Mercúrio retrógrado em Aquário: reconecte-se consigo mesmo!

Mercurius - artus quellinus
Mercúrio, do escultor flamengo do século XVII Artus Quellinus, identificado por seu chapéu, bolsa fechada por um fio, caduceu, sandálias aladas, galo e bode (Amsterdam Town Hall, hoje Royal Palace)

Mercúrio entrou em movimento retrógrado hoje, às 13h54min no horário de Brasília e às 15h54min no horário de Lisboa, Portugal. Volta ao movimento direto no dia 11 de fevereiro às 12h56min (14h56min para Lisboa). Porem há uma zona de retrogradação que precisa ser observada, que vai do dia em que Mercúrio cruza, ainda direto, o grau até onde retorna quando retrógrado, até o dia em que, já em movimento direto novamente, ultrapassa o grau em ficou retrógrado – isso nos dá uma janela de tempo maior, de cinco de janeiro a três de março. O planeta ficou retrógrado a 17°04’ e retorna até o grau 01°18’ de Aquário, por onde passou no dia cinco.

Erin Sullivan diz que Mercúrio é “O” Deus da Retrogradação, porque ele fica retrógrado cerca de três vezes ao ano, por aproximadamente três semanas – algo que é muito adequado para um deus que rege portais, portões e estradas em geral , afinal, quem viaja muito precisa descansar, não? Contando a zona de retrogradação completa temos cerca de sessenta dias, sendo que o perído mais crítico é o da retrogradação em si. Socorro! O que fazer? Calma, não é o fim do mundo, é apenas o universo nos propiciando uma parada estratégica para pôr a cabeça em ordem. Descansamos a mente, espanamos a poeira de pensamentos e formas de nos comunicar e interagir com o mundo. Revisitamos recônditos mentais esquecidos. REprocessamos.

Sim, na retrogradação o prefixo RE é a ordem do dia: REvisar, Reordenar, REver, REpensar, REavaliar, RElembrar, REtornar, REfazer… Uma analogia que sempre me vem à mente é a de termos perdido algo pelo caminho e quando nos damos conta, lá na frente, percorremos o caminho de volta em busca desse algo, que certamente é importante. Nesse retorno, olhamos a paisagem novamente, percebemos a distância e o tempo percorridos e relembramos atitudes e ações tomadas no trajeto. Uma oportunidade nos é dada de verificar se de fato estamos no caminho certo, se não nos perdemos de nossa trilha. E, se for o caso, podemos aprumar os rumos e voltar à trilha original.

IMG_0451 - Cópia

Outra analogia que me ocorre, e que provavelmente vai soar estranha para muita gente, é a TPM. A Tensão Pré Menstrual é um mal que denuncia uma desconexão da mulher com sua essência feminina mais profunda e seus ciclos. Por causa das demandas modernas a mulher hoje já não pode se retirar e se resguardarr durante o período menstrual, já que tem que funcionar igual aos homens e já que os dias são “úteis” e ela tem que estar a postos para o que der e vier. TPM à parte, toda mulher sabe que ela não está “igual” durante seu período. Assim, corpo e psique foram desenvolvendo uma sintomatologia muito especifica para lhe lembrar que, por mais que ela queira, ela não consegue dominar seus ciclos a seu bel prazer. E dá-lhe dor de cabeça, irritação, depressão, humor instável, inchaço, indisposição, ataques de fúria ou crises de choro… A lista é imensa.

Similarmente ocorre com Mercúrio retrógrado. É um período em que precisamos “desacelerar”, como faz o planeta, e olhar para trás, sem nos propor grandes começos ou grandes empreitadas no período. Quando não damos atenção a isso, desobedecemos ao deus e a seu ciclo sagrado, e toda a sorte de “contratempos” pode ocorrer. Se porventura tais contratempos ocorrem, o que eles estão a nos dizer é: “tem certeza que está no caminho/momento certo? Tem certeza de que deveria fazer isto? Tem certeza de que esta é a atitude adequada nesta situação? Tem certeza de que esta é A hora e O lugar?”.

Hermes carregando o infante Dionísio, de Praxíteles, uma das mais famosas estátuas do deus. Século IV a.C., provavelmente cópia romana. Museu Arqueológico de Olímpia
Hermes carregando o infante Dionísio, de Praxíteles, uma das mais famosas estátuas do deus. Século IV a.C., provavelmente cópia romana. Museu Arqueológico de Olímpia – Wikipedia

Hora e Lugar. TEMPO e ESPAÇO, as dimensões em que a vida acontece. É neste tempo e espaço que precisamos criar uma espécie de “vácuo” onde paramos e refletimos. O que é um vácuo? Vácuo é a ausência de matéria. Embora o vácuo perfeito só seja possível em teoria, vácuos parciais podem ser criados a partir de variações na PRESSÃO atmosférica. Mas por que estou falando de vácuo, pressão? Porque exatamente quando a pressão – neste caso, mental – chega a um ponto de ebulição ou explosão, a retrogradação de Mercúrio vem propiciar uma diminuição nessa pressão, criando um vácuo, mesmo que seja parcial, que nos dê um tempo de diminuir a atividade mental excessiva e de reavaliar a vida. Então, por que temos a impressão de que a pressão aumenta, com os desacertos e desencontros acontecendo? Por que as coisas desandam, ao invés de se equilibrarem? Primeiro porque, como estamos mais voltados para dentro, é possível que nos escapem detalhes do mundo exterior que seriam essenciais para que as coisas funcionassem de forma fluida, daí se diz que os atrasos e entraves nas viagens e comunicação ficam mais passíveis de acontecer. Segundo, e mais importante, porque, a exemplo das mulheres que não observam mais seus ciclos, os humanos modernos em geral há muito perderam a capacidade de se alinhar com seus ritmos internos e menos ainda com os ciclos da natureza e do cosmos. Então, quando Mercúrio fica retrógrado entramos em pânico porque a agenda continua igual, os compromissos, as viagens… Deve-se cancelar tudo, então? Não. No ritmo de vida que levamos isso é praticamente impossível – quer dizer, a não ser quando ficamos doentes, quando sofremos um acidente… Novamente o corpo dizendo: desacelere. Mas voltando a Mercúrio: obviamente não vamos “segurar a vida” nem deixar de viver neste período; mais óbvio ainda é nos darmos conta de que problemas de comunicação, atrasos, dificuldades com máquinas, viagens cheias de contratempos e mensagens truncadas também ocorrem quando Mercúrio NÃO está retrógrado. Mas podemos, sim, desacelerar.

Quando um planeta está retrógrado sua ação é alterada e torna-se mais introspectiva, volta-se para dentro. No caso de Mercúrio, é um tempo de introspecção mental, de pôr em cheque nossos processos mentais, de reavaliar padrões de pensamentos, planos, projetos, caminhos; re-analisar fatos e acontecimentos; reordenar gavetas, papéis, documentos; revisar escritos, idéias, estudos, planos de viagens.

rose by Lynne Hoppe  oil pastel, derwent drawing pencil, graphite on old paper
Lynne Hoppe – Rose – Reprodução

Quanto à agenda, sim, podemos continuar com os planos originais, mas permanecendo flexíveis e abertos a imprevistos, a desencontros, sabendo que o deus pode estar nos dando uma oportunidade de rever o curso de ação. Um exemplo simples é o que houve comigo na semana passada: meu laptop parou de funcionar no domingo à tarde – e olha que normalmente eu passo incólume aos períodos de retrogradação, algo que relaciono com o fato de ter Mercúrio Rx no mapa natal, porque acredito que quem tem este planeta retrógrado natalmente costuma ter menos problemas com as retrogradações por trânsito, porque a pessoa  já está familiarizada com a energia. Bom, de imediato tive que cancelar consultas, escritos, e todas as demais atividades para as quais preciso dele – ou seja, tudo, o que é igual a férias forçadas! Levei para a assistência e só para ter o diagnóstico foram quase dois dias. Deram-me um prazo, em seguida disseram que não era possível, postergaram para a semana seguinte e por fim me entregaram na quinta-feira no fim do dia. O que eu podia fazer? Nada. Então me atirei a uma bela faxina de inicio de ano nos armários, gavetas, papéis, documentos… Coisa que estava precisando fazer e que adiava há meses. Consegui até dar uma escapada e tomar banho de cachoeira no meio da semana, coisa que também não fazia há muito tempo – um luxo! Até então eu não fazia idéia de como a máquina voltaria, se perderia arquivos, se teria que ser formatada novamente, etc. Felizmente voltou sem problemas e aparentemente nenhum arquivo foi perdido – para falar a verdade, eu me surpreendi comigo mesma, porque em outros tempos teria ficado enlouquecida e desta vez, simplesmente relaxei – se tivesse que perder, é porque não servia mais.

fios 2
Reprodução

Outra coisa interessante de se lembrar é tudo o que simboliza este planeta, uma simbologia de movimento, de decepção, de brincadeira, o próprio Trickster – leia mais sobre Mercúrio. Um Trickster que nos faz questionar nossos valores morais e nossa hipocrisia, assim como Hermes questionou a hipocrisia de Zeus no episódio do roubo do gado de Apolo, e que o colega astrólogo americano Adam Elenbaas, que se casou durante a última retrogradação de Mercúrio (!), tão bem utilizou em seu artigo sobre o então período de marcha à ré deste planeta – veja o artigo de Adam Elenbaas, traduzido por mim, aqui

hermes y apolo-y-hermes
Hermes e Apolo – Reprodução

E Mercúrio está retrógrado em Aquário. O que isso adiciona à nossa reflexão? Bom, olhando o mapa do momento em que ele engata a marcha à ré, vemos que a Lua está em conjunção de minutos com Mercúrio, e, a exemplo do mapa da Lua Nova de Aquário, cujos temas são válidos também para a retrogradação de Mercúrio, acredito que isso aponta para um período em que a cisão entre as funções Pensamento e Sentimento fica mais evidente – artigo sobre a Lua Nova aqui. Se nos voltamos para o significado clássico de Aquário, entram em revisão nossos projetos de futuro, nossas amizades e networking em geral. Entretanto, para mim, um recado muito importante dessa retrogradação Aquariana é o de que precisamos nos desapaixonar de nossas idéias e permitir-nos vê-las de fora, de forma desapegada. É um momento de se desidentificar das nossas opiniões e até mesmo experimentar flertar com outras diferentes, quem sabe opostas ou avessas às nossas, nem que seja só para “ver como é que é”. Perceber a rigidez de pensamentos e atitudes, a hora em que a ideia inovadora se torna camisa de força e engessa a expressão da criatividade e o surgimento de novos conceitos e abstrações. Vale a pena perguntar-se, pois, que padrões de pensamento repetimos sem nos dar conta? Nossos pensamentos são nossos ou apenas os copiamos de terceiros, de amigos, do grupo, da família, da mídia…? Somos tão livres e independentes nas ideias quanto gostamos de pensar?

computer-crash
Reprodução de Google Imagens

Por ultimo, e não menos importante, Mercúrio retrógrado em Aquário talvez até se manifeste como panes em computadores, laptops, telefones celulares, tablets, sistemas, etc… Mas se isso de fato acontecer, o recado é simples: desconecte-se da máquina, reconecte-se consigo mesmo e com outros seres humanos ao seu redor. REconecte-se com a Vida! Sim, REpensar o uso que fazemos da tecnologia e se de fato ela nos aproxima ou nos distancia ao colocar-nos numa ilha virtual dentro de nós mesmos. Dessa forma, se o computador ou o celular quebrarem, não se desespere, muna-se de paciência e perceba que Mercúrio está trazendo uma oportunidade de reavaliar a sua relação com a tecnologia, com as redes sociais, e, principalmente, as relações do mundo real. Olhe para dentro, mas olhe de verdade!

OBS: Geminianos e Virginianos, regidos por Mercúrio, costumam ser mais “afetados” pelas retrogradações de seu regente – neste caso, os recaods e mensagens de Hermes devem ser ouvidos com mais atenção.

¥¥¥¥¥P∆†¥¥¥¥¥1
¥¥¥¥¥P∆†¥¥¥¥¥ – Sem Título – Outlived II

E para entrar no rítmo de Mercúrio Retrógrado, vamos de Lenine e sua providencial “Paciência”

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!