A Semana Astrológica: mudança de direção!

55a5388a2df666ff2e41fa5c6d4d1478
beehabitat.com – Reprodução

Semana de 9 a 15 de fevereiro

Semana de Carnaval começando, que pede contenção na euforia se não quisermos lidar com ressacas várias e ônus diversos. O grande destaque desta semana é a volta de Mercúrio ao movimento direto, sinalizando uma mudança na direção do pensamento e da comunicação, que voltam a ser mais extrovertidos e diretos. Mercúrio ficou retrógrado no dia 21 de janeiro, totalizando 22 dias de retrogradação oficial. Mas se considerarmos a zona sombria que compreende todos os graus envolvidos neste processo essa tempo é mais longo. Importante notar que Mercúrio volta ao movimento direto com a Lua na fase disseminadora, indicando que muita coisa que levamos ao mundo neste período nasce não só dos aprendizados do ciclo, mas também das profundas revisões e reflexões a que nos submetemos nas ultimas semanas. Entre ficar estacionário retrógrado, estacionário direto e de fato se movimentar novamente para a frente, Mercúrio leva três dias, de terça a quinta-feira, três dias em que há grande intensidade ao redor dos assuntos regidos pelo planeta: mente, comunicação, transportes, etc. As sinapses cerebrais estão intensificadas sugerindo a necessidade de uma atenção maior a insights e percepções que surgirem por estes dias, especialmente dado que Mercúrio está em Quintil com Urano. Os ventos mudam. Fiquemos atentos à sua nova direção e mensagem.

Merc retro Douglas Smith
Douglas Smith – Reprodução

Outro planeta em foco é Júpiter, que além de estar sozinho como alça de um balde ou base de uma funda (se temos uma ou outra configuração, depende dos movimentos lunares através dos signos), agora torna-se também foco de um Yod ao fazer quincunces a Plutão em Capricórnio e a Quíron em Peixes. Júpiter já está em orbe de trígono a Urano, o que pode ajudá-lo nessa carga tão pesada que ele anda carregando ultimamente – coisa que Júpiter detesta! Esse Yod fica ativo por muitas semanas. Nossa fé e intuição continuam a ser desafiadas sobremaneira porque o que vemos no mundo ao nosso redor muitas vezes contradiz nossas melhores esperanças; por outro lado, o desafio maior é perceber que otimismo vazio não realiza nada e que é necessário alinhar fé e ação: Deus ajuda a quem cedo madruga, diz o ditado!

sereia_casal_6
Reprodução de Google Imagens

Vênus e Marte, dois planetas significadores de relacionamentos afetivos seguem por Peixes, Marte se afastando da conjunção a Quíron e Vênus fazendo conjunção plena a ele já na segunda-feira. Vênus e Marte estão em conjunção, que só fica plena com os dois planetaas já em Áries. Com estes dois navegando por Peixes ficamos muito idealistas e ansiamos por nos fundir ao outro, numa aspiração de um casamento sagrado que merge corpo, mente, alma, coração e espírito – coisa difícil de se conseguir na realidade mundana. Queremos minimizar ao máximo os limites que nos separam dos outros. Exatamente por isso, no plano prático esses posicionamentos pedem cuidados extras nas relações íntimas pois ficamos mais propensos a contrair microorganismos que causam tanto problemas graves quanto  mazelas chatas e corriqueiras, mas difíceis de serem eliminadas, sim, estou falando de DSTs em geral. Prevenção sempre será o melhor remédio, porque o perigo se esconde nos lugares – neste caso, pessoas – mais insuspeitos.

O Sol segue meio isolado pelo último decanato de Aquário nesta semana, fazendo apenas aspectos menores a Plutão e a Marte e recebendo eventuais contatos da Lua. Por falar em Lua, nesta semana ela viaja lenta pelos signos de Libra, Escorpião, Sagitário e Capricórnio, tornando-se mais velos pelo fim da semana; faz contato com todos os demais planetas, além do Sol. Torna-se Minguante na quinta-feira e Balsâmica no domingo.

propagar
Reprodução de Google Imagens

A SEGUNDA-FEIRA se inicia com algumas contradições representadas pelo belo trígono entre a Lua em Libra e Sol em Aquário, aspecto que pode ser usado como almofada para amortecer o desconforto emocional da conjunção Vênus-Quíron. Enquanto conscientemente estamos bem dispostos e bem humorados, volta e meia podemos ser surpreendidos por influências sorrateiras que talvez não queiramos admitir: dúvidas, incertezas e vacilações que contradizem nossa confiança exterior. Estando a Lua na fase Disseminadora, o impulso é divulgar alguma coisa, portanto, o megafone é potente, mas talvez tenhamos que lidar com alguns chiados e interferências abruptas e inesperadas, causados por essa inconsistência interior. Antes de por a boca no trombone para propagar nossa boa disposição e nossos bons conceitos de como viver a vida, é bom alinhar discurso e prática e descobrir se de fato confiamos no que dizemos, se realmente acreditamos que podemos mudar alguma coisa ou se estaremos apenas jogando palavras vazias ao vento. Ou talvez essa “propagação” precise levar em conta métodos mais alternativos e menos diretos.

Christian Schloe the balance
The Balance – Christian Schloe Digital Art – Reprodução

A Lua entra em Escorpião às 05h56min da manhã de TERÇA-FEIRA, já fazendo quadratura a Mercúrio que estaciona em aquário às 12h57min, fazendo semi-quadraturas a Vênus e a Quíron. A Lua ainda se afina com Netuno enquanto se desentende com Vênus, Quíron e Marte, todos eles em Peixes. De Peixes, Vênus também se melindra com o egocentrismo de Júpiter retrógrado em Leão. Dia em que é preciso ter cuidado com enunciado e recepção das mensagens porque há grande tendência a confundir alhos com bugalhos. Mente e sentimentos estão completamente desalinhados, o que nos leva a misturar as estações, expressando-nos de forma sentimental e intensa quando deveríamos ser racionais e objetivos, ou o contrário, soando insensíveis quando outros esperavam uma reação compassiva de nossa parte. As posturas estão rígidas e estreitas e as negociações podem empacar porque ninguém quer dar o braço a torcer. Ajustes diversos são requeridos ou pontes construídas anteriormente com grande esforço podem ser implodidas pela inflexibilidade de visão e dureza na expressão.

A QUARTA-FEIRA, dia de Mercúrio, é marcada pelo próprio ficando estacionário DIRETO às 12h57min, oficializando o fim da retrogradação formal. A Lua Escorpiana se afina, comovida, com Quíron e Vênus em Peixes, enquanto conversa contidamente com seu regente moderno, Plutão, em Capricórnio e se indispõe com Urano em Áries. No fim do dia há conflito entre Lua e Júpiter e ela vira foco de uma T-Square ao se aproximar da quadratura ao Sol, que ainda está em oposição a Júpiter. No principio era o Verbo e o Verbo era o deus. Depois de tanto tempo contendo e guardando opiniões e palavras, agora há urgência em se fazer ouvir. Entretanto, a influência ainda requer cautela, pois a palavra tem seu poder realçado e tudo o que é dito pode ficar marcado e registrado em pedra. Outro ponto importante é que talvez muitos queiram falar e poucos estejam interessados em ouvir. A potencialização e concentração da energia Mercurial é melhor utilizada em forma de análise, como quando nos preparamos para a palestra, que só acontecerá depois.

brookeshaden 12
Brooke Shaden Photography – Reprodução

A passagem da Lua para o Quarto MINGUANTE marca a QUINTA-FEIRA. Essa quadratura Lua-Sol ocorre nas primeiras horas da madrugada. A Lua se harmoniza com seu regente Marte, em Peixes, ficando vazia depois deste contato, às 03h33min e fazendo ainda sesqui-quadratura a Urano em Áries. A Lua entra em Sagitário às 14h47min e já se une a Saturno e se acenando amigavelmente para Mercúrio que começa a empreender a jornada de retorno do Mundo Inferior – Começamos o movimento de limpeza e avaliação cíclica simbolizados pelo Minguante. A energia de Escorpião favorece essa eliminação, que abre espaço e caminho para as novas sementes e idéias que serão semeadas na próxima fase. Se a princípio pode haver alguns desacertos e desconfortos, conseguimos depois a necessária coerência para afirmar-nos sem que isso represente abrir mão da almejada e necessária segurança emocional. De qualquer forma, o tom da manhã é de grande sensibilidade e colocamos corpo. alma e coração naquilo que fazemos. À tarde as cores mudam e os humores também porque a Lua ingressa em Sagitário, sinalizando uma expansividade responsável colorida pela contenção de Saturno.

Mascarados
Os Mascarados de Poconé, folclore de mato Grosso – Reprodução

SEXTA-FEIRA 13, abertura oficial do Carnaval no Brasil. Bons ou maus augúrios? Diga você! Para muitos é dia de azar, pra tantos outros, dia de sorte. Sorte é assunto regido por Júpiter e Sagitário, signo por onde Dona Lua viaja. De Sagitário essa Lua nem tão expansiva quanto gostaria – está minguante e ainda em conjunção a Saturno – faz quadratura a Netuno e a Quíron em Peixes, embolando de vez o meio de campo, ou melhor, as passarelas e avenidas do samba. Ao se harmonizar com Urano em Áries e Júpiter em Leão a Lua é peça chave na formação de um Grande Trígono de Fogo, o que apazigua de certa forma a influência Pisciana. Dado que é inicio de carnaval o conselho óbvio é ter cuidado com os excessos de substancias, favorecidos pela falta de limites simbolizados por Sagitário e Peixes. A alegria carnavalesca, a exemplo do álcool e drogas afins, pode servir para anestesiar nossos desalentos individuais e coletivos. O Grande Trígono Fogoso pode propulsionar uma euforia passageira e de repente nosso mote vira “eu sou de ninguém, eu sou de todo mundo e todo mundo é meu também”, bem típico da época do carnaval. Novamente é preciso ter cuidado, pois toda essa abertura e falta de limites pode nos expor a riscos vários, incluindo acidentes e infecção por DSTs, como já disse acima.

pierro-edicao07-pag14
Reprodução

Essa falta de senso, de propriedade e de limites continua pela madrugada e boa parte do dia de SÁBADO, já que a Lua, ainda em Sagitário, faz quadratura a Vênus e a Marte em Peixes, aumentando os alertas vermelhos. A Lua ainda se afina com o Sol por um sextil, mas fica vazia mesmo depois da quadratura a Marte, às 13h16min. Entra em Capricórnio somente às 20h25min, já se irritando com Júpiter numa sesqui-quadratura  – O sábado fica carregado de exageros e excessos e propensos a triângulos amorosos, confusões e promiscuidade pelos bailes afora. Comemos, bebemos, gastamos, “azaramos” em excesso. Pior, achamos que nossa vontade é lei e temos dificuldade em respeitar regras e fronteiras alheias . Na nossa grande euforia nos desentendemos com espíritos que não comungam da mesma filosofia ou visão de vida, mas o que não nos damos conta, e que talvez seja muito claro par ao outro, é que nossa “grande alegria” pode ser meio falsa, vazia e ser apenas uma máscara, uma fuga de verdades dolorosas das quais nos escondemos a todo custo, por exemplo, nossa dificuldade de nos firmarmos sobre nossos próprios pés. É melhor ser alegre que ser triste, dizia o poeta, mas alegria histérica não é só ridícula, revela problemas graves na psique.

alexandra manukian6

O clima muda totalmente no DOMINGO, com a Lua ficando Balsâmica em Capricórnio e ativando a quadratura Urano-Plutão. A ressaca se faz sentir, pesada e dolorosa. Os excessos dos últimos dias apresentam o alto ônus, seja físico, mental ou emocional dos desmandos a que nos expusemos. Uma limpeza se faz necessária e a Lua Balsâmica favorece isso. Mesmo para quem não é carnavalesco, o dia sugere um peso maior em que precisamos prestar contas de decisões passadas, enquanto adotamos medidas decisivas que alterem o estado atual. Economia, solitude e auto-suficiência dão o tom do domingo, que pode ser utilizado para uma introspecção profunda e restauradora.

Para quem vai pular carnaval, é recomendável, pois, muito cuidado na folia, pra que não se torne tragédia e problema, ao invés de diversão e alegria.

Uma semana de paz e tranqüilidade para você!

casa
Desconheço o autor – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!