A Semana Astrológica – Não fale nada!

moon giibbousSemana de 26 de janeiro a 1° de fevereiro 

Nesta semana Vênus Poderosa, de desapegada e cerebral torna-se romântica, etérea e elusiva ao entrar em Peixes e esse romantismo todo fica ainda mais exacerbado porque ela logo fica conjunta a Netuno, conjunção plena no fim de semana. Em Peixes Vênus está exaltada e seu desejo é a fusão completa e os estados de beleza sublime e perfeita. Porém, está também idealista e não enxerga nada como realmente é, antenada que está com esferas invisíveis, buscando um amor “de outro mundo”, irreal e tão elusivo quanto ela própria. Em Peixes ela é também uma camaleoa ou uma sereia, capaz de se metamorfosear no que quer que o parceiro espere dela, o que pode levar a sentimentos de anulação e vazio profundo. Antes de fundir-se a Netuno ela ainda precisa lidar com a necessidade de limites e contenção simbolizados por Saturno em Sagitário, o que sinaliza mais uma semana tensa para os relacionamentos, em que temos dificuldades de distinguir a ilusão da realidade. Mercúrio Retrógrado faz uma Conjunção Inferior com o Sol em Aquário, enquanto Marte encara mais um desafio pesado: a conjunção com Quíron em Peixes.

mercurio retro11

A semana fica bastante carregada de sentimentos densos e contraditórios e uma vulnerabilidade insidiosa permeia a tudo: às relações, às interações diversas, comunicação e trocas em geral. A mente está particularmente embotada e clareza é tudo o que NÃO temos, porque além de Mercúrio estar retrógrado, nem mesmo podemos recorrer aos demais planetas pessoais para nos dar um senso de direção, pois estão eles também, mergulhados em águas profundas e turvas, confundindo e limitando ainda mais nosso julgamento e criticidade. Marte e Vênus estão amalgamados com pares complicados, sugerindo um período delicado para as relações amorosas, onde há um excesso de ilusões e carência de amor próprio.

A Lua entra no Segundo Quarto e depois fica Corcunda – será cheia no dia três de fevereiro a 14° de Leão. Nesta semana ela viaja ligeira pelos signos de Áries e Touro mas vai desacelerando ao entrar em Gêmeos, Câncer e Leão. Neste caminho ela conversa com todos os demais corpos celestes.

moon i love

Na SEGUNDA-FEIRA temos a Lua Ariana em harmonia com Vênus no fim de Aquário, implicando um dia em que queremos independência e desenvoltura nos relacionamentos e interações e em que temos dificuldade de “pegar no pesado”, perambulando aqui e acolá sem conseguir nos concentrar no que realmente importa. Começamos mil coisas mas concluímos poucas porque entre o desejo de ficar no bate-papo e a limitada capacidade de atenção acabamos dispersando muito da energia. A Lua entra em Touro às 14h38min, signo de sua exaltação. A tarde fica então mais propensa a utilizarmos os talentos e recursos com mais foco e praticidade, coisa que ficou complicada pela manhã. De Touro ela quadra o Sol e Mercúrio em Aquário, mas estes aspectos só ficam exatos no dia seguinte.

Boris Indrikov

Vênus ingressa em Peixes na TERÇA-FEIRA exatamente às 13 horas e a Lua Taurina faz quadratura ao Sol em Aquário, oficializando assim o Primeiro quarto, o Quarto Crescente. A Lua ainda se harmoniza com Netuno e Marte em Peixes e se afina ainda mais fortemente com Plutão em Capricórnio, mas à noite há um grande desentendimento em forma de Cruz T formada pela oposição Mercúrio-Júpiter, com a Lua Taurina de foco. Um dia de grande tensão, mas que podemos fazer do limão uma limonada se soubermos utilizar a praticidade de Touro e a resiliência concentrada de Plutão. Há muitos desafios que precisam de solução, conflitos carecendo de conciliação e ajustes de vontades e interesses. Mas é a noite que demanda mais cuidado, pois estamos cheios de opinião e arrotando verdades absolutas, exigindo ver para crer ou inflexíveis quanto ao sexo dos anjos, que decidimos que nós sabemos. Falar em demasia pode ser prejudicial, mas fechar-se em copas impingindo o silêncio como punição a outrem pode também ser arma de manipulação, através da qual tentamos dobrar os outros à nossa lei, já que nós nos recusamos a nos dobrar ao que quer que seja. Vale a pena lembrar a lição do bambu: seja flexível  ou o vento te quebra – ou até te arranca da base!

bambu-ao-vento

Esse conflito de opiniões inflexíveis abre a QUARTA-FEIRA, porque a quadratura Lua-Júpiter ocorre exatamente às 00:18, com  Lua ficando vazia por todo a noite e o dia, até a sua entrada em Gêmeos às 20: 36. Mesmo vazia a Lua faz uma sesqui-quadratura a Plutão e após entrar em Gêmeos já conflita com Vênus, simbolizando divergências entre o que sentimos e a forma como expressamos. O dia pede que foquemos no básico, no que é essencial. É preciso atenção porque hoje os sentidos podem ser um tanto enganadores. Entre ver para crer ou seguir a intuição e o coração, a duvida nos dilacera. Mas nem tudo precisa ser tão dramático se nos abrirmos a possibilidades outras flertarmos com a ideia de ver as coisas sob outros ângulos. Se conseguirmos vencer a preguiça, a indolência e o marasmo podemos avançar bastante na execução de tarefas que exijam pragmatismo e senso comum.

Melancholy

Uma T-Square Mutável com Vênus e Netuno de foco e envolvendo a Lua em oposição a Saturno em Sagitário dá o tom da QUINTA-FEIRA. A Lua quadra ainda Marte e Quíron, mas também se harmoniza lindamente com o Sol e com mercúrio. O coração está assoberbado de conceitos e idéias abstratas e ficamos confusos, incertos, perdidos e inseguros por boa parte do dia. Somado à influencia de Mercúrio retrógrado, o dia pede cautela nas conversas e discussões em geral porque dizemos “A” e Sicrano entende “Z” – a propensão a fofocas e maledicências está grande. Mais, por um lado precisamos de afeto e garantias do carinho do outro que dirimam nossas duvidas e incertezas, mas por outro, já temendo rejeição fechamo-nos numa reserva defensiva que afasta ainda mais aos outros e à possibilidade de entendimentos. Ficamos mal-amados, racionalizamos acontecimentos e tiramos conclusões precipitadas que dão origens a muitos engodos e decepções. No meio da confusão não sabemos qual o melhor guia, se cabeça ou coração. Essencial é não cair na auto-depreciação mental e voltar-se para os valores básicos como um norte das posturas e do comportamento. Ter uma visão mais desapegada di si mesmo e das situações também pode ajudar a sair do torvelinho destrutivo da auto-flagelação.

A SEXTA-FEIRA começa ainda sob efeito da quadratura da Lua Geminiana com Marte conjunto a Quíron em Peixes. Para piorar um pouco o clima, Vênus, também em Peixes faz uma quadratura plena a Saturno. A Lua ainda faz quincunce a Plutão, sextil a Urano e a Júpiter, aspecto depois do qual fica vazia às 07h26min, entrando em Câncer somente às 05h09min da manhã de sábado.  Ao fazer sesqui-quadratura ao Sol ela se torna Corcunda. Dia espinhoso. Almejamos fundir-nos ao amado, à beleza, ao sublime, mas deparamo-nos com uma frieza que nos faz duvidar do nosso valor e até mesmo do nosso afeto e da sua validade. Instala-se uma grande dificuldade em discernir o que realmente queremos e se temos tanta incerteza assim, podemos nos debater em várias direções, envolver-nos com pessoas diferentes ou em situações nebulosas e arriscadas, que pode até colocar nossa integridade em risco. Na melhor das hipóteses nossa auto-estima fica combalida e o senso de auto-respeito bem fragilizado. Os relacionamentos sofrem grande impacto com estes aspectos e a possibilidade de desentendimentos e mensagens truncadas é alta.

brookeshadenn

No SÁBADO a Lua ingressa em Câncer, e faz trígono a Vênus e Netuno que estão cada vez mais próximos. A Lua ainda se irrita muito com Mercúrio retrógrado e se aproxima da quadratura a Urano em Áries. Marte está em conjunção plena a Quíron. Vênus continua em quadratura a Saturno. Sentimentos densos, sensibilidades gritadas e choradas. Estamos mais do que frágeis ou vulneráveis. Estamos “desmilingüidos”. As barreiras entre nós e os outros ficam muito difusas e há um aprofundamento de sentimentos e emoções que nos fazem sentir muito próximos dos outros. Todavia, a mesma influencia nos faz idealistas ao extremo, vendo as pessoas e as situações através de lentes douradas ou cor de rosa. É preciso ter cuidado com as pessoas que se aproximam de nós porque não as vemos como realmente são e em tal estado de espírito podemos ser presas fáceis para decepções e golpes que abusam da nossa boa fé e idealismo. Nos relacionamentos íntimos estamos tão focados numa visão de fusão perfeita que o parceiro pode se sentir alienado do nosso sonho e projeção. Estamos apaixonados pelo romance, pela idéia de estar apaixonados, não necessariamente pela pessoa com quem partilhamos a cama ou a conversa. Se o outro se dá conta disso, pode se ressentir e se sentir traído, ludibriado. As conversas e mensagens ficam também cheias de duplo sentido e de coisas não ditas, inferidas, mas não completamente desveladas, o que pode dar margem para mágoas e atritos difíceis de dirimir depois. Honestidade emocional consigo mesmo e com o outro é essencial para atravessar esse mar de ilusões e imagens borradas da droga poderosa chamada “romance”! Drogas outras são mais que dispensáveis neste contexto, são absolutamente desaconselháveis.

Irina Karkabi - ImpressioniArtistiche -4

A Lua abre o DOMINGO em quincunce com seu marido, o Sol, indicando que o dia vai ser cheio de influências complicadas de conciliar, impulsos de aconchegar-se no ninho ou descer a cachoeira de rapel… A Lua ainda se envolve numa T-Square ao se opor a Plutão e quadrar Urano em Áries; depois se harmoniza com marte e Quíron em Peixes, além de se indispor com Saturno em Sagitário. O filho rebelde vai ter que se haver com papai e mamãe, que estão, eles mesmos, num cabo de guerra para ver quem manda mais. Dramas, desabafos, manipulações, choros, pequenas e diversas crises permeiam o dia e os encontros familiares. Talvez seja produtivo ver o Poderoso Chefão (ou qualquer outro no estilo) no Bluray porque daí a catarse fica completa e ninguém precisa se engalfinhar à hora da refeição. Pelo fim do dia a Lua ainda faz sesqui-quadraturas a Vênus e Netuno e a depressão de fim de domingo adquire tons mais densos, regurgitados de outras eras e de um passado distante. Podemos aceitar os fortes sentimentos e lidar com eles de forma limpa e direta, sem subterfúgios e sem nos desculpar por nos sentir assim; podemos ainda desaparecer na escuridão do cinema no enredo de um filme triste que também propicie a catarse liberadora dos sentimentos represados; ou podemos ficar amuados fazendo guerra de atenção e joguinhos infantis para atrair a simpatia alheia, tiro que certamente sairá pela culatra. Semelhante a uma grávida – a Lua está Corcunda, já muito robusta e redonda – estamos cheios e arredondados em nosso sentir. Não há nada de errado com isso, nem com o que sentimos, mas é preciso discernimento e cuidado com as atitudes, comportamentos e reações gerados a partir desse estado “interessante” de alma e de coração.

Para finalizar, deixo você com este poema de Mário Quintana, que vem bem a calhar para esta semana cheia de melindres e senibilidades chorosas, de ilusões e imagens borradas…

Epílogo

Não, o melhor é não falares,
não explicares coisa alguma.
Tudo agora está suspenso.
Nada aguenta mais nada.
E sabe Deus o que é que desencadeia as catástrofes,
o que é que derruba um castelo de cartas!
Não se sabe…
Umas vezes passa uma avalanche
e não morre uma mosca…
Outras vezes senta uma mosca
e desaba uma cidade.

Mario Quintana, in: Sapato Florido, 1948.

lingua aspera_thumb[1]

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!