A Semana Astrológica – Uma gota no oceano

Christian Schloe blooming life
Christian Schloe Digital Artwork  Blooming life – Reprodução

Semana de 19 a 25 de janeiro

Semana de Lua Nova começando, a Lua Nova de Aquário, propondo renovação de idéias, ideais e das amizades. Propondo principalmente uma renovação de projetos e esperanças de futuro, não só no plano individual, mas também de visionar novos rumos no plano coletivo. Talvez achemos que não temos força ou poder de mudar nada nessa escala, mas esquecemos o peso que a atitude individual carrega: quando eu mudo, o mundo muda comigo. O Sol ingressa em Aquário na terça-feira às 07h44min, logo seguido pela Lua às 11 da manhã, a Lua sendo Nova às 11h13min em Brasília e às 13h13min em Lisboa, Portugal.

Nesta semana também temos Mercúrio ficando retrógrado em Aquário, mais uma vez reforçando a necessidade de se revisar e olhar para dentro de nós e de nossas esperanças, para os ciclos naturais que regulam a vida, de rever a humanidade que carregamos, suas responsabilidades, suas falhas, seu sonho prometeano, para que não se torne um pesadelo orweliano, como dizia Sasportas.

Além desses movimentos, de Aquário, Vênus faz uma oposição a Júpiter em Leão, sinalizando uma tendência a conflitos entre aspirações individuais e objetivos coletivos, assim como um possível exagero e desequilíbrio da expressão dos afetos e na gestão das finanças. Com toda a força Aquariana, o coletivo ganha essa, até porque Júpiter está retrógrado e sua força alterada.

481671_2601460652925_1097029976_n
Herê Fonseca – Artista matogrossense – Reprodução

Mas o que requer mesmo mais cuidado é a conjunção Marte-Netuno em Peixes. Em Peixes Marte está difuso, a energia se dissipa com facilidade em várias direções e há um temor generalizado porque não se sabe a quem temer, qualquer um pode ser o inimigo e o perigo pode vir de qualquer lugar. Conjunto a Netuno essas tendências são duplicadas. Marte-Netuno tem dificuldade de ser assertivo e até de identificar a raiva e percebê-la como legítima, levando a pessoa a engarrafá-la até uma hora em que pode explodir de forma desproporcional. Há grande dificuldade também em definir o que se quer e identificar a melhor forma de ir atrás dos objetivos. Assim, agressão, raiva, agressividade passiva e sensação de impotência estão no menu da semana, exigindo de nós muito cuidado nas interações para não atuarmos tais sentimentos de forma inconsciente. Especialmente porque logo depois temos a conjunção do Nodo Sul com Urano. O Nodo Sul é um ponto de descarte, de dissipação de energias e impulsivos regressivos, que nos puxam para o passado e pra os padrões já conhecidos, que mesmo quando não são destrutivos, nos deixam acomodados e impedem nosso crescimento. Em Áries, o Nodo Sul representa egoísmo, individualismo, grosseria, o individuo colocando-se acima de tudo e de todos, como um grande ditador – Urano torna tudo isso extremo e mais radical, mistura de resultados imprevisíveis. No plano positivo, temos a grande oportunidade de “acordar” e perceber quando resvalamos e indulgimos nestes comportamentos regressivos e excessivamente individualistas e irresponsáveis. Somos convidados a quebrar o padrão (o Nodo Norte está em oposição a Urano) da barbárie e nos mover em direção à uma maior civilidade e ao equilíbrio de vontades, minha e do outro, individual e coletiva. Assim, esta é uma semana intensa e muito densa, feito a maré cheia, feito o grande mar, feito a luta violenta e fabulosa das ondas vigorosas batendo contra os rochedos na costa. Uma semana que nos pede estarmos no centro, afinal, quando estamos no nosso centro, saímos do caos do mundo, e o contrário também é verdadeiro.

balsamic moon
Lua Balsâmica – Desconheço o Autor Reprodução

A Lua abre a semana ainda Balsâmica, mas será nova na terça-feira. Viaja rápida pelos signos de Capricórnio, Aquário, Peixes e Áries. Percorrendo mais de 90 graus em uma semana, ela faz contatos diversos com todos os demais corpos celestes.

christian schloe the door to the clouds
Christian Schloe Digital Artwork The door to the clouds – Reprodução

Na SEGUNDA-FEIRA temos a conjunção Marte-Netuno exata, sinalizando uma diluição da vontade e uma confusão generalizada, que nos dissipa em varias direções, como se fossemos água ou neblina. Abnegação e altruísmo estão em alta, mas podem também esconder uma melancolia e dificuldade em se dizer não e em ser assertivo, em definir o que queremos, porque queremos muito, queremos a vastidão do mar com todas as suas riquezas contida em nossas mãos. Certamente a temos em nosso coração e em nossa alma, mas quando se tem tantos desejos, tão vastos, tão imensos, tão “tantos”, fica difícil decidir-se apenas por um, ou dois. A oposição Vênus-Júpiter, também exata na segunda, não ajuda muito, porque estimula ainda mais à indolência, ao descomedimento e à overdose de tudo. Por outro lado, a Lua Balsâmica em Capricórnio, aumenta a melancolia, mas estimula a boa e já “velha” quadratura Urano-Plutão, o que pode sugerir um começo de semana mais ativo e dinâmico, combatendo a passividade sugeridas por Marte-Netuno e Vênus-Júpiter. Mas há o risco de o extremismo de Urano se misturar ao exagero de Júpiter e perdermos o senso de medida e de limites de vez.  Lua-Urano-Plutão podem propiciar o estopim para a raiva contida mas explosiva de Marte-Netuno, levando a resultados desastrosos e imprevisíveis. Nada como iniciar o dia com uma boa meditação, um exercício de respiração, um enraizamento, Yoga, Tai-Chi ou qualquer outra prática que nos faça encontrar nosso próprio eixo. Daí então, agimos a partir do centro de nós mesmos e minimizamos o risco de nos perdermos no turbilhão emocional lá de fora. Outra boa pedida é canalizar essas energias para atividades criativas, pois há grande inspiração à nossa disposição.

new moon flickr
Flickr.com – Reprodução

O Sol ingressa em Aquário na TERÇA-FEIRA, quando acontece também a Lua Nova de Aquário. Mercúrio fica estacionário e o Nodo Sul fica conjunto a Urano em Áries. A Lua Nova ocorre com a conjunção Urano-Nodo Sul plena, ou seja, sua influência perdura por todo o ciclo. Precisamos ficar atentos a comportamentos extremistas de individualismo, grosseria, imaturidade, violência e agressividade gratuita e até barbárie mesmo, especialmente no plano coletivo. A Lua Nova nos pede que foquemos nossa energia de ação nas questões sociais de justiça e responsabilidade no mundo. No plano individual, que abramos mão de visões unilaterais em nome do melhoramento do grupo em que estamos inseridos. Que nos desapeguemos e tenhamos um distanciamento mais racional e independente nas questões.

almagnus5
Almagnus – Reprodução

Mercúrio entra em movimento retrógrado na QUARTA-FEIRA, sinalizando um período de introspecção maior para reavaliações, revisões e retornos aos assuntos relacionados à casa em que trafega no mapa natal. A revisão é sugerida no âmbito das nossas projeções de futuro e desejos de progresso e avanço. Será que o progresso é sempre necessário? Será que é sempre benéfico? Como Aquário rege a tecnologia em geral, Mercúrio retrógrado neste signo pede maior cautela no manuseio de equipamentos eletrônicos e mais do que nunca sugere-se que se faça backups nos computadores e sistemas em geral – o meu deu pane ainda na zona de retrogradação, semana passada! A Lua Nova encontra-se com este Mercúrio e com Vênus, além de se harmonizar também com Urano e se opor a Júpiter em Leão. De modo geral, um dia um pouco mais leve, mas ainda pede cautela com a conjunção Urano-Nodo Sul.

Depois da conjunção a Vênus no fim da noite de quarta, a Lua entra a QUINTA-FEIRA vazia, ingressando em Peixes somente às 10h48min. De Peixes ela quadra Saturno e depois faz conjunção a Netuno e no virar do outro dia, se funde também a Marte. Com tanta Água (quatro planetas) o dia fica melancólico e meio triste. Nossas inseguranças e sensibilidades ficam super afloradas. Quanto mais sensíveis, mais nos sentimentos inadequados, levando talvez “carões” e sermões dos otimistas da vez. Sentimos e captamos a crueldade que grassa no mundo, assim como o sofrimento por ela causado. Apesar de nos compadecermos, há uma certa passividade e prostração que nos impede de agir, como se já desistíssemos por vislumbrar uma luta inglória. Novamente é preciso lembrar que uma atitude individual pode modificar energeticamente grandes ambientes. Como diz aquela frase, “o que você faz pode ser uma gota no oceano, mas é isso o que dá sentido à sua vida”. Hoje é dia de fazer a sua gota modificar o sabor e a densidade do mar.

539150_340459322714112_245349628_n
Desconheço o autor – Reprodução

A Lua abre a SEXTA-FEIRA fundida a Marte em Peixes, que se separa de Netuno e se encaminha para a conjunção a Quíron. Falando em Quíron, a Lua também faz conjunção a ele pelo meio da manhã, tornando esse, outro dia sensível e penoso. A Lua se afina ainda com Plutão em Capricórnio às 09h13min, ficando vazia depois deste contato, pelo resto do dia, embora ainda faça um quincunce a Júpiter (os aspectos menores não são considerados na observação da Lua Vazia). Tristeza, melancolia, angústia… Não há termos suficientes para nomear o que sentimos, um desaguar de sentimentos densos e dolorosos que precisam ser bem canalizados para não nos afogarmos no seco de nossas desilusões e tristezas – simbolizar e ritualizar talvez seja melhor do que nomear, porque com Mercúrio retrógrado nossa fala tende a ser truncada e confusa e o melhor aqui é sentir e não racionalizar. Nossas fragilidades ficam expostas, mas o contato com Plutão talvez nos ajude a cavar fundo, ou melhor, a mergulhar, em busca da origem e quem sabe, do alívio e conforto tão necessários. Buscar companhias afins e confiáveis  para trocas de confidências mútuas pode nos ajudar a perceber que a dor não é um quinhão somente nosso, mas uma parte inerente à condição humana.

almagnus10
Almagnus – Reprodução

O SÁBADO começa com a Lua ainda vazia em Peixes. Entra em Áries somente às 11h32min, de onde se afina com Saturno em Sagitário, o que lhe dá um pouco de contenção para o Fogo abrasador de Áries. A Lua também se liga num papo animado com o Sol em Aquário, mas faz um contato desafinado com Júpiter em Leão. O dia fica ativo e esquecemos um pouco que nos afogamos de tristeza na quinta e na sexta. Sacudimos e endireitamos os ombros e aprumamos a cabeça, olhando firmes para a frente, cheios de vigor e entusiasmo, dispostos a arregaçar as mangas e a FAZER o que quer que seja necessário para avançar em nossos projetos e objetivos. Dia de grande atividade e dinamismo, mas também de impaciência e intolerância, principalmente no fechar da noite, quando a Lua vai se aproximando da conjunção a Urano.

O DOMINGO é escaldante, com a Lua Ariana fazendo braseiros cá e lá, unindo-se a Urano e quadrando Plutão. A manhã de domingo começa cheia de atividade também. Há grande estimulo e excesso de energia, que pode ser jogada em atividades físicas e de preferência em ocupações atípicas que nos possibilitem experimentar e abrir-nos a formas novas de fazer as mesmas coisas. Como também há muita impaciência, irritação e intolerância, mais Mercúrio retrógrado, urge ter cuidado no trânsito, na comunicação em geral e até nos afazeres domésticos, que escondem muitas possibilidades de acidentes tolos, mas graves. Podemos sair ilesos, assim como podemos sair com alguns arranhões ou seriamente feridos das interações e movimentos, tanto figurada como literalmente. Novamente ajudaria fazer um bom exercício de enraizamento antes de sair para o mundo. No fim do dia a Lua se afina lindamente com Júpiter em Leão e a socialização fica mais favorecida.

Pé no chão, ancoragem e uma linda semana para você!

artemis
Artêmis – Encontrado no Etsy.com Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica – Uma gota no oceano

  • 19 de janeiro de 2015 em 17:21
    Permalink

    Oiii Maria Eunice
    Que bom que está de volta e com seu computador. O meu, na quarta feira, precisou passear pelo conserto também, e por sorte, o prejuízo foi mínimo. Ventos de mercúrio retrógrado como você destacou…
    Abraços

    Resposta
    • 19 de janeiro de 2015 em 19:35
      Permalink

      Pois é, Gisele, a gente não quer ser literal e prenunciar tragédias com mercúrio Rx, mas volta e meia a retrogradação de fato se manifesta com colapsos de máquinas. Mas ainda assim, precisamos olhar pelo outro lado: quando meu laptop estragou, não pude fazer nada, tive que cancelar consultas, parar de escrever e esperar. Então fui fazer uma faxina de papéis, armários, fui fazer outras coisas que vinha adiando há tempos… E ainda consegui dar uma escapada e tirar um dia de lazer na Chapada… Bendito Mercúrio! 🙂

      Resposta
  • 20 de janeiro de 2015 em 19:37
    Permalink

    Olá Maria Eunice, adoro seus textos. São muito claros! Depois que descobri sua página estou sempre acompanhando. Abs!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!