-FEIRA começa com a Lua vazia em Áries depois do bate-boca esquentado com a Vênus Capricorniana, o que pode nos prover sono e sonhos agitados durante a noite. Uma fala de objetivos pessoais, a outra de deveres e obrigações pessoais ou familiares… Um embate parecido com o travado por Marte e Júpiter. A Lua entra em Touro somente às 08h56min da manhã. De Touro ela faz quincunce a Saturno em Sagitário e sextil a Netuno em Peixes. Dia em que conseguimos ter os pés mais firmes no chão, embora sintamos algumas agulhadas de insegurança de vez em quando e ainda estejamos com o pavio meio curto. À noite há uma satisfação maior com o que realizamos e um senso de força interior, de que podemos encarar os problemas com resistência e robustez.

cruz t

A Lua abre a QUARTA-FEIRA harmonizada com o Sol e Plutão em Capricórnio, que estão cada vez mais próximos.  Mais tarde ela se harmoniza também com Quíron em Peixes, enquanto se enreda numa disputa complicada com Júpiter em Leão e Marte em Aquário, tornando-se foco de uma T-Square Fixa. Irritação à toda prova. O que nos sustenta e alimenta está em dissonância com a vontade dos outros, ou até mesmo com outras intenções e objetivos nossos. Recebemos uma grande pressão e nos sentimos encurralados, sem saber direito como viemos parar nessa situação exasperante que parece não ter solução simples, como gostamos normalmente. Por nos sentir acuados, nos tornamos ainda mais rígidos em nossas posturas, reduzindo ainda mais as possibilidades de solução. Paciência, a qualidade do Touro, é algo terrivelmente em demanda hoje, exatamente porque não a temos. Estamos tão fixados que não percebemos que os antigos modelos não funcionam mais, e continuamos insistindo, burramente, dando murro em ponta de faca, ao invés de progredir para a próxima etapa. Se apenas ousarmos olhar de lado e buscar outras alternativas, talvez percebamos que, de fato, as coisas podem ser mais simples e óbvias do que supúnhamos. O Réveillon pode trazer algumas saias justas por causa de comida e suprimentos, ou podemos simplesmente descontar tudo à mesa para compensar irritação, frustração e raiva. Lembremo-nos, às vezes, as coisas são mais simples do que parecem.

1237073_787431687974388_6642306013903309517_n
Reprodução

O Ano novo começa com a Lua ainda em Touro e às voltas com Marte e Júpiter na QUINTA-FEIRA, também fazendo um belo trígono terroso com Mercúrio e Vênus em Capricórnio, sugerindo que depois de tantos embates e caras emburradas, conseguimos fazer do limão uma limonada e encarar as coisas como um aprendizado que vem aumentar nossa resiliência. Fica vazia às 10h18min e entra em Gêmeos às 15h09min. De Gêmeos ela já se opõe a Saturno em Sagitário enquanto quadra Netuno em Peixes, formando uma nova T-Square. Marte tem sua oposição a Júpiter exata. Hoje temos outro tipo de imbróglio: ao invés de fixados, estamos dispersos e largados, espalhados por aí. E pior, a despeito da energia parecer leve, não conseguimos curtir nem relaxar, porque há uma culpa incômoda que nos dá aguilhoadas mentais, nos deixando inseguros e meio desajeitados. É a realidade que é dura demais ou nossos sonhos que são excessivamente ilusórios? Por outro lado, sentimos uma intuição que nos impele a fazer coisas grandiosas, porque achamos que a sorte está do nosso lado, mas ao mesmo tempo duvidamos e hesitamos. Como resultado podemos atuar de forma estúpida e conflituosa. O dia pede que estejamos extremamente conscientes de nós mesmos e de nossos atos para evitarmos precipitação, impulsividade e arrogância. Superestimando a nós mesmos e às nossas capacidades, expomo-nos a riscos tolos, que podem levar a acidentes ou mesmo a tragédias, que são perfeitamente evitáveis, se apenas nos dermos conta de que não temos que provar nada a ninguém, nem precisamos impressionar ninguém para nos sentirmos melhores e mais valorosos. Os realmente valentes não têm nada de gabolice. Os que precisam propagar demais aquilo que sabem e podem, na verdade são os verdadeiros inseguros.

Na SEXTA-FEIRA a Lua Geminiana está às voltas com Quíron em Peixes, numa quadratura dolorosa e sofrida. Para piorar, ela ainda se irrita terrivelmente com o Sol e com Plutão em Capricórnio, além de se indispor com seu senhorio, Mercúrio. A única ajuda vem de Urano em Áries. A despeito da verborragia, estamos inseguros e na verdade, tanta falação e superficialidade podem ter exatamente o intuito de mascarar o sentimento gritante de fome e desajuste emocional. Dissociação é um ótimo mecanismo de defesa contra a dor e as feridas profundas da alma. Encastelamo-nos na mente e tentamos racionalizar aquilo que não conseguimos sentir ou digerir. Mas uma hora a onça precisa beber água e quando menos esperamos, levamos uma rasteira  ou tropeçamos nos próprios pés ou nas próprias palavras. Pior é quando estamos tão confusos com nossas próprias mazelas que acabamos por ferir a outros, tirando sarro do problema alheio, para disfarçar que sofremos do mesmo mal. Se é para falar, então que falemos com quem pode nos ouvir verdadeiramente ou emprestemos nosso ouvido a quem dele precisar, com cuidado, respeito e serenidade.

break-down-488005-sw
Reprodução

O SÁBADO traz a Lua numa conversa mais animada e alegre com Marte em Aquário, e Júpiter em Leão, a Lua tentando achar uma conciliação para essa disputa entre os dois.  A conversa flui por um tempo e muitos planos mirabolantes podem ser engendrados, mas apesar disso o dia não tem nada de leve. A quadratura entre Sol e Urano fica perfeita e plena fica também a conjunção Sol-Plutão. Vênus ingressa em Aquário às 12h49min. Sábado intenso, que traz ao ponto de culminação toda a tensão da semana. Apesar de Vênus em Aquário, as interações são profundas e queremos ir à raiz das coisas e dos problemas. Situações que estiveram no limbo e cheias de véus, sem clareza, agora precipitam-se e vem à luz da consciência de forma catártica e dramática, causando colapsos que exigirão decisão e ação imediata e categórica. Lutas de poder estão implicadas, mas não necessariamente estamos conscientes das motivações. Podemos nos sentir à mercê de alguém que tem poder imenso sobre nós, ou nós podemos exercer essa influência sobre outra pessoa. Não é um dia para se aventurar por ruas desconhecidas ou se expor a situações de risco. Por outro lado, a energia é excelente para reparos diversos, por exemplo, para levar o carro à oficina ou para consertar coisas quebradas.

mood swing - Cópia

A Lua, que entrou em Câncer ainda no sábado à noite, fica numa situação chatíssima logo nas primeiras horas do DOMINGO. Ao fazer quincunces a Vênus em Aquário e a Saturno em Sagitário ela vira foco de um Yod. Pior, ao longo do dia ela se aproxima da T-Square com Urano-Plutão, tornando o domingo um tanto explosivo – influência complicada para reuniões familiares, especialmente porque Câncer e Capricórnio estão implicados. A energia é de alta voltagem e emocionalmente muito carregada. Dramas domésticos podem estourar porque estamos com humor super instável e melindroso, emburrados e birrentos, e não percebemos que os outros não estão dispostos a corresponder à nossa chantagem emocional. O mundo nos diz “cresça e apareça”, quando na verdade gostaríamos do colinho da mamãe, que por sinal, também não está disponível, ou se coloca claramente contra nossas demandas. De fato, talvez seja hora de crescer e se responsabilizar pela própria sustentação, tanto física quanto emocional. Bancar o carente e seguir reclamando do mundo só vai nos angariar antipatias, porque ninguém tem paciência para carentes cujo buraco parece ser sem fundo, emocionalmente exigentes, demandando sempre mais e mais. Essa crise entre dependência e autonomia é tema principal da Lua Cheia em Câncer, que ocorre às 02h52min da madrugada da segunda, 05 de janeiro. Antes, porém, Mercúrio ingressa em Aquário também no DOMINGO, ÀS 23h08min.

Uma ótima semana para você!

meninaa

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!