A Semana Astrológica: terremotos e erupções à frente!

zodiac artes halawa hwights hawaii
Zodiac Arts – Lua Disseminadora em Halawa, Havaí – reprodução

Semana de 9 a 15 de março

Semana de véspera, de momentum, em que nos preparamos para a guerra. A última quadratura exata entre Urano e Plutão ocorre na próxima segunda-feira, dia 16, mas nesta semana temos Marte já precipitando o conflito, ao fazer conjunção a Urano e quadrar Plutão. E é interessante que essa quadratura, a última de sete, ocorra exatamente durante a Lua Minguante, sinalizando que é tempo de finalizar realmente o que não foi feito até aqui. É agora ou nunca!

Há grande expectativa e a tensão cresce e se alastra pelas veias do corpo, pelos becos da mente, pelos recantos da alma, assim como toma conta da alma coletiva. Mas essa é uma guerra de fato? Não. A guerra ocorre dentro de nós e apenas se não nos damos conta do que precisa ser feito, mudado, transformado é que ela se manifestará lá fora, de forma bem dolorosa, nos obrigando a tomar as atitudes que já deveríamos ter tomado. Toda essa tensão nos torna tesos, rígidos e propensos a sustos e em tal estado de espírito compramos brigas desnecessárias, tornamo-nos desatentos e expomo-nos a acidentes ou à ira alheia. Marte nessa configuração com Urano e Plutão demanda muito cuidado para não nos tornarmos vítima de acidentes trágicos ou da fúria e violência insanas e descontroladas, seja a nossa própria ou a de outros, porque o estopim está curto, a paciência é inexistente e o calor derrete o resto de bom senso que ainda existe. Ódio, ira, extremismo e falta de limites podem descambar em violência fácil, fácil. Todo cuidado é pouco. Atos impensados e precipitação podem ser letais.

borzuiii
Borzui.tumblr.com – Reprodução

Marte é um planeta pessoal e quando se mistura nessa briga traz para o plano individual a necessidade de transformação por uma vida mais autêntica, que impera no coletivo. Quem vem primeiro, a necessidade de mudança na alma coletiva ou na vida individual? É algo tão indistinto que não dá pra separar: se a alma coletiva está doente, é porque o indivíduo precisa de socorro e Marte coloca essa discussão na linha de frente nesta semana, discutindo ainda como nos expandimos, de onde tiramos confiança ao fazer aspecto também com Júpiter. A pergunta crucial que precisa ser feita é: você está satisfeito com a vida que leva? Ela representa aquilo que você é, ou é só um arremedo para satisfazer as expectativas da família, do parceiro, da sociedade? Você honra a você mesmo e àqueles que ama com a vida que leva?

Persistent Dream In A Broken Reality, Liz Huston, 201
Liz Houston – Sonho persistente numa realidade quebrada – Reprodução

E quando mais se precisa de estabilidade e firmeza para lidar com estes solavancos, ou melhor, abalos sísmicos, Saturno, o significador da estabilidade por excelência torna-se retrógrado, ou seja, tudo o que não teremos nos próximos meses é estabilidade. Saturno entra em retrogradação na sexta-feira, 13, dizendo que é hora de deixar que as estruturas capengas sejam mesmo sacudidas, especialmente as estruturas da nossa fé, das nossas visões e perspectivas equivocadas de vida. Esse movimento de Saturno é ainda mais crucial quando lembramos que Saturno rege Capricórnio, onde Plutão atualmente desenterra esqueletos sociais e coletivos e onde demole as estruturas de poder obsoletas. Também entram nessa dança as estruturas políticas, sociais e religiosas que sustentam a vida coletiva. O que restará depois da demolição? O tempo dirá!

Rafael Olbinski polish
Rafael Olbinski – Artista Polonês – Reprodução

Além de Marte, Urano e Plutão protagonizando a grande ação do semestre, quiçá do ano, temos ainda Mercúrio ingressando em Peixes na sexta-feira, sinalizando que a mente se torna menos clara e mais imaginativa, seus processos se dando de forma mais sutil e indireta.

O mundo está prestes a ser sacudido de ponta a ponta e não temos nem clareza de idéias nem estabilidade. O que fazer? Como agir? Ter cautela, muita cautela. Ter paciência, respirar fundo, meditar, tentar manter-se centrado para não atuar desvairadamente essas energias explosivas e caóticas e nem ser atuado por elas, tornando-se vítima incauta de sua manifestação. Porque controle é tudo o que não temos e quanto mais acharmos que podemos conduzir essas forças, mais temerosamente equivocados estaremos, sendo jogados para cá e para lá feito marionetes. Soltar, entregar-se ao processo confiando que o universo sabe melhor. E tentar agir com um mínimo de bom senso.

magritte - the man of the sea
René Magrittte – O Homem do Mar – Reprodução

A Lua viaja pela fase Cheia-Disseminadora nesta semana, tornando-se minguante na sexta-feira. Trafega pelos signos de Libra, Escorpião, Sagitário e no fim de semana, ao adentrar Capricórnio, adiciona ainda mais combustível a Marte-Urano-Plutão.

eldrakkar.blogspot.com.
Ulfhednar, guerreiro travestido de lobo, da mitologia nórdica, correspondente ao lobisomem, mas de atuação benéfica, visto como o “Cachorro de Deus”. Imagem tirada de eldrakkar.blogspot.com – Reprodução

Na SEGUNDA-FEIRA temos uma Lua xamânica em Escorpião, tornando-se disseminadora de verdades bem dolorosas como um soco no estômago, ou no meio da cara. Acessamos conteúdos que antes eram secretos ou muito bem guardados e, trazendo-os à tona, à luz da consciência, percebemos que devem ser revelados e divulgados para que outros sejam beneficiados e curados com a dádiva da verdade transformadora. Qual é a verdade que se faz nítida à nossa frente hoje, como um soco no estômago ou no meio do nariz? Que ações e atitudes serão tomadas a partir de seu entendimento e absorção? Que peles e vestimentas gastas e rôtas precisam ser rasgadas para dar lugar à pele que suporta a busca do que realmente queremos? É preciso trazer à superfície o lobo guerreiro que trazemos guardado em nós, com toda a sua coragem e ferocidade, para empreender as batalhas que urgem ser combatidas, contra a mentira e as formas fraudulentas de existência. Mas para isso, é preciso ser brutalmente honesto consigo mesmo e ter coragem de olhar a verdade no olho, distinguindo-a das muitas ilusões criadas pra nos confundir. Será que temos essa coragem?

Arduinna the Gaulish Goddess of the Forest - jedijack-his-story
Arduinna, a Deusa Gaulesa da Floresta – jedijack-his-story – blogspot – Reprodução

A Lua Escorpiônica quadra Júpiter em Leão na TERÇA-FEIRA. Júpiter recebe o apoio de Marte que faz um trígono a ele. A Lua faz ainda trígono a Quíron em Peixes, sextil a Plutão e quincunces a Marte e a Urano em Áries, que já estão feito metais fundidos um ao outro, como se fossem um só. Um dia para alimentar a própria fé e confiança, para perceber que enquanto há vida, enquanto há sobreviventes, há esperança e a verdade, ao invés de nos abater, deve ser usada como combustível que alimenta nosso fogo e resiliência. Dia favorável para observar e cuidar que nosso senso de justiça não seja acionado de forma indevida, para termos clareza e lucidez das batalhas que vamos lutar. São válidas? São necessárias? São baseadas na verdade e no anseio verdadeiro por justiça? Dia para calmamente se resguardar e meditar no aqui e agora, não só porque é parte da existência, mas porque é o único tempo que realmente temos. O futuro chega aos poucos, segundo a segundo, ele vai se fazendo, é um constante vir a ser, e nunca está pronto. O tempo vai se desdobrando e hoje é dia de meditar, calar, preparar o coração para os desafios que nos aguardam logo ali.

killtheinside.tumblr
Camisa de força – Killtheinside.tumblr.com – Reprodução

A terra treme sob nossos pés na QUARTA-FEIRA. Será um terremoto? Serão os tambores de guerra ribombando lá fora? Ou serão apenas as batidas do nosso coração selvagem que reverberam em nossos ouvidos, urgindo-nos à ação pessoal transformadora, a burilar e forjar nossa vontade no fogo da liberdade e da honestidade crua? Marte está em quadratura plena a Plutão e conjunto a Urano. A Lua fazendo sesqui-quadraturas a Marte-Urano torna tudo mais imediato, tudo sentido no corpo de forma obvia e manifesta. A Lua ainda quadra Mercúrio e se ontem estávamos quietos e calados, hoje colocamos a boca no trombone para gritar nossa insatisfação, nossa rebeldia, nossa urgência por mudança. O impulso por arrebentar a camisa de força é máximo, mas é preciso lembrar da verdade mais desconfortável de todas: a camisa de força foi vestida voluntariamente, ninguém a colocou em nós. Estrebuchamos e reclamamos a plenos pulmões contra outros, contra o mundo, mas não esqueçamos, somos nós que criamos as amarras e os monstros com os quais lutamos. Sim, eles estão dentro de nós e os lá de fora são apenas reverberações dos tiranos interiores. Eles são, em última instância, feitos dos mesmo átomos das nossas células, do mesmo tecido do nosso corpo, do mesmo éter da nossa alma, alimentados por nós, com nossos pensamentos, nossos atos, atitudes, com nossa honestidade ou falta de, afinal, a anima mundi, a alma do mundo é costurada a partir da anima singulis, a alma individual. Então, não nos iludamos, o monstro lá fora é parte de mim, é parte da minha psique doente que precisa de cura e restauração.

jilltheinside.
Killtheinside.tumblr.com – Reprodução

QUINTA-FEIRA, a Lua faz conjunção a Saturno, que está quase parado em Sagitário, os dois desafinados com Netuno. A Lua ainda se alinha a Urano e Marte pelo fim da noite, aspecto que fica pleno só na madrugada. Mercúrio se despede de Aquário, trafegando seus últimos minutos. Depois dos excessos do dia anterior, das trocas febris e arrojadas, estamos cansados e buscamos uma parada para respirar. Ficamos confusos sobre o próximo passo. Será que estamos certos? Será que nossas motivações são claras o bastante? Será que estamos de posse da informação essencial? Ou será que estamos sendo levados e manipulados por forças que desconhecemos e que nem mesmo nos damos conta de onde vêm? Um mínimo de humildade se faz necessário para questionarmos nossa posição. Sempre há o risco de estarmos equivocados e, em nossa rigidez e unilateralismo, fazermos ouvidos moucos para outras possibilidades, que, quem sabe, podem estar tão corretas quanto aquelas cogitadas por nós, a despeito de nossa desconfiança. Vigiai e orai! Há mais coisas entre o céu e a terra do que supõe nossa vã filosofia, e isso se aplica a todos os âmbitos da nossa vida, tanto espiritual quanto mundana, social, cultural e política.

borzui 3
Borzui.tumblr.com – Reprodução

SEXTA-FEIRA, 13! Energeticamente um dia tido como poderoso. Mercúrio ingressa no signo da magia, Peixes, às 00h52min, e a mente tem seu modus operandi alterado: mais sutileza e imaginação, por favor! Nada é reto ou direto, tudo é curvilíneo, fluido, cheio de nuances e sobre tons, por isso, duvide de tudo o que vê e ouve, confie coostuffdirectoryna intuição, porque as faculdades racionais estão alteradas. Como se não bastasse, Saturno estaciona a 4°55’ de Sagitário às 12h03min. Fincamos os pés no chão com uma freada brusca, porque é hora de revisitar nossas crenças e percepções da realidade – tudo fica instável, para percebermos as coisas fora do lugar e decidir se elas fazem sentido com a realidade que queremos daqui para a frente. A Lua Sagitariana se anima, entusiasmada com seu regente Júpiter em Leão e com Urano e Marte, formando um belíssimo Grande Trígono em fogo. Todavia, ela se desentende de forma ruidosa com Quíron e o Sol em Peixes, tornando-se Minguante às 14h48min. Sentimo-nos como super-heróis salvando o mundo do mal e dos monstros que ameaçam destruí-lo. Estamos insuflados de um otimismo exacerbado que desconhece limites e cautelas. Impulsos de coragem e destemor nos fazem sentir invencíveis e é aí que mora o perigo porque nos tornamos ingênuos e crédulos, achando que sabemos e podemos tudo, fechando os olhos para outras verdades que não aquelas nas quais resolvemos acreditar, ou ainda nos expondo a riscos tolos e até previsíveis, que podem desandar em situações graves e fora de controle. Desapegar-se e desidentificar-se de opiniões e conceitos pode ajudar a tirar melhor proveito dessa energia. Atenção, cautela e bom senso são imprescindíveis!

The pattern of your dreams by Andrew Ferez
Andrew Ferez – O padrão dos seus sonhos – Reprodução

Combustão está no menu do fim de semana, com a Lua adentrando as montanhas Capricornianas e ficando em detrimento no SÁBADO. Na madrugada de sábado para DOMINGO as coisas podem mesmo fugir de controle porque a Lua faz um par explosivo com Plutão contra o par igualmente explosivo e extremista formado por Marte-Urano em Áries. A Lua ainda faz sextil a Quíron e ao Sol em Peixes e também quincunce a Júpiter. Pelas barbas do profeta Saturno, que fica retrógrado em Sagitário, ache uma árvore, abrace-a e tente aterrar-se e ancorar-se porque toda contenção e cabeça fria a que pudermos recorrer serão poucos para conciliar a energia de convulsão que se manifesta em nós e no mundo. É preciso estar muito centrado para não se deixar arrastar pela força coletiva e virar uma massa disforme e sem vontade, sendo atuado e virando apenas uma partícula da turba descontrolada pelas veias das cidades, porque diante de uma energia coletiva tão poderosa o indivíduo facilmente deixa de existir, atuando cegamente a partir de uma possessão. Sabemos mesmo pelo quê ou contra o quê estamos lutando? Sabemos mesmo toda a verdade? Podemos dizer, com absoluta certeza, que não estamos sendo usados como massa de manobra, por este ou aquele grupo? Qualquer que seja nosso protesto, nossa causa, ou lado, armemo-nos de cautela para não sermos esmagado pela energia incontrolável com a qual estamos lidando. Ela é volátil, irracional, inconstante, extremista e de resultados e manifestação imprevisíveis. Se não tomarmos cuidado, podemos destruir, junto com os monstros que combatemos, também o mundo e a casa em que eles vivem, casa que também é nossa e que não é responsável pelos desmandos a que foi submetida, quaisquer que sejam estes “monstros”, de onde quer que tenham surgido.

É uma semana para empreender as mudanças que foram identificadas como necessárias até aqui, mas se não cuidamos, destruiremos com nosso furor até mesmo aquilo que nos sustenta a existência. Uma semana para vigiar e orar. Muito!

Tranformação necessária, paz, serenidade e equilíbrio para você!

eugenia loli surreal collages
Eugenia Loli – Colagens surreais – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica: terremotos e erupções à frente!

  • 11 de março de 2015 em 19:01
    Permalink

    alem de otimo, lindo! recomendarei a todos, adorei os textos!

    Resposta
  • 12 de março de 2015 em 17:09
    Permalink

    Fantástica, rica e de fundental importancia essa orientação

    Resposta
  • 12 de março de 2015 em 17:14
    Permalink

    … aquele caminho na busca… na Internet… de site em site… e acabamos chegando a algo que nos toca e que demonstra claramente: é disto que você necessita urgentemente… neste momento!!! Obrigada, Maria Eunice !!!

    Resposta
  • 14 de março de 2015 em 21:13
    Permalink

    PARABÉNS POR COMPARTILHAR COM NÓS UM POUCO DA SUA SABEDORIA!! NAMASTÊ!

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!