A Semana Astrológica: transformando sonhos em realidade

Eric Fan, Victorian Steampunk Poster
Eric Fan, Victoriano Steampunk Poster – Reprodução

Semana de 23 de fevereiro a 1° de março

Como se diz no Brasil, o ano finalmente está começando, uma vez que o carnaval já passou. Embora não haja movimentações entre signos, exceto aquelas feitas pela Lua, temos algumas energias que respaldam esse arranque, como Marte e Vênus em Áries, aproximando-se da quadratura Urano-Plutão – que só fica plena na semana que vem – apesar de o Sol estar apenas começando a navegar as Águas de Peixes e o ano astrológico só se inicie em março. A Lua na fase Crescente também sinaliza força, entusiasmo, impulso e motivação para avançar. Temos, pois, uma semana mais dinâmica e com um bom contraponto entre as energias de dissolução, iniciação e realização.

Entre os aspectos mais importantes destaca-se o quincunce exato que Júpiter retrógrado em Leão faz a Plutão em Capricórnio, simbolizando dificuldades em balancear nossa busca por poder e expansão, querendo em demasia coisas que talvez até estejam fora do nosso alcance, ou que não damos conta de administrar. Podemos nos sentir impulsionados a abrir caminho e crescer com grande intensidade, desrespeitando limites razoáveis, inclusive os éticos. Júpiter retrógrado sinaliza que a propensão a extrapolar regras e códigos fica mais acentuada e a sede de poder vem com tudo em alguns momentos, para logo depois arrefecer nos deixando incertos em outros. Por outro lado, se acharmos maneiras de contornar toda a incerteza gerada, podemos nos valer de grande força e ousadia para avançar em terrenos que antes pareciam fechados para nós – se apenas conseguirmos ter clareza do que realmente ambicionamos.

leo garcia
Leo Garcia – Reprodução

O Sol em Peixes é outro protagonista de peso, fazendo quadratura a Saturno em Sagitário e conjunção a Netuno e ativando esse aspecto que fica ativo por quase três anos entre Saturno e Netuno. Incoerências e discrepâncias diversas são simbolizadas por estes aspectos: Sol e Netuno fundidos nos levam a uma identificação e a uma busca do Transcendente, a complexos messiânicos e anseios de redenção, porém Saturno vem barrar esse êxtase místico-orgiástico com seu desagradável realismo e senso de limites. Se por um lado isso cria grandes inseguranças e sensação de descompasso entre ego e inconsciente, por outro, se bem canalizados, pode representar chances de tornar concretos os sonhos e os anseios de melhorar a realidade cinzenta e pesada – de novo, se conseguirmos conciliar real e imaginário. Este aspecto é particularmente favorável para as pessoas criativas, artistas em geral, assim como para os buscadores espirituais.

Mercúrio vai ganhando velocidade e recuperando terreno por Aquário e nesta semana conversa animado com seu regente Urano em Áries, também opondo-se a Júpiter no fim de semana, indicando uma semana mais luminosa em que a mente fica mais perspicaz e alerta. Vênus e Marte também se tornam grandes amigos de Saturno em Sagitário, o que ajuda a temperar o impulso e a imaturidade Arianos com alguma paciência e contenção, significando também potencial de grande capacidade de execução e ação coordenada.

A Lua viaja na fase Crescente pelo signo de Touro, oficializa o Primeiro Quarto em Gêmeos e vai enchendo a maré em Câncer, entrando em Leão já na noite de domingo. Faz aspectos tensos e fluidos com todos os pontos da esfera celeste, simbolizando alterações várias no nosso humor, nas emoções e reações ao longo da semana.

Oddly-Spliced
Oddly-Spliced – Reprodução

A semana começa com a Lua em Touro na SEGUNDA-FEIRA, fazendo quincunce a Saturno em Sagitário, quadratura a Mercúrio em Aquário e sextil ao Sol e a Netuno em Peixes. A Lua ainda se harmoniza com Plutão em Capricórnio e no virar do dia ainda briga com Júpiter em Leão. Vênus e Marte estão harmonizados com Saturno em Sagitário, porém o protagonismo de hoje fica por conta da quadratura entre o Sol em Peixes e Saturno. A tendência é nos concentrarmos na falta, na carência, nos buracos não preenchidos que carregamos por aí, muitas vezes inconscientes do quanto eles norteiam nossas ações e reações no mundo. Os buracos que trazemos da relação com o Pai ou a Mãe, de expectativas infantis que talvez não tenham sido supridas, porque imaginávamos nossos pais como onipotentes, quando eram apenas humanos. Talvez vaguemos por aí, esperando e cobrando de outros a aprovação que venha reassegurar a confiança que não temos por nós mesmos. Todavia, ir atrás disso nos outros é perda de tempo porque mesmo que consigamos, quanto tempo durará? E se o outro mudar, levará consigo a minha auto-estima e a minha confiança em mim mesmo?  É muito fajuto e fraudulento um senso de valor próprio calcado nas respostas e no olhar do outro. Vênus-Saturno responde a Sol-Saturno que é melhor prover isso por nós mesmos.

A Lua faz quadratura a Júpiter às 23h56min da segunda-feira, aspecto depois do qual fica vazia, entrando, pois, a TERÇA-FEIRA fora de curso e ficando todo o dia sem aspectos. Entra em Gêmeos somente à 01h54min da madrugada de quarta, o que nos dá, portanto, mais de 24 horas de lua vazia em Touro. Ela se harmoniza com Quíron ainda na madrugada, enquanto Vênus, conjunta a Marte, faz trígono com Saturno. Dia em que é difícil acessar nossos sentimentos e as reações ficam obtusas, imprecisas, estranhas até para nós mesmos. Temos dificuldade em identificar o que realmente sentimos e tendemos a apegar-nos ao sensorial, ao palpável para ter um senso de eixo e norte. Talvez desautorizemos o sentir em função da atuação prática e objetiva; mas por outro lado, com a harmonia entre Vênus e Saturno em plenitude hoje, podemos também aproveitar para cultivar a prática saudável da auto-nutrição de nossas necessidades emocionais e afetivas; podemos olhar para nossas carências e faltas e encontrar maneiras de supri-las por nós mesmos, elogiando e congratulando-nos por nossa auto-suficiência e capacidade de lidar com os revezes e a possível frieza que porventura encontremos lá fora.

silent-musings.tumblr
Silent-musings.tumblr.com

A QUARTA-FEIRA se abre com a Lua ainda vazia em Touro, mas em sesqui-quadratura a Plutão em Capricórnio. Entra em Gêmeos à 01h54min, já opondo-se a Saturno em Sagitário, formando uma T-Square da qual Sol e Netuno são o foco. A Lua tem o apoio de Vênus e Marte em Áries e um suporte ainda mais evidente na palavra e na clareza de Mercúrio em Aquário, que se harmoniza com Urano. O dia ganha cores caleidoscópicas, misturadas, borradas e há dificuldade de ter clareza, pois tendemos a oscilar entre extremos, numa expressão meio bipolar de reações e sentimentos. Ora transbordamos verborrágicos, derramando sentimentos, pensamentos, palavras aos borbotões, de forma desconexa e solta sobre os outros; ora nos resguardamos, frios, mentais, econômicos, críticos e até deprimidos, deixando nossa audiência e até a nós mesmos confusos e ansiosos. Um dia em que podemos nos beneficiar bastante de uma boa meditação, ou qualquer coisa que nos auxilie a acalmar a mente e a e desenlinhar o emaranhado confuso em que misturamos conceitos lógicos e sentimentos. Autorizar a mente a ser lógica e a alma a sentir sem que um anule o outro é a pedida do dia.

leo garcia digital art
Leo Garcia Digital Art – Reprodução

O Sol e Netuno estão em fusão absoluta na QUINTA-FEIRA, que é quando a conjunção entre eles fica plena, enquanto a Lua faz quadratura a Quíron em Peixes e quincunce a Plutão, tornando-o foco de um Yod, já que Júpiter também está em quincunce a ele. Como ajuda possível a minimizar essas influências carregadas, a Lua se afina com Urano em Áries de um lado e com Júpiter em Leão de outro, enquanto Marte em Áries em trígono a Saturno em Sagitário também dá um belo suporte para não perdermos de vez a cabeça. A dificuldade em saber o quê ou quem somos hoje se faz total, turvando nossa percepção da vida e das coisas, e nos vemos identificados com um aqui e outro ali, sem ter muita clareza de nossos próprios propósitos e objetivos, que estão mais do que nunca, mixados com um complexo messiânico de redenção. Há cansaço e uma letargia extrema porque ansiamos por muito, mas a incerteza das capacidades e da direção prejudicam a busca desses anseios, que podem, inclusive, ser apenas miragens de uma alma em fuga da realidade. Felizmente Marte está a postos, dignificado em Áries e em harmonia com Saturno, o que equilibra sua tendência à impulsividade. Assim, com o devido centramento e ancoragem, podemos na verdade pescar no fundo da alma a motivação e a força necessárias para por em movimento a mó de nossos sonhos mais caros e preciosos, concretizando-os de forma laboriosa e realista, ao mesmo tempo em que adicionamos uma dose generosa de imaginação e poesia a tudo o que fazemos.

Quality Photo Manipulations by Miraccoon
Miraccoon – Reprodução

Júpiter retrógrado em Leão faz quincunce a Plutão em Capricórnio, aspecto pleno na SEXTA-FEIRA. Enquanto isso, a Lua adentra o dia vazia em Gêmeos, entrando em seus domínios Cancerianos às 09h50min da manhã. De Câncer a Lua se indispõe com Saturno e discute de forma dramática com Vênus e Marte em Áries, ao mesmo tempo em que se afina com Netuno Peixes. Sexta-feira dada a inquietações e ansiedades que motivam explosões várias, cujo gatilho pode ser qualquer bobagem ou insignificância. Estamos cheios de sentimentos densos e caudalosos, emoções que em alguns momentos podem ser nitroglicerina pura, especialmente nas relações afetivas.  Ciúmes, invejas, melindres, orgulho, imaturidade e cabeça quente juntos são receita certa de muitos conflitos, ou no mínimo, de chantagens e manipulação disfarçada de cuidados. Nosso apetite é colossal, voraz, a boca devoradora de um peixe que nunca se sacia; esse apetite pode ser tanto por riqueza e poder, por expansão desenfreada como por afeto e atenção; o que nos torna um tanto vampirescos , querendo sempre mais e mais. É bom ter cuidado porque como diziam os antigos, o peixe morre pela boca e nossas ambições, ao invés de nos elevar e nos expandir, podem muito bem nos levar à bancarrota se não tivermos um mínimo de maturidade e pé no chão.

Ronald Companoca, surrealismo en pintura peruana
Ronald Companoca, artista surrealista peruano – Reprodução

Esse clima denso e abafado perdura SÁBADO afora, pois a Lua Canceriana e grávida segue em quadratura a Vênus e Urano em Áries e opondo-se a Plutão em Capricórnio, formando uma T-Square Cardinal explosiva. A Lua ainda se harmoniza com o Sol e Quíron em Peixes, porém faz quincunce a Mercúrio em Aquário, sinalizando grande descompasso entre o pensar e o sentir. Fica fora de curso depois da oposição a Plutão. Mercúrio se entusiasma com Urano em Áries e vai se opondo a Júpiter que também se afina com o mesmo Urano . Impulsos internos antagônicos nos dividem, pois parte de nós quer ação e independência enquanto outro lado deseja chamegos e mimos do parceiro ou dos amigos; se não vemos que o antagonismo é interno, descobrimo-lo nos outros, que se opõe de forma intensa e visceral às nossas necessidades e desejos, ou, por que não dizer, caprichos. Quando é que vamos finalmente crescer e aprender a conter em nós a gama contraditória de sentimentos, emoções, desejos e impulsos diversos, sem que saiamos nos lamuriando das injustiças do mundo, que se recusa a passar a mão na nossa cabeça? Um pouco de cada vez, um pouco a cada dia e hoje é mais um desses dias em que temos a grande chance de nos observar e tentar crescer ao invés de fazer dramas e criar crises desnecessárias. Ganhamos muito hoje se privilegiamos a lógica e a intuição para contrabalançar os desvarios e excessos emocionais. Um certo distanciamento e desapego podem operar milagres na hora que estivermos prestes a sucumbir às lágrimas, que, dependendo da situação, podem nos causar constrangimentos e embaraços, ao invés de compaixão e simpatia. A mesma energia que simboliza tais crises e dramas pode ser usada de forma benéfica se acharmos algo útil onde aplicá-la: é energia de força e intensidade e demanda atividades vigorosas que requeiram boa dose de concentração.

Extraordinary Observer, emkel dikia
Extraordinary Observer, Emkel Dikia – Reprodução

Mercúrio se opõe a Júpiter retrógrado em Leão no DOMINGO, enquanto a Lua passa o dia todo vazia em Câncer – ficou vazia depois da oposição a Plutão, no sábado – fazendo apenas sesqui-quadraturas (aspectos menores, não considerados para cálculo da Lua fora de curso) a Saturno em Sagitário, Netuno e Sol em Peixes, tornando-se Corcunda ao fazer este aspecto com o Sol. Entra em Leão às 20h35min no domingo, já alinhando-se com Saturno. Pensamentos luminosos e inovadores marcam o dia, que fica cheio de novas percepções a respeito da forma como gerimos nossas emoções e sentimentos. Aqui não se trata tanto de racionalizar, mas antes, de utilizar a clareza benigna da mente para jogar luz sobre os dramas do dia anterior ou até sobre os padrões que se repetem nesta área. O domingo fica favorável para confrontarmos as trilhas sinuosas do coração versus as linhas mais retas da mente. Onde se cruzam? Onde se distanciam? Onde divergem? Por outro lado, há uma tendência a exagerar a importância das próprias opiniões e da própria palavra e se não tomamos cuidado, ficamos cheios da verdade e saímos pisamos nos calos dos outros, alheios aos estragos que causamos com nossas observações não solicitadas. Se conseguimos vigiar essa tendência, o dia pode ser aproveitado para se buscar fazer coisas novas e diferentes, pois a mente está perspicaz e alerta, há otimismo e uma certa exuberância que favorecem os encontros inesperados e benéficos.

Aproveite bem a sua semana, que ela seja de paz, luz e serenidade!

jEREMY tHIES
Jeremy Thies – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!