Lua Nova em Aquário: do pensar ao sentir

lua crescente imgfgrave
Imgfrave – Reprodução

A Lua Nova de hoje (18 de fevereiro, 21h46min para Brasília, 23h46min para Lisboa) ocorre de forma muito controversa (bem ao gosto de Aquário), dividindo astrólogos do mundo todo entre quem acha que a Lua é nova em aquário e quem acha que é em Peixes. Isso porque a Lua faz conjunção ao Sol no último minuto de Aquário, ou seja, a 29 graus e 59 minutos. Além disso, a Lua ingressa em Peixes apenas dois minutos depois de ser nova, às 21h48min sendo seguida pelo Sol que também entra em Peixes às 21h50min. Por causa disso, muitos astrólogos entendem que essa é uma lunação de energia Pisciana. Por outro lado, há outras correntes que afirmam que o último grau de um signo carrega a síntese extremada da energia daquele signo, assim, computando esta lunação como sendo Aquariana. Em vários grupos de astrologia das redes sociais viu-se debates acalorados sobre isso. Coloquei a questão num grupo fechado do qual participo e as opiniões também estavam divididas.

Particularmente acredito na segunda hipótese, o último grau é o signo extremado. Então, para mim, essa lunação é de Aquário, embora traga muito da energia de Peixes, visto que olha e se move pra lá. É como estar à beira do penhasco, na borda do precipício, prestes a pular. Está-se na fronteira, mas enquanto não se pula, ainda é penhasco. Pulamos ou não? Ou, outra analogia mais comumente utilizada, é como parar no meio da porta que dá passagem a dois cômodos, pode-se olhar para os dois ambientes, mas faz-se uma escolha de para onde vamos.

huaban
Huaban.com – Reprodução

Acho que o universo nos dá mais uma oportunidade de trabalhar os ideais Aquarianos e a forma como nos comprometemos com eles, enquanto nos preparamos para navegar o sonho Pisciano. Por isso, acredito que muitos dos temas da Lua Nova do dia 20 de janeiro se repetem hoje. Essa é uma Lua Nova de extremos e outra coisa que se sobressai grandemente é o fato de Sol e Lua estarem no ponto médio exato da quadratura Urano-Plutão, que será plena pela última vez no dia 16 de março, ainda dentro desta lunação. Transformação radical é o tom dessa quadratura, que já foi discutida arduamente desde 2010 por vários e vários astrólogos mundo afora. Transformação radical pessoal, social e coletiva. Quebra de paradigmas, mudança profunda de valores e atitudes em nome de se viver com mais autenticidade. O fato de a Lua Nova ocorrer nesse ponto médio já sinaliza que temos pela frente um período intenso, quando deveremos atender à última chamada para a revolução e a transformação propostas por Urano e Plutão. Estamos de fato numa fronteira, atingimos um limite de onde não há volta e a única alternativa é se permitir ser trabalhado e contribuir com essa reforma. Querer voltar atrás não faz sentido, nem tem como. A questão é ousar dar o próximo passo, ir além.

a alma se eleva
Reprodução

Minha colega Vanessa Couto respondia lindamente à questão que coloquei no grupo dizendo que esta Lua Nova trata de “reter a visão e ao mesmo tempo render-se ao fluxo”. Sim, precisamos guardar essa visão, pois ela nos alimenta e nos guia. Porém não podemos torná-la rígida e Peixes está batendo à porta sugerindo que flexibilidade é necessário para fluir com a vida.

kathleen sawyer
Kathleen Sawyer = Reprodução

O símbolo Sabiano do grau 29 de Peixes diz assim: “Profundamente enraizada no passado de uma cultura muito antiga, a fraternidade espiritual em que muitas mentes individuais são agrupados na brilhante luz de uma consciência unânime é revelada a alguém que saiu vitoriosa do sua metamorfose”. Uma civilização antiga, que detém muitos valores e rica filosofia, além da cultura e modo de viver, sumariza o conceito de um signo e seu último grau de fato sintetiza sua energia. Uma fraternidade espiritual é criada a partir de muitas consciências e revelada a quem conseguiu vivenciar uma transformação e ser bem sucedido. Estes valores e cultura são as sementes que darão seguimento ao novo sonho e a novas conquistas.

Assim, pois, como diz minha amiga Vanessa, guardemos a riqueza de nossa visão, seguremo-na junto ao coração e joguemo-nos confiantes na próxima fase, mergulhemos nas águas de Peixes e fluamos com elas, pulando do mero pensar e ousando sentir, em cheio, tudo o que a metamorfose nos trará!

Feliz Lua Nova, feliz novo ciclo para você!

federica bordani
Federica Bordani – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!