A Semana Astrológica: se correr o bicho pega…

lua e flor
Reprodução

Semana de 30 de março a 05 de abril

Desde o dia 20 de março, quando tivemos o eclipse total do Sol aos 29 graus de Peixes, estamos vivendo como que em suspenso. Porque o período compreendido entre um eclipse e outro é como um limiar, um espaço mágico e misterioso em que coisas estranhas e inusitadas podem acontecer… Vivemos a mesma vida, a mesma realidade, mas estamos estranhamente conscientes da qualidade mágica do período, de que as bordas e fronteiras dos mundos parecem estar mais tênues e a qualquer minuto podemos simplesmente ser transportados para uma realidade diferente. Você sente isso?

caminho para o fecho do morro
Estrada para o Peba, com o Fecho do Morro ao fundo – Chapada dos Guimarães – a fotografia não faz justição à beleza do lugar, até por conta da distancia. Não encontrei nenhuma foto mais próxima. Reprodução

Em Chapada dos Guimarães, uma pequena e pitoresca cidade a 60 quilômetros de Cuiabá – uma região cheia de rios, cachoeiras e paredões magníficos, além de sítios pré-históricos – existe um local chamado “Fecho do Morro”. Fica numa estrada de chão que dá acesso à comunidade do Peba, uma comunidade que surgiu do garimpo e por onde passa o rio Cachoeira Rica, um rio raso e de correnteza forte, cujo leito é clareado por bonitos seixos brancos. Pois bem, o Fecho do Morro consiste do ponto em que dois grandes morros ou serras ladeiam a estrada, formando um tipo de portal. A vegetação densa torna o lugar de beleza ímpar e adiciona uma qualidade misteriosa. Neste local, diz a lenda, existe um portal para uma outra dimensão, onde se avançaria alguns segundos no futuro. Quando se volta de lá, retorna-se também à dimensão de onde se tinha vindo. Se você não está atento, obviamente não perceberá nada de diferente, serão somente duas pequenas montanhas ladeando a estrada. Mas se prestar atenção, se olhar com a devida reverência, dar-se-á conta da beleza única do lugar e de sua qualidade mágica e encantada e se sentirá, de fato, transportado a um outro tempo, um outro lugar, provavelmente dentro de si mesmo, uma paisagem e um tempo internos apenas sugeridos e provocados pela paisagem externa. Se isso é verdade, se pode ser comprovado cientificamente ou não, não importa. O que importa é a qualidade mítica e fascinante que agrega à região e ao passeio de quem por lá anda, a oportunidade de penetrar numa dimensão outra além dessa realidade dos “certos”, “palpáveis” e “mensuráveis”. Faço esta menção ao Fecho do Morro porque é mais ou menos o que ocorre nos períodos de eclipses: podemos seguir a vida sem perceber nada de anormal, apenas reclamando da tensão que nos dá nos nervos, das coisas que parecem meio fora do lugar… Porém, se nos sintonizarmos com a qualidade mágica do período, nossa percepção se tornará mais sutil e refinada e perceberemos os tons, subtons e nuances diferentes no tempo e no espaço, e poderemos tirar proveito de tal período, captando com mais facilidade o que os deuses dentro de nós estão nos pedindo. Viver no limiar de tempos fantásticos e misteriosos. Você sente e percebe essa variação sutil do período?

lua cheia1
Three rivers – Reprodução

Divagações à parte, esta é a semana que fecha a primeira temporada de eclipses do ano. Temos a Lua Cheia em Libra no sábado, às 09h06min para Brasília e às 14h06min para Lisboa, com o eclipse durando três horas e 29 minutos. Como já será dia no Brasil, a região Oeste do país poderá ver o início, mas então a Lua irá “se por” e ficará invisível para nós. O eclipse é chamado de Lua Sangrenta porque quando total, a Lua adquire uma tonalidade avermelhada, o que pode até parecer um mau presságio, mas não tem que ser. Este eclipse, como disse por ocasião do eclipse total do Sol em 20 de março, pertence a uma família gentil de eclipses, que tenderia a ser bastante auspicioso, não fosse o fato de ocorrer em graus muito próximos à quadratura Urano-Plutão, sendo Plutão o foco de uma Cruz T, formada pela Lua em Libra em oposição à conjunção Sol-Urano, os três em quadratura a Plutão em Capricórnio. Mais uma camada da cebola dos trabalhos propostos por essa quadratura é desfolhada. Mais uma oportunidade de examinarmos onde nossa vida precisa de transformação, de ajustes, de limpeza e de mais honestidade. Sendo um eclipse no eixo Áries-Libra, os relacionamentos e parcerias são diretamente afetados, em todos os níveis.

Uma semana para inovar e ousar, já que o Sol faz conjunção a Urano e protagoniza boa parte da ação ao estar forte no eclipse lunar – que favorece mais aos homens e ao masculino. O Sol faz também conjunção ao Nodo Sul e quadratura a Plutão e, embora esta quadratura fique plena somente na madrugada da segunda, seis, a ação e tensão são sentidas mesmo no Domingo de Páscoa, quando a conjunção a Urano fica exata.

Angry Man And Woman
Reprodução

Antes do eclipse temos Mercúrio e Marte mudando de signo. Mercúrio ingressa em Áries já na segunda, às 22h44min, onde está relativamente mais confortável do que em Peixes, embora mais destemperado – e Marte ingressa em Touro, na terça-feira, às 13h27min, onde fica à mercê de sua anfitriã, Vênus, situação que não é muito fácil para ele, que tem sua ignição desacelerada, levando a uma ação lenta e talvez à agressividade passiva. De Touro Marte se desentende de forma indireta com Saturno em Sagitário, que recebe o trígono de Mercúrio em Áries. Vênus segue bela e sensual em seus domínios Taurinos e entra a semana ainda em trígono a Plutão, afinando-se ainda com Quíron em Peixes. Júpiter vai desacelerando para retornar ao movimento direto no dia oito, voltando a movimentar os assuntos iniciados entre o fim de julho e agosto do ano passado, e que tenham ficado travados ou em standby.

A Lua fica Corcunda na terça-feira e é cheia no sábado. Viaja lenta pelos signos de Leão, Virgem e Libra, fechando a semana já em Escorpião, no domingo. Faz aspectos fluidos ou tensos com todos os demais corpos celestes.

Andy Prokh - a girl and her cat - twenty words
Andy Prokh – Uma garota e seu gato – Reprodução

A SEGUNDA-FEIRA começa otimista e animada, com a Lua em conjunção a Júpiter na madrugada. Ao longo do dia, porém, a Lua faz quadratura a Vênus em Touro, e pior, vira foco de um Yod ao fazer quincunces a Plutão em Capricórnio e a Quíron em Peixes. Busca a ajuda de Urano em Áries para lidar com esse imbróglio e fica vazia logo depois, às 10h59min. Mercúrio ingressa em Áries à noite. Um dia em que nos sentimos acuados por certas circunstâncias que maculam nossa alegria e espontaneidade. Mas talvez as circunstâncias só venham concretizar um sentimento interno de inadequação, de se estar entre a cruz e caldeirinha ou de equações que parecem insolúveis. O corpo não ajuda e entre a indisposição e a preguiça, quedamo-nos horas, até conseguirmos engrenar. Entretanto, ao contrário do que pensamos, temos sim, escolha – é uma questão de olhar no lugar certo e agarrar a oportunidade ou o ímpeto na hora que se apresentam. De talvez desenvolver uma fórmula nova para o velho problema. O trígono a Urano nos diz para nos desapegarmos de interpretações antigas da realidade e de eventos que nos aconteçam, para ousarmos olhar além das circunstâncias aparentemente debilitantes ou limitantes; para ver onde os atavismos nos impedem de dar o próximo passo que nos libere de tais interpretações pesadas e viciadas da vida. Ousar reinterpretar o mundo, a vida, sob nova luz; ousar desidentificar-nos das histórias que criamos para nós mesmos e que, se formos honestos, perceberemos que podem muito bem ser desculpas que nos ajudam a fugir da concretização de nossos maiores potenciais. E se a vida parece uma equação insolúvel, não seria o caso de tentar novas fórmulas, mesmo que os resultados sejam imprevisíveis?

passive agressive
Reprodução

A Lua se torna CORCUNDA na TERÇA-FEIRA e fica bem redonda no céu. Entra o dia vazia, ingressando em Virgem somente às 15h13min, já fazendo trígono a MARTE, que acabou de ingressar em Touro, domínios de sua amada-amante Vênus. De Virgem a Lua se desentende com o Mercúrio Ariano e caminha, laboriosa, para o confronto com Saturno. Imprevistos pedem calma e paciência e a sabedoria de se perceber que podem significar oportunidades trazidas pelo improvável e o imprevisível. Quem está aberto aproveita melhor… A Lua vazia sugere que se comece o dia dando continuidade à rotina e à agenda , mas observando onde há espaço para incrementos e inovações, antes que os projetos venham à fruição. Marte em Touro pode ser uma faca de dois gumes nas próximas semanas: se por um lado adiciona sensatez e enraizamento à nossa ação e aos propósitos do Sol Ariano, por outro, pode muito bem se tornar uma mula empacada, pois além da famosa teimosia taurina, ele ainda está de maus bofes com Saturno em Sagitário e em semi-quadratura a Quíron em Peixes. Tudo somado, é uma fórmula para a agressividade passiva e indireta, que não se revela. Como diz Erin Sullivan, agressividade passiva “é um jeito muito especial de ser ofensivo e defensivo ao mesmo tempo – alguns até podem achar que é econômico – não apenas você pode ficar zangado, como pode evitar que o outro retalie abertamente! É um beco sem saída, não apenas interno, mas externo também (…) um sentimento de raiva exalado, mais do que explicitado”. Percebem as implicações, considerando-se o cenário político e econômico atual, não só no Brasil, como no mundo? Por isso, é bom colocar as barbas de molho e se manter em cheque quanto a esse tipo de comportamento veladamente hostil. Se cada um cuidar do si, já será muita coisa!

post it
Reprodução

A QUARTA-FEIRA se revela um dia chatinho, complicadinho, com a Lua Virginiana de novo enredada numa T-Square com Netuno em Peixes e Saturno em Sagitário, que é foco da configuração. A Lua busca a ajuda de Plutão, mas se desentende com Sol em Áries. Vênus está em sextil a Quíron. Estamos excessivamente preocupados, com uma sensação de urgência, querendo recuperar o tempo ocioso dos últimos dias, querendo fazer mil coisas ao mesmo tempo, sentindo-nos culpados ou ressentidos por termos “somente” duas mãos, por sermos só um, quando queríamos nos dividir em vários, industriosos e pressionados que estamos. Por mais que tentemos manter o foco nas prioridades e tarefas, inseguranças e preocupações ficam se imiscuindo o tempo todo na mente e na alma, atrapalhando a paz e a tranqüilidade e mais ainda, derrubando a auto-estima e o prazer do trabalho bem feito. Ressentimo-nos da intromissão alheia em nossas coisas, sem perceber que fazemos o mesmo com os outros, julgando e criticando situações que talvez não nos caibam. Recorrer aos rituais diários pode ajudar a nos dar um norte e fornecer a contenção adequada para um dia exaustivo como este.

ampulheta1
Reprodução

A Lua Virginiana tem grande suporte na QUINTA-FEIRA para lidar com as mazelas que encontrará dia afora, sugeridas pela oposição a Quíron em Peixes. O suporte vem do Grande Trígono em Terra formado com Vênus em touro e Plutão em Capricórnio, que vira uma Pipa com Quíron de foco. Mercúrio em harmonia a Saturno adiciona mais contenção e o Sol afinado com Júpiter em Leão traz o entusiasmo necessário para não sermos esmagados pelo excesso de realidade. A Lua fica vazia depois da afinidade com Vênus, às 06h03min da manhã, deixando-nos, de novo, com um dia inteiro de Lua fora de curso. Dia incongruente. A energia de Virgem pede atividade, trabalho, labor, porém, com a Lua vazia descobrimos que talvez não haja muito a ser feito, ou que até há, montanhas de trabalho, mas estranhamente nos deparamos com situações que parecem atravancar a execução de tais tarefas, deixando-nos frustrados, impotentes, irritadiços – a irritação denota rigidez e inflexibilidade diante de coisas que na verdade não depende de nós mudar. Se não temos controle, por que bater com a cabeça na parede? O que não tem remédio, remediado está! Fazer bem feito e de forma esmerada o que nos é possível já é muita coisa, portanto, concentremo-nos, por hora, no que é possível e fá-lo-emos com cuidado e com verdade de alma.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA
Ternura Irascível – R. botana – Reprodução

A Lua ingressa em Libra às 04h08min da SEXTA-FEIRA, prestes a ser Cheia e dar à luz. De cara já se opõe a Mercúrio em Áries, enquanto se afina com Saturno e se irrita com Netuno e Marte, tornando este foco de um Yod. Oscilações de humor causadas pela divisão clássica entre razão e sentimento dão o tom do dia. Queremos ser agradáveis e amáveis, mas deparamo-nos com criaturas que parecem despertar nosso lado mais irascível e a língua fica solta, dizendo verdades desagradáveis antes que consigamos contê-la dentro da boca. Para evitar esse tipo de saia justa é recomendável se perceber e reconhecer possíveis ressentimentos não expressos causados por desapontadas expectativas na relação afetiva ou no trabalho. Tirando isso, a mente está mais afiada e, não fosse o feriado, o dia poderia ser muito produtivo. Podemos, ao contrário, encontrar alguma atividade “edificante” para ocupar a mente ou a tendência e sairmos  batendo boca num dia que pede silêncio e paz.

Federico Bebber
Federico Bebber – Reprodução

O fim de semana pega fogo, já que a quadratura Urano-Plutão é super ativada de novo pela Lua Cheia e Eclipse Lunar no SÁBADO e pela conjunção Sol-urano no domingo. É um eclipse Total da Lua não visível no Brasil, mas visível na Oceania, parte da Ásia, América do Norte e Leste da América do Sul. ao contrário do eclipse solar, o eclipse lunar favorece mais aos homens, pois a luz da Lua é eclipsada e vem colocar pressão nos relacionamentos e nos fazer revisar nossos valores, quereres, vivências  e expectativas nesta área, como tem sido exigido pelo trânsito do eixo Nodal nesta polaridade de signos desde fevereiro de 2014. A Lua Cheia e Eclipse ocorrendo em oposição a Urano sugerem que olhemos estes temas com mais desapego  e inventividade, que repensemos formulas tradicionais de nos relacionar com a vida e com as pessoas.

fugindodoperigo
Se correr o bicho pega… Reprodução

O clima extremista do eclipse se estende ao DOMINGO, já que neste dia o SOL está em conjunção perfeita a Urano e em quadratura a Plutão. A Lua ingressa em Escorpião e duela com Marte em Touro, tendo que lidar ainda com inseguranças representadas por Quíron. Tudo o que vem sendo cozinhado neste grande caldeirão coletivo simbolizado por Urano-Plutão invade de novo a vida e a consciência individuais, de maneira que não podemos dizer que “não sabíamos”, que “não é comigo”. É comigo, é com você, é com ele, e todos precisamos tomar atitudes que denotem nosso comprometimento com a verdade e com a mudança de padrões e paradigmas. Lideranças e figuras de poder, especialmente masculinas ficam sob grande pressão por estes dias, sendo obrigadas a tomar decisões difíceis, mas necessárias. Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. O domingo fica bastante tenso e sujeito a muitos embates que simbolizam as forças conflitantes dentro e fora de nós. Mais um convite, ou melhor, intimação para avaliarmos a quantas anda nossa satisfação pessoal na vida, nossa honestidade geral em relação a isso e à direção e rumo que daremos às coisas a partir deste exame. Que novos propósitos e caminhos tomaremos ou inventaremos para nós?

O fim de semana pede enraizamento, cabeça fria e equilíbrio. Que possamos todos encontrar e promover isso onde quer que formos.

Que sua semana seja linda e abençoada!

lua cheia no caminho
Reprodução

mariaeunicesousa

Maria Eunice Sousa é astróloga de orientação psicológica, formada pelo Centro de Astrologia Psicológica de Londres, fundado e dirigido por Liz Greene. Mora em Cuiabá, onde atende com Astrologia, trabalhando também como tradutora e intérprete (Inglês-Português). Além de Mapa Natal e Revolução Solar, também atende com Astrocartografia e Espaço Local (formada pelo Kepler College), Mapa Infantil, Mapa de Relacionamento e Mapa Vocacional.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Content is protected !!