A Semana Astrológica: ignição e ação.

luasolSemana de 16 a 22 de fevereiro

Nesta semana temos alguns eventos especiais acontecendo. Vênus e Marte, que vêm nadando juntinhos em Peixes há vários dias ingressam ambos em Áries, um na quinta e o outro na sexta-feira, com diferença de algumas horas. E logo que se mudam para Áries sua conjunção fica plena, um casamento incendiário, extremamente fogoso. Marte está com a corda toda em Áries, já que está em casa, super potente; mas para Vênus esta situação não é tão confortável, visto que é signo de seu detrimento, exatamente por ser regido por Marte e por estar oposto a Libra, o seu signo de domicilio. Mas é só por isso? O que ocorre é que Vênus é gregária, social, gosta de aglutinar pessoas e de ser agradável, de construir pontes e costurar acordos, mas Áries está se lixando para todas estas coisas, então, ao invés de ser delicada, sutil, elegante, Vênus torna-se direta, competitiva, abrasiva, uma guerreira ao invés de pacificadora, daí diz-se que está em detrimento.

Guillemot Alexandre Charles, Mars and Venus Surprised by Vulcan detail 1827.
Guillemot Alexandre Charles – Mars e Vênus Surpreendidos por Vulcano – detail – 1827.

Outro acontecimento importante e mais do que interessante é a Lua Nova na quarta-feira, dia 18, que ocorre de novo em Aquário! Sim, temos duas luas novas seguidas acontecendo no signo de Aquário, a primeira no grau zero (20 de janeiro) e a segunda no último minuto: a 29°59’, algo não tão comum de acontecer. Tão logo é nova a Lua já pula para Peixes, seguida logo depois pelo Sol e temos um novo stelium Pisciano, já que eles fazem conjunção com Netuno e depois com Quíron.

achados-e-perdidos-1Mercúrio segue percorrendo pela terceira vez os caminhos do primeiro e segundo decanatos de Aquário e, neste período, fiquemos atentos! Podemos encontrar neste caminho coisas que julgávamos perdidas para sempre! vale a pena procurar a seção de achados e perdidos da mente e das oportunidades! Mercúrio se afina com seu regente, Saturno, em Sagitário, indicando um período bom para planejamentos que precisam de foco e pé no chão.

Júpiter continua como foco de um Yod, fazendo quincunces a Plutão em Capricórnio e Quíron em Peixes. Haja fé para fazer frente a tantos desafios colossais! Nesta semana Júpiter se aproxima mais do trígono a Urano em Áries, trígono que fica pleno somente em três de março.

A Lua começou a semana na fase Balsâmica. É Nova na quarta-feira e torna-se Crescente no domingo. Viaja nesta semana pelos signos de Capricórnio, Aquário, peixes, Áries e Touro, fazendo aspectos diversos com todos os demais planetas e com o Sol.

Uma semana para incendiar nossa paixão e ímpeto pela vida, para dar ignição de vez a esse ano que promete transformação radical e profunda. Recuperar nossa gana e lembrar: “perder o entusiasmo é ganhar rugas na alma” (Samuel Ullman). 

a girls right
agirlsrighttodream.tumblr – Reprodução

SEGUNDA-FEIRA atípica a da desta semana, visto que é carnaval e que tudo segue um ritmo muito próprio. A Lua em Capricórnio separa-se da conjunção a Plutão e da quadratura a Urano, harmonizando-se depois com Vênus e Marte. Dia de seguir tenazmente nas coisas práticas da vida, embora seja carnaval, há coisas que não esperam e carecem de ser resolvidas. Economia de gestos, sentimentos e emoções é suavizada por uma expressão afável de quem sabe que mesmo os tempos mais duros se beneficiam da carícia – aliás, estes é que mais precisam dela.

A TERÇA-FEIRA de carnaval tem a Lua em Aquário, percorrendo os últimos graus antes de ser nova. Essa Lua se une a Mercúrio e os dois conversam desapegadamente com seu regente Saturno. Mais tarde a Lua se afina com seu outro regente, Urano e chega bem perto da oposição a Júpiter em Leão. As visões da Lua Balsâmica ganham tons progressistas, mas centrados. Dia de unir o útil ao agradável. Para quem é folião, uma influência de leveza e desapego permite usufruir o ultimo dia de folia sem grandes culpas, apenas aproveitando a companhia de amigos e afins. Para quem não cai na dança, o dia sinaliza uma socialização ou atividades que tragam novas idéias, que venham nos imbuir de um espírito de esperança e expectativa no futuro que principia na aurora.

lua crescente imgfgrave
Imgfgrave – Reprodução

A Lua é Nova a 29°59’ de Aquário às 21h46min da QUARTA-FEIRA. Um novo ciclo se inicia repetindo, em linhas gerais, os temas do ciclo anterior: a visão futurista e progressista preconizados pelo signo do Aguadeiro. Lua e Sol estão relativamente isolados, se desconsideramos o sextil fora de signo que fazer com Saturno. Mais um ciclo pra enfatizar nossa responsabilidade que pelo mundo que criamos e por manifestar transformação e melhoria na realidade em que vivemos. A Lua Nova está no ponto médio da quadratura Urano-Plutão, o que coloca grande pressão sobre esta Lua, que abre o ciclo em que a ultima quadratura plena entre estes dois colossos ocorre, no dia 16 de março. Esse ponto médio já sinaliza que o período promete muito rebuliço nos planos individual, social e coletivo.  Dois minutos depois de a Lua ser nova ela já mergulha em Peixes, seguida pelo Sol que ingressa em Peixes às 21h50min.

lolmann & binebski   Flickr - Photo Sharing
Lolmann & Binebski Flickr Photo Sharing – Reprodução

Marte ingressa em Áries na QUINTA-FEIRA, às 21h12min. Um guerreiro sai das águas do mar e assume sua armadura e armamentos de forma aberta e direta. Em Áries Marte está em seu próprio elemento, volta para casa onde manda e desmanda – às vezes desmanda até demais, visto que fica esquentado, pavio curto, destemperado, mas pelo menos a energia é direta, expressa sem desculpas ou rodeios.  O trígono com Saturno em Sagitário ajuda esse Marte a ter um mínimo de estratégia e paciência. A Lua faz conjunção a Netuno e a Quíron, sextil a Plutão e quincunce a Júpiter. Dia de muitas incongruências em que quedamos sensíveis e aguados, com a sensação irritante e impertinente de coisa fora do lugar, de estarmos longe de casa, perdidos num mundo que não é o nosso. Saudades de casa, saudades de si mesmo em outras épocas, mais felizes – na nossa fantasia as coisas ás vezes são melhores do que de fato foram – menos duras e exigentes. Para onde fugir? A Lua está nova e ficamos extremamente subjetivos e impulsivos, sendo levados facilmente por nossas emoções, que hoje estão confusas, complexas, intrincadas. Melhor não comprar as coisas pela aparência, porque hoje nossos sentidos estão borrados. Compaixão por si e pelos outros é um bom norteador.

xena
Reprodução

SEXTA-FEIRA é dia de Vênus, que sai da exaltação das águas Piscianas para cair na fogueira de Áries e se tornar uma guerreira de Fogo, ingressando neste signo às 18h06min. A Lua também cai nesse fogo logo depois, às 21h13min e temos então um stelium poderoso em Áries, o que modifica completamente o humor, as reações e a expressão dentro dos relacionamentos. Lua, Vênus e Marte fazem sesqui-quadratura a Júpiter. Essa conjunção tripla no grau zero de Áries faz um contraponto interessante aos planetas em Peixes. Os sonhos idílicos nascidos nas águas uterinas precisam ser trazidos à vida, precisam ser posto em ação para de fato frutificarem – ou chega de mimimi e vamos à luta! A noite de sexta fica, pois, acalorada, estimulante e cheia de atitude – talvez até atitude demais, com propensão a bate-bocas, especialmente nas relações afetivas. Instintivos e reativos, egos inflados e lustrosos, temos dificuldade de perceber que o mundo vai alem do nosso próprio umbigo e é preciso vigiar porque todos estão muito individualistas, impacientes e com o estopim curto, podendo tomar atitudes impensadas e precipitadas que levam a arrependimentos posteriores.

rebellesociety
Rebellesociety – Reprodução

Essa energia Ariana dá o tom do fim de semana, com a Lua fazendo trígono a Saturno, conjunção a Urano e quadrando Plutão no SÁBADO. A Lua faz trígono também com Júpiter, já no sábado à noite, aspcto depois do qual fica vazia. Dia de grande impulso e ímpeto, em que temos necessidade de ação para extravasar tanto fogo. Tentamos recuperar o tempo que julgamos perdido e nesse frenesi não percebemos que pisamos nos calos dos outros, no estilo rolo compressor. Diretos, incisivos e cabeçudos queremos pôr fogo no mundo, queremos fazer muitas coisas, começamos várias, mas não temos paciência nem cuidado de dar continuidade a nada. Tal qual um furacão formado por massas de ar quente, saímos quebrando vidraças, distribuindo pancadas a torto e a direito, desestabilizando a tudo ao nosso redor, numa cegueira de quem só se importa consigo mesmo e as próprias necessidades. Tanta energia exige canal prático de expressão para não se tornar destrutiva:  atividades físicas vigorosas, porém em ambiente seguro e controlado são favorecidos. A conjunção Urano, porém, requer cuidados pois ficamos propensos a acidentes se não estamos completamente centrados nas tarefas que desempenhamos.

marta de andrés
Marta de Andrés – Reprodução

O DOMINGO traz a conjunção de Vênus e Marte em Áries, um casamento de Fogo. A Lua vazia, também em Áries, depois do trígono a Júpiter. A Lua entra em Touro somente às 21h29min, portanto temos todo o dia de Lua fora de curso. Perfeito e apropriado quando a Lua fica fora de curso no fim de semana, porque então podemos nos dedicar ao ócio sem culpa nem desculpas. Embora este ócio, no caso, não signifique ficar de pernas para o ar deixando criar teia de aranha por entre os dedos. A Lua está vazia, mas em Áries e hoje fica crescente. A pedida é dedicar-se a um ócio “ativo” por assim dizer, atividades de lazer que tragam prazer e que nos permitam de fato relaxar e sair da mesmice e do marasmo, de forma despreocupada e descomplicada.

Ótima semana para você! Que seja cheia de graças, de luz e de bênçãos!

music
Photobox – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!