A Semana Astrológica: das águas uterinas à luz da vida!

lua crescentee
Reprodução

Semana de 16 a 22 de março

Semana grandiloqüente, de enorme peso e importância para o ano e também de influências muito contraditórias, que nos deixam ultra-sensíveis e mais do que inquietos. Além da ultima quadratura plena entre Urano e Plutão acontecendo na segunda-feira – da qual já falei neste post, e que, apesar de estar exata na segunda, segue muito próxima ainda por muitos dias – nesta semana temos Lua Nova e eclipse total do Sol em Peixes, seguido da Ingressão do Sol em Áries e o conseqüente Equinócio de Outono (Equinócio da Primavera no Hemisfério Norte) e Ano Novo Astrológico. Tem mais. Vênus ingressa em Touro e há vários aspectos importantes se formando.

womb
Reprodução

Um ciclo anual termina e outro começa com a ingressão do Sol em Áries. Mas este ciclo em especial parece encerrar mais coisas além de um mero ano astrológico. Apenas horas antes de iniciarmos um novo ano, temos um eclipse total do Sol, visível apenas na Europa e norte da África. Uma Lua Nova e um eclipse no último grau de Peixes, o último signo do Zodíaco. Por certo que isso nos diz algo por si mesmo. Muitas coisas estão sendo finalizadas ao mesmo tempo em que outras são semeadas. Interessantemente, no mapa levantado para Brasília temos uma repetição do tema, visto que o aglomerado em Peixes cai na Casa 12, enquanto o Ascendente o mapa é Áries. Temos, por cerca de dois dias, um grande stelium de cinco planetas em Peixes, tornando tudo mais sensível, numa energia extremamente fluida e uterina. Sim, é como estar mergulhado em águas uterinas, em completa simbiose com a Grande Mãe. Todavia, em questão de horas essa energia muda radicalmente e o stelium agora é em Áries, com Sol, Lua, Urano e Marte. É como a última semana de gravidez, em que a grávida está redonda e cheia e então dá à luz. Caímos direto nos braços do Pai. Um ciclo termina, ela morre como filha e nasce como mãe; a criança deixa de ser feto para ser um bebê nos braços dessa mãe e desse pai. Passamos de um fim poderoso e catártico para um novo começo, um novo tempo que, esperamos, seja de renovação e esperança.

Christian sch new born
Christian Schloe – New Born – Reprodução

Pela família de eclipses a que pertence, os temas deste eclipse solar estão associados a relacionamentos pessoais e projetos em grupo. É uma família de eclipses que carrega bons augúrios e tende a ser auspiciosa e menos tensa e problemática do que os eclipses de 2014.

Vênus ingressa em Touro, seu domicílio e as relações afetivas tendem a ganhar com isso. Esse posicionamento favorece principalmente aos próprios Taurinos. Porém, logo no fim da semana Vênus se desentende com Saturno, o que não deixa de gerar estresses nas relações.

overdoz.tumblr
Overdoz.tumblr – Reprodução

A comunicação e a mente tendem a ficar muito confusas e nebulosas porque Mercúrio, além de estar em Peixes, signo de seu exílio, está também conjunto a Netuno e em quadratura a Saturno. Oscilações na atividade mental ocorrem por todo este período, ora ficamos dispersos e sonhadores, ora nos sentimos culpados pelo tempo perdido divagando – vocês não fazem idéia do tempo e o esforço para conseguir concluir este artigo! No fim da semana Mercúrio faz quincunce a Júpiter e ainda se aproxima de um contato harmonioso com Plutão, formando um Yod contra esse mesmo Júpiter. Podemos nos perder em sonhos de grandeza, em devaneios que até poderiam se tornar realidade, se nos dispuséssemos a entrar em ação e colocar a mão na massa… Mas preferimos sonhos de glória assistidos do conforto do nosso sofá. Preguiça mental é um problema, pois a energia Ariana demanda ação, mas se não temos foco nem estratégia mental, tendemos a desperdiçar tempo, recursos, energia e ainda deixar tudo mal feito ou pela metade. Até porque Marte, o Senhor da Ação está super avexado em Áries, agoniado e querendo terminar tudo para ontem, mas se depara nessa semana com entraves representados por Saturno, que acabou de ficar retrógrado e está super lento – ou seja, mais complicações na hora de realizar as tarefas e de se pôr em movimento. Planejar cuidadosamente antes de agir pode minimizar possíveis prejuízos e potenciais acidentes.

Christian Schloet
Christian Schloe Digital Art – Reprodução

A Lua viaja na fase Minguante e Balsâmica até a sexta-feira, favorecendo faxinas mentais, limpezas psíquicas ou mesmo expurgos práticos de coisas que não nos servem mais, especialmente propiciando encerramentos e rupturas exaustivamente trabalhados por Urano-Plutão. Será Nova na sexta-feira às 06h36min da manhã. Percorre rápida os signos de Capricórnio, Aquário, Peixes e Áries e fecha o domingo numa bela conjunção a Vênus em Touro. As duas farão um belíssimo par nos céus do anoitecer de domingo. Fique de olho!

Self Portrait of the Artist - 18-Year-Old Creates Surreal Artworks to Express Emotions - My Modern Metropolis
Auto retrato do Artista – Modern Metropolis – Reprodução

SEGUNDA-FEIRA é o dia que vê a ultima quadratura Urano-Plutão tomar lugar, que fica exata das 16h03min até as 22 horas. Apesar de plena na segunda, a tensão se arrasta ainda por toda a semana, na verdade, ano afora. Para aumentar a inquietude, a Lua no fim de Capricórnio ainda briga com Vênus em Áries. Depois a Lua ingressa em Aquário e logo se afina com Saturno em Sagitário, que por sua vez, está de maus bofes com Mercúrio. Para onde correr, onde se segurar? Não tem para onde, é melhor ouvir a intuição para sentir o que fazer e aonde ir. Até porque a mente não ajuda e nos prega peças, dispersa e confusa que está. Com Mercúrio misturado a essas duas forças tão antagônicas, Saturno e Netuno, a possibilidade de confusão e equívocos na comunicação é grande: é difícil entender os outros e mais ainda se fazer entender, porque até para nós mesmos há dificuldade de clareza nas mensagens que queremos enunciar, principalmente porque Mercúrio, imerso nesse dilema espinhoso representado por Saturno-Netuno, vem nos obrigar a trazer para o momento presente, a questão de como lidamos com essa distancia tão vasta que há entre os sonhos mais preciosos que alimentamos e o que é necessário para realizá-los. Você tem se ocupado com isso?

SVETLANA vALUEVA-
Svetlana Valueva – Reprodução

Vênus entra em Touro na TERÇA-FEIRA, às 07h15min. Urano e Plutão seguem sua dança ainda a um ou poucos minutos de orbe da quadratura plena. O Sol começa a se indispor com Júpiter por uma sesqui-quadratura. A Lua se torna Balsâmica em Aquário e opõe-se a Júpiter na madrugada, alinha-se com Urano e fica vazia após se afinar também com Marte em Áries, às 15h20min. Depois de desejar independência e liberdade, Vênus muda o tom e buscar assentar seu belo corpo e belíssimos olhos de boi ou Olhos de Vaca, como era chamada Afrodite. Em Touro está em casa, relaxada, confortável, buscando segurança, prazer e luxo. Agrega terra e um pouco de ancoragem nestes tempos ensandecidos. Propicia uma relação mais aprofundada com os sentidos e de fato, favorece as experiências sensoriais. A Lua Balsâmica olha para o futuro buscando visionar as sementes que serão plantadas ali à frente. Embora a energia Aquariana seja sociável, o tom hoje é mais de uma reclusão que busca projeção no futuro, favorecido também pelo contato com Júpiter e com Urano. Vazia depois de conversar com Marte, a Lua favorece que reflitamos sobre os objetivos alcançados no ciclo e como faremos a partir de agora para continuar nos afirmando e nos diferenciando nos ciclos vindouros. Essa tarefa demanda mesmo muita reflexão, especialmente porque Marte está em atrito com Saturno hoje: é preciso ficar atento à auto-sabotagem como manifestação de insegurança a respeito das próprias capacidades ou das duvidas quanto à validade dos nossos objetivos e quereres.

in a shelf
Reprodução – Desconheço o Autor

A Lua percorre a ultima fase Balsâmica e entra em Peixes na QUARTA-FEIRA, às 07h58min. Mercúrio funde-se de vez com Netuno e à noite os três, Lua, Mercúrio e Netuno se perderão em si mesmos, a ponto de não se saber quem é quem. Um stelium ultra-sensível que magnifica sobremaneira nossos sentimentos e emoções, especialmente porque as faculdades racionais estão embotadas. Estando a Lua balsâmica, este é um dia para mergulhar em si mesmo e nas cidadelas do próprio coração. Ao invés de entender o que se passa, permitir-se apenas sentir, tanto em termos de alma e coração, quanto em nível de sensações corporais, já que Vênus está em Touro. A introspecção não só ajuda, como é recomendada, para que possamos nos preservar de conteúdos (leia-se, lixo) que não são nossos, visto que o bocado que temos no nosso prato já é mais que suficiente. Dia bom para descartar tudo o que está sobrando, o que não serve mais, o que não queremos mais na nossa vida.

flickr
Encontrado no Pinterest, do Flicr – Reprodução

A Lua segue por Peixes na QUINTA-FEIRA, fazendo sextil a Plutão, conjunção a Quíron e quincunce a Júpiter, enquanto se dirige para o Sol. Vênus faz quincunce a Saturno. Cinco planetas em Peixes e nossos sentimentos são tão vastos e profundos quanto o mar. São abissais, caleidoscópicos, vertiginosos, dolorosos e também sublimes. Ao se aliar a Plutão a Lua coloca Júpiter como foco de um Yod e ficamos inquietos, tendendo a errar a mão na busca de atenção e conforto ou na oferta de compaixão a outros. Perdemos o senso dos limites, indo de um extremo a outro sem saber dosar nossa expressão afetiva, derramando-nos copiosos em recipientes que talvez não estejam preparados para receber nosso derramamento. Se não conseguimos o receptáculo adequado pra todo esse transbordamento, é melhor buscar contenção por nós mesmos, ou corremos o risco de nos expor indevidamente e nos arrepender depois. Ou pdemos simplesmente nos afogar em nossa própria sensibilidade. Música, arte, escrita, dança, cinema são todas boas linguagens que podem nos ajudar a traduzir o que sentimos. Dia ótimo para se trabalhar com os sonhos. Nesse contexto, substancias como álcool e drogas em geral são mais que desaconselháveis, porque potencializam ainda mais a falta de medidas.

filhos da terra
Reprodução – Desconheço o Autor

Na SEXTA-FEIRA ocorre a Lua Nova e o Eclipse Total do Sol no grau 29 de Peixes, às 06h36min da manhã um acontecimento importante que marca a despedida de um ciclo de maneira contundente, pois acontece no último grau do ultimo signo, com Sol e Lua adentrando o novo ciclo apenas horas depois. A Lua se torna Ariana às 07h28min e o Sol ingressa também em Áries às 19h45min, e de repente a energia muda drasticamente, do lodo ressurgimos mais vivos e animados, dispostos a renascer e lutar por nosso lugar no mundo. A bolsa de água se rompe e a gravidez chega ao fim. Das águas uterinas surge o bebê esperneando e berrando em alto e bom som, já faminto e ansioso por se fazer notar, assim como nós. Certamente essa mudança energética também se fará notar de forma clara e visível, tanto que saímos do marasmo dos últimos dias e nos jogamos na vida de corpo e alma, exatamente como o bebê lutando por vir à luz! Nos eclipses solares a Lua se interpõe entre o Sol e a Terra, obscurecendo sua luz, obscurecendo a consciência. Assim, eclipses solares tendem a favorecer mais às mulheres, visto que a força da Lua é potencializada. Nos eclipses lunares ocorre o contrário, já que é a Lua que fica encoberta, o que favorece mais à energia masculina. Mais sobre o eclipse na publicação sobre isso, na sexta-feira.

corpo3 kate lacour
Kate Lacour – Reprodução

A Lua renovada, em Áries, entra o SÁBADO travestida de guerreira de Fogo, armas em riste, juntando forças a Urano contra Plutão em Capricórnio. A Lua ainda se afina com Júpiter em Leão e pelo fim do dia derrete-se no fogo do seu senhorio, Marte. Mercúrio espicaça Júpiter de forma bem irritante e enfadonha, fazendo-o foco de um Yod, já que ele também cutuca Plutão em Capricórnio. Dia escaldante, de energia super impulsiva e impetuosa. Além de nova, a Lua está em Áries, signo do impulso por excelência; conjunta a Urano! Energia pouca é bobagem e é bom acharmos uma caçamba de atividades para nos entreter ou vamos arranjar muita confusão, especialmente porque a comunicação continua sujeita a muitos desentendidos, fofocas e maledicências, porque confundimos a tomada com o focinho do porco, ou porque as pessoas em geral tendem a se deixar manipular acreditando no que preferem. Urge ter cautela – olha o paradoxo! – porque normalmente, antes de nos lançarmos em novos empreendimentos costumamos planejar a melhor estratégia para fazê-lo, mas neste caso, a mente não tem clareza nenhuma para tal. Então, vale a pena pensar duas ou dez vezes ante de se lançar ou se precipitar em novos projetos que não tenham sido cuidadosamente planejados com antecedência.

brooke shadenn
Brooke Shaden Photography – Reprodução

No DOMINGO a Lua entra em Touro às 07h41min da manhã, favorecendo ficar na cama até mais tarde preguiçosamente. A Lua se alia a Vênus e as duas proporcionam boas influências para o almoço dominical em família e os prazeres da boa mesa. Apesar disso, há certa irritação no ar, vindo do quincunce que as duas fazem a Saturno, que pode se manifestar como aquele primo ou tio chato e sem nenhum tato que diz a coisa errada na hora errada, ou que critica nossos gostos e nossa forma de maneira impiedosa na frente de todos, gerando constrangimentos e mal-estares. Entretanto, Lua e Vênus estão muito confortáveis em Touro e pouca coisa as tira do sério; as duas confortam uma à outra de maneira que o domingo fica preguiçoso e propício ao relaxamento e ao descanso, como há muito tempo não se via. Portanto, não desperdice a chance de ter um dia pacifico e tranqüilo. E viva o ócio!

Uma linda e feliz semana para você!

Feliz Eclipse!

Feliz Ano Novo Astrológico!

companheirismo
Reprodução

OBS: Não deixe de apreciar o belo espetáculo que a conjunção Lua-Vênus proporcionarão no céu crepuscular do domingo!

luavenus2
Veja – Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

0 thoughts on “A Semana Astrológica: das águas uterinas à luz da vida!

  • 18 de março de 2015 em 10:09
    Permalink

    Esta Mulher é Muito Sábia!

    Resposta
    • 18 de março de 2015 em 14:07
      Permalink

      Gratidão, Luiz Coelho! Estou aprendendo!
      O caminho se faz ao caminhar.
      Grata pela visita ao blog. volte mais vezes!
      🙂

      Resposta
  • 18 de março de 2015 em 16:32
    Permalink

    Obrigada pelos ensinamentos, Maria Eunice. Momento especial, texto leve e claro. Feliz ano novo astrológico!

    Resposta
  • 20 de março de 2015 em 05:26
    Permalink

    Ufa, acho que isso explica coisas esquecidas no caixa do supermercado, chorar de rir por coisas que normalmente não fariam isso, não conseguir sentar um dia essa semana para pesquisar e concluir um roteiro de viagem que eu estava fazendo tão empolgada, tudo diferente por aqui…
    Gratidão, adorei seu blog

    Resposta

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!