A Semana Astrológica – É a vida, é bonita e é bonita!

christian sch
Christian Schloe Digital Art – Reprodução

Semana de 23 a 29 de março

Depois de uma semana super-hiper-intensa e extremamente tensa como foi a que passou, temos pela frente a dádiva de uma semana relativamente mais tranqüila, em que uma ligeira trégua nos é dada para utilizar adequadamente o impulso da Lua Crescente. De qualquer forma, o Sol trafegando Áries já promete ação e atividade suficiente, mas nesta semana ele se afina em trígono com Saturno retrógrado em Sagitário, o que dá a necessária ponderação e estratégia ao normalmente precipitado signo do Carneiro – Saturno vem na hora certa, uma vez que Marte, regente de Áries está um tanto isolado dentro de casa, o que o torna extremista e encrenqueiro, principalmente porque ele está em contra-paralelo com Netuno nas declinações e quando se envolve com Netuno, Marte fica muito perdido e incerto, tornando-se potencialmente manipulador e sob-reptício.

Vênus segue faceira e charmosa por seus domínios Taurinos e nesta semana se afina com Netuno, o que suaviza a literalidade de Touro e lhe agrega imaginação. A deusa do Amor se traveste de Perséfone e também tem conversa profunda com Plutão, que aumenta sua sensualidade e paixão. Todavia, Vênus se desentende com Júpiter em Leão e embora esta não seja uma quadratura das mais difíceis, visto que mesmo quando discordam Vênus e Júpiter não conseguem brigar feio, é um aspecto que demanda cuidados por causa da propensão ao excesso de indulgências a que nos permitimos, seja nos gastos, à mesa, na preguiça ou até mesmo na expansividade. Tirando isso, o aspecto favorece a socialização e até diminui um pouco da habitual reserva de Touro.

valter girotto
Valter Girotto – Reprodução

Mercúrio é outro cuja ação está comprometida nesta semana pela influência delicada de Quíron e uma vez que a Lua nova passará dois dias em Gêmeos, signo de sua regência, o alerta dos mal-entendidos, fofoca e maledicências se acende: ficamos melindrosos e sujeitos a nos sentir criticados e feridos pelas palavras ou inflexões no discurso – ou então somos nós que nos tornamos indiferentes à dor alheia sem perceber as feridas que causamos com nossas observações. Palavras tanto podem ferir quanto curar e às vezes o silêncio é preferível quando sabemos que nosso verbo causará desavenças e desarmonia ao invés de construir pontes e propagar sabedoria.

A Lua viaja na fase Nova e Crescente pelos signos de Touro e Gêmeos e oficializa o Primeiro Quarto ao quadrar o Sol na sexta-feira,  já de seus domínios Cancerianos. A Lua fecha a semana entrando reluzente em Leão, no domingo, formando um auspicioso, mas sóbrio Grande Trígono Fogoso com o Sol em Áries e Saturno em Sagitário. A Lua faz aspectos com todos os demais corpos celestes neste início de ciclo.

toshiaki ushida coffe makers
Toshiaki Ushida – Coffe Makers Reprodução

“Os pecados de domingo quem paga é a SEGUNDA-FEIRA”, diz a canção. De fato, a segunda começa lerda, devagar quase parando, com a Lua em Touro em quadratura a Júpiter em Leão, o que nos faz lastimar ainda mais o levantar da cama, porque queríamos fazer tudo com mais langor e tranqüilidade, mas segunda é dia de “trampo”, de correria, de botar a cara na rua. E haja cafeína para nos despertar! A Lua faz também uma semi-quadratura ao Sol, oficializando a fase Crescente e isso dá um pouco de coragem. Há ajuda vindo também de Plutão em Capricórnio, o que pode agregar esforço de trabalho e concentração, porém, é preciso se entusiasmar e fazer o primeiro movimento ou ficamos apenas no “eu poderia”… A Lua ainda faz aspectos fluidos com Quíron e Mercúrio em Peixes, depois do qual fica vazia, às 11h26min – se o dia já estava devagar, agora desacelera de vez e ao invés de se exasperar com a lerdeza de outros ou a nossa própria, é melhor relaxar e ser flexível, adaptando-nos quando surgirem imprevistos. O aspecto a Mercúrio seguido das horas vazias já nos dá chance de analisar a vida de forma menos literal e óbvia, percebendo as nuances sutis nos sentimentos e reações, que não podem ser mensurados por fita métrica ou fórmulas exatas.

jorge pineda
Jorge Pineda – Reprodução

Vênus está em harmonia com Netuno na TERÇA-FEIRA, o que a deixa sonhadora e menos literal. A Lua Taurina e exaltada abre o dia ainda vazia, ingressando em Gêmeos somente às 10h23min da manhã, já conversando carinhosa com o Sol Ariano. Entretanto, há confronto aberto e cara feia na oposição a Saturno, que fica ainda mais complicado por causa da quadratura que ambos fazem a Netuno em Peixes, formando uma Cruz T (T-Square) Mutável – a quadratura a Netuno é culminada na quarta. Considerando que seu regente, Mercúrio não está lá muito bem das pernas, em conjunção exata a Quíron em Peixes, signo de sua queda, esse é um dia para tomar cuidado com os rumos dos pensamentos, que tendem a se tornar uma enxurrada caótica e pessimista, atrapalhando a execução até das tarefas mais simples. Nas interações urge se ter mais cuidado ainda porque estamos suscetíveis e melindrosos, sentindo-nos envoltos numa névoa permeada de criticismo e julgamento vindo de todos os lados. Tendemos a nos justificar incessantemente, de forma desconexa, o que só piora a situação. Ocorre que afloram à superfície da mente consciente algumas lembranças desagradáveis de coisas que, imaginávamos, não nos faziam mais sofrer. Ledo engano. As lembranças e memórias às vezes se fazem mais dolorosas do que o evento em si e podem se tornar algozes terríveis com suas chibatadas a lacerar a mente. Por outro lado, se nos propusermos um mínimo de distanciamento de tais lembranças, olhando-as de fora, com perspectiva, podemos simplesmente reconhecê-las, aceitando as coisas como foram e como são, sem justificar, sem lastimar. E quando aceitamos as coisas como são, elas deixam de ser agulhas a perfurar a carne, a mente e a alma.

borzui
Borzui.tumblr – Reprodução

A quadratura Lua-Netuno tem sua culminação na primeira hora da madrugada da QUARTA-FEIRA. A Lua Geminiana busca a ajuda de Júpiter em Leão e de Urano em Áries e por algumas horas temos a oportunidade de olhar para as coisas com mais desapego e perspectiva. Porém a Lua também se desentende com Plutão em Capricórnio, e pior, briga feio com seu regente Mercúrio, que ainda está conjunto a Quíron. O Sol está em trígono perfeito a Saturno em Sagitário e, se permitirmos uma orbe bastante ampla, os dois formam um Grande Trígono com Júpiter em Leão. Temos entusiasmo, vigor físico e resiliência para perseguir nossos propósitos, mas a cabeça está abarrotada de idéias soltas e confusas que atrapalham a execução das tarefas necessárias para atingirmos estes objetivos. Sabemos o que precisa ser feito, mas não conseguimos decidir pelo melhor método, temerosos de repetir erros anteriores; mais do que isso, podemos nos distrair com tarefas menores ou nos perder no falatório desnecessário, possivelmente até incorrendo na maledicência nascida da inveja de outros que parecem ser mais coesos e organizados do que nós. Nesse contexto permanecer constantemente plugado nas redes sociais, no hábito da excessiva conectividade, só atrapalha. Para ajudar podemos recorrer ao básico: lista de prioridades à mão e foco no que é vital e no aqui e agora. O resto fica para depois.

MATHILDE AUBIER
Mathilde Aubier – Reprodução

Na QUINTA-FEIRA a Lua Geminiana fica vazia às 09h36min, após se harmonizar com Marte. Marte, aliás, está sem aspectos, isolado, a não ser por estes eventuais aspectos lunares. Marte sem aspectos se torna um cabeçudo aloprado, principalmente por estar em Áries, possibilitando sua manifestação como o Ares grego, que era odioso e sempre violento. Arianos especialmente precisam ficar atentos porque o pavio, que já é curto, tende a ficar menor ainda. Atividades físicas e artes marciais podem ajudar a direcionar essa tensão incontida, a inquietude e a irritação indiscriminada. A Lua ingressa em Câncer, sua casa, às 16h46min e aos poucos vai se afinando com Netuno e se desentendendo com o Sol, nos deixando a todos um tanto irritadiços e intranqüilos porque queremos chamego e cafuné por um lado, enquanto o outro quer permanecer selvagem e indomado por aí. Casais podem entrar em conflito por divergência de objetivos ou desejos. Conciliação é a palavra de ordem.

A Lua oficializa o Primeiro Quarto às 04h42min da SEXTA-FEIRA, ao fazer quadratura ao Sol Ariano, que está cada vez mais próximo do Nodo Sul Lunar e da quadratura Urano-Plutão. Na verdade, a Lua forma uma Cruz T ao se opor a Plutão e quadrar Urano e por quadrar o Sol ela o arrasta para essa briga. A Lua se harmoniza com Netuno em Peixes e com Vênus em Touro, que está de pá virada com Júpiter. Os objetivos e propósitos do ciclo encontram sua primeira grande crise e somos obrigados a rever estratégias, atitudes, oportunidades. Talvez tenham surgido ervas daninhas na plantação, lagartas, gafanhotos ou outras pragas devoradoras, imprevisíveis e difíceis de se lidar. O certo é que precisamos parar tudo e rever o processo ou então a colheita ficará comprometida. Ajustar, ajustar, ajustar. Deparamo-nos com oposição aberta e crítica na pessoa do chefe, do marido, da esposa, de um amigo e até de um estranho na rua. Alguém poderoso se interpõe no caminho e não podemos ignorar. É melhor parar e verificar onde há incongruência entre o agir e o sentir para estarmos atraindo esse tipo de confronto arriscado e enfático. O dia fica tenso, imprevisível e errático o que desagrada sobremaneira a quem gostaria de apenas seguir com o planejado. No entanto, se soubermos canalizar adequadamente a energia, ao invés de crises, teremos um aumentado vigor físico, estamina e grande inventividade à nossa disposição!

??????????????????????????????????????????????
Reprodução

SÁBADO é dia de cuidar de tarefas domésticas, de fazer reparos pela casa e a Lua Canceriana está sensível, pela sua própria natureza cuidadora e também pelo trígono com Quíron e Mercúrio em Peixes. Mas a Lua também está cheia de ímpeto e disposição originados da quadratura a Marte em Áries, o que favorece e até pede estes reparos e consertos pela casa como canal exaustor dessa energia. Entretanto, o que precisa mesmo de conserto é o desajuste entre o desejo e a necessidade. Necessitamos de segurança, conforto, carinho, família, afeto, mas isso parece estar em dissonância com os desejos, com aquilo que queremos individualmente de forma consciente. E nós queremos liberdade, autonomia, independência, e não ter que dar satisfações a ninguém. Faz-se o quê com princípios tão antagônicos, com tanta ambivalência que chega a gerar culpa? Ajusta-se. Concilia-se. Assim como se conciliam desejos e necessidades conflitantes de um casal. Se não percebemos que o conflito é nosso, estamos fadados a arrumar confusão dentro de casa com a família, com o cônjuge e quem mais aparecer no nosso caminho.

eugenia loli set sail for the stars
Eugenia Loli – Set sail for the stars Reprodução

Vênus está em trígono perfeito a Plutão no DOMINGO, um aspecto que adiciona intensidade, confiança e paixão à nossa expressão afetiva e ambição à já voraz Vênus Taurina. A Lua, esplendorosa em Leão, faz quincunce a Netuno, simbolizando agulhadas de incerteza à sua alegria juvenil. Apesar disso, o domingo tem sim uma energia de entusiasmo e alegria, gerados pelo Grande Trígono em Fogo, formado pelo Sol em Áries, Lua em Leão e Saturno em Sagitário. É um Grande Trígono sóbrio, que nos diz que não importam os problemas e as dificuldades, o importante é que estamos vivos e atuantes. A presença de Saturno nos faz usar esse entusiasmo com responsabilidade, a ver a realidade com mais confiança e fé. A ver as dificuldades e ainda assim conseguir nos elevar acima delas. Um dia para cantar junto com Gonzaguinha:

Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

E a vida
E a vida o que é?
Diga lá, meu irmão
Ela é a batida de um coração
Ela é uma doce ilusão
Hê! Hô!

E a vida
Ela é maravilha ou é sofrimento?
Ela é alegria ou lamento?
O que é? O que é?
Meu irmão

Há quem fale
Que a vida da gente
É um nada no mundo
É uma gota, é um tempo
Que nem dá um segundo

Há quem fale
Que é um divino
Mistério profundo
É o sopro do criador
Numa atitude repleta de amor

Você diz que é luta e prazer
Ele diz que a vida é viver
Ela diz que melhor é morrer
Pois amada não é
E o verbo é sofrer

Eu só sei que confio na moça
E na moça eu ponho a força da fé
Somos nós que fazemos a vida
Como der, ou puder, ou quiser

Sempre desejada
Por mais que esteja errada
Ninguém quer a morte
Só saúde e sorte

E a pergunta roda
E a cabeça agita
Eu fico com a pureza
Da resposta das crianças
É a vida, é bonita
E é bonita

Viver
E não ter a vergonha
De ser feliz
Cantar e cantar e cantar
A beleza de ser
Um eterno aprendiz

Ah meu Deus!
Eu sei, eu sei
Que a vida devia ser
Bem melhor e será
Mas isso não impede
Que eu repita
É bonita, é bonita
E é bonita

Feliz semana, feliz Lua Crescente! 

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!